Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO - 1934
Carreira entre o Porto de Aveiro e as ilhas
Carta de Daniel da Silva, proprietário do Lugre Ilda, que efetua a carreira entre o Porto de Aveiro e as ilhas, enviada à Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro, dando conta dos elevados custos das taxas de reboque praticados pelas empresas de rebocadores do Porto de Aveiro, em comparação com os valores praticados nos outros portos nacionais, e participando a falta de cumprimento dos serviços contratados com o Rebocador Furão - Angra do Heroísmo, em 30 de Junho de 1934
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13 DE AGOSTO DE 1934
Encalhe do Lugre «Ilda» na Barra de Aveiro
O lugre «Ilda» perdeu-se, por encalhe na barra de Aveiro, na manhã de 13 de Agosto de 1934, quando seguia para o arquipélago dos Açores com um carregamento de sal da ria. A sua perda (num banco de areia situado a sul do farol) foi considerada total, pelo facto de se terem revelado infrutíferas todas as tentativas para o safar. Nomeadamente aquelas que incluíram a participação do rebocador «Vouga».
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3 DE FEVEREIRO DE 1488
Bartolomeu Dias chega à Baía de Mossel
…Como lhes pareceram hostis, os navegadores continuaram para leste, entrando numa baía a que puseram o nome de Aguada de S. Brás, por ser dia 3 de Fevereiro, onde desembarcaram e se abasteceram de água fresca. É a actual Mossel Bay (Baía dos Mexilhões). Sem se aperceberem disso, tinham dobrado a África.
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O Sino de Mergulho
Os sinos de mergulho constituem o primeiro equipamento de mergulho mecânico a ser desenvolvido (entre os séculos XVI e XVII). Nada mais eram que câmaras rígidas lastreadas para se manterem com a boca para baixo e com flutuabilidade negativa, afundando mesmo quando cheios de ar.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 23.12.1822
Nasce Wilhelm Bauer
Wilhelm Bauer foi um engenheiro e inventor alemão. Construiu diversos submarinos sem motor, accionados manualmente. O submarino Brandtauscheur, de sua autoria, contava com a originalidade de manter a estabilidade a navegar em imersão, uma característica que não era fácil de obter.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO
Incitar à greve dava prisão
Cópia do ofício n.º 131, do Engenheiro-Diretor, Francisco Perdigão dirigido ao Diretor Geral dos Serviços Hidráulicos, em Lisboa, após reunião com Governador Civil do Distrito e o Delegado do Instituto Nacional do Trabalho, informando sobre a decisão de “manter as determinações que estavam feitas” e do aviso feito ao pessoal sobre o despedimento dos que não voltassem ao trabalho e envio sob prisão à presença do Governador Civil dos que incitassem à greve. - Secretaria da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro, em 17 de Março de 1944
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O ENGENHEIRO QUE REVOLUCIONOU OS CONTENTORES
Keith Walton Tantlinger morreu aos 92 anos, a 27 de Agosto de 2011
É verdade que os contentores já eram usados para o transporte marítimo no século XIX, mas foi Keith Walton Tantlinger que, há seis décadas atrás, em conjunto com Malcom McLean, concebeu as adaptações necessárias à sua vulgarização. Não os inventou, mas tornou-os comercialmente viáveis. Há quem o alcandore ao topo dos que contribuíram para a globalização do planeta. Morreu como sempre viveu, longe das luzes da ribalta, apesar do registo de 79 patentes nos Estados Unidos.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO
Os punhos à cara, tudo isto diante do pessoal
O Eng. Fernandes questionou a situação e não satisfeito com a resposta manda calar o guarda ao mesmo tempo que lhe mete "os punhos à cara, tudo isto diante do pessoal". Testemunharam o facto o dragador Augusto André e os trabalhadores João da Rocha, António Carapelho, Maria Vidreiro e Lionilde Vidreiro.
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Farol do Cabo Espichel
Torre hexagonal de alvenaria e edifícios anexos, localiza-se no cabo do mesmo nome, em Sesimbra.
Há notícias de que já em 1430 a irmandade de N.S.ª do Cabo tinha instalado um farolim predecessor do actual farol.
O farol foi erguido no Cabo Espichel porque, segundo uma lenda, um habitante de Alcabideche viu, em 1410, uma estrela muito brilhante sobre o Cabo, que se acreditou ser uma aparição de Nossa Senhora do Cabo a acalmar o temporal e a iluminar o oceano.
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Lendas de Nossa Senhora do Cabo Espichel
«No mar Oceano, para a parte do meio dia a sul da Corte, e Cidade de Lisboa, mete a terra hua ponta, ou despenhada rocha, a que os navegantes chamam o "Cabo de Espichel", e os antigos chamaram Promontório Barbárico (…) Neste sítio sobre a rocha se vê ao presente rua Ermidinha, que se edificou para memória, a que chamam o Miradouro; é tradição constante, que apparecera a imagem de nossa Senhora que por ser vista naquela rocha, a que chamão Cabo, a denominàrão com este título." E passa a identificar os autores da descoberta: "Os venturosos", e os que primeiro descubriram este rico tesouro, foram alguns homens da Caparica, que iam aquela serra a cortar lenha; e daqui teve principio serem eles os primeiros também, que a festejassem. Por esta causa vão todos os anos com o seu sirio a solemnizar a sua festa em o primeiro Domingo de Junho (…). ”
— Frei Agostinho de Santa Maria, »
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO
Bico calado!
Alertados pelo polícia para se calarem, uma vez que só era permitida conversa sobre assuntos de serviço, os barqueiros ripostaram a repreensão com uma atitude de falta de respeito afirmando que a sua tarefa era feita por viagem e ao dia. À margem da participação, no canto superior esquerdo, encontra-se o despacho de Francisco Homem Christo a ordenar o seu despedimento imediato e a impossibilitar que viessem a ser admitidos em outros serviços.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO
Desapareceu a tabuleta
Segundo averiguações a placa informativa ainda se encontrava no local pelas 11h da noite como comprovou o cantoneiro n.º 2, Joaquim Barbosa. Foi identificado como suspeito do furto o grupo que passou no local durante a noite vindo da Taberna do Forte da Barra: Manuel José Pinho reis, casado, banheiro e residente no Farol; Manuel Gandarinho, casado, Padeiro, residente na freguesia da Gafanha da Nazaré e João Casqueira, solteiro, padeiro, residente na Gafanha do Carmo.
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Farol do Cabo Sardão
A instalação de um farol no Cabo Sardão fazia parte das propostas incluídas no projecto de Pereira da Silva, que em 1866 elaborou o mais antigo plano de farolagem. O Plano Geral de Alumiamento e Balizagem aprovado em 1883 propunha a instalação no Cabo Sardão de um farol de 2ª ordem, de luz distribuída em grupos de 2 clarões, sendo um branco e outro vermelho, correspondendo-lhe os alcances luminosos de 24 milhas em estado médio e 11 milhas em estado médio e 11 milhas em estado brumoso.
De facto, o farol não chegaria a ser edificado a não ser depois da entrada em funcionamento da Comissão nomeada em 1902.
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BALEAÇÃO EM PORTUGAL
Estudo desvenda informações desconhecidas
Parece ter ocorrido um pico de aproveitamento de baleias arrojadas na costa portuguesa entre 1201 e 1728, com especial referência para as zonas da Atouguia da Baleia, Baleal, Ericeira, Sesimbra, Setúbal e costa algarvia, entre os séculos XIII e XIV e os registos encontrados são contemporâneos aos registos bascos (Golfo da Biscaia) o que indica que o desenvolvimento da actividade de captura e uso de cetáceos na nossa costa é coeva com a baleação basca amplamente conhecida.
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ANTÓNIO NOBRE NASCEU A 16 DE AGOSTO DE 1867
O poeta que construiu um castelo de fantasia na praia da Boa Nova
O autor do "livro mais triste que há" levava, em Leça, uma vida despreocupada, integrando um grupo de rapazes que se entretinha, entre outras coisas, a tocar os sinos para arreliar o sacristão da capela de Santa Catarina, fugindo depois para a praia. Podemos vislumbrar escândalos maiores quando na "Carta a Manuel" o escritor lembra os "banhos em pelote/Quando íamos nadar, à Ponte de Tavares!": talvez estejamos na presença de um precursor do nudismo em Portugal.
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REVISTA «ILUSTRAÇÃO», 16 DE MARÇO DE 1926
Não comprem sem nos consultar
Onde se publicitam as virtudes do combustível da conchinha, e de uma festa dos barcos de pesca da Terra Nova, em Saint-Malo...
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REVISTA «ILUSTRAÇÃO», 16 DE MARÇO DE 1926
Defeito das praias do Algarve: estarem ainda pouco menos que desconhecidas…
O Algarve, de maravilhosa luz que é um dilúvio de ouro e onde a temperatura mesmo no inverno iguala em suavidade a da própria primavera noutras terras, apresenta o seu litoral semeado de lindas praias, que padecem de um único defeito: estarem ainda pouco menos que desconhecidas.
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FAROL DO PENEDO DA SAUDADE
Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic
O farol do Penedo da Saudade localiza-se na estrada junto à costa, cerca de 800 metros a Norte de São Pedro de Moel, freguesia e concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria. Trata-se de uma torre quadrangular de cantaria, com edifício anexo revestido a azulejos cor castanho avermelhado e farolim vermelho. Tem 32 metros de altura.
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10 DE AGOSTO DE 1628
«VASA» afunda no lançamento à água
O Vasa, da Suécia, foi o maior e mais poderoso navio da sua época. Mas transformou-se num fiasco ao afundar assim que foi lançado à água, a 10 de Agosto de 1628. Resgatado e preservado num museu ultramoderno, em Estocolmo, trouxe à tona um pedaço intacto dos costumes do século XVII.
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12 DE AGOSTO DE 2000
Tragédia do submarino KURSK provoca 118 mortos
A 12 de Agosto de 2000, o submarino nuclear russo Kursk foi atingido por duas explosões enquanto fazia uma série de exercícios militares no Mar de Barents, ao norte da Rússia e da Noruega. O impacto foi tão grande que houve registos em sismógrafos do norte da Europa. O submarino foi invadido por chamas, o que matou a maioria dos seus 118 tripulantes. Pelo menos 23 marinheiros conseguiram refugiar-se num compartimento, mas viriam a morrer mais tarde.