Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
DOODLE HOMENAGEIA HOJE A INTRÉPIDA AVIADORA
BUSCAS SUBMARINAS, 75 ANOS DEPOIS - À procura do avião de Amelia Earhart
O que aconteceu com o avião de Amelia Earhart quando desapareceu no oceano Pacífico há 75 anos atrás há muito intriga os fãs da aviação. Autoridades do governo americano e um grupo privado de historiadores anunciaram um novo esforço para localizar o famoso bimotor Lockheed de Earhart.
![]() |
HOJE, 22 DE JULHO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2012
Visite o Farol de Montedor
A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva no Verão - 2012”. As actividades consistem em palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana.
As palestras têm início às 18:00, em Julho e Agosto, e às 17:45 em Setembro.
O programa teve início a 15 de Julho, terminando a 15 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos.
Destacamos o Farol de Montedor, um dos que pode ser visitado este domingo, 22 de Julho, a par dos faróis de Aveiro, Alfanzina e Farol do Cabo da Roca.
![]() |
21 DE JULHO DE 1907
Inaugurada a linha e a Estação do Caminho de Ferro de Fafe
«Uma hora e vinte minutos, duas locomotivas 'Porto', n.º 5 e 'Negrelos' n.º 2 a rebocarem 17 veículos e as bandas fazendo ouvir os seus sons musicais, vibrantes pareciam exprimir o que nos ia na alma; o dinamite, estalejando nos ares anunciou ao longe o nosso enorme contentamento. A da vanguarda, a n.º 5, trazia a dirigi-la o engenheiro sr. Francisco Ferreira Lima, que trajava de maquinista, e o chefe de tracção e oficinas sr. Joaquim Lopes.
![]() |
VIANA DO CASTELO
Gil Eannes - Navio-museu a merecer uma visita
Desde que o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo, a Fundação Gil Eannes tem tido como objectivo transformá-lo num espaço museológico, contribuindo deste modo para o desenvolvimento cultural, turistico e científico especialmente em áreas relacionadas com o mar. Assim, ao longo destes anos várias obras de reabilitação e restauro têm sido feitas, proporcionando aos visitantes o contacto com os diversos espaços e adquirindo um pouco da história que têm para contar.
A 31 de Janeiro de 1998 chegou à Foz do Lima, para reconversão em museu.
Assim, ao longo destes anos várias obras de reabilitação e restauro têm sido feitas, proporcionando aos visitantes o contacto com os diversos espaços e adquirindo um pouco da história que têm para contar.
Faça uma visita virtual ao navio, folheie a galeria de fotos, conheça os horários de abertura e, se for caso disso, programe uma visita para grupos.
![]() |
18 A 21 DE JULHO, EM LISBOA
Mostra iconográfica e documental a bordo do Creoula
Estará patente em Lisboa, de 18 a 21 de julho e em Ílhavo de 1 a 6 de agosto de 2012, uma mostra iconográfica e documental a bordo do NTM Creoula, a assinalar os 75 anos de existência e 25 como Navio de Treino de Mar entregue à Marinha.
![]() |
EM 2010
Molhe Norte da Barra do Douro deu a Silveira Ramos o «Prémio SECIL»
O Prémio Secil de Engenharia Civil 2009 foi atribuído ao engenheiro Fernando Silveira Ramos pelo Molhe Norte da Barra do Douro, uma obra que suscitou polémica. Este é "o prémio mais considerado que temos em Portugal e para mim é uma grande honra e satisfação receber este prémio porque é a primeira vez que este é atribuído a uma obra marítima", comentou à Lusa o premiado, em Maio de 2010.
![]() |
PATENTE REGISTADA POR SILVEIRA RAMOS
Blocos NOREF - Novo conceito para obras acostáveis
A Consulmar desenvolveu um novo o processo construtivo para obras acostáveis, designado blocos "NOREF", com recurso a uma tecnologia avançada a partir de cálculos matemáticos. A inovação foi aplicada na Afurada e no Porto de Leixões. O projecto " Blocos NOREF", investigado e desenvolvido pela equipa da Consulmar, nasceu a partir de um concurso de projecto no âmbito de uma obra marítima em Santa Maria, nos Açores, que implicava várias variantes.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA, EM VÍDEO
Salinas e moliceiros pela Ria de Aveiro, 1935
Salinas e moliceiros pela ria de Aveiro, nos idos de 1935. Filme do valioso espólio que a British Pathé disponibiliza online, aqui integrando a série “CAUGHT BY THE CAMERA”. Nota para o facto de Aveiro aparecer na locução e na descrição como “Aviero”!...
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 1956
Os mirones da Piscina Municipal
O problema é que a mancha azul ficava defronte do Liceu Feminino. O problema é que a piscina era a céu aberto, e com as paredes de sustentação do céu ainda por construir…
"Situada mesmo em frente do Liceu Feminino e da sua entrada única, a Piscina é panorama forçoso para os milhares de jovens do 1º ao 7º ano quer dizer, dos 10 aos 19 anos, que, a pé ou nos carros, passam todos os dias, uma e mais vezes, mesmo rente às grades largas que deixam ver tudo o que ali se passa, edificante ou não".
![]() |
5 DE JULHO DE 1901
Rei D. Carlos nos Açores
Depois de uma curta estadia na Madeira, o Rei D. Carlos e a sua comitiva partem, a 24 de Junho de 1901, rumo aos Açores, aqui aportando no primeiro dia de Julho. Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Jornada histórica, em muitos sentidos, também pelo facto de tudo indicar que as primeiras filmagens feitas nos Açores ocorrem com a visita ao arquipélago do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.
![]() |
NAVIO «PORTO DE AVEIRO» INAUGURADO A 5 DE JULHO DE 1968
Levando vinho a granel para o Ultramar Português
Mais uma vez o porto de Aveiro esteve em festa com um acontecimento de certa envergadura não só para a região mas também para o país, aconteceu isso a 05/07/1968. Iniciou pela primeira vez, um barco nacional, baptizado com o nome de PORTO DE AVEIRO carreira para o Ultramar Português, levando vinho a granel. Como não podia deixar de ser, as autoridades mais representativas do distrito e dos dois concelhos ligados mais directamente ao porto, estiveram presentes e rejubilaram pelo acontecimento, não pelo esplendor de que a cerimónia se revestiu, mas pelo alcance social que representava para a vida portuária.
![]() |
POR LUÍS MIGUEL CORREIA
Companhia Colonial constituída há 90 anos
Os primeiros dias de Julho de 1922 foram de grande preocupação para a administração da Companhia Nacional de Navegação: ao escritório desta empresa chegou um telegrama de Angola a anunciar a formação de uma nova concorrente denominada Companhia Colonial de Navegação. Acabava o monopólio da Nacional nas carreiras da África Portuguesa.
![]() |
«VERA CRUZ», «INFANTE D. HENRIQUE», «SANTA MARIA», ENTRE OUTROS
Companhia Colonial de Navegação fundada a 3 de Julho de 1922
A Companhia Colonial de Navegação (CCN) foi uma das novas Companhias de Navegação do período após I Guerra Mundial. Foi constituída em Angola a 3 de Julho de 1922. Iniciou desde logo a sua actividade de transportadora com a aquisição do paquete "Guiné" e do cargueiro "Ganda", destinados às carreiras de Angola, Cabo Verde e Guiné.
![]() |
PARA INTEGRAR O PROJECTO DE RECIFES ARTIFICIAIS MARINHOS
Naufrágio provocado do «Victory 8B», em 2003, no Brasil
Foi o mais esperado naufrágio controlado do Brasil, afundado a 3 de Julho de 2003, entre as Ilhas Rasas e Escalvada, em frente ao Siribeira Iate Clube. O cargueiro foi totalmente limpo e preparado para possibilitar aos mergulhadores segurança tanto nas visitas externas como nas internas (mergulhadores especialistas em Naufrágio) e para se tornar um enorme berço para vida marinha. Com 89 metros de comprimento e 30 metros de altura é o maior naufrágio controlado da América Latina.
![]() |
VEJA OS VÍDEOS
Naufrágio provocado do «Victory 8B»
Cinco vídeos reportando o naufrágio provocado do «Victory 8B», também de mergulhos efectuados anos depois. Há imagens fantásticas captadas dentro do navio afundado.
![]() |
AÇORES
Programa de reabilitação do património baleeiro recuperou 40 botes e 10 lanchas na última década
O programa de reabilitação do património baleeiro nos Açores permitiu recuperar na última década 40 botes e 10 lanchas, num investimento de dois milhões de euros. Este projecto é considerado um dos mais emblemáticos do país na área da reabilitação patrimonial.
“É um programa notável de capacidade de recuperação de um património que estava a apodrecer em barracões e em casas de botes”, afirmou Manuel Costa, presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 27 DE JUNHO DE 1930
Adjudicação das obras do Pôrto de Setúbal
20 de Maio de 1934 foi dia de festa para o Porto de Setúbal. A inauguração de obras de vulto contou com a presença do Presidente da República, Oscar Carmona. O recheado programa incluiu regatas, um "Setúbal de Honra", festas populares e até uma tourada de gala. As obras do porto foram adjudicadas em 27 de Junho de 1930 à Hojgaard & Schultz, de Copenhaga, com a colaboração para os trabalhos de dragagem da Van den Bosch & De Vries, de Ultrecht.
![]() |
JUNHO DE 1901
Rei D. Carlos iniciava visita à Madeira
A 22 de Junho de 1901, o Rei D. Carlos e a sua comitiva iniciavam visita à Madeira. O monarca esteve na ilha até dia 24, rumando depois aos Açores.
Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Percorreram a Madeira e todas as ilhas dos Açores. Rezam as crónicas que foram recebidos com grande entusiasmo, organizando-se várias festas em homenagem dos reis.
![]() |
1901
Rei D. Carlos despede-se da Madeira, para rumar aos Açores
Depois de uma curta estadia na Madeira, o Rei D. Carlos e a sua comitiva partem, a 24 de Junho de 1901, rumo aos Açores. Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Jornada histórica, em muitos sentidos, também pelo facto de tudo indicar que as primeiras filmagens feitas nos Açores ocorrem com a visita ao arquipélago do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Reinaldo Oudinot por Aveiro, Póvoa do Varzim e Funchal
A ideia de construção da Barra de Aveiro surgiu pelo facto de, noutros tempos, os rigorosos Invernos degradarem a Barra de Aveiro com areia, afectando os campos e salinas tornando-os em pântanos levando à decadência da economia da região, uma vez que da Barra dependiam o sal, a pesca na ria, o tráfego comercial, o movimento da frota bacalhoeira e, em tempos mais remotos, a apanha do moliço.
Em 1802, o Coronel Engenheiro Reinaldo Oudinot e o Capitão Engenheiro Luís Gomes de Carvalho, foram encarregados de elaborar um plano para a criação de uma nova Barra. Os planos foram feitos e aprovados ainda nesse mesmo ano.