Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




15.05.1912 - DEPUTADO APRESENTA PROJECTO PARA INSTALAÇÃO DE T.S.F NOS NAVIOS PORTUGUESES

«Hoje ninguém se conforma com viagens mudas»

Na sequência do naufrágio do Titanic, Francisco Correia Herédia apresenta, um mês depois, na Câmara dos Deputados, projecto-lei para instalação de aparelhos T.S.F. a bordo de navios de passageiros.

"Não deixando as leis atrasadas em vigor escolha alguma aos que se destinam à nossa África, não é senão justo que, ao menos, os vapores portugueses estejam munidos de telegrafia sem fios, com um raio de acção grande bastante para garantir socorros a tempo. E de resto, hoje ninguém se conforma com viagens mudas. As comunicações com o alto mar tornaram-se tão indispensáveis como as mais elementares comunicações telegráficas em terra.
A bordo de todos os vapores de certa ordem há um jornal contendo notícias de tudo o que se passa no mundo. De bordo dos vapores encomendam-se quartos nos hotéis, enviam-se e recebem-se informações constantes de negócios de família, etc."

14 DE JULHO DE 1827

Morre Augustin Fresnel

No topo de muitos faróis portugueses é recorrente encontramos ópticos lenticulares de Fresnel. Do que se trata, então?
Uma Lente de Fresnel é um tipo de lente inventada pelo físico francês Augustin-Jean Fresnel, nascido a 10 de Maio de 1788. Criada originalmente para uso em faróis de sinalização marítima, o seu desenho possibilita a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal sem o peso e volume do material que seriam necessários numa lente convencional. Comparadas com estas, as Fresnel são bem mais finas, permitindo a passagem de mais luz, e assim os faróis com elas equipados são visíveis a distâncias bem maiores.
Fresnel morreu a 14 de Julho de 1827.

DIA 17 DE MAIO, NO CENTRO NÁUTICO DE ALGÉS

Conferência «Da nau da Índia às corvetas da Marinha»

O IAP organiza, a convite da II Feira Náutica do Tejo, uma conferência à volta do tema "Da nau da Índia às corvetas da Marinha: o património cultural subaquático como vector de desenvolvimento e identidade nacional".

Instituto de Socorros a Náufragos fez 125 anos

Em Fevereiro de 1892 um violento temporal assolou a costa litoral portuguesa matando num só dia 105 dos 900 pescadores que se encontravam em faina. Perante tal tragédia, e por insistência da Rainha Dona Amélia, foi fundado o Real Instituto de Socorros a Náufragos.

1963

Mais peixe miúdo, menos peixe grosso e marisco

Assim, enquanto que ao Mercado Abastecedor de Peixe Grosso aflui, como ficou dito, o peixe grosso oriundo da pesca longínqua ou do alto, pescado nas águas quentes das costas do noroeste africano, peixe que, não obstante ser já de qualidade inferior, se apresenta sempre em deficientes condições de salubri­dade e consistência, devidas muito especialmente, ao seu precário e deficiente tratamento, acondicionamento e transporte a bordo dos barcos, tudo isto acres­cido, ainda, pelo facto da sua chegada ao mercado se verificar, sempre, com mais de 20 dias de viagem, após a sua captura, condições estas que têm, for ­çosamente, de influir, e muito, nas precarias condições de apresentação e na salubridade do peixe, o que não pode deixar de se reflectir no elevado índice das percentagens de rejeição do mesmo.

O mercado do Fialho

Aquillo formiga, confunde-se, agglomera-se; depressa o vozear toma phrenesis de lufa-lufa. no momento em que, vibrada a sineta do mercado as portas se abrem, e no vasto âmbito da praça as primeiras golfadas de provisões estatelam a sua turgencia horticula e a sua pantagruelica confusão. Desde essa hora, a agua-forte que primeiro esboçara na meia sombra, episódios desconnexos, toma de chofre linhas de quadro formidável. O mercado é sinistro, todo de ferro, acachapado e com torrellas nos ângulos, zimboriadas de negro, onde um ou outro laivo de metal chammeja cruamente.

17 DE ABRIL DE 1952

Travessia do Tejo era uma aventura!

A 17 de Abril de 1952, na Assembleia Nacional, nome pelo qual era designada a Assembleia da República na época do Estado Novo, o deputado Miguel Bastos chamava a atenção para a forma «deficiente, incómoda e até perigosa, como se faz o transporte de passageiros entre Lisboa e o Barreiro.

TITANIC TIMELIME - 14 DE ABRIL | 09:00 - 19:30

Faltam poucas horas para a tragédia

1912, 14 de Abril, domingo 9:00 A primeira mensagem relatando a presença de gelo é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Caronia, notificando a presença de campos de gelo em 42o N, de 49o a 51o W, avistados em 12 de Abril. Alguns passageiros notam blocos de gelo passando pelo navio ao longo da manhã.

10:30 A missa dominical é realizada no salão de jantar da primeira classe.

7 DE ABRIL DE 1921

Começa a publicar-se o «Diário de Lisboa»

Durou 23.378 edições, terminando a 30 de Novembro de 1990. Tudo indica que a iniciativa da fundação do vespertino partiu do banqueiro António Vieira Pinto, sócio da Casa Bancária Pinto & Sottomayor (mais tarde Banco Pinto & Sottomayor), que decidira criar um jornal republicano. Para esta iniciativa contou com o apoio de Cândido Sotto Mayor Júnior e de Tomás e Rafael Bordalo Pinheiro.

Os verdadeiros piratas das Caraíbas

Não eram divertidos como nos filmes da Disney. Cruéis, chacinavam tripulações e organizavam orgias com adolescentes órfãos.

Mais de 200 moinhos de todo o País abertos a visitas este fim de semana

Mais de duas centenas de moinhos de todo o país vão estar abertos este fim-de-semana em mais uma edição do Dia dos Moinhos, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos (RPM). A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, celebrado a 7 de Abril, e promove a realização de actividades que dão a conhecer estes "museus vivos".

As cheias de 1967

Em finais de Novembro de 1967 desabou sobre o Ribatejo, Lisboa e os seus arredores, uma chuva tremenda que redundaria em cheias e tragédia. Num primeiro momento, a imprensa noticiou a desgraça. Mas à medida que se foi tornando clara a escala do acontecimento ( o “Diário de Noticias” indicava a 29 de Novembro o número, não definitivo, de 427 mortos), entrou em acção a máquina do Estado, cuja função era demonstrar que em Portugal nada de anormal e mau acontecia.

As cheias de 1967 no «Diário de Lisboa»

Algumas primeiras páginas do "Diário de Lisboa", relatando a tragédia que se abateu sobre a população da capital e de outras regiões do país, por mor das cheias, em Novembro de 1967.

100 COISAS QUE O PORTO TEM...

Ponte da Arrábida - Concluída a 31 de Março de 1963

Concluída em 31 de março de 1963, a Arrábida foi a primeira das duas pontes com histórias e marcantes na paisagem que Edgar Cardoso fez no Porto - e que acrescentou à cidade a nova centralidade da Boavista. O tabuleiro assenta num arco grandioso, com 270 metros de vão, que àépoca foi o maior de betão do mundo, o que levou a que muito boa gente suspeitasse de que a ponte iria cair... o que, como se sabe, não aconteceu.

PONTE VASCO DA GAMA

Inaugurada a 29 de Março de 1998

A ponte Vasco da Gama, com 17,2 quilómetros, foi inaugurada a 29 de março de 1998, e representou um investimento de 897,8 milhões de euros. A seguir ao túnel sob o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a ponte que liga Sacavém, na margem Norte do Tejo, ao Montijo, é a maior travessia já construída na Europa.

29 DE MARÇO DE 1852

Naufrágio do Vapor «Porto»

Em 1852, dá-se uma tragédia que acaba por ser determinante, ainda que a longo prazo, para a evolução das obras da Barra. Trata-se do naufrágio do vapor “Porto“, depois de bater no rochedo da Lage, num dia de temporal, a 29 de Março (dia de aniversário do desastre da Ponte das Barcas, em 1809), tendo-se salvo apenas três pessoas.

ANGRA DO HEROÍSMO

O Hospital dos Descobrimentos

Anno do nascimtº de nosso Sor. Jesu Christo de mil, e quatro centos, e noventa e dous annos, aos quinze dias do mes demarço da ditta era em ailha Terçeira na villa dangra dentro em a caza de Santo espirito daditta vila estando o Sr joão Vaaz corte real capitão, e João Borges cavaleiro da ca­za DelRei nosso Snr., e João de laguos Juiz doditto hospital, e Afonso An­nes da Costa, e João de lameguo mordomo da ditta confraria e assi os con­frades da ditta confª, que forão todos chamados á campa tangida (...)

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO - 1999

Cargueiro espanhol «XOVE» continua adernado no cais

O cargueiro havia adernado junto ao cais do Terminal Sul, a 11 de Março de 1999, durante uma operação de descarga de 2.200 toneladas de cimento. A 24 de Maio desse ano, O JN noticiava que o cargueiro ainda por ali se encontrava.

24 DE MAIO DE 1999

Pão e água à mesa dos pescadores

Os pescadores do arrasto de Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Matosinhos mantinham, nesta data, a greve mais longa de que havia memória. Já levava 50 dias.

PAQUETE «VERA CRUZ» - ALGUMAS FOTOS

Viagem inaugural a 20 de Março de 1952

Construído nos estaleiros belgas Cockerill em 1950, foi lançado à água em Junho de 1951 e em Março de 1952 entrou no rio Tejo. Estava equipado com aparelhos de radar com alcance de 30 milhas, agulha giroscópica e piloto automático. Os passageiros alojados em 3 classes dispunham de salas de cinema, jardim de inverno, piscina e hospital.

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