Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Aprovada proposta europeia de regulamento para Janela Única
No dia 3 de Dezembro, realizou-se em Bruxelas um Conselho Europeu de Transportes, Telecomunicações e Energia (TTE), durante o qual, entre outras conclusões, foi aprovada uma proposta de regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe) e resultaram “novidades ao nível de formação dos marítimos ou no transporte por vias navegáveis interiores”, esclarece a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que participou na reunião.
![]() |
Douro em missão na Madeira até final de Janeiro
O navio patrulha Douro, com uma guarnição de 26 militares comandados pelo Primeiro-Tenente Pedro Vacas de Carvalho, partiu em missão de vigilância e patrulhamento marítimo, sustentação logística das Ilhas Desertas e Selvagens, e de busca e salvamento marítimo para salvaguarda da vida humana no mar.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
«Se a Autoeuropa quiser usar Sines, terminal fica operacional numa semana»
Ana Paula Vitorino diz que as duas intervenções que a Autoeuropa considera necessárias para poder utilizar o Porto de Sines "corrigem-se no espaço de uma semana".
"Se a Autoeuropa manifestar o seu interesse em utilizar aquele terminal pode no prazo de uma semana começar a fazê-lo porque são intervenções muito rápidas", afirmou a governante, explicando ainda que estão a ser criadas redundâncias nos portos nacionais para que não se fique cativo de uma só solução.
![]() |
MADEIRA
Lançados concursos públicos para várias obras portuárias
A Administração dos Portos da Madeira lançou recentemente concursos públicos para três grandes obras: a recuperação e requalificação do Cais da Ponta do Sol, a dragagem do Porto do Funchal, bem como a grande reabilitação deste porto.
Trata-se de um investimento do Governo Regional que no total ultrapassa os 6 481 000 euros, feito em contrato programa com a APRAM.
![]() |
Gerente de terminal marítimo agredido no Porto de Setúbal
A PSP de Setúbal recebeu uma queixa de "agressão através de força física" no Porto de Setúbal, durante a greve dos estivadores. De acordo com a queixa a que a SÁBADO teve acesso, um gerente de terminal marítimo foi agredido, não tendo a PSP presenciado os factos no local.
A mesma divisão policial recebeu pelo menos duas denúncias de carros danificados na via pública durante a greve dos estivadores, que são suspeitos. Os donos das viaturas estragadas são "estivadores temporários", que alegam ter sofrido represálias por não terem aderido à manifestação.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 8 a 14 de Dezembro
Prevêem-se 16 escalas de navios de mercadorias para o período de 8 a 14 de Dezembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 4 porta-contentores, 4 tanques, 3 carga geral multi deck, 3 graneleiros e 2 carga geral single deck. Destacamos esta semana o navio “HAWK HUNTER”, navio classificado como porta-contentores, agenciado pela Marmedsa.
![]() |
Com record atrás de record, Porto de Aveiro continua a crescer
Entre Janeiro a Setembro do presente ano, o movimento acumulado na estrutura portuária aveirense atingiu as 4.092.907 toneladas, o que representa um aumento de 4,22% face ao período homólogo de 2017.
![]() |
Assinado memorando para criação do STARLAB
No dia 5 foi assinado o Memorando de Entendimento sobre o Plano de Implementação do STARLAB, o laboratório luso-chinês para a investigação e desenvolvimento tecnológico para o espaço e os oceanos, por Ricardo Mendes, CEO do Grupo TEKEVER, e Jiancun Gong, Director do Instituto de Microssatélites da Academia de Ciências Chinesa, no âmbito da visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal.
![]() |
Ministra do Mar alerta:
«Se continuarmos por este caminho, o Porto de Setúbal deixará de ser viável»
O alerta foi dado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em entrevista conjunta à Rádio Renascença e ao Público: o prolongar da paralisação de estivadores no Porto de Setúbal coloca em causa a viabilidade futura da infra-estrutura.
«Se continuarmos por este caminho, o Porto de Setúbal deixará de ser viável e ficarão postos de trabalho em causa, empregos directos e indirectos», admitiu Ana Paula Vitorino, salientando que o que está aqui em causa, em última instância, é mesmo o futuro do porto sadino.
![]() |
ENTREVISTA A OLINTO RAVARA
Porto de Aveiro quer operar também na área de contentores
O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA), Olinto Ravara, indica os factores que contribuem para o dinamismo e crescimento do porto e revela os investimentos que estão a ser efectuados.
![]() |
Delegação da China visita o Porto de Lisboa
No âmbito da visita do Presidente da China a Portugal, uma delegação composta por 13 elementos, liderada pelo Presidente do Município de Tianjin, visitou o Porto de Lisboa.
A comitiva foi recebida pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira.
![]() |
COM VÍDEO
Porto de Sines em destaque na China Global Television Network (CGTN)
Por ocasião da visita do Presidente da República Popular da China a Portugal, a CGTN, um canal de notícias internacional chinês em língua inglesa, deu especial destaque ao Porto de Sines.
![]() |
APAT
Transitários apelam a solução urgente para os portos de Lisboa e de Setúbal
A APAT - Associação de Transitários de Portugal apelou esta quarta-feira a "uma solução urgente" para as paralisações nos portos de Setúbal e Lisboa, realçando que há carga a avolumar-se, o que implica o pagamento de taxas de congestionamento.
![]() |
PREJUÍZOS CAUSADOS PELA TEMPESTADE «LESLIE»
Linha de crédito já se encontra aberta
Encontra-se aberta, desde esta terça-feira, 4 de Dezembro, a linha de crédito destinada a apoiar os custos da reabilitação das instalações e equipamentos, bem como as necessidades de fundo de maneio, associadas ao relançamento das actividades afectadas pela tempestade LESLIE.
![]() |
Sines ganha vantagem mundial com a ascensão do gás natural
Iraquianos e norte-americanos têm dado especial atenção ao Porto de Sines e Portugal e os Estado Unidos, em 2017, chegaram a fazer uma declaração conjunta que afirmava a importância estratégica do Porto de Sines como hub atlântico de gás natural liquefeito e da relação Portugal-Estados Unidos.
![]() |
Sindicalista de Leixões denuncia estivadores grevistas | Vídeo RTP
Avisos intimidatórios deixados nos carros e perseguições nocturnas
A Polícia Judiciária está a investigar ameaças a trabalhadores no Porto de Leixões. O sindicato denuncia que existem várias pressões sobre os trabalhadores para aderirem à greve dos estivadores. O Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) é apontado como mentor das ameaças.
Fala-se de mensagens e avisos intimidatórios deixados nos carros ou perseguições noturnas, que já foram reportados à polícia marítima, PSP e GNR.
![]() |
Porto de Sines apresenta novo modelo de entrega e recolha de mercadorias por modo rodoviário
A APS e PSA Sines organizaram, esta terça-feira, dia 4 de dezembro, uma sessão com vista à apresentação do novo modelo de entrega e recolha de mercadorias, por modo rodoviário, no Terminal de Contentores do Porto de Sines, num evento que contou com a presença de cerca de 50 representantes de várias empresas transportadoras.
Este modelo contempla o ordenamento dos acessos ao terminal, nomeadamente no que respeita à sinalização e à criação de zonas de espera para veículos pesados, assim como a melhoria do processo de controlo de identidade e confirmação de autorização de acesso dos motoristas.
![]() |
«Se não seguires as regras vamos-te partir todo»
PJ investiga ameaças feitas aos estivadores de Leixões
A unidade especializada em crimes violentos da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar alegadas ameaças feitas aos estivadores do porto de Leixões que se recusam a participar na greve, pelo menos, às horas extraordinárias, noticia esta segunda-feira o Jornal de Notícias.
Em causa estarão ameaças escritas, perseguições a estivadores em formação, invasão de instalações, esperas à porta de casa e avisos deixados nos para-brisas dos carros dos trabalhadores praticadas em contexto de greve. Segundo o JN, a Polícia Marítima, a PSP e a GNR já terão recebidos várias queixas-crime a reportar o sucedido.
Se não seguires as regras vamos-te partir todo” ou “soubemos que ontem voltaste a fugir às regras. Prepara o corpo para levar porrada”, são algumas das ameaças divulgas pelo JN.
![]() |
«Interesse do presidente do SEAL no seu desejo de protagonismo e poder»
AGEPOR acusa SEAL de usar e abusar dos trabalhadores do Porto de Setúbal
A AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal acusa o SEAL - Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística de usar e abusar dos trabalhadores dos portos de Lisboa e Setúbal numa alegada "estratégia de poder contra outros sindicatos".
"As greves em Lisboa e em Setúbal não têm nada a ver com a defesa dos interesses dos trabalhadores. Têm apenas a ver com o interesse do presidente do SEAL no seu desejo de protagonismo e poder. E com a sua política de greves permanentes. A sua atividade preferida é decretar greves quando devia ser a defesa do futuro dos trabalhadores", acusa a AGEPOR.
![]() |
Uma nova Rota da Seda chinesa com escala em Portugal
Presidente da República da China, em visita de dois dias, pretende aprofundar "uma parceria voltada para o futuro" com um país que é um "ponto importante de ligação".
Portugal apresenta duas grandes mais-valias: é uma porta de entrada na Europa comunitária e ainda ocupa uma posição influente em África. Por isso, Lisboa tem insistido na inclusão de uma rota atlântica no projeto, com enfoque no Porto de Sines, uma posição que tem vindo a conquistar os responsáveis chineses.
O próprio presidente chinês, em artigo de opinião publicado nesta edição, realça as "vantagens naturais" da cooperação. Portugal "é um ponto importante de ligação entre a Rota da Seda terrestre e a Rota da Seda marítima".