Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Lisboa estabelece protocolos com municípios para disponibilização de pontos de acostagem
A Administração do Porto de Lisboa - APL assinou com cinco municípios da sua área de jurisdição, protocolos que permitem a disponibilização de pontos de acostagem na capital do país, para utilização por embarcações tradicionais do estuário do Tejo.
Os pontos de acostagem situam-se nas docas geridas pela APL, designadamente: Pontão Achigã na Doca de Alcântara; Doca de Santo Amaro e Doca de Belém.
![]() |
Nova geração de Certificados Digitais disponível para todas as embarcações de Bandeira Portuguesa
Depois da introdução da digitalização em sectores como a Náutica de Recreio ou a Actividade Aquícola, chega agora a vez de todas as embarcações de bandeira portuguesa terem tratamento electrónico nos dois registos nacionais.
![]() |
Business2Sea | De 11 a 13 de novembro, na Alfândega do Porto
O evento Business2Sea 2019 decorre de 11 a 13 de novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A 9ª edição do evento é organizada pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, no âmbito da sua missão de animação do Cluster do Mar do Português, em colaboração com o Centro Tecnológico do Mar da Galiza – Fundação CETMAR.
A edição deste ano é dedicada ao tema geral “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”, de acordo com o enquadramento que lhe é conferido pelo Objetivo do Milénio nº 14 “Proteger a Vida Marinha”, e assinalará o 10º aniversário do reconhecimento do Cluster do Mar Português.
![]() |
Andreia Ventura (Grupo ETE):
«A flexibilidade legislativa é essencial»
O 22º Congresso da APLOG, realizado nos dias 16 e 17 de Outubro, teve, na mesa redonda ‘Estruturas Portuárias – Reforço do Perímetro’, um dos seus momentos mais altos: o tema reuniu figuras ilustres do panorama marítimo-portuário nacional e das administrações portuárias, propondo-se a analisar os sucessos, desafios, entraves e anseios do sector. Em destaque esteve o Grupo ETE – Andreia Ventura representou o grupo no painel (mediado por Miguel Marques), abordando as valências e as características de um dos grupos líder nos portos nacionais.
![]() |
Porto de Lisboa recebeu delegação oficial da Província de Guangdong, na China
O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação oficial do Departamento de Transportes da Província de Guangdong, visita que teve início com uma breve apresentação do Porto de Lisboa e dos terminais de movimentação de mercadorias.
![]() |
Como se lida com a subida das águas do mar?
A subida das águas do mar é uma das principais preocupações quando se fala de alterações climáticas. É um reflexo do degelo e da subida da temperatura e deixa nações “em risco de perder o próprio território” – e é também “o principal risco directo para Portugal”, explica o investigador alemão especialista em zonas costeiras, Matthias Garschagen.
![]() |
ISABEL MOURA RAMOS:
«Competitividade» e «estabilidade laboral» são pilares do sucesso de Aveiro
O 22º Congresso da APLOG teve, na mesa redonda ‘Estruturas Portuárias – Reforço do Perímetro’, um dos seus momentos mais altos: o tema reuniu figuras ilustres do panorama marítimo-portuário nacional e das administrações portuárias, propondo-se a analisar os sucessos, desafios, entraves e anseios do sector. Em destaque esteve o Porto de Aveiro – Isabel Moura Ramos, do Conselho de Administração da APA, S.A., representou o porto aveirense no painel (mediado por Miguel Marques), abordando o sucesso (cada vez mais sistémico) da infra-estrutura portuária.
![]() |
132 anos do Porto de Lisboa
28 a 31 de outubro | Arquivo aberto no Barreiro
O Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra está aberto ao público desta segunda a quinta-feira com a exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa". A população terá oportunidade de conhecer algumas imagens que contam a história e a importância do porto e da sua actividade portuária, para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa. Para visitar no Barreiro, na Baía Tejo, nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro, entre as 9h00 e as 17h00.
![]() |
MADEIRA
23.550 euros reabilitam farol de Câmara de Lobos
Dentro de um mês deverá estar concluída a obra de reabilitação do farol de Câmara de Lobos. O investimento, que ascende a 23.500 euros, envolve não só obras de construção civil, mas também a substituição do sistema eléctrico do farol instalado no cimo do rochedo que define a baía de Câmara de Lobos.
![]() |
José Luís Cacho (APS):
Legislação deve acompanhar mudanças na cadeia logística do transporte marítimo
O 22º Congresso da APLOG, realizado nos dias 16 e 17 de Outubro, teve, na mesa redonda ‘Estruturas Portuárias – Reforço do Perímetro’, um dos seus momentos mais altos: o tema reuniu figuras ilustres do panorama marítimo-portuário nacional e das administrações portuárias, propondo-se a analisar os sucessos, desafios, entraves e anseios do sector. Em destaque esteve o Porto de Sines – José Luís Cacho, Presidente da APS, representou o porto alentejano no painel (mediado por Miguel Marques), abordando a evolução recente da infra-estrutura portuária.
![]() |
Porto de Lisboa comemora 132 anos
APL oferece diversas iniciativas abertas à população até 1 de Novembro
Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário, tendo preparado um vasto programa de iniciativas abertas à população.
Durante uma semana, entre 26 de outubro e 1 de novembro, o Porto de Lisboa tem uma programação que passa por visitas às gares, uma exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa", que terá lugar no Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, localizado no Barreiro, um passeio no barco Évora na frente ribeirinha e passeios na caravela Vera Cruz.
As comemorações culminam com a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, no dia 1 de novembro promovida pela APL e organizada pela ANL-Associação Naval de Lisboa.
![]() |
AÇORES
Autarca da Praia da Vitória diz que cais de cruzeiros na cidade não está esquecido
O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória disse que o cais de cruzeiros da Praia da Vitória não está esquecido e que a empresa Portos dos Açores deverá dar novidades sobre o processo em breve.
“A Porto dos Açores, neste momento, tem este imenso trabalho de recuperação de infraestruturas portuárias noutras ilhas da região. Naturalmente o cais da Praia da Vitória não está esquecido e não será esta uma desculpa, mas a seu tempo creio que teremos notícias positivas”, adiantou Tibério Dinis, referindo-se aos estragos provocados pelo furacão “Lorenzo”.
![]() |
Navios com Bandeira Portuguesa já podem ter guardas armados a bordo
Portugal adoptou novas regras para os navios que arvoram bandeira nacional, poderem embarcar segurança privada a bordo, no sentido de responder à crescente ameaça da pirataria marítima. Desta forma, é melhorada a atratividade e competitividade do registo de navios em Portugal, na tentativa de mitigar esta ameaça e assim melhorar a proteção e a segurança das tripulações e bens transportados, ficando ao nível das melhores práticas utilizadas por outros Estados de Bandeira nesta matéria.
![]() |
Rubjerg Knude
O farol dinamarquês que esteve 120 anos junto ao mar e agora lhe disse adeus num par de carris
Quando se acendeu em 1900, o farol Rubjerg Knude encontrava-se a 200 metros do Mar do Norte, na ponta setentrional da Dinamarca. No entanto, com o tempo essa distância resumiu-se a meros seis metros, pelo que as autoridades dinamarquesas decidiram salvá-lo das águas. A solução passou por colocá-lo nuns carris e afastá-lo da costa.
![]() |
Autarca de Viana do Castelo pede priorização do Corredor Atlântico
O edil da Câmara Muncipal de Viana do Castelo considera que priorizar o Corredor Atlântico é uma forma de conectar as cidades que este inclui, promovendo a interconectividade das áreas logísticas e dos centros de produção.
O Corredor Atlântico estabelece a ligação entre os portos marítimos de Sines, Setúbal, Lisboa, Aveiro e Leixões, em Portugal, Algeciras, Bilbao e Pasajes, Baiona, no país vizinho de Espanha, e ainda Nantes, La Rochelle e Le Havre, assim como aos portos fluviais de Bordéus, Rouen e Strasburgo, já pertencentes a França.
![]() |
Leixões cresce 2% e movimenta 14,8 milhões de toneladas de mercadorias até setembro
O Porto de Leixões fechou o mês de setembro com uma evolução muito positiva, registando um aumento do acumulado até setembro de 2% face ao período homólogo anterior, com um total de 14,8 milhões de mercadorias movimentadas.
![]() |
Terminal de Líquidos da Banática registou pico de actividade de 11 a 13 de Outubro
Nos dias 11, 12 e 13 de Outubro, o Terminal de Líquidos da Banática, situado na margem sul do Porto de Lisboa, registou um pico de actividade com a entrada de três navios que atracaram, consecutivamente, no respectivo cais.
![]() |
JUL aporta ganhos de «desmaterialização, produtividade e transparência», frisa João Silva (IP)
O Porto de Sines já viu o arranque do segundo projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL); em declarações à Rádio M24, para o programa da Comunidade Portuária de Sines, João Silva, da Infra-estruturas de Portugal (IP), abordou as vantagens trazidas pela plataforma, que expande a anterior Janela Única Portuária (JUP) ao hinterland.
![]() |
Porto de Viana do Castelo cresce 19% na movimentação de mercadorias
Nos primeiros nove meses do ano, o movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19%. Com cerca de 308 mil toneladas de carga movimentada até setembro, a média mensal no Porto de Viana do Castelo superou as expetativas registando um acréscimo de 26% face ao período mesmo período do ano anterior.
![]() |
Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúba
Reunião com Comissão Eventual da Assembleia Municipal de Setúbal
A Comissão Eventual da Assembleia Municipal de Setúbal para o acompanhamento do projeto da “Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal” promoveu na quarta-feira, dia 16 de Outubro, uma reunião com a APSS, SA.
A APSS representada pelo seu Conselho de Administração, técnicos dos diferentes serviços envolvidos no projeto e por consultores responsáveis pela elaboração dos estudos e da monitorização nas áreas dos valores ecológicos, teve oportunidade de fazer um ponto de situação do projeto e dos trabalhos em curso.