Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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TALHERES DO TITANIC EM ÍLHAVO
Media nacionais replicam estória divulgada no portal da APP
Público, agência Lusa, Jornal de Notícias, Rádio Renascença, A Bola, entre outros, aproveitaram a estória contada há dias no nosso portal para publicarem também trabalhos sobre o assunto. A agência Lusa produziu até um trabalho em vídeo.
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Colheres do Titanic e desenho de Rubens avaliados pela Christies no Estoril
Colheres do navio Titanic, porcelanas, jóias, pintura e um desenho atribuído ao artista flamengo Rubens estiveram esta terça-feira entre as dezenas de peças avaliadas por peritos da leiloeira internacional britânica Christie´s, no Estoril.
A iniciativa da leiloeira, inédita em Portugal por não ter custos para os proprietários, destinou-se a angariar peças de arte e joalharia para vender em leilões em Londres e Amsterdão, e atraiu muitos interessados que se deslocaram logo de manhã ao Palácio Estoril Hotel.
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TELEVISÃO FRANCESA VEIO A PORTUGAL PARA REPORTAR A ESTÓRIA
Talheres do Titanic em Ílhavo?
Talheres do “Titanic” em Ílhavo? À primeira impressão pareceria descabido, mas o que é certo é que uma equipa de reportagem da France 3 (Programa Thalassa), esteve em Ílhavo três dias, para gravar depoimentos e recolher imagens de talheres do infausto navio, bem como acerca do fascínio que em torno dele se tem vindo a gerar.
A estória é contada, com profusos detalhes, por Ana Maria Lopes, Vice-presidente dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo e ex-Directora do MMI.
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Mulheres do Mar Português
No caso da pesca, a forte contingência da morte do homem, frequentemente por naufrágio, com a viuvez precoce das mulheres, endividadas e sem outra forma de garantirem o sustento da família, poderá ser apontada como a principal razão para vermos mulheres embarcarem a bordo de embarcações com tarefas de pescador em muitas das nossas comunidades litorais.
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LES PORTUGAISES - VEJA O VÍDEO
Ostras do Sado | «Rosários» de estórias e memórias
Uma a uma, milhares de cascas de ostras, enfiadas como pérolas em arame, adensam-se nas margens do rio, formando um emaranhado de colares, rosários, onde se aninhavam as novas ostras para ganhar casca e, assim, resistir à corrente. As mulheres (coisas de mulheres, como não poderia deixar de ser …), também lhes chamavam “berços”, embalando na metáfora a ideia de sobrevivência.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA
«Rede da Senhora» e lenços da mulher, filhas e noivas nos mastros
Cada barco tinha a “Rede da Senhora”, iniciativa piedosa criada pela religiosidade de homens que vivendo em permanente risco de vida, se arrimavam à sua fé nos momentos de maior perigo. O produto dessa rede revertia, na proporção da sua importância - lanchas e barcos sardinheiros -, a favor da Irmandade que, por via dessa contribuição, se tornou na mais próspera e rica da Póvoa.
Uma das formas tradicionais dos pescadores mostrarem o profundo sentimento religioso que dedicam à sua padroeira consiste em colocarem no cimo dos mastros dos seus barcos os melhores lenços da sua mulher, filhas e noivas.
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VIRAGEM NA BATALHA DO ATLÂNTICO | COM VÍDEO
Chegada dos ingleses à Ilha Terceira - 8 de Outubro de 1943
É um facto conhecido que, devido à sua invejável posição estratégica, os Açores assumiram uma excepcional importância durante a Batalha do Atlântico, que durou desde o Verão de 1940 até ao fim da guerra na Europa, em Maio de 1945.
Nesse Verão de 1940 a Alemanha dominava toda a linha de costa atlântica da Europa continental, com a excepção da Península Ibérica. Com bases nessa costa os submarinos alemães, assim como unidades de superfície, ameaçavam seriamente as linhas de abastecimento entre a América e a Inglaterra.
Em Janeiro de 1943 a armada alemã dispunha de 393 submersíveis, dos quais 212 operacionais. Destes, 36 actuavam nos mares dos Açores, apoiados por duas "vacas leiteiras", ou seja submarinos de reabastecimento.
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Titanic Universe
Na madrugada de 14 de Abril de 1912 naufragou aquele que era apelidado de "navio inafundável". No ano em que se evoca o centenário da tragédia, divulgamos alguns recursos sobre o transatlântico disponíveis na web.
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PAQUETE «INFANTE D. HENRIQUE»
Lançado à água em 1960, era uma das jóias da coroa da CCN
A 29 de Abril de 1960, por encomenda da Companhia Colonial de Navegação (CCN) e tendo por madrinha a esposa do seu presidente do conselho de administração (D. Maria Teresa Soares da Fonseca), era lançado à água, na Bélgica, o paquete Infante D. Henrique.
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PAQUETE «INFANTE D. HENRIQUE»
Os últimos dias
O paquete "Infante D. Henrique" realizou o seu último cruzeiro ao Funchal de Dezembro de 1976 a 3 de Janeiro de 1977, ficando fundeado no mar da Palha até Maio de 1977, ano em que o GAS ( Gabinete da área de Sines) o adquiriu para acomodar alguns dos milhares de trabalhadores do complexo da área de Sines. Foi colocado numa lagoa artificial tornando-se uma presença bizarra e cara por terras alentejanas, degradando-se rapidamente.
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NOS 89 ANOS DA CCN
Família Oliveira a bordo do Paquete «Infante D. Henrique» [VÍDEO]
Família Oliveira a bordo do Paquete "Infante D. Henrique", de 25 de Novembro a 14 de Dezembro de 1969, de Lourenço Marques (actual Maputo) para Lisboa. Documento histórico da secção “História da Marinha de Comércio e Pesca Portuguesa”, do site da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).
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PAQUETE «INFANTE D. HENRIQUE»
Álbum de recordações
Fotos de festas a bordo, de um exercício de baleeiras, diversões na piscina; algum recortes, capa de uma lista de passageiros e o que mais se verá...
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RELANCE DA HISTÓRIA ECONÓMICA DE AVEIRO
«Soluções para o seu problema marítimo, a partir do século XVII»
O Comandante Silvério Ribeiro da Rocha e Cunha proferiu, a 14 de Junho de 1930, uma conferência subordinada ao tema “Soluções para o seu problema marítimo, a partir do século XVII”, soluções obviamente referentes a Aveiro.
A extensa conferência veio ainda em 1930 a ser publicada em opúsculo, com um total de 62 páginas e profusamente ilustrada.
Integrando o espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro, passa a estar agora disponível para todos os interessados, na web.
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A música que se ouvia no Titanic
“Nearer, My God, to Thee", "Danúbio Azul”, “Let Me Call You Sweetheart” e “Maple Leaf Rag” eram algumas das músicas ouvidas no infausto transatlântico. Um CD, à venda na web, inclui 17 faixas para quem quiser recuar musicalmente a 1912, alto mar, quando ninguém antevia a tragédia...
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Mistério Inexplicado: O Mar do Diabo (Triângulo do Dragão)
Localizado próximo da costa japonesa no Oceano Pacífico está o terrível vórtice do Triângulo do Dragão ou Mar do Diabo. Como o nome indica, a área estende-se num triângulo entre o Japão e as Ilhas Bonin, incluindo a porção maioritária do Mar das Filipinas. Tão infame reputação para esta área oceânica não foi ganha actualmente, mas há décadas ou até séculos, se forem tomados em consideração alguns relatos.
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SILVÉRIO RIBEIRO DA ROCHA E CUNHA, III CONGRESSO REGIONAL DAS BEIRAS, 1928
«O Pôrto de Aveiro – Sua função local e regional»
“Meus Senhores: - Não podem existir políticas de portos que sejam diferentes e sejam igualmente úteis; de todas será melhor aquela que se harmonizar com as condições geográficas do país e com as necessidades da economia interna e suas possibilidades de expansão”.
Assim iniciava a sua intervenção, no III Congresso Regional das Beiras, Silvério Ribeiro da Rocha e Cunha, à data capitão do Porto de Aveiro.
O magno encontro, que ficou para a história como o “Congresso de Aveiro”, decorreu nesta cidade de 13 a 16 de Maio de 1928.
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17 TONELADAS DE MOEDAS DE OURO E PRATA
Tesouro da fragata Las Mercedes regressa a Espanha 200 anos depois
Esteve 200 anos perdido, mas agora o tesouro de cerca de 600 mil moedas de ouro e prata regressou a casa. Tinha-se afundado numa batalha em que a fragata espanhola Nuestra Señora de Las Mercedes foi abalroada, ao largo do Algarve.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Recordando os cargueiros de Viana para a Colonial
Dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo saíram, ao longo de décadas, muitos navios destinados a armadores portugueses que prestaram muitos e bons serviços ao País.
Vivia-se uma época em que havia consciência da importância dos transportes marítimos para a economia nacional e procurou-se sempre ao mesmo tempo apoiar e desenvolver os estaleiros nacionais.
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PARCERIA PORTO DE AVEIRO/COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO
Milhares de documentos do Arquivo Histórico digitalizados nos próximos meses
O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro iniciaram, em Janeiro de 2012, um segundo processo de digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A (AHDAPA). Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.
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Guardia Civil escolta tesouro recuperado pela Odyssey
Agentes da Guardia Civil e peritos em património vão viajar para os EUA para supervisionar a transferência do tesouro do navio 'Nuestra Señora de las Mercedes' para Espanha, a bordo de dois aviões Hércules. A fragata, afundada em 1804 no oceano Atlântico frente à costa do Algarve, foi descoberta em 2007 pela empresa norte-americana Odyssey.
Foram recuperadas 17 toneladas de materiais, incluindo quase 595 mil moedas (a maior parte de prata) com a efígie do rei espanhol Carlos IV, cunhadas em Lima em 1796. As moedas estão avaliadas em 380 milhões de euros.