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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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7 DE MAIO DE 1915

Torpedo afunda transatlântico «Lusitânia»

O transatlântico Lusitânia afundou na costa da Irlanda torpedeado por um submarino alemão no dia 7 de Maio de 1915, uma semana após partir de Nova York com destino a Liverpool, transportando 1.198 passageiros. O episódio, descrito na época como o maior crime militar da história, despertou protestos e fez com que os Estados Unidos se envolvessem na Primeira Guerra Mundial.

Do Titanic ao Lusitânia

No dia lº de Maio de 1915, o mais rápido e maior vapor depois do afundamento do Titanic, o Lusitânia, verdadeiro hotel de luxo flutuante, zarpou de Nova York para Liverpool, na costa oeste da Inglaterra. A Primeira Guerra Mundial já tinha começado e os submarinos alemães mostravam o seu poderio e a sua determinação de afundar os navios ingleses e aliados que se aproximassem da Europa. A própria embaixada alemã fez publicar em vários jornais americanos um anúncio sobre este risco.

O comportamento no Titanic e no Lusitania

Os registos históricos sobre dois naufrágios acontecidos há cem anos, envolvendo os transatlânticos Titanic e Lusitania, ofereceram aos pesquisadores novas percepções sobre como funcionam o egoísmo e o altruísmo humanos. Num dos navios, ao que parece, os homens pensaram apenas em si mesmos; no outro, muitos deles optaram por ajudar primeiro as mulheres e crianças. E o motivo para essa distinção nas reacções foi um só, constataram os pesquisadores: o tempo.

1910

A rádio ajuda a apanhar tenebroso assassino em alto mar

A rádio era uma invenção assombrosa e recente há 100 anos, mas já era usada há meia década como meio de comunicação de longa distância em alto mar. Foi a rádio a principal responsável pela captura do Dr. Hawley Harvey Crippen e da sua amante, que tentavam realizar uma discreta fuga para a América. No seu plano de fuga, Crippen não contava com o avanço tecnológico.

CONHECIDO COMO «O TITANIC DOS POBRES»

Valbanera, o Titanic espanhol que permanece no esquecimento

Sete anos depois do naufrágio do Titanic, o barco a vapor Valbanera afundou em uma região de Florida Keys, nos Estados Unidos, com quase 500 emigrantes espanhóis a bordo, numa das maiores catástrofes da marinha mercante espanhola que permanece no esquecimento.
O naufrágio do Valbanera, denominado o 'Titanic dos pobres', que durante anos cobriu a linha regular Espanha-Cuba, é um dos capítulos mais negros da história da emigração espanhola.

1920

O posto radiotelefónico do Arsenal falou ontem com o «yacht» «Electra», a bordo do qual viaja o célebre inventor da T.S.F., Marconi

"O posto radiotelefónico do Arsenal falou ontem com o «yacht» «Electra», a bordo do qual viaja o célebre inventor da T.S.F., Marconi, navio esse que se encontrava a 270 quilómetros de distância. O posto do Arsenal é dos mais pequenos mas isso não obstou a que se ouvisse muito claramente a voz dos operadores.
O «yacht» «Electra» chega hoje às 9 horas ao Tejo.
Às 11 horas, S.Exa. o ministro de Itália irá a bordo, embarcando no Arsenal num vapor cedido pelo sr. ministro da marinha.

Milionário encomenda nova versão do Titanic

Clive Palmer, um dos homens mais ricos da Austrália, entregou a uma empresa chinesa o projecto de construção de uma nova versão do Titanic, cuja primeira viagem está agendada para 2016, entre Inglaterra e Nova Iorque.

Palmer, um empresário do sector mineiro, anunciou que a empresa estatal chinesa CSC Jinling Shipyard vai construir o Titanic II exatamente com as mesmas dimensões do navio de cruzeiro original, incluindo 840 quartos e nove "decks".

PEDRO LAURET

A Marinha no 25 de Abril de 1974: antecendentes

Divulgamos powerpoint de suporte à comunicação de Pedro Lauret subordinada ao tema "A Marinha no 25 de Abril de 1974: antecendentes".

O 25 de Abril de 1974 na fragata «Almirante Gago Coutinho»

Quando o navio passa sob a ponte, integrado já na formatura da força naval internacional, são recebidas ordens a bordo, provenientes do Estado-maior da Armada, para o navio sair da formatura e se colocar em frente do Terreiro do Paço.
Fernando Luís Caldeira Ferreira dos Santos, imediato do navio, na asa da ponte de estibordo, ao visualizar os tanques no Terreiro do Paço informou o comandante do navio que "se nos mandassem abrir fogo, era uma grande bronca, pois havia um comprometimento da Marinha para com o Movimento de Neutralidade Activa". A esta posição a postura assumida pelo então comandante do navio foi de concordância.

A NATO no 25 de Abril de 1974

O exercício NATO denominado «Dawn Patrol» deveria ter início a 25 de Abril de 1974, com a participação de uma fragata portuguesa do tipo Dealey, o NRP Gago Coutinho. A força da NATO tinha-se junto em Lisboa para uma estada de dois dias e entre os navios da força estavam fragatas e contra-torpedeiros da Marinha Real do Canadá.
Muitas das fotos tiradas ao rio Tejo para ilustrar a acção da fragata Gago Coutinho, são na realidade fotos onde se vêem navios da força da NATO, nomeadamente o contratorpedeiro Huron.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 26 DE ABRIL DE 1988

Naufrágio do Reijin

26 de Abril de 1988 - Chegado a Leixões após viagem directa desde Nagóia, no Japão, o navio descarregou 334 carros, dum total de 5.770 automóveis que se encontravam a bordo. À saída para Vigo, porto definido como escala seguinte e à entrada em mar aberto, sujeito à ondulação, o navio adorna agora por bombordo, ficando desgovernado e incapacitado de recuperar o rumo e o reposicionamento.

Especialistas consideram navios modernos menos seguros que o Titanic

Peritos náuticos constatam que grandes embarcações actuais são menos estáveis e bem construídas do que o lendário transatlântico; medidas de segurança que chocam com interesses económicos das companhias.

TITANIC

Um resgate heróico

Entrou em cena, então, o capitão Arthur Rostron. Com destreza e presença de espírito que talvez tenham faltado aos superiores no navio da White Star Line, o timoneiro britânico, antes mesmo de localizar o Titanic, confiou à sua tripulação uma lista de 23 tarefas a fim de preparar o Carpathia para um eventual procedimento de resgate dos possíveis sobreviventes do naufrágio.

TITANIC

Um mergulho nas causas

No dia 16, quando ainda não se sabia ao certo a extensão da tragédia no oceano, o político americano Willian Alden Smith, senador republicano do estado de Michigan, consultou um dos assessores do presidente William Taft para saber se o comandante-em-chefe pretendia tomar alguma providência em relação ao ocorrido. Como a resposta fosse negativa, Smith, na manhã seguinte, levou ao Senado uma proposta para que o Comitê de Comércio da Casa investigasse o desastre, obtendo autoridade para distribuir intimações a todas as testemunhas que pudessem fornecer alguma informação relevantes ao caso. O projecto foi aprovado sem oposição, e Smith ganhou a nomeação para a presidência de um subcomitê formado por sete senadores para esquadrinhar a tragédia.

TITANIC - TIMELINE - 19 DE ABRIL A 6 DE MAIO

Prosseguem as buscas, com uma greve pelo meio

19 de Abril É iniciado o inquérito pelo Senado dos Estados Unidos sobre o desastre. O Senador William A. Smith preside. São ouvidas 82 testemunhas.

22 de Abril O Minia junta-se ao Mackay-Bennet na busca de corpos.

TITANIC TIMELIME

18 de Abril de 2012 - A dor de quem fica

Desinformação e apreensão marcaram a espera das famílias das vítimas do naufrágio. A chegada do Carpathia com os sobreviventes - pouco mais de 700 - parou Nova York.
Se o marinheiro britânico Harold Cottam tivesse decidido ir para a cama alguns minutos antes, provavelmente o mundo estaria chorando a maior tragédia marítima da história, um desastre de proporções homéricas, que teria vitimado mais de 2.000 pessoas.
 

CONSPIRAÇÃO TITANIC

O navio que nunca veio a pique!

Afinal não afundou. Foi o sósia, o irmão gémeo, o Olympic. Delírio total? Por certo, mas com um fundamento: "Para a Titanic Historical Society, a suposta conspiração surgiu por um erro da imprensa. Como existiam poucas fotografias do Titanic, os jornais ilustravam as matérias sobre o desastre com imagens do Olympic. Não teria demorado para alguém considerar o erro um complot".

TITANIC

Três cães sobreviveram ao naufrágio

No "Titanic" seguiam doze cães. Três deles sobreviveram ao terrível naufrágio. E há a estória de Ann Elizabet Isham, que preferiu morrer abraçada ao seu cão em vez de o abandonar.

TITANIC TIMELIME - 18 DE ABRIL

Carphatia chega a Nova Iorque com os sobreviventes

18 de Abril, 21:00 O Carpathia e os sobreviventes do Titanic chegam a Nova Iorque. Passa pela Estátua da Liberdade, 10.000 pessoas aguardando com ansiedade. Passa depois pelo cais 45 da Cunard, seguindo rio acima rumo ao cais da White Star; descem os botes do Titanic. Regressa ao cai da Cunard para que os sobreviventes desçam. Dezenas de repórteres aguardam por notícias.

100 anos depois, o mundo homenageia as vítimas do Titanic

Flores lançadas à água gelada na qual repousa o Titanic, a inauguração de um monumento na Irlanda (onde o navio foi construído), uma cerimónia no Canadá, onde estão enterradas as vítimas da tragédia: cem anos depois da catástrofe, o drama foi recordado nos dois lados do Atlântico e em alto mar.

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