Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
BATIDO RECORD DE 2023
Porto de Lisboa com melhor Julho de sempre em Passageiros de Cruzeiro
O Porto de Lisboa alcançou um marco histórico no mês de julho de 2024, com o maior número de passageiros de cruzeiro de sempre para este mês, registando um total de 58.141 passageiros, o que corresponde um aumento de 6% em relação ao anterior recorde, de 2023, com 54.992 passageiros. O principal motor deste recorde foi o crescimento de 35% de passageiros de cruzeiro em trânsito, equivalente a uma subida de 39.245 para 52.797 turistas nesta categoria, entre 2023 e 2024.
![]() |
Os 5 primeiros Itinerários do Star of the Seas já estão à venda
O segundo navio da classe Icon, o Star of the Seas, já tem os itinerários à venda.
Depois do estrondoso arranque do Icon of the Seas nas Caraíbas, o seu irmão mais novo já tem o sucesso garantido, não fosse a procura estar, de novo, em máximos históricos. Recordamos que o anúncio do Icon of the Seas aconteceu em Outubro de 2022 e levou ao maior dia em volume de reservas nos 53 anos de história da Royal Caribbean.
![]() |
NOVO NAVIO MSC WORLD AMERICA OFERECERÁ O MAIOR E MAIS RECENTE MSC YACHT CLUB A NAVEGAR NAS CARAÍBAS
A MSC Cruzeiros vai trazer o maior e mais luxuoso conceito MSC Yacht Club para as costas norte-americanas com a inauguração do MSC World America em Abril de 2025. O MSC World America representa um salto em frente para a popular “World Class” e dará inicio a um novo mundo de cruzeiros com locais reinventados e conceitos adaptados especificamente para o mercado dos EUA.
O novo navio emblemático também será o primeiro a apresentar sete distritos a bordo, concebidos para permitir que os passageiros de todas as idades escolham a sua própria aventura de férias e aproveitem ao máximo o seu tempo a bordo.
![]() |
62 Dicas Essenciais para quem vai fazer um Cruzeiro pela Primeira Vez
Este guia é para todas as pessoas que vão fazer um cruzeiro pela primeira vez e para que tenham uma experiência absolutamente inesquecível e pelas razões certas: as vistas magníficas, o conforto do quarto, o fabuloso serviço de alimentação e entretenimento, o tempo passado com seus entes queridos e os amigos que fazem na viagem.
![]() |
Relatório de Sustentabilidade revela 4 milhões de passageiros transportados pela MSC Cruzeiros em 2023
A MSC Cruzeiros publicou o seu Relatório de Sustentabilidade relativo ao ano de 2023 com uma análise de desempenho ao longo de 12 meses na área ambiental, social e de “governance”. O relatório também inclui informações sobre a marca de viagens de luxo, Explora Journeys, que inaugurou o EXPLORA I no ano passado, o primeiro dos seis navios da sua frota.
![]() |
O mais recente navio de cruzeiros de ultraluxo da Ritz-Carlton Yacht Collection
Porto de Lisboa recebe primeira escala do navio de cruzeiros ILMA
O navio de cruzeiros ILMA, o mais recente do segmento de ultraluxo da Ritz-Carlton Yacht Collection, chegou a Lisboa no dia 31 de julho, para uma escala que integra uma série de viagens de preparação que antecedem a viagem inaugural, prevista para dia 2 de setembro, com início em Monte Carlo. O Porto de Lisboa promoveu uma cerimónia para assinalar esta primeira passagem do ILMA pela capital portuguesa, durante a qual presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião.
O ILMA, batizado com uma palavra maltesa que significa “água”, foi projetado e construído de acordo com os mais altos padrões de luxo em termos de experiência do passageiro, inovação técnica e artesanato, que alcança elegância e desempenho. Reafirmando o compromisso da Ritz-Carlton Yacht Collection em implementar práticas mais sustentáveis, o ILMA apresenta quatro motores bicombustíveis que utilizam gás natural liquefeito (GNL) como principal fonte de combustível, e possui um design modular que permite a conversão para novos combustíveis, à medida que estes surgem.
![]() |
Directora de Turismo Marítimo do Porto de Lisboa assume coordenação do Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe
Ana Lourenço, Directora de Turismo Marítimo do Porto de Lisboa, é a nova Coordenadora do Comité de Sustentabilidade da Cruise Europe, associação que representa portos e destinos de cruzeiro da costa Atlântica e Norte da Europa.
Esta importante função, que Ana Lourenço assumiu, permitirá também ao Porto de Lisboa integrar o Conselho da Cruise Europe, organização internacional que representa cerca de 120 portos, promovendo-os como destinos turísticos para cruzeiros.
![]() |
COMEÇA A NAVEGAR A 11 DE AGOSTO
EXPLORA II CONCLUI COM SUCESSO OS TESTES MARÍTIMOS
O segundo navio de luxo da Explora Journeys concluiu com sucesso os seus testes no mar e começará a navegar a 11 de agosto para a sua viagem inaugural com partida de Barcelona, Espanha.
A Explora Journeys, a marca de viagens marítimas de estilo de vida de luxo do MSC Group anunciou que o Explora II concluiu com sucesso os seus testes no mar. Este será o segundo de uma frota de seis navios de luxo a ser construído para a Explora Journeys pela Fincantieri, em Itália, um dos melhores construtores navais do mundo.
![]() |
EM JUNHO
Porto de Lisboa regista crescimento na actividade de Cruzeiros
A actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registou um crescimento significativo durante o mês de junho, tanto no número de escalas como no número de passageiros, comparativamente com 2023, revela a APL – Administração do Porto de Lisboa
O número de escalas de cruzeiros no Porto de Lisboa teve um crescimento de 32%, passando de 25 escalas, em junho de 2023, para 33 em junho de 2024, com um aumento de oito escalas. Por sua vez, o número de passageiros registou um crescimento de 13%, com um total de 60.922 passageiros em junho de 2024, por comparação com os 53.852 no mesmo mês de 2023, ou seja, um incremento de 7.070 passageiros.
![]() |
MSC Cruzeiros vence Prémios Publituris Portugal Travel Awards 2024 pelo 8.º ano consecutivo
A MSC Cruzeiros recebeu o prémio de “Melhor Companhia de Cruzeiros” nos Prémios Publituris Portugal Travel Awards 2024, pela oitava vez consecutiva.
Na edição de 2024, os Publituris Portugal Travel Awards tiveram 177 nomeados a concurso em 22 categorias. Os nomeados foram escolhidos pela equipa do Publituris e os vencedores foram eleitos por uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).
![]() |
CRUZEIROS NO PORTO DE LEIXÕES
Crescimento de 10% em número de passageiros e de 27% em escalas
O Porto de Leixões registou no 1.º semestre de 2024 um crescimento de 10% no número de passageiros e de 27% no número de escalas de navios face ao mesmo período de 2023.
Nos primeiros seis meses do ano, o Porto de Leixões recebeu 71 navios de cruzeiro e 73.341 passageiros traduzindo-se no melhor 1º semestre de sempre no que diz respeito à atividade de cruzeiros. Neste mesmo período, é ainda de assinalar as 7 escalas inaugurais de um total de 19 esperadas até final do ano.
![]() |
«Bolette» no Porto de Leixões
O Terminal de Cruzeiros de Leixões acolheu a visita do Bolette, um navio da Fred. Olsen Cruise Lines que transporta mais de 1.000 passageiros a bordo numa viagem de 13 dias com passagens pelos Açores, Madeira e Lisboa.
![]() |
«Seabourn Sojourn» inclui Porto do Funchal em cruzeiro de 28 noites
O navio de cruzeiros Seabourn Sojourn que esteve no Porto do Funchal trouxe 424 passageiros e 352 tripulantes..
O navio ficou 10 horas na Madeira, tendo seguido para Lisboa. O Seabourn Sojourn está a fazer um cruzeiro de 28 noites, iniciado no dia 15 de Junho, em Barcelona, com escalas em Malaga, Tanger, Casablanca, Lanzarote, La Gomera, La Palma, Tenerife, Funchal, seguindo-se Lisboa, Corunha, Gijon, Bilbau, Bordéus, La Rochelle, St. Malo, Plymouth, ilha de Wight, Bruges e Dover, onde acaba a viagem a 13 de julho.
![]() |
EM 2024
Princess aposta nas Auroras Boreais no Alasca
As icónicas imagens de luzes verdes e roxas no céu, conhecidas como Auroras Boreais, são uma visão inesquecível e algo pelo qual todos os passageiros que navegam neste verão com a Princess Cruises para o Alasca têm a garantia de as poder ver.
Esta nova experiência imersiva faz parte do premiado programa “Northern Alaska with Princess”, que será lançado na temporada de cruzeiros e excursões de 2024. Este ano, os convidados da Princess entrarão no planetário do Princess Theatre para testemunhar uma apresentação em primeira mão da “Aurora Boreal”, mostrando a beleza e a maravilha do fenómeno com imagens ao vivo projetadas para atrair adultos e crianças.
![]() |
IMPRESSIONAM!
Estes são os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo
O maior navio de cruzeiro do mundo é o Wonder of the Seas da Royal Caribbean, mas já em 2025 haverá um ainda maior navio de cruzeiro, o Royal Caribbean Icon of the Seas . Planeado com 20 decks, 2.805 cabines, sete piscinas e nove banheiras de hidromassagem, o futuro maior navio do mundo está a ser construído na Finlândia.
![]() |
CRUZEIROS
Virgin Voyages desvenda os Itinerários do novo «Brilliant Lady»
Depois de sofrer atrasos significativos, a Virgin Voyages anunciou, finalmente, os novos itinerários do Brilliant Lady, que começam a 5 de Setembro de 2025. Originalmente previsto para 2023, a estreia do navio foi adiada, com vários cancelamentos de inúmeras viagens.
A tão aguardada Maiden Voyage está programada para embarcar a 5 de Setembro de 2025, na cidade de Nova Iorque. A Virgin Voyages garantiu aos que já reservaram esta viagem anteriormente, terão reserva prioritária, garantindo os seus lugares nesta viagem especial. Viagens adicionais acontecerão em Los Angeles e Miami. As reservas para estas viagens exclusivas estarão à venda em breve.
![]() |
Associação de Portos de cruzeiro do Mediterrâneo cria Região Atlântica
A 64.ª Assembleia-Geral da Medcruise, a Associação dos Portos de Cruzeiros do Mediterrâneo e mares adjacentes que decorre em Tarragona, em Espanha, aprovou por larga maioria a criação da Região Atlântica no âmbito desta associação.
A presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A. que participa nesta assembleia geral vê “com muita satisfação a concretização deste objetivo dos portos do corredor atlântico que ambicionavam integrar a direção da Medcruise, onde agora será dada maior visibilidade a este itinerário e às 11 Autoridades Portuárias que representam estes portos e as suas especificidades. E naturalmente, terão maior intervenção na estratégia e organização desta associação. Já durante a pandemia este foi um dos pontos que foi a votação e na altura foi vetado.”
![]() |
CRUZEIROS
Princess estreia conceito «navio dentro do navio» com o Sanctuary Collection do Sun Princess
A Princess anunciou que vai estrear o conceito “navio dentro do navio” no Sun Princess, e também no aguardado Star Princess, que estreia em 2025, ambos da nova classe Sphere.
Antes da Cerimónia de Baptismo do novo Sun Princess, o presidente da Princess, John Padgett, partilhou alguns detalhes sobre o que está por vir para a marca de cruzeiros. A maior novidade inclui a introdução do exclusivo Sanctuary Collection, a bordo do Sun Princess, que se prepara para estrear este conceito, com tudo incluído, em Outubro de 2024.
![]() |
DESTAQUE PARA OS CRUZEIROS COM EMBARQUE E DESEMBARQUE NO FUNCHAL
MSC CRUZEIROS TERÁ MAIS DE 150 ITINERÁRIOS À VOLTA DO MUNDO NA TEMPORADA DE INVERNO 2024-2025
A MSC Cruzeiros terá mais de 150 itinerários à volta do mundo na temporada de Inverno 2024/2025 com a possibilidade de ter tudo incluído na sua reserva. Oferecendo uma variedade de itinerários incríveis em direção a vários destinos, a Companhia continua a proporcionar experiências imperdíveis para todo o tipo de viajantes. Desde mini-cruzeiros a cruzeiros longos, as opções abrangem todos os hemisférios, garantindo que há algo para todos os gostos.
O grande destaque deste Inverno serão os 19 cruzeiros, a bordo do MSC Opera, com embarque e desembarque no Funchal, pela primeira vez no Inverno. Serão 11 cruzeiros de 7 noites, 4 cruzeiros com a duração de 6 noites, 3 cruzeiros com a duração de 8 noites e 1 cruzeiro de 9 noites. Para além dos 19 cruzeiros, haverá ainda 4 mini-cruzeiros, dois quais 2 deles terão a duração de 3 noites, 1 cruzeiro com a duração de 7 noites e ainda 1 cruzeiro de 4 noites.
![]() |
Mediterrâneo continuará o segundo maior mercado do mundo em 2024
O Mediterrâneo vai manter a sua posição como a segunda maior região de cruzeiros do mundo, de acordo com o relatório anual da Cruise Industry News. A primeira continua a ser as Caraíbas.
Mesmo com uma capacidade de passageiros ligeiramente inferior para 2024, prevê-se que o Mediterrâneo acolherá cerca de 16% dos passageiros de cruzeiros do mundo.