Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Lisboa | Programa «Cruzeiros pela Comunidade»
Passageiros do navio Arcadia doam 100 kg de bens à ENTRAJUDA
Os passageiros do navio de cruzeiro Arcadia da Carnival UK, atualmente numa viagem mundial de 99 noites, doaram aproximadamente 100 kg de roupas, livros e acessórios à ENTRAJUDA - Associação de Apoio a Instituições de Solidariedade Social.
Esta ação marca a primeira doação de bens realizada no âmbito do programa "Cruzeiros pela Comunidade", uma iniciativa lançada em 2024 pelo Porto de Lisboa, para fortalecer as relações entre as companhias de cruzeiros e a comunidade lisboeta.
A Carnival UK (que integra as marcas Cunard e P&O Cruises) foi também pioneira na parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), para limpeza de praias em Portugal. Em outubro de 2024, recorde-se, os tripulantes dos navios Queen Anne e Britannia participaram numa ação de limpeza na praia de Algés, coordenada pela ABAAE.
«O programa “Cruzeiros pela Comunidade” demonstra como o turismo de cruzeiros pode contribuir positivamente para Lisboa para além do impacto económico», afirma Carlos Correia, Presidente da APL-Administração do Porto de Lisboa. «Estas iniciativas refletem o compromisso do Porto de Lisboa em promover um turismo mais sustentável e integrado com as necessidades locais.»
O programa inclui atividades de voluntariado de tripulantes e passageiros em ações sociais e ambientais, exemplificando como o Porto de Lisboa e as companhias parceiras estão a trabalhar para criar valor duradouro para a cidade e seus habitantes.