Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Titanic Universe

Na madrugada de 14 de Abril de 1912 naufragou aquele que era apelidado de "navio inafundável". No ano em que se evoca o centenário da tragédia, divulgamos alguns recursos sobre o transatlântico disponíveis na web.

PAQUETE «INFANTE D. HENRIQUE»

Lançado à água em 1960, era uma das jóias da coroa da CCN

A 29 de Abril de 1960, por encomenda da Companhia Colonial de Navegação (CCN) e tendo por madrinha a esposa do seu presidente do conselho de administração (D. Maria Teresa Soares da Fonseca), era lançado à água, na Bélgica, o paquete Infante D. Henrique.

 

PAQUETE «INFANTE D. HENRIQUE»

Os últimos dias

O paquete "Infante D. Henrique" realizou o seu último cruzeiro ao Funchal de Dezembro de 1976 a 3 de Janeiro de 1977, ficando fundeado no mar da Palha até Maio de 1977, ano em que o GAS ( Gabinete da área de Sines) o adquiriu para acomodar alguns dos milhares de trabalhadores do complexo da área de Sines. Foi colocado numa lagoa artificial tornando-se uma presença bizarra e cara por terras alentejanas, degradando-se rapidamente.

NOS 89 ANOS DA CCN

Família Oliveira a bordo do Paquete «Infante D. Henrique» [VÍDEO]

Família Oliveira a bordo do Paquete "Infante D. Henrique", de 25 de Novembro a 14 de Dezembro de 1969, de Lourenço Marques (actual Maputo) para Lisboa. Documento histórico da secção “História da Marinha de Comércio e Pesca Portuguesa”, do site da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

PAQUETE «INFANTE D. HENRIQUE»

Álbum de recordações

Fotos de festas a bordo, de um exercício de baleeiras, diversões na piscina; algum recortes, capa de uma lista de passageiros e o que mais se verá... 

RELANCE DA HISTÓRIA ECONÓMICA DE AVEIRO

«Soluções para o seu problema marítimo, a partir do século XVII»

O Comandante Silvério Ribeiro da Rocha e Cunha proferiu, a 14 de Junho de 1930, uma conferência subordinada ao tema “Soluções para o seu problema marítimo, a partir do século XVII”, soluções obviamente referentes a Aveiro.
A extensa conferência veio ainda em 1930 a ser publicada em opúsculo, com um total de 62 páginas e profusamente ilustrada.
Integrando o espólio do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro, passa a estar agora disponível para todos os interessados, na web.

A música que se ouvia no Titanic

“Nearer, My God, to Thee", "Danúbio Azul”, “Let Me Call You Sweetheart” e “Maple Leaf Rag” eram algumas das músicas ouvidas no infausto transatlântico. Um CD, à venda na web, inclui 17 faixas para quem quiser recuar musicalmente a 1912, alto mar, quando ninguém antevia a tragédia...

Mistério Inexplicado: O Mar do Diabo (Triângulo do Dragão)

Localizado próximo da costa japonesa no Oceano Pacífico está o terrível vórtice do Triângulo do Dragão ou Mar do Diabo. Como o nome indica, a área estende-se num triângulo entre o Japão e as Ilhas Bonin, incluindo a porção maioritária do Mar das Filipinas. Tão infame reputação para esta área oceânica não foi ganha actualmente, mas há décadas ou até séculos, se forem tomados em consideração alguns relatos.

SILVÉRIO RIBEIRO DA ROCHA E CUNHA, III CONGRESSO REGIONAL DAS BEIRAS, 1928

«O Pôrto de Aveiro – Sua função local e regional»

“Meus Senhores: - Não podem existir políticas de portos que sejam diferentes e sejam igualmente úteis; de todas será melhor aquela que se harmonizar com as condições geográficas do país e com as necessidades da economia interna e suas possibilidades de expansão”.
Assim iniciava a sua intervenção, no III Congresso Regional das Beiras, Silvério Ribeiro da Rocha e Cunha, à data capitão do Porto de Aveiro.
O magno encontro, que ficou para a história como o “Congresso de Aveiro”, decorreu nesta cidade de 13 a 16 de Maio de 1928.
 

17 TONELADAS DE MOEDAS DE OURO E PRATA

Tesouro da fragata Las Mercedes regressa a Espanha 200 anos depois

Esteve 200 anos perdido, mas agora o tesouro de cerca de 600 mil moedas de ouro e prata regressou a casa. Tinha-se afundado numa batalha em que a fragata espanhola Nuestra Señora de Las Mercedes foi abalroada, ao largo do Algarve.

7 DE OUTUBRO DE 1985

Achille Lauro sequestrado

O Achille Lauro ocupou as manchetes dos jornais do mundo todo em Outubro de 1985, quando, a 7 desse mês, quatro terroristas palestinianos o sequestraram durante um cruzeiro no Mediterrâneo, com 511 passageiros e tripulantes a bordo, ameaçando explodi-lo.
Quando os sequestradores chegaram, dois dias mais tarde, a Port Said, Egipto, soube-se que um passageiro em cadeira de rodas, o judeu norte-americano Leon Klin Ghoffer, tinha sido morto e atirado ao mar, crime que provocou revolta em todo o mundo.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Recordando os cargueiros de Viana para a Colonial

Dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo saíram, ao longo de décadas, muitos navios destinados a armadores portugueses que prestaram muitos e bons serviços ao País.
Vivia-se uma época em que havia consciência da importância dos transportes marítimos para a economia nacional e procurou-se sempre ao mesmo tempo apoiar e desenvolver os estaleiros nacionais.

PARCERIA PORTO DE AVEIRO/COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

Milhares de documentos do Arquivo Histórico digitalizados nos próximos meses

O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro iniciaram, em Janeiro de 2012, um segundo processo de digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A (AHDAPA). Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.

Guardia Civil escolta tesouro recuperado pela Odyssey

Agentes da Guardia Civil e peritos em património vão viajar para os EUA para supervisionar a transferência do tesouro do navio 'Nuestra Señora de las Mercedes' para Espanha, a bordo de dois aviões Hércules. A fragata, afundada em 1804 no oceano Atlântico frente à costa do Algarve, foi descoberta em 2007 pela empresa norte-americana Odyssey.
Foram recuperadas 17 toneladas de materiais, incluindo quase 595 mil moedas (a maior parte de prata) com a efígie do rei espanhol Carlos IV, cunhadas em Lima em 1796. As moedas estão avaliadas em 380 milhões de euros.

NUESTRA SEÑORA DE LAS MERCEDES

Batalha ao largo do Algarve

No ano de 1804, quatro fragatas espanholas que viajavam de Montevideu para Cadiz transportando enorme tesouro, foram interceptadas ao Sul do Algarve por quatro fragatas inglesas; era o dia 5 de Outubro. O tesouro tinha como destino a França, e potencialmente podia ser usado contra os britânicos.
O comandante inglês, Graham Moore, ordenou aos espanhóis que se rendessem e se entregassem, o que o almirante espanhol recusou. Iniciou-se a Batalha do Cabo de Santa Maria e, em menos de dez minutos, a fragata “Nuestra Señora de Las Mercedes” foi afundada, morrendo perto de 300 dos seus tripulantes

FILIPE VIEIRA DE CASTRO

5.10.1804 - O naufrágio da fragata espanhola Nuestra Señora de las Mercedes

Segundo os espanhóis o dia 5 de Outubro de 1804 amanheceu claro, sendo visível no horizonte a Serra de Monchique, sete léguas a NNE. Não há consenso sobre a direcção exacta do vento, referindo todos os relatos que soprava do quadrante norte. De qualquer forma as fragatas espanholas aproximavam-se de terra com rumo NE8.
Cerca das seis e meia da manhã, do lado de terra, avistaram a barlavento quatro navios que se dirigiam na sua direcção, navegando ao largo em boa velocidade. Às sete e três quartos compreenderam que se tratava de navios de guerra ingleses.

TITANIC

Homenagem a passageiro que cedeu lugar no salva-vidas

A pouco mais de um mês do centenário do naufrágio do Titanic (14 de abril), a Royal Society of Chemistry anunciou que vai homenagear um dos seus colegas. René Jacques Levy tinha 36 anos quando embarcou no Titanic. Natural de Nancy, França, Levy vivia no Canadá com a esposa e três filhas e regressava ao continente americano - o Titanic tinha como destino Nova Iorque - depois de ter assistido a um funeral.

NAUFRÁGIO DO «PRESTIGE»

Três meses depois os efeitos continuavam devastadores

"Três meses passaram desde o naufrágio do "Prestige" ao largo da Galiza. No fundo do mar, o petroleiro continua a suster cerca de 50 mil toneladas de fuel-óleo. Graves consequências ambientais e económicas continuam a afectar os galegos, mas também o primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar. Domingo realiza-se uma marcha de consternação em Madrid, para assinalar a data" - noticiava o "Público" de 19 de Fevereiro de 2003.

Grã-Bretanha emite moeda comemorativa do Titanic

A Casa da Moeda Britânica, Royal Mint, emitiu esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, uma moeda comemorativa de cinco libras esterlinas para recordar o centenário do naufrágio do transatlântico Titanic em 1912. O desenho, feito pelo gravador oficial da Royal Mint, Lee Robert Jones, mostra a Thane, deusa da morte, que aparece no Memorial Titanic, em Belfast, olhando para o famoso navio partindo para o Oceano Atlântico na sua primeira (e última!) viagem.

«COSTA CONCORDIA» E «TITANIC»

Há quem faça comparações entre os dois naufrágios

Alguns dos sobreviventes do acidente do Costa Concordia comparam o naufrágio do navio italiano, que tombou após bater numa rocha na costa da Ilha de Giglio a 13 de Janeiro, com o do Titanic.

Total: 724