Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




TITANIC TIMELIME - 14 DE ABRIL | 09:00 - 19:30

Faltam poucas horas para a tragédia

1912, 14 de Abril, domingo 9:00 A primeira mensagem relatando a presença de gelo é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Caronia, notificando a presença de campos de gelo em 42o N, de 49o a 51o W, avistados em 12 de Abril. Alguns passageiros notam blocos de gelo passando pelo navio ao longo da manhã.

10:30 A missa dominical é realizada no salão de jantar da primeira classe.

7 DE ABRIL DE 1921

Começa a publicar-se o «Diário de Lisboa»

Durou 23.378 edições, terminando a 30 de Novembro de 1990. Tudo indica que a iniciativa da fundação do vespertino partiu do banqueiro António Vieira Pinto, sócio da Casa Bancária Pinto & Sottomayor (mais tarde Banco Pinto & Sottomayor), que decidira criar um jornal republicano. Para esta iniciativa contou com o apoio de Cândido Sotto Mayor Júnior e de Tomás e Rafael Bordalo Pinheiro.

Os verdadeiros piratas das Caraíbas

Não eram divertidos como nos filmes da Disney. Cruéis, chacinavam tripulações e organizavam orgias com adolescentes órfãos.

Mais de 200 moinhos de todo o País abertos a visitas este fim de semana

Mais de duas centenas de moinhos de todo o país vão estar abertos este fim-de-semana em mais uma edição do Dia dos Moinhos, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos (RPM). A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, celebrado a 7 de Abril, e promove a realização de actividades que dão a conhecer estes "museus vivos".

As cheias de 1967

Em finais de Novembro de 1967 desabou sobre o Ribatejo, Lisboa e os seus arredores, uma chuva tremenda que redundaria em cheias e tragédia. Num primeiro momento, a imprensa noticiou a desgraça. Mas à medida que se foi tornando clara a escala do acontecimento ( o “Diário de Noticias” indicava a 29 de Novembro o número, não definitivo, de 427 mortos), entrou em acção a máquina do Estado, cuja função era demonstrar que em Portugal nada de anormal e mau acontecia.

As cheias de 1967 no «Diário de Lisboa»

Algumas primeiras páginas do "Diário de Lisboa", relatando a tragédia que se abateu sobre a população da capital e de outras regiões do país, por mor das cheias, em Novembro de 1967.

100 COISAS QUE O PORTO TEM...

Ponte da Arrábida - Concluída a 31 de Março de 1963

Concluída em 31 de março de 1963, a Arrábida foi a primeira das duas pontes com histórias e marcantes na paisagem que Edgar Cardoso fez no Porto - e que acrescentou à cidade a nova centralidade da Boavista. O tabuleiro assenta num arco grandioso, com 270 metros de vão, que àépoca foi o maior de betão do mundo, o que levou a que muito boa gente suspeitasse de que a ponte iria cair... o que, como se sabe, não aconteceu.

PONTE VASCO DA GAMA

Inaugurada a 29 de Março de 1998

A ponte Vasco da Gama, com 17,2 quilómetros, foi inaugurada a 29 de março de 1998, e representou um investimento de 897,8 milhões de euros. A seguir ao túnel sob o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a ponte que liga Sacavém, na margem Norte do Tejo, ao Montijo, é a maior travessia já construída na Europa.

29 DE MARÇO DE 1852

Naufrágio do Vapor «Porto»

Em 1852, dá-se uma tragédia que acaba por ser determinante, ainda que a longo prazo, para a evolução das obras da Barra. Trata-se do naufrágio do vapor “Porto“, depois de bater no rochedo da Lage, num dia de temporal, a 29 de Março (dia de aniversário do desastre da Ponte das Barcas, em 1809), tendo-se salvo apenas três pessoas.

ANGRA DO HEROÍSMO

O Hospital dos Descobrimentos

Anno do nascimtº de nosso Sor. Jesu Christo de mil, e quatro centos, e noventa e dous annos, aos quinze dias do mes demarço da ditta era em ailha Terçeira na villa dangra dentro em a caza de Santo espirito daditta vila estando o Sr joão Vaaz corte real capitão, e João Borges cavaleiro da ca­za DelRei nosso Snr., e João de laguos Juiz doditto hospital, e Afonso An­nes da Costa, e João de lameguo mordomo da ditta confraria e assi os con­frades da ditta confª, que forão todos chamados á campa tangida (...)

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO - 1999

Cargueiro espanhol «XOVE» continua adernado no cais

O cargueiro havia adernado junto ao cais do Terminal Sul, a 11 de Março de 1999, durante uma operação de descarga de 2.200 toneladas de cimento. A 24 de Maio desse ano, O JN noticiava que o cargueiro ainda por ali se encontrava.

24 DE MAIO DE 1999

Pão e água à mesa dos pescadores

Os pescadores do arrasto de Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Matosinhos mantinham, nesta data, a greve mais longa de que havia memória. Já levava 50 dias.

PAQUETE «VERA CRUZ» - ALGUMAS FOTOS

Viagem inaugural a 20 de Março de 1952

Construído nos estaleiros belgas Cockerill em 1950, foi lançado à água em Junho de 1951 e em Março de 1952 entrou no rio Tejo. Estava equipado com aparelhos de radar com alcance de 30 milhas, agulha giroscópica e piloto automático. Os passageiros alojados em 3 classes dispunham de salas de cinema, jardim de inverno, piscina e hospital.

VIAGEM INAUGURAL A 20 DE MARÇO DE 1952

Paquete «Vera Cruz»

A 20 de Março de 2013, cumpriram-se 61 anos sobre a viagem inaugural do Paquete "Vera Cruz". Partiu na tarde primaveril de uma quinta-feira, da Estação Marítima de Passageiros da Rocha do Conde de Óbidos, com destino ao Rio de Janeiro. Levava como passageiro de honra o Almirante Gago Coutinho.
 

«VERA CRUZ»

Um dos grandes transatlânticos da Rota de Ouro e Prata!

Vera Cruz! Nome mágico para um dos grandes transatlânticos de lenda que singraram a Rota de Ouro e Prata! Grande entre os gigantes dos mares, levou seu nome e a bandeira de Portugal ao ápice do serviço marítimo comercial de passageiros entre os portos de Lisboa, Rio de Janeiro, Santos e Buenos Aires.

VERA CRUZ ERA DE CONCEPÇÃO EXTREMAMENTE AVANÇADA PARA A ÉPOCA

Construção contabilizou 86 mil horas de trabalho

Na construção do Vera Cruz foram utilizadas 8 mil toneladas de aço e 150 toneladas de alumínio, sendo instalados no navio 240 quilómetros de cabos eléctricos e 96 quilómetros de encanamentos. Estiveram envolvidos na construção do Vera Cruz cerca de 1.000 técnicos e operários, que trabalharam durante 18 meses.
Além de ser o maior navio português, o Vera Cruz era também a maior unidade até então construída na Bélgica, tendo assistido à cerimónia de entrega do paquete as individualidades mais importantes daquele país.

VERA CRUZ

Cruzeiros à Madeira no fim do ano

Durante décadas, dos anos 1930 até 1975, uma das tradições mais agradáveis associadas aos paquetes portugueses era a realização de cruzeiros de Fim de Ano à Madeira a partir de Lisboa. Estes cruzeiros eram muito populares no Continente e bem recebidos no Funchal, tendo sido iniciados pela Empresa Insulana de Navegação com o paquete LIMA que mais tarde utilizou também os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO para o efeito.

TITANIC II

O regresso da lenda

A empresa responsável pela construção do "Titanic II" lançou um catálogo virtual com informações históricas interessantes sobre o lendário paquete, o original, claro.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Lisboa: metrópole da luz e das sombras

Depois da eclosão da Segunda Guerra Mundial, foi-se tornando cada vez mais difícil para os perseguidos deixarem a Alemanha nazi. Aproximadamente 100 mil pessoas conseguiram fugir para Portugal. Nos documentos históricos, há relatos constantes sobre como a tranquila Lisboa da época se foi transformando e sendo modificada através da presença dos imigrantes: pessoas estranhas, novos idiomas, cafés superlotados.

17 DE MARÇO DE 1942

É lançado à água o primeiro petroleiro português

A 17 de Março de 1942, é lançado à água, no Arsenal do Alfeite, o primeiro petroleiro português. Baptizado «Sam Brás», descola 7 000 toneladas e tem tanques com capacidade para cerca de 3 500 toneladas de combustível.

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