Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA, EM VÍDEO
Salinas e moliceiros pela Ria de Aveiro, 1935
Salinas e moliceiros pela ria de Aveiro, nos idos de 1935. Filme do valioso espólio que a British Pathé disponibiliza online, aqui integrando a série “CAUGHT BY THE CAMERA”. Nota para o facto de Aveiro aparecer na locução e na descrição como “Aviero”!...
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 1956
Os mirones da Piscina Municipal
O problema é que a mancha azul ficava defronte do Liceu Feminino. O problema é que a piscina era a céu aberto, e com as paredes de sustentação do céu ainda por construir…
"Situada mesmo em frente do Liceu Feminino e da sua entrada única, a Piscina é panorama forçoso para os milhares de jovens do 1º ao 7º ano quer dizer, dos 10 aos 19 anos, que, a pé ou nos carros, passam todos os dias, uma e mais vezes, mesmo rente às grades largas que deixam ver tudo o que ali se passa, edificante ou não".
![]() |
5 DE JULHO DE 1901
Rei D. Carlos nos Açores
Depois de uma curta estadia na Madeira, o Rei D. Carlos e a sua comitiva partem, a 24 de Junho de 1901, rumo aos Açores, aqui aportando no primeiro dia de Julho. Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Jornada histórica, em muitos sentidos, também pelo facto de tudo indicar que as primeiras filmagens feitas nos Açores ocorrem com a visita ao arquipélago do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.
![]() |
NAVIO «PORTO DE AVEIRO» INAUGURADO A 5 DE JULHO DE 1968
Levando vinho a granel para o Ultramar Português
Mais uma vez o porto de Aveiro esteve em festa com um acontecimento de certa envergadura não só para a região mas também para o país, aconteceu isso a 05/07/1968. Iniciou pela primeira vez, um barco nacional, baptizado com o nome de PORTO DE AVEIRO carreira para o Ultramar Português, levando vinho a granel. Como não podia deixar de ser, as autoridades mais representativas do distrito e dos dois concelhos ligados mais directamente ao porto, estiveram presentes e rejubilaram pelo acontecimento, não pelo esplendor de que a cerimónia se revestiu, mas pelo alcance social que representava para a vida portuária.
![]() |
POR LUÍS MIGUEL CORREIA
Companhia Colonial constituída há 90 anos
Os primeiros dias de Julho de 1922 foram de grande preocupação para a administração da Companhia Nacional de Navegação: ao escritório desta empresa chegou um telegrama de Angola a anunciar a formação de uma nova concorrente denominada Companhia Colonial de Navegação. Acabava o monopólio da Nacional nas carreiras da África Portuguesa.
![]() |
«VERA CRUZ», «INFANTE D. HENRIQUE», «SANTA MARIA», ENTRE OUTROS
Companhia Colonial de Navegação fundada a 3 de Julho de 1922
A Companhia Colonial de Navegação (CCN) foi uma das novas Companhias de Navegação do período após I Guerra Mundial. Foi constituída em Angola a 3 de Julho de 1922. Iniciou desde logo a sua actividade de transportadora com a aquisição do paquete "Guiné" e do cargueiro "Ganda", destinados às carreiras de Angola, Cabo Verde e Guiné.
![]() |
PARA INTEGRAR O PROJECTO DE RECIFES ARTIFICIAIS MARINHOS
Naufrágio provocado do «Victory 8B», em 2003, no Brasil
Foi o mais esperado naufrágio controlado do Brasil, afundado a 3 de Julho de 2003, entre as Ilhas Rasas e Escalvada, em frente ao Siribeira Iate Clube. O cargueiro foi totalmente limpo e preparado para possibilitar aos mergulhadores segurança tanto nas visitas externas como nas internas (mergulhadores especialistas em Naufrágio) e para se tornar um enorme berço para vida marinha. Com 89 metros de comprimento e 30 metros de altura é o maior naufrágio controlado da América Latina.
![]() |
VEJA OS VÍDEOS
Naufrágio provocado do «Victory 8B»
Cinco vídeos reportando o naufrágio provocado do «Victory 8B», também de mergulhos efectuados anos depois. Há imagens fantásticas captadas dentro do navio afundado.
![]() |
AÇORES
Programa de reabilitação do património baleeiro recuperou 40 botes e 10 lanchas na última década
O programa de reabilitação do património baleeiro nos Açores permitiu recuperar na última década 40 botes e 10 lanchas, num investimento de dois milhões de euros. Este projecto é considerado um dos mais emblemáticos do país na área da reabilitação patrimonial.
“É um programa notável de capacidade de recuperação de um património que estava a apodrecer em barracões e em casas de botes”, afirmou Manuel Costa, presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 27 DE JUNHO DE 1930
Adjudicação das obras do Pôrto de Setúbal
20 de Maio de 1934 foi dia de festa para o Porto de Setúbal. A inauguração de obras de vulto contou com a presença do Presidente da República, Oscar Carmona. O recheado programa incluiu regatas, um "Setúbal de Honra", festas populares e até uma tourada de gala. As obras do porto foram adjudicadas em 27 de Junho de 1930 à Hojgaard & Schultz, de Copenhaga, com a colaboração para os trabalhos de dragagem da Van den Bosch & De Vries, de Ultrecht.
![]() |
JUNHO DE 1901
Rei D. Carlos iniciava visita à Madeira
A 22 de Junho de 1901, o Rei D. Carlos e a sua comitiva iniciavam visita à Madeira. O monarca esteve na ilha até dia 24, rumando depois aos Açores.
Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Percorreram a Madeira e todas as ilhas dos Açores. Rezam as crónicas que foram recebidos com grande entusiasmo, organizando-se várias festas em homenagem dos reis.
![]() |
1901
Rei D. Carlos despede-se da Madeira, para rumar aos Açores
Depois de uma curta estadia na Madeira, o Rei D. Carlos e a sua comitiva partem, a 24 de Junho de 1901, rumo aos Açores. Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Jornada histórica, em muitos sentidos, também pelo facto de tudo indicar que as primeiras filmagens feitas nos Açores ocorrem com a visita ao arquipélago do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Reinaldo Oudinot por Aveiro, Póvoa do Varzim e Funchal
A ideia de construção da Barra de Aveiro surgiu pelo facto de, noutros tempos, os rigorosos Invernos degradarem a Barra de Aveiro com areia, afectando os campos e salinas tornando-os em pântanos levando à decadência da economia da região, uma vez que da Barra dependiam o sal, a pesca na ria, o tráfego comercial, o movimento da frota bacalhoeira e, em tempos mais remotos, a apanha do moliço.
Em 1802, o Coronel Engenheiro Reinaldo Oudinot e o Capitão Engenheiro Luís Gomes de Carvalho, foram encarregados de elaborar um plano para a criação de uma nova Barra. Os planos foram feitos e aprovados ainda nesse mesmo ano.
![]() |
MAUNSELL MORREU HÁ 51 ANOS
Os fantasmagóricos fortes de Guy Maunsell no Tamisa
A 20 de Junho de 2012 passam cinquenta e um anos sobre a morte de Guy Maunsell, o autor dos fantasmagóricos fortes no Tamisa, no decorrer da II Guerra Mundial. Um deles deu origem, anos depois, ao mais pequeno «país» do mundo.
![]() |
Encontraram o barco do capitão de «Moby Dick»
Um grupo de arqueólogos marinhos encontrou junto à costa do Honolulu, no Havai, vestígios de um baleeiro do século XIX - um dos famosos barcos conduzidos pelo capitão George Pollard, que inspirou o filme Moby Dick de Herman Melville.
Arpões, lanças de caça, âncoras e utensílios de cozinha estavam entre as peças descobertas e mostradas ao público na última sexta-feira pela National Oceanic and Atmospheric Administration.
![]() |
BALEEIRO KARLUK PARTIU A 17 DE JUNHO DE 1913 PARA NÃO MAIS VOLTAR
Inferno no gelo
A trágica história da expedição canadiana que naufragou no Ártico em busca de um continente escondido entre o Alasca e o Pólo Norte. Havia 25 pessoas a bordo – 22 homens, incluindo dois caçadores esquimós que se tinham juntado à expedição em Point Barrow, Alasca, com a esposa e duas filhas de um deles. Todos estavam aterrorizados perante a perspectiva do navio ser esmagado pelo gelo.
![]() |
A «depravação sexual» dos pinguins ficou um século no armário
George Murray Levick foi um pioneiro no estudo dos pinguins-de-Adélia. Entre 1911 e 1912, acompanhou um ciclo inteiro de reprodução desta espécie, na Antárctida, algo que até hoje mais ninguém fez. Mas não publicou todas as suas descobertas: o capítulo sobre os hábitos sexuais destes pinguins foi deliberadamente escondido, devido aos “horrores” que continha.
![]() |
Os Barcos e o Tejo
Chata, Saveiro, Varino, Batel, Barcos do alto de Sesimbra, Canoa do alto, Muleta, Bote do Seixal, Canoa do Seixal, Galeão a remos, Buque, Galeão a vapor, Caíque, Canoa da Picada, Enviada...
![]() |
PADRE ANTÓNIO VIEIRA
Sermão de Sto. António aos peixes
Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
13 de Junho de 1968 - Lançado à água o primeiro cargueiro nuclear europeu
A 13 de Junho de 1968 foi lançado à água o navio alemão Otto Hahn. Depois de quase cinco anos de desenvolvimento, execução do projecto e fase de testes, o estaleiro em Kiel apresentou o cargueiro. O projecto do primeiro navio de carga com propulsão nuclear da Europa (e único da Alemanha) foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Geesthacht e construído pela Deutsche Babcock, Interatom (Siemens) e pelo Howaldtswerke, estaleiro da cidade de Kiel.
A Alemanha foi o terceiro país do mundo a desenvolver esta tecnologia, depois dos Estados Unidos e da União Soviética.