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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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REVISTA «ILUSTRAÇÃO», 16 DE MARÇO DE 1926

Defeito das praias do Algarve: estarem ainda pouco menos que desconhecidas…

O Algarve, de maravilhosa luz que é um dilúvio de ouro e onde a temperatura mesmo no inverno iguala em suavidade a da própria primavera noutras terras, apresenta o seu litoral semeado de lindas praias, que padecem de um único defeito: estarem ainda pouco menos que desconhecidas.

FAROL DO PENEDO DA SAUDADE

Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic

O farol do Penedo da Saudade localiza-se na estrada junto à costa, cerca de 800 metros a Norte de São Pedro de Moel, freguesia e concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria. Trata-se de uma torre quadrangular de cantaria, com edifício anexo revestido a azulejos cor castanho avermelhado e farolim vermelho. Tem 32 metros de altura.
 

10 DE AGOSTO DE 1628

«VASA» afunda no lançamento à água

O Vasa, da Suécia, foi o maior e mais poderoso navio da sua época. Mas transformou-se num fiasco ao afundar assim que foi lançado à água, a 10 de Agosto de 1628. Resgatado e preservado num museu ultramoderno, em Estocolmo, trouxe à tona um pedaço intacto dos costumes do século XVII.
 

12 DE AGOSTO DE 2000

Tragédia do submarino KURSK provoca 118 mortos

A 12 de Agosto de 2000, o submarino nuclear russo Kursk foi atingido por duas explosões enquanto fazia uma série de exercícios militares no Mar de Barents, ao norte da Rússia e da Noruega. O impacto foi tão grande que houve registos em sismógrafos do norte da Europa. O submarino foi invadido por chamas, o que matou a maioria dos seus 118 tripulantes. Pelo menos 23 marinheiros conseguiram refugiar-se num compartimento, mas viriam a morrer mais tarde.

O inferno é água salgada

Sem fama nem alarido. Assim morreu há dias o último sobrevivente do maior naufrágio pesqueiro de que há memória em Portugal. Há 65 anos, o mar zangou-se em Leixões e atirou quatro traineiras ao fundo, levando consigo 152 pescadores.
Seis homens conseguiram nadar até terra, outros cem não sabem como se safaram. Memórias de uma noite danada.

9 DE AGOSTO DE 1970

Recordando o encalhe do navio-motor «Ilha de Porto Santo» em Aveiro

A 09/08/1970, durante a manhã, forte nevoeiro pairou sobre a zona da Ria de Aveiro, nomeadamente em toda a área portuária. Tal motivo causou alguns transtornos à navegação, particularmente ao navio-motor Português ILHA DE PORTO SANTO, ex FUNCHALENSE, carregado de bananas, proveniente do Funchal, que encalhou no canal da Ria, defronte de São Jacinto, quando rumava à Gafanha.

REVISTA «ILUSTRAÇÃO», 1 DE SETEMBRO DE 1926

A Sedução da Praia - São todas noivas do mar – sultão insaciável!

A sedução da praia começa a luzir em promessa com as fogueiras bailadoras do S. João, e queima-se, estertoriza, no magusto de Todos-os-Santos.
Vive, portanto, luminosamente, ao maior chispar do sol, entre as chamas festivas que celebram o prenúncio do calor e as que anunciam, estalidantes de castanhas, a chegada do inverno.

8 DE JULHO DE 1832 - DESEMBARQUE DO MINDELO NA PRAIA DA MEMÓRIA

«Soldados! Aquelas praias são as do malfadado Portugal» - incitava D. Pedro

Ao anoitecer do dia 7 de Julho de 1832 instalou-se o pânico entre as forças militares e as autoridades absolutistas do Porto: a esquadra liberal estava à vista, para grande surpresa dos miguelistas que nunca haviam previsto uma invasão por este ponto do país. No entanto, D. Pedro avançou com a sua armada em direcção a Vila do Conde, local onde planeara o desembarque.
Na manhã de 8 de julho foi enviado a terra, para parlamentar com as forças militares aí estacionadas, o major Bernardo de Sá Nogueira - futuro marquês de Sá da Bandeira. As negociações foram, no entanto, completamente estéreis, tendo aquele emissário sido recebido com ameaças de fuzilamento. Frustradas, pois, que foram estas tentativas de desembarque pacífico, foi decidido efectuá-lo em pé-de-guerra.
 

Ponte 25 de Abril inaugurada a 6 de Agosto de 1966

A 5 de Novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo foi inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas. O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, sem ajustes à inflação, a perto de 11 milhões de euros.

 

PONTE 25 DE ABRIL

Publicamos vários vídeos do dia da inauguração

Recordamos, em vídeo, alguns dos momentos da inauguração da Ponte Salazar (assim denominada até à revolução dos cravos), hoje Ponte 25 de Abril.
Inauguração a 6 de Agosto de 1966.
Para além de um vídeo de 20 minutos, produzido pela Tóbis e dirigido por Leitão de Barros, reproduzimos a alocução de Américo Tomás no acto solene, dando “graças a Deus” pela empreitada ter chegado a bom porto, “declarando aberta ao tráfego e posta ao serviço da Nação a Ponte Salazar”.
 

PONTE SOBRE O TEJO | 05.11.1962

As propostas de construção de uma ponte para unir as duas margens do rio Tejo remontam aos finais do século XIX. Várias propostas foram feitas por inúmeros engenheiros. O assunto foi debatido no parlamento e foram nomeadas comissões para estudar as propostas em 1933 e em 1953.
Em 1959 foi aberto um concurso público internacional, para que fossem apresentadas propostas para a construção. Após a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu em 1960, a obra foi adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção.
 

PONTE SOBRE O TEJO

Quinta maior ponte suspensa do mundo

A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América.

PONTE SOBRE O TEJO

Aspiração quase secular

O atravessamento contínuo do rio Tejo na área urbana da capital, uma aspiração quase secular, foi traduzido em termos técnicos, e pela primeira vez, pelo Eng.º Miguel Pais que propôs em 1876, em desenho, uma ponte entre o Grilo e o Montijo.
Esta proposta contemplava uma solução mista para os tráfegos rodoviário e ferroviário, de tabuleiro duplo e com setenta e seis tramos, dos quais setenta e quatro tinham 60 m de vão e os dois extremos, 48 m.
Apesar do grande apoio que colheu nos meios técnicos, na opinião pública e em departamentos oficiais, este projecto não teve seguimento, tendo surgido ao longo dos anos outras ideias para a ligação da capital à margem Sul.

Farol de S. Vicente

Actualmente, o Farol situa-se no promontório do Cabo de S. Vicente, a 86 metros de altitude e 28 de altura.
Já há muito tempo, no início do século XVI, existira na mesma zona um pequeno farol que fazia parte do ali erguido Convento do Corvo, e onde presumidamente estariam as relíquias do santo que deu nome ao local. Apesar de estar fortificado desde 1508, esse convento foi várias vezes assaltado, pelo que o seu farol foi alvo de sucessivos trabalhos de restauração.

REVISTA ILUSTRAÇÃO, 16 DE SETEMBRO DE 1926

As nossas praias

A revista “Ilustração” de 16 de Setembro de 1926 dava honras de capa à rubrica “As Nossas Praias”, reportagem fotográfica que se estendia por seis páginas, no interior. Imagens fantásticas, textos deliciosos, viagem pelas praias da Figueira da Foz, “Estoris”e Praia da Rocha. Como brinde, “scenas de Deauville, praia francesa de concorrência cosmopolita”.

ATÉ 6 DE AGOSTO, EM ÍLHAVO

Mostra iconográfica e documental a bordo do Creoula

Até 6 de agosto, está patente em Ílhavo uma mostra iconográfica e documental a bordo do NTM Creoula, a assinalar os 75 anos de existência e 25 como Navio de Treino de Mar entregue à Marinha.
Além do espólio exposto, é possível visualizar filmes e vídeos sobre a sua atividade antes e depois de ser entregue à Marinha. O Navio está aberto a visitas guiadas. Lançado à água em 1937, o lugre Creoula dedicou as primeiras dezenas de anos da sua vida à pesca do bacalhau, nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

O n/m PORTO em Viana

Navio de carga geral e passageiros PORTO fotografado em 1967 na doca dos estaleiros de Viana do Castelo, onde foi construído em 1966-67 por encomenda da Companhia Colonial de Navegação para a carreira de África.
Construído com assistência técnica do estaleiro belga Cockerill, o PORTO foi uma realização importante da nossa indústria naval na década de 1960 e provou ser um belíssimo navio.

AUTOR DE «MOBY DICK»

Herman Melville nasceu a 1 de Agosto de 1819

Herman Melville (1 de Agosto de 1819, Nova York, — 28 de Setembro de 1891, Nova York, EUA) foi um escritor, poeta e ensaísta estadunidense. Embora tenha obtido grande sucesso no início da sua carreira, a sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que a sua obra mais importante, o romance Moby Dick, alcançaria no século XX. O livro, dividido em três volumes, foi publicado em 1851 com o título "A Baleia" e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.

Na pista dos baleeiros açorianos de Moby Dick

Evocando a obra-prima de Herman Melville, o "Diário de Notícias" atravessou o Atlântico para seguir a pista dos baleeiros que o escritor imortalizou e descobriu uma odisseia sobre a chegada dos portugueses à América.

ESTE SÁBADO, 28 DE JULHO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO 2012

Visite o Farol de Leça

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva no Verão - 2012”. As actividades consistem em palestras e visitas abertas ao público em geral, aos fins-de-semana.
As palestras têm início às 18:00, em Julho e Agosto, e às 17:45 em Setembro.
Destacamos o Farol de Leça, um dos que pode ser visitado este sábado, 28 de Julho, a par dos faróis do Penedo da Saudade, Farol de Aveiro, Farol do Cabo da Roca e Farol de S. Vicente.

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