Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Porto do Funchal recebe 8 escalas e 20 mil pessoas na semana de Páscoa
Tal como refere a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), em comunicado de imprensa, “é uma semana em que todos os dias, haverá um navio em porto”.
Prevê-se que nestas 8 escalas sejam movimentadas cerca de 20 mil pessoas.
MSC Foundation esteve na Monaco Ocean Week para falar da conservação dos oceanos
A MSC Foundation associou-se à IUCN pela segunda vez na Monaco Ocean Week, a 19 de Março, para co-organizar, com a Fundação Velux e a Filantropia Cortes Solari, uma discussão com várias partes interessadas sobre a concretização do potencial da filantropia para a conservação dos oceanos.
Na sequência dos comentários de abertura realizados pelo Principe Alberto II do Mónaco, sobre a temática dos desafios locais de importância nacional, a MSC Foundation expôs os seus compromissos para com a restauração e conservação dos recifes de coral nas Bahamas no âmbito do seu Programa Super Coral. A Diretora Executiva Daniela Picco sublinhou o valor dos seus parceiros institucionais, académicos e do MSC Group e o investimento a longo prazo em estudos científicos e de investigação sólidos para estabelecer o viveiro de coral elkhorn que se encontra seriamente em risco de extinção. A taxa de sobrevivência de 100% destes fragmentos de coral após uma onda de calor marinho nas Bahamas no Verão de 2023 é um sinal promissor de resiliência térmica, dando esperança aos recifes de coral na região.
Porto do Funchal com dois navios, um que se despede esta quarta-feira e outro em turnaround total
No Porto do Funchal estiveram acostados nesta terça-feira os navios Azura, que fez a última escala,desta época na Madeira, e o Corinthian, que fez um turnaround total, envolvendo 87 desembarques e 91 embarques.
Os dois navios movimentaram um total de 4 307 pessoas, sendo que 3 101 eram passageiros.
O Corinthian fez o segundo turnaround total desta época.
Porto do Funchal com dois navios que trouxeram mais de 12 mil pessoas
O Porto do Funchal recebeu esta segunda-feira os navios de cruzeiro AIDAcosma e Sky Princess, que trouxeram à Madeira 12 477 pessoas, das quais, 9 690 foram passageiros.
O Sky Princess atravessou o Atlântico desde Fort Lauderdale, num cruzeiro designado de 16 noites marroquinas e ibéricas.
O AIDAcosma está a efetuar mais um cruzeiro de 07 noites no itinerário da CAI, Cruise Atlantic Islands.
FROTA DA MSC CRUZEIROS REFORÇADA COM LIGAÇÃO STARLINK
Dois terços dos navios da MSC Cruzeiros estão agora equipados com ligação a bordo Starlink da Space X e o programa de implementação da frota estará concluído até Maio de 2024.
A solução de baixa órbita terrestre está atualmente a fornecer velocidades de internet mais rápidas, wi-fi melhorado em camarotes e espaços públicos, níveis de latência reduzidos e custos operacionais mais baixos para 15 dos 22 navios da frota da Companhia, após testes de largura de banda e tráfego de dados em 2022.
Presidente da APRAM, S.A. defende em reunião internacional o potencial da Macaronésia no mercado de cruzeiros
A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., defendeu na CLIA Cruise WeeK Innovation Expo que decorreu de 11 a 14 deste mês, em Génova, que os cerca de 40 novos navios que estão projectados e em construção até 2028, poderão ser uma oportunidade para incrementar mais escalas na região da Macaronésia e esbater a sazonalidade no Porto do Funchal.
FUNCHAL
Entidades locais deram as boas-vindas ao «Viking Mars»
O comandante do “Vikilng Mars” o sueco Christian Aalbers, recebeu, a bordo, um grupo de entidades que deu as boas-vindas a este navio que fez escala pela primeira vez, no Porto do Funchal.
A vogal do Conselho de Administração da APRAM, Isabel Figueiroa, uma das entidades da comunidade portuária e marítima que esteve presente na habitual cerimónia de troca de placas, entregou um certificado de nomeação do comandante Christian Aalbers como embaixador deste destino, além de alguns presentes promocionais da região.
Porto do Funchal com movimento de 10.784 pessoas resultante dos três navios
Estiveram, esta terça-feira, atracados no Funchal três navios de cruzeiro, entre os quais figura um estreante, ‘Viking Mars’.
Este último trouxe a bordo 887 passageiros e 461 tripulantes, perfazendo o total de 1.348 pessoas.
«AIDAdiva» em Ponta Delgada com 2 mil passageiros
Depois de já ter recebido as escalas do AIDAmar e do AIDAluna, o terminal de cruzeiros das Portas do Mar, em Ponta Delgada, recebeu esta terça-feira a escala do AIDAdiva, da operadora alemã Aida Cruises.
Esta escala está inserida num roteiro transatlântico de 19 noites, iniciado em La Romana, na Martinica, no passado dia 2, e a cidade alemã de Hamburg, onde chegará no próximo dia 21.
COM ÁUDIO
Governo Regional vai injectar 16,9 milhões de euros na APRAM
O Governo Regional vai injectar 16 milhões e 900 mil euros na Administração dos Portos da Região a título de prestação acessória. Em causa está o pagamento de dívidas contraídas pela APRAM entre 2000 e 2011.
Cruise Week Europe decorre em Génova até 14 de Março
Ministros europeus, líderes mundiais das companhias de cruzeiro e altos representantes de instituições internacionais estão reunidos em Génova, na Itália, até 14 de março, para a Cruise Week Europe, que este ano conta com a primeira Innovation Expo da CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros.
Porto do Funchal recebeu mais de 6500 pessoas
O Porto do Funchal recebeu dois navios da rota da CAI, Cruise Atlantic Islands, o Marella Explorer e o Mein Schiff 1.
Os dois navios, que estão a cumprir itinerários de 07 noites pelas ilhas da Madeira e Canárias estão a movimentar um total de 6 584 pessoas, das quais 4 766 são passageiros.
Três navios trouxeram quase 14 mil pessoas ao Funchal
O Porto do Funchal recebeu esta segunda-feira três navios de cruzeiro: AIDAcosma, Azura e AIDAmar. No total, transportam 13 885 pessoas, sendo que 10 656 são passageiros.
A escala do AIDAmar não estava prevista, mas o mau tempo na Corunha levou o comandante a optar por rumar à Madeira numa viagem que começou em Hamburgo, a 27 de fevereiro, com escalas em Southampton, agora Funchal, em vez da Corunha, depois Tenerife, de onde o navio sai diretamente para as Caraíbas, com visitas a St. Kitts, Guadalupe, Barbados, Bonaire, Aruba, Curaçau, República Dominicana, Ilhas Virgens Britânicas, St. Maarten, Antígua, Açores, Lisboa, Porto, Bruges e Hamburgo, onde termina este cruzeiro de 43 noites, designado de “Pausa pelas Caraíbas”.
NAVIOS DE CRUZEIRO
A multimilionária reforma do «Allure of the Seas»
O gigante Allure of the Seas vai ser alvo de uma grande modernização, revelou o presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, Jason Liberty, durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados do grupo.
Depois de ter sido cancelada devido à pandemia em 2020, o navio, construído em 2010, deverá passar por uma grande remodelação durante a próxima doca seca, prevista para o início de 2025.
A MSC CRUZEIROS TERÁ PELA PRIMEIRA VEZ 19 CRUZEIROS, UM CICLO COMPLETO, COM PARTIDA E CHEGADA AO FUNCHAL
A MSC Cruzeiros terá pela primeira vez 19 cruzeiros, um ciclo completo, com partida e chegada ao Funchal. O MSC Opera irá realizar a temporada de Inverno 2024-2025 e as vendas para estes itinerários já se encontram disponíveis para reserva.
No total, a MSC Cruzeiros terá 19 cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal. Serão 11 cruzeiros de 7 noites, 4 cruzeiros com a duração de 6 noites, 3 cruzeiros com a duração de 8 noites e 1 cruzeiro de 9 noites. Para além dos 19 cruzeiros, haverá ainda 4 mini-cruzeiros, dos quais 2 deles terão a duração de 3 noites, 1 cruzeiro com a duração de 7 noites e ainda 1 cruzeiro de 4 noites.
Cruise Week Europe, de 11 a 14 de Março, em Génova
A CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros está a organizar a Cruise Week Europe, que decorre em Génova, de 11 a 14 de março. Este é um evento muito relevante para a indústria dos cruzeiros na Europa e a nível mundial onde estarão presentes os principais decisores-chave do setor dos cruzeiros, incluindo líderes mundiais das companhias de cruzeiro e altos representantes de instituições internacionais e de vários governos.
Este ano, o evento contará com a primeira Innovation Expo, um novo fórum onde mais de 100 expositores apresentarão soluções e produtos e com um programa que inclui apresentações e palestras do setor sobre a cadeia de abastecimento sustentável e a inovação no ecossistema dos cruzeiros. A presença de companhias de cruzeiro, este ano, será organizada em parceria com a Região da Ligúria, a Câmara Municipal de Génova, os Portos de Génova e a Câmara de Comércio de Génova.
MSC Cruzeiros apresenta as novidades na BTL com foco nos cruzeiros desde Lisboa
A MSC Cruzeiros estará presente em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que vai decorrer de 28 de Fevereiro a 3 de Março de 2024 na FIL, Parque das Nações, sendo que o público apenas se pode dirigir à feira a partir do dia 1 de Março, 6ª feira.
Na Bolsa de Turismo de Lisboa, a MSC Cruzeiros dará a conhecer todas as novidades sobre o Verão 2024, incluindo os cruzeiros com partida e chegada dos portos portugueses.
PORTO DO FUNCHAL
Dois navios trouxeram 11.618 pessoas
Numa segunda-feira novamente dominada pela rota da CAI, Cruise Atlantic Islands, no Porto do Funchal, a Madeira recebeu 11.618 pessoas, das quais 9.024 passageiros. Os passageiros e tripulantes viajaram a bordo dos clientes semanais da infraestrutura portuária Azura e AIDAcosma .
Porto de Setúbal prepara-se para receber navios de cruzeiro este ano
O Porto de Setúbal vai começar a receber navios de cruzeiro, ainda este ano, através de um projecto que se encontra em desenvolvimento. Estão previstas quatro escalas, sendo que a primeira acontecerá durante a primavera. A embarcação irá atracar na Doca dos Pescadores.
“Estamos empenhados na estratégia do conselho de administração da APSS, e também de Lisboa, em apostar e investir fortemente em Setúbal. Percebemos as oportunidades que existem com o aumento dos cruzeiros. Há uma transformação, atualmente, a nível da sustentabilidade ambiental que se enquadra na estratégia da região que nós, enquanto Porto, temos definida”, explica à NiS António Caracol, responsável pela administração do Porto de Setúbal.
Cruzeiros tiveram impacto de 53 milhões de euros na economia da Madeira
A APRAM salientou que este impacto contabiliza “os gastos dos passageiros, dos tripulantes e das companhias de cruzeiros em cada escala na região”.
A presidente da APRAM, Paula Cabaço, acrescentou que a isto juntam-se “18.197 viaturas de transporte turístico de passageiros que entraram no Porto do Funchal, em 2023, sendo 9.153 táxis, 5.011 autocarros e 4.316 carrinhas e outros tipos de veículos que trouxeram a este porto muitas pessoas que trabalham nesta área do turismo de cruzeiros, desde as guias aos próprios motoristas”.