Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Governo «convida» empresas norte-americanas para o Porto de Sines
O Executivo de António Costa espera que empresas norte-americanas apresentem ofertas no âmbito da construção do novo terminal de contentores de Sines.
![]() |
Arrancam os workshops para implementação da JUL nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz
Iniciaram-se no dia 4 de dezembro os workshops para implementação da Janela Única Logística (JUL) com as comunidades portuárias dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, tendo em vista a entrada em funcionamento no primeiro trimestre de 2020.
A JUL é um projeto de âmbito nacional, com um investimento público de 5,1M€, que traduz a total digitalização das cadeias logísticas utilizadoras dos portos nacionais, tendo em vista alargar a gestão dos fluxos de informação ao longo de toda a cadeia logística, integrando o transporte marítimo e os portos nacionais com os modos de transporte terrestres e a ligação aos portos secos, numa lógica de intermodalidade, bem como na ligação aos portos internacionais.
![]() |
Garland Navegação integra o porto de Tilbury na sua rota do norte da Europa
A X-Press Feeder Services vai passar a escalar o porto de Tilbury, na Inglaterra, ao agenciar um dos dois navios contentorizados, com capacidade para 740 TEU de capacidade efetiva, que terá a operar na rota NIX 1, que liga Portugal e Roterdão, na Holanda.
![]() |
A 9 DE DEZEMBRO
APDL realiza simulacro de colisão entre barco Rabelo e Navio-Hotel no Douro
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) realiza, a 9 de Dezembro (a partir das 9:30 horas), um simulacro entre um Barco Rabelo e um Navio-Hotel, no estuário do Rio Douro, entre o Cais de Gaia e o Cais da Ribeira.
A iniciativa, designada ‘Exercício BACO 2019’, tem como objectivo «treinar e agilizar a articulação operacional entre as várias Entidades e Agentes de Protecção Civil no âmbito da activação do Plano de Segurança e Emergência da Via Navegável do Douro e a sua articulação com o Plano de Salvamento Marítimo da Capitania do Porto do Douro».
![]() |
PALESTRA COM O Ministro das Infraestruturas, PEDRO NUNO SANTOS
«Os desafios da indústria ferroviária nacional», a 12 de Dezembro
A Transportes em Revista e a SRS Advogados organizam, a 12 de Dezembro, uma palestra com a intervenção de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre o tema “Os desafios da indústria ferroviária nacional”.
A palestra tem lugar no Auditório da SRS Advogados, em Lisboa.
![]() |
DGRM E EMSA divulgam importância das suas áreas de atuação
Conferência na Escola Náutica Infante D. Henrique abordou segurança e vigilância marítima
A DGRM- Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos juntamente com a EMSA - European Maritime Security Agency organizaram uma Conferência onde abordaram temas como a segurança e a vigilância marítima, proteção dos navios e das instalações portuárias, a digitalização de processos, o controlo de tráfego marítimo, a pesca e a aquicultura, a prevenção e o combate à poluição, o ordenamento marítimo e a preservação dos recursos marinhos, passando pela regulamentação, inspeção e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.
![]() |
Porto de Leixões registou em Setembro o seu melhor mês de sempre
Em contra-ciclo face aos resultados do sistema portuário nacional surgem o Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo, ambos geridos pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
Até Setembro, o Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19,1% face ao mesmo período de 2018 (movimentando 307,8 mil toneladas), enquanto que o Porto de Leixões cresceu 1,9% (14,8 milhões de toneladas já movimentadas).
No caso do Porto de Leixões, o mês de Setembro tornou-se mesmo o melhor de sempre em termos de carga manuseada.
![]() |
José Simão (DGRM):
GNL «é uma solução viável para reduzir as emissões de GEE do transporte marítimo»
Realizou-se, a 27 de Novembro, o Seminário GASNAM, dedicado ao tema ‘Gás Natural: A solução de mobilidade na transição energética’; entre os destaques do evento – ocorrido no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa – esteve a intervenção de José Carlos Simão, director-geral da DGRM, que foi ao encontro da importância crescente das virtudes do GNL no âmbito do transporte marítimo, à luz de uma mudança de paradigma energético, no combate contra as emissões poluentes do Shipping.
![]() |
Projecto CONSORTEX promove a criação de Consórcios Exportadores com o envolvimento de empresas de cinco países do Espaço Atlântico
O Projecto Europeu CONSORTEX tem como objetivo promover a internacionalização e a competitividade da fileira das Indústrias Navais em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.
O CONSORTEX é cofinanciado pelo programa INTERREG Espaço Atlântico e tem prevista a criação de consórcios exportadores inter-regionais constituídos por PME europeias especializadas no fornecimento de soluções para embarcações e estruturas marítimas.
![]() |
Primeira Escala do Samskip Estrela em Leixões
O Porto de Leixões recebeu no domingo a estreia do navio Samskip Estrela, com capacidade para 740 TEUS, fazendo a sua primeira escala no serviço regular de contentores “Samskip Portugal Service” no principal porto do noroeste peninsular.
O serviço vai passar a ligar de forma direta Portugal e Tilbury, no Reino Unido. Recorrendo a contentores de 45 pés, o serviço é um concorrente ao transporte rodoviário, servindo importadores e exportadores portugueses.
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA:
Navegabilidade do Tejo: um «projecto instrumental» que vai desenvolver-se com «toda a celeridade»
Em declarações prestadas aos jornalistas, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração dos portos de Setúbal e Lisboa, abordou os temais mais prementes do Porto de Lisboa, após reunião com o Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, que visitou ambos os portos, na sequência do seu périplo nacional pelo sistema portuário, agora sob a tutela deste ministério. Entre os destaques, está, frisou Lídia Sequeira, o projecto de navegabilidade do Rio Tejo, tido como «instrumental» para o progresso da infra-estrutura.
![]() |
ANA CUNHA
Governo dos Açores vai continuar a trabalhar para assegurar fiabilidade dos transportes para todas as ilhas
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, na Horta, que, no cumprimento do seu programa, o Governo dos Açores continua a trabalhar para garantir a sustentabilidade e fiabilidade das acessibilidades em todas as ilhas, através dos contratos de prestação do serviço público de transportes naquelas áreas e da sua permanente monitorização.
![]() |
Norte quer ligar-se ao TGV espanhol e articular a ferrovia com portos de Leixões e Viana
«Modernizar toda a Linha do Douro e a Linha Porto-Vigo, ligando o Norte à alta velocidade espanhola, articular a ferrovia com os portos de Leixões e de Viana do Castelo, valorizar o rio Douro como via navegável e estudar investimentos nos aeroportos de Bragança e Vila Real», pode ler-se. Estas são algumas das medidas que o Conselho do Regional do Norte aprovará para os próximos fundos comunitários, afiança o Jornal de Notícias.
![]() |
VEJA O VÍDEO
Porto de Aveiro com serviço de amarração inovador
No dia 27 de Novembro, o navio graneleiro “Albertito” atracou no terminal de granéis agro-alimentares do Porto de Aveiro, para uma operação de descarga de 27.000 toneladas de milho, com recurso a um serviço de amarração inovador no âmbito do setor portuário nacional, que utiliza, para o efeito, uma carrinha-guincho (winch-truck).
![]() |
Pela primeira vez, mediu-se o ritmo cardíaco de uma baleia-azul
Utilizando um aparelho de electrocardiogramas cor de laranja colado com ventosas ao corpo de uma baleia-azul, os cientistas conseguiram pela primeira vez medir o ritmo cardíaco do maior animal vivo do planeta e obter algumas revelações sobre a fisiologia deste colosso.
A baleia-azul, que pode atingir 30 metros de comprimento e 200 toneladas, baixa o seu ritmo cardíaco para apenas dois batimentos por minuto à medida que mergulha à procura de alimento, anunciou uma equipa de cientistas num artigo científico na última edição da revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. O ritmo mais alto que registaram foi de 37 batimentos por minuto, depois do mamífero marinho ter regressado à superfície para respirar ar após o mergulho de procura de comida.
![]() |
Porto de Sines recebeu delegação do Panamá
O Porto de Sines recebeu quinta-feira, 28 de Novembro, uma delegação do Panamá composta por representantes da agência para a atracção de investimentos e promoção das exportações daquele país, da Associação Panamiana de Exportadores e da própria embaixada do Panamá em Portugal.
Esta visita, coordenada pela aicep Global Parques, teve como objetivo conhecer as potencialidades do Porto de Sines e da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines com vista ao reforço do relacionamento económico entre os dois países, quer através do aumento da carga movimentada, quer através da localização de investimentos panamianos em Sines.
![]() |
Novo cais de acostagem do Porto de Aveiro adjudicado por 6,6 milhões de euros
A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou, recentemente, a empreitada de construção de um cais de acostável de navios por qyase 6,681 milhões de euros na Gafanha da Nazaré, Ílhavo. O prazo de execução é de 270 dias.
![]() |
Portos de «Lisboa e Setúbal continuarão a fazer investimentos importantes», afiança ministro
Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, visitou quarta-feira, dia 27, os portos de Setúbal e de Lisboa, dando seguimento ao seu périplo pelos portos nacionais, que, com o novo figurino do Executivo, passaram a estar sob a tutela deste ministério. Depois de visitar o porto sadino, o governante efectuou uma visita aos terminais do porto lisboeta.
![]() |
Sines recebe Presidente do Porto de Xiamen
O Porto de Sines recebeu uma Delegação da província chinesa de Xiamen, liderada pelo Vice-Presidente do Município, Han Jingyi. Integraram ainda a comitiva o Vice-Presidente da Alfândega daquela região, Zhang Dongdong e o Presidente do Porto de Xiamen, Chen Zhi Ping.
Durante a reunião, foram diversos os pontos de convergência identificados entre Sines e Xiamen, de onde se realçam a localização geográfica estratégica e o elevado índice de conectividade oferecido por ambos os portos, fatores propícios ao estreitar de relações institucionais, favorecendo uma parceria que se pretende frutífera e dinâmica.
![]() |
Porto de Aveiro prepara investimento em dragagens de manutenção
A Administração do Porto de Aveiro lançou segunda-feira a concurso público mais uma empreitada de dragagens, que prevê também a manutenção de fundos da zona portuária.
O valor base do procedimento é de 1,760 milhões de euros. As dragagens serão executadas em 30 meses, refere o anúncio publicado em Diário da República.