Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
AFIRMA O BIÓLOGO ÉLIO VICENTE
Tubarões avistados no Algarve são boa notícia para a costa portuguesa
O avistamento de dois tubarões no Algarve é boa notícia porque significa que a costa portuguesa está rica em peixe, diz ao PÚBLICO Élio Vicente, biólogo do Zoomarine do Algarve, reagindo à notícia do avistamento de dois animais numa praia em Vila do Bispo, que fez com que os banhistas fugissem da água.
![]() |
UM MUNDO SUBAQUÁTICO AINDA COM MUITO POR EXPLORAR
O mar turístico esconde guerras que nem os mergulhadores conseguem decifrar
Arqueólogos e turistas continuam em busca do U-boat, o submarino alemão que espalhou terror na costa algarvia. É o tesouro mais procurado, mas pode estar muito fundo.
Barcos, barcaças, navios comerciais e de guerra, um submarino, aviões, há de tudo um pouco no leito do mar algarvio, de Sagres a Tavira. Uns repousam estranhamente bem perto da costa, a pouca profundidade, outros ainda não se revelaram ou estão inacessíveis. São tesouros que a arqueologia subaquática ainda não conseguiu decifrar. Andam todos atrás deles.
![]() |
FESTAS DA SENHORA DA ASSUNÇÃO - PÓVOA DO VARZIM
Muita gente, mas poucos barcos engalanados
Muita gente para assistir à procissão de Nossa Senhora da Assunção, na Póvoa do Varzim. Procissão que em tempos idos teve uma forte componente ligada ao mar, à actividade piscatória. Mas a tradição vai-se perdendo. A Real Irmandade da Senhora da Assunção tem-se desdobrado na sensibilização de armadores para que adornem os barcos no porto de pesca, mas o número de embarcações que se apresentaram engalanadas esteve muito longe de um passado recente.
![]() |
REPORTAGEM
Há muito atum na costa algarvia mas Bruxelas deu a Espanha quota de leão
Dizia-se que o atum fugira da costa algarvia, razão pela qual, no início da década de 70 do século passado, se extinguiram as armações tradicionais que se dedicavam à sua captura. Não sobrou uma. Só em 1995 se retomou aquela arte piscatória, em Olhão. E como o atum, afinal, não fugiu, os resultados são animadores. Não só pela captura, mas também pela exportação. O Japão é um devorador de atum, do melhor, o Bluefin, gordo, para ser comido cru nos restaurantes de sushi. É para lá que voam todas as semanas cinco toneladas.
![]() |
SEIXAL
Novo cais de acostagem
A 1ª Fase da empreitada de recuperação do Cais de Pedra do Seixal está concluída. A intervenção integra o projecto da Estação Náutica Baía do Seixal, que inclui os Núcleos de Náutica de Recreio do Seixal e Amora.
A obra está prevista no Programa de Regeneração e Valorização da Frente Ribeirinha Seixal/Arrentela, um investimento de 12 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões são comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo o restante valor suportado pela CM Seixal.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Terminal Multiusos Zona 1 mantém rota de crescimento no 1º semestre
O Terminal Multiusos Zona 1 do Porto de Setúbal, concessionado à Tersado, cresceu mais 21,3% no 1º semestre de 2011, face a igual período de 2010, com 933,5 mil toneladas movimentadas. Ressalta, neste semestre, o movimento da carga geral fraccionada com 597 mil toneladas, valor que significa um crescimento de 44% neste modo de acondicionamento, face ao 1ºsemestre de 2010.
Como principais países de origem e destino da carga movimentada no Terminal Multiusos Zona 1, destacam-se, em percentagem do volume de carga, o Brasil com 36%, a Espanha com 15% e a Itália com 8%.
![]() |
APL presente nas Festas do Barreiro 2011
A Administração do Porto de Lisboa está presente pela quarta vez consecutiva entre os dias 12 e 21 de Agosto na MEI - Mostra Empresarial e Institucional, inserida nas Festas do Barreiro 2011. Dar a conhecer as intervenções da APL na zona do Barreiro é uma vez mais o grande objectivo desta participação, nomeadamente a reabilitação da muralha contígua à Av. Bento Gonçalves e a recarga de areias em Alburrica e no Bico do Mexilhoeiro, com ganhos ambientais que são hoje evidentes para a cidade e para a qualidade de vida dos barreirenses.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Contentores reforçam crescimento no 1º semestre
O movimento de contentores no Porto de Setúbal registou um aumento de 50% em TEU’s com 31,4 mil no 1º semestre de 2011 em relação a igual período de 2010, e de 55% em tonelagem, com 313 mil toneladas, reforçando a tendência de crescimento que se vem verificando neste Porto, em especial no Terminal concessionado à Sadoport – Zona 2.
![]() |
Porto de Leixões cresce 24% nas exportações no primeiro semestre
O Porto de Leixões registou, no primeiro semestre deste ano, um crescimento significativo no movimento de carga, de 24%, para um valor recorde, o que contribuiu para um aumento acentuado dos seus lucros. Com estes bons resultados, a administração do porto pensa em reduzir as tarifas portuárias para o próximo ano, avançando com uma descida de 12 por cento para as exportações e de oito por cento para as importações.
![]() |
Navio de guerra português partiu para o combate à pirataria no Corno de África
A fragata D. Francisco Almeida partiu esta terça-feira rumo ao Índico para integrar a Força Naval Permanente da NATO e participar na Operação Ocean Shield 2011, no combate à pirataria que vem abalando a região. Este navio de guerra, que foi entregue à Marinha em 2010, conta com uma guarnição de 185 militares, dos quais 14 mulheres, incluindo uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e ainda o destacamento do Helicóptero Lynx. A operação decorrerá de 1 de Setembro a 30 de Outubro.
![]() |
Os portos mais movimentados do Brasil e do mundo
Existem mais de 2000 portos no mundo, desde aqueles com apenas um berço (espaço para um navio) que movimenta algumas centenas de toneladas por ano, até aos portos multi-tarefa que movimentam mais de 300 milhões de toneladas por ano. No Brasil há 41 portos marítmos e 16 portos fluviais.
![]() |
Embarcações paradas ao longo de 120 quilómetros por causa de prospecção de petróleo
Dezenas de embarcações estão paradas por causa de restrições impostas na sequência da prospecção de petróleo entre Nazaré e Aveiro. As associações de pesca exigem respostas do Governo, até quarta-feira. Os pescadores admitem parar o barco que está a fazer as prospecções, se continuarem impedidos de ir ao mar.
![]() |
Procura de capacidade nos portos vai aumentar nos próximos 5 anos
Nos próximos cinco anos, o crescimento da procura por capacidade nos portos irá ultrapassar a expansão dos terminais. Esta situação levará a um aumento dos níveis de utilização, que podem exceder os 90% até 2016, na maioria dos portos, principalmente no Extremo Oriente e no sudeste da Ásia. Para que este cenário não se verifique é necessário que as entidades portuárias avancem rapidamente com projectos de expansão da sua capacidade instalada, revela a consultora Drewry Maritime Research no seu relatório "Global Container Terminals Operators".
![]() |
INVESTIGAÇÃO NO MAR PROFUNDO, A MAIS DE 3 MIL METROS ABAIXO DA SUPERFÍCIE
Descobertas fontes hidrotermais a norte dos Açores
Uma expedição irlandesa descobriu, a norte dos Açores, um conjunto de enormes fontes hidrotermais, localizada a mais de 3.000 metros abaixo da superfície do mar, que até a data não tinha sido identificada. A descoberta vai ser emitida no canal televisivo da National Geographic.
![]() |
EM DIRECTO DA CARAVELA VERA CRUZ
TSF por Peniche
Mais uma edição do programa "Terra a Terra", da TSF. Fernando Alves recebe os seus convidados na Caravela Vera Cruz, em Peniche.
![]() |
Braga de Macedo deve ficar à frente da AICEP
Jorge Braga de Macedo, ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, deverá ser o escolhido pelo Governo para liderar o organismo que resultar da fusão da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), avança o Sol.
![]() |
DO CABO MONDEGO A S. PEDRO DE MOEL
Canadianos investem 49 milhões para descobrir petróleo
Ao 26º dia de prospecção no mar que decorre entre São Pedro de Moel (Marinha Grande) e Cabo Mondego (Figueira da Foz), o responsável sublinha que "as operações estão a correr muito bem" e "é difícil" que os dados recolhidos não confirmem a existência de petróleo na costa portuguesa.
A Mohave Oil & Gas, de capitais canadianos, opera em Portugal há 18 anos, tendo investido 42 milhões de euros, 16 milhões dos quais nos últimos dois anos.
A operação que está a decorrer no mar até meados de Setembro envolve uma embarcação que reboca dez cabos submergidos com seis quilómetros de comprimento e cem metros de distância entre cada um deles (um quilómetro de largura total).
![]() |
FAROL DE SANTA MARTA
O tapete vermelho cheio de luzes
Onde se fala do Farol de Santa Marta, do tapete vermelho cheio de luzes, também do americano que descobriu tesouro no fundo do mar graças ao Google Maps, ainda dos piratas somalis que se acham “pescadores enfadados”...
![]() |
Porto de Setúbal reforça liderança nacional no Ro-Ro
O Porto de Setúbal reforçou no 1º semestre a liderança nacional roll on-roll off, com a movimentação de quase 100 mil viaturas nos seus terminais. Este volume significa um crescimento de 12,7% em unidades relativamente ao período homólogo de 2010, e de 14,7% em tonelagem, neste segmento de carga.
O aumento registado repercutiu-se exclusivamente na vertente da exportação e deveu-se sobretudo à produção da fábrica da Volkswagen Autoeuropa.
![]() |
Boluda liga Lisboa às Canárias
A Boluda iniciou, no passado domingo, a sua actividade no porto de Vilagarcia de Arousa através de um novo serviço regular entre Lisboa e Canárias.
Ao serviço desta nova linha está o navio Neuburg, com capacidade para 515 TEU, sendo que as escalas realizam-se a cada sexta-feira. Na sua primeira viagem foram movimentados 140 TEU de carga importada e 150TEU de produtos para exportação.