Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
O Nome do Barco
Antigamente, e numa altura em que navegar era mais do que uma simples aventura, os nomes estavam de alguma forma ligados a santos, invocando deste modo a sua protecção. Por exemplo a frota de Vasco da Gama era composta entre outros pelas naus S.GABRIEL e S.RAFAEL. As naus e galeões da carreira da Índia, durante os séc.XVI e XVII tinham na sua esmagadora maioria nomes de santos.
Ainda hoje alguns barcos de pesca mantêm essa tradição e nomes como JESUS, NOSSA SENHORA, S.JOÃO, VALHA ME DEUS ou similares são muito usuais nesse meio. Nomes de mulheres ou relacionados com a família também são muito comuns e podemos encontrar ANA MARIA ou NOVE IRMÃOS nos costados das suas embarcações. Os pescadores têm ainda uma notável particularidade. É que os nomes em que tenho reparado são todos em português!
A nossa Marinha de Guerra tem por tradição lembrar os nossos grandes navegadores e exploradores. VASCO DA GAMA, CORTE-REAL, são exemplos disso. Aos submarinos são atribuídos nomes de peixes, ou similares, como BARRACUDA e DELFIM. Os navios da Escola Naval são baptizados com nomes de astros. O VEGA, o POLAR e o saudoso SIRIUS.