Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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José Castel-Branco:
Portos têm «posição decisiva na manutenção do sector económico nacional»
«Temos uma posição absolutamente decisiva na manutenção da qualidade de vida e do sector económico nacional», frisou, ao ‘Diário de Notícias’, José Castel-Branco, lembrando que nem sempre é fácil explicar às pessoas a real dimensão do «gigantismo» e da «capacidade logística que o país tem de ter para abastecer cerca de 11 milhões de habitantes». Neste desafio, o Porto de Lisboa é uma das peças importantes do puzzle e não pode falhar.
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PORTO DE AVEIRO
Movimento portuário em permanente crescimento
O Porto de Aveiro registou no primeiro trimestre de 2021 um crescimento de 4% face ao período homólogo. Este crescimento "foi marcado pelo aumento da movimentação dos granéis líquidos em cerca de 13% e num aumento da carga geral fracionada de cerca de 9,9%", refere a APA em comunicado. O número de navios e a sua 'arqueação Bruta' registaram também um crescimento neste trimestre, de cerca de 5% e 9%, respectivamente, face ao período homólogo de 2020.
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NOS DOIS DÍGITOS
Porto de Sines cresce 10% no total e 16% nos contentores
Os primeiros três meses de 2021 mostraram que o Porto de Sines mantém a trajectória de crescimento apresentada no final de 2020. Nos contentores, os 440.645 TEU movimentados de janeiro a março representaram uma evolução homóloga de 16%, com a carga contentorizada de importação e exportação a atingir os 104.391 TEU.
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Embaixador da Irlanda visitou o Porto de Leixões
O embaixador da Irlanda, Ralph Victory, visitou esta quinta-feira, 15 de abril, a infraestrutura portuária da Leixões. O representante diplomático em Portugal deslocou-se ao porto com o objetivo de conhecer os seus terminais portuários e os elevados níveis de eficiência que são reconhecidos à operação.
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Corveta João Roby conclui missão na Zona Marítima dos Açores
O Navio da República Portuguesa João Roby terminou a 11 de Abril mais uma missão na Região Autónoma dos Açores, com duração de cerca de três meses.
Em colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lages (RCC Lages), a corveta João Roby realizou diversos exercícios de busca e salvamento marítimo – SAREX (Search and Rescue Exercises) diurnos e nocturnos, em conjunto com o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), eplica fonte institucional da Marinha Portuguesa.
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Janela Única Logística entrou em produção no Porto de Lisboa
O dia 14 de abril de 2021 assinala mais uma etapa de desenvolvimento na actividade do Porto de Lisboa e do sector marítimo portuário em geral, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística.
Este é mais um marco importante na evolução das soluções digitais de apoio ao negócio do Porto de Lisboa, caminho iniciado há muito e que tem sido feito de forma colaborativa com outros portos.
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Pandemia acelerou utilização do Balcão Eletrónico do Mar, com mais de 100 mil certificados emitidos
O recurso a este tipo de certificados eletrónicos tem subido em flecha desde que o serviço está disponível, com a emissão de 5.171 certificados no primeiro ano, 2018; 36.473 acumulados em 2019 e 88.538 em 2020, de acordo com o dados fornecidos pela DGRM.
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Concluída obra de Reabilitação da Via-Férrea no Terrapleno da Doca 2 Sul do Porto de Leixões
No dia 29 de Março foi concluída a obra de Reabilitação da Via-Férrea no Terrapleno da Doca 2 Sul do Porto de Leixões, promovida pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Este investimento, fixado em cerca de 242 mil euros, tem como principal objectivo permitir o transporte de matéria prima (sucata) e produto acabado (ferro/aço) entre o Porto de Leixões e a SN Maia – Siderurgia Nacional, S.A., por ferrovia. Por ano são movimentados, entre produto acabado e matéria prima, mais de um milhão de toneladas entre a SN Maia e o Porto de Leixões, pelo que esta infra-estrutura irá desempenhar um papel importante na diminuição da pegada ambiental, ao permitir reduzir o tráfego rodoviário associado a este fluxo de mercadoria.
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Mais 750 metros de ferrovia para servir o Porto de Aveiro
“Os próximos meses geram ainda incerteza face ao contexto da pandemia global, mas estamos optimistas que vamos conseguir, para cumprir o desígnio de desenvolvimento e crescimento com todos os parceiros e atores da comunidade portuária”.
Palavras de esperança deixadas por Fátima Alves, presidente do Porto de Aveiro, a pretexto do arranque do programa comemorativo do 213ª aniversário do porto, que é assinalado a 3 de abril, data atribuída à abertura da barra.
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Pandemia inibe projecto do Terminal Vasco da Gama
Terminou a 6 de abril o prazo de entrega de propostas do procedimento de concurso internacional, referente ao projeto do Terminal Vasco da Gama.
O contexto pandémico que vivemos desde o início de 2020 tem vindo a ter repercussões adversas na economia global, e no shipping em particular, fomentando um clima de incerteza, principalmente ao nível da atividade dos principais armadores e operadores de terminais de contentores mundiais.
Este contexto adverso não foi favorável ao projeto do Terminal Vasco da Gama, que envolve o comprometimento de um considerável volume de investimento totalmente privado, sendo para tal necessário e desejável que decorra num contexto económico favorável e estável.
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Academia Marítima de Antuérpia simulou e explicou encalhamento do «Ever Given» no Suez
A Academia Marítima de Antuérpia realizou um evento único destinado especialmente à comunicação social belga (jornais e estações de televisão), de modo a simular, retratar e analisar o encalhamento do navio ‘Ever Given’ no Canal no Suez.
Recorrendo a vários simuladores de embarcações, a equipa da Academia Marítima de Antuérpia mostrou, passo a passo, de que forma o porta-contentores do armador Evergreen encalhou na passagem marítima egípcia (uma das vias mais cruciais do transporte marítimo de mercadorias). Entre os presentes esteve o especialista Theo Notteboom, professor de Economia Marítima e fundador da entidade PortEconomics.
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Yilport alcançou movimentação global de 5,9 milhões de TEU durante 2020
A última edição da ‘Connection Magazine‘ deu conta dos resultados de movimentação de carga da Yilport em 2020: a operadora, que integra o Grupo Yildirim, movimentou, na soma de todos os seus terminais, 5,9 milhões de TEU no que toca ao seu negócio central, a carga contentorizada. A holding alcançou 10 milhões de toneladas de Carga Geral, 3,6 milhões de metros cúbicos de carga líquida e 228.577 de CEU no segmento ro-ro.
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YILPORT Sotagus desenvolve operações de carga geral única no Porto de Lisboa
O Terminal da YILPORT Sotagus, em Lisboa, realizou uma operação única de movimentação de 2.000 toneladas de aditivo de carbonato de cálcio e sílica. A operação envolveu um navio com origem em Itália, sendo posteriormente a carga transferida para um navio com destino a Angola. O navio saiu do Porto de Lisboa na terça-feira. O aditivo, movimentado em big bags, destina-se à utilização para fins de ordem geológica na extracção de petróleo naquele país.
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LISBOA
Um porto em níveis pandémicos mas nunca em risco
A maioria dos bens que consumimos, desde alimentos a vestuário, passando pelo próprio material de proteção contra a covid-19, chega de barco. Se os portos nacionais parassem, "seria um cenário de guerra", com rutura de stocks e escassez de produtos. Madeira e Açores ficariam sem abastecimento. Uma peça na engrenagem, que sofreu as consequências da pandemia, mas que "nunca esteve em risco nem poderá estar em risco".
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Porto de Aveiro acena com ZALI em dia de aniversário
Dia 3 comemorou-se o 213.º aniversário do Porto de Aveiro e a presidente do Conselho de Administração, Fátima Alves, partilhou uma comunicação em que deu conta dos “projectos mais emblemáticos” que vão guiar a estrutura portuária rumo a um “futuro mais robusto e sustentável em termos económicos, ambientais, organizacionais e sociais”.
À cabeça dos investimentos encontra-se a futura Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI), assumida como “a maior aposta para a expansão e desenvolvimento do porto”.
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Navio de bandeira portuguesa presta auxílio a embarcação com 30 pessoas no Mediterrâneo
Dia 1 de abril, o navio de bandeira portuguesa “Sider Rodi”, que se encontrava a navegar entre os portos tunisinos de Gaves e Sousse, atendeu a um pedido de socorro de uma embarcação com 30 pessoas que se encontrava sem combustível e com pouca água, e que tentava chegar à ilha de Lampedusa.
A ocorrência teve lugar na zona de Salvamento e Resgate (SAR) de Malta, tendo a operação de auxílio sido coordenada pelo MRCC daquele país. O navio desviou a rota que estava a seguir para ir prestar auxílio à embarcação em dificuldade, tendo seguido escrupulosamente as instruções do centro de controlo de Malta.
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LASO transportou depósito entre a Central de Cervejas de Santarém e o Porto de Leixões
A transportadora portuguesa LASO revelou ter finalizado recentemente o transporte de um depósito desde a Central de Cervejas em Santarém até o Cais de Leixões.
Alguns destes depósitos, assinala a empresa de transporte rodoviário de mercadorias, ultrapassaram os 5,50 metros de largura. Recorde-se que a empresa é conhecida por participar em transportes de extrema dificuldade, carregando, por via rodoviária, peças e instrumentos de complexa acomodação, transporte e carregamento/descarregamento. O depósito em questão viajou até ao porto nortenho.
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Porto de Aveiro comemora 213 anos de existência
O Porto de Aveiro comemora 213 anos de existência. A programação será online ao longo do mês para assinalar a data com a iniciativa “Open Days”. O Porto de Aveiro abrirá as suas portas, aproximando o seu território e a sua atividade à região.
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PORTO DE LISBOA
Yilport Liscont despachou o «Irenes Resolve» com média de 26,6 movimentos brutos por hora
A Yilport Liscont, que gere o Terminal de Contentores de Alcântara do Porto de Lisboa, está actualmente em destaque devido a uma operação que decorreu no passado dia 24 de Março, visando o navio ‘Irenes Resolve’ – a celeridade e eficiência da operação mereceu elogios nas redes sociais.
Assim, relatou a operadora do terminal, o navio porta-contentores ‘Irenes Resolve’ (com bandeira da Libéria, detendo 257 metros de comprimento e 32 de boca) foi processado na infra-estrutura do porto lisboeta com recurso a duas gruas de cais, com uma velocidade acima da média.
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BLOQUEIO DO CANAL DO SUEZ
Actividade dos portos não regressa ao normal antes de Maio
As repercussões da interrupção do tráfego no Canal do Suez deverão começar a sentir-se nos portos nacionais dentro de duas semanas e demorarão pelo menos mais três semanas a serem resolvidas. O início de maio é, assim, o horizonte apontado pelas administrações portuárias, operadores e agentes de navegação contactados pelo Expresso para que a atividade regresse ao normal.