Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O Nome do Barco

Antigamente, e numa altura em que navegar era mais do que uma simples aventura, os nomes estavam de alguma forma ligados a santos, invocando deste modo a sua protecção. Por exemplo a frota de Vasco da Gama era composta entre outros pelas naus S.GABRIEL e S.RAFAEL. As naus e galeões da carreira da Índia, durante os séc.XVI e XVII tinham na sua esmagadora maioria nomes de santos.

Ainda hoje alguns barcos de pesca mantêm essa tradição e nomes como JESUS, NOSSA SENHORA, S.JOÃO, VALHA ME DEUS ou similares são muito usuais nesse meio. Nomes de mulheres ou relacionados com a família também são muito comuns e podemos encontrar ANA MARIA ou NOVE IRMÃOS nos costados das suas embarcações. Os pescadores têm ainda uma notável particularidade. É que os nomes em que tenho reparado são todos em português!

A nossa Marinha de Guerra tem por tradição lembrar os nossos grandes navegadores e exploradores. VASCO DA GAMA, CORTE-REAL, são exemplos disso. Aos submarinos são atribuídos nomes de peixes, ou similares, como BARRACUDA e DELFIM. Os navios da Escola Naval são baptizados com nomes de astros. O VEGA, o POLAR e o saudoso SIRIUS.

para ler na íntegra aqui