Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ANCESTRY.CO.UK

Milhares de documentos sobre o Titanic publicados na web

Fotos, listas de passageiros e de membros da tripulação figuram entre os cerca de 200 mil documentos relacionados com o Titanic e disponibilizados on-line dia 9 de Abril por um site britânico. O site ancestry.co.uk, especializado em pesquisas genealógicas, disponibiliza em particular registos de passageiros que embarcaram a bordo do Titanic em Southampton (Inglaterra) e Queenstown (hoje Cobh, Irlanda), mas que não inclui os que embarcaram em Cherburg (França).

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Folheando o «Diário de Lisboa» de 11 de Abril de 1955

Prometia-se grande cortejo fluvial, com cerca de 400 embarcações, para acompanhar “desde as alturas de Paço de Arcos até ao Terreiro do Paço”, o cruzador “Tamandaré”, que transportaria o Presidente do Brasil, Café Filho.
Ainda na primeira página, um dramático ponto de interrogação: Caiu ao mar a delegação chinesa à conferência de Bandung?”
 

TITANIC - TIMELINE

10 de Abril de 1912, 9:30 - Começa o embarque de passageiros

No dia 10 de Abril, às 07:30 tomou o comando o Capitão Edward J. Smith, antigo comandante da Olympic. Este capitão tinha sido escolhido com cuidado. Era o mais experiente da companhia, em 35 anos de trabalho nunca sofrera nenhum acidente de maior. Era chamado o “capitão dos ricos” uma vez que era ele quem comandava os navios de luxo que transportavam milionários e famosos. Depois de 35 anos de trabalho esta seria a sua última viagem esperando-o uma merecida reforma!
Das 09:30 às 11:00 foi realizado o embarque dos passageiros das 2a. e 3a. classes. Os passageiros da 1a. classe embarcaram às 11:30.

TITANIC TIMELIME -10 DE ABRIL

Os ilustres que embarcaram, o fogueiro que fugiu e J. P. Morgan, que desistiu à última hora

Quem criou o mundo, apensou estória similar em todos os antecedentes das tragédias. A estória tem a ver com os que não foram, não partiram, não embarcaram, não compraram, não venderam. Sempre no último minuto. O ilustre J. P. Morgan, diz-se que cancelou a viagem em cima da hora. Correm teorias da conspiração, correndo a estória de que terá congeminado o afundamento do navio... Até o bispo Edir Macedo entra no jogo, metendo os jesuítas ao barulho.
E depois há John Coffey, o fogueiro que se acagaçou a sério, saltando do paquete na escala em Queenstown. Teve um mau presságio, que dias depois se viria a revelar precioso augúrio...

TITANIC EM CHERBOURG - 10 DE ABRIL DE 1912, 18:35

Alguns passageiros tinham chegado de Paris, nessa tarde

Depois de ter deixado Southampton, o Titanic dirigiu-se ao porto francês de Cherbourg, ancorando na sua doca, já que um navio tão grande não cabia no interior do porto.
Chegou às 18:35, partiu hora e meia depois.
Desembarcaram 15 passageiros, embarcaram 281. Alguns haviam chegado de Paris já durante a tarde, trazidos pelo comboio "New York Express".

Titanic, A Verdadeira História?

Tim Maltin experimenta a actividade dos icebergs no Oceano Atlântico e examina as histórias dos sobreviventes para extrair factos que depois narra em vídeo para a National Geographic.

RECRIAR A EXPERIÊNCIA A BORDO - MENOS O DESASTRE, CLARO!

Cruzeiro refaz viagem do Titanic 100 anos após a tragédia

Quase 100 anos após o Titanic afundar, um cruzeiro com o mesmo número de passageiros a bordo partiu no passado domingo de Inglaterra para refazer a viagem do transatlântico, incluindo uma visita ao local onde afundou.
O Titanic Memorial Cruise, como foi chamado, partiu de Southampton, de onde o Titanic saiu na viagem inaugural. O cruzeiro de 12 noites pretende evocar o 100 .º aniversário do naufrágio do transatlântico da White Star.

TITANIC TIMELIME - 9 DE ABRIL

Navio inspeccionado por dois comandantes

9 de Abril, Terça-feira - Último dia do Titanic em Southampton e ainda se embarcam suprimentos de comida. O navio é inspeccionado pelo Capitão Clark, da Câmara do Comércio. Também é feita uma inspecção pelo Capitão E. J. Smith, que até então estivera no comando do Olympic, e desfrutava de grande confiança por parte da White Star Line.

Destroços do Titanic protegidos pela UNESCO

Os destroços do Titanic, o navio transatlântico que naufragou nas águas do Atlântico Norte na viagem inaugural em 1912, passam a estar protegidos pela UNESCO, divulgou a organização das Nações Unidas com sede em Paris.
«Cem anos depois do naufrágio, os destroços passam a beneficiar da protecção da Convenção da UNESCO para a Protecção do Património cultural subaquático», indicou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), num comunicado citado pela Lusa.

TITANIC TIMELIME - 6 A 8 DE ABRIL

Centenas disputam um lugar para trabalhar no transatlântico

6 de Abril, Sábado É iniciado o embarque da carga e o recrutamento da tripulação. Devido ao alto desemprego causado pela greve do carvão centenas buscam serviço a bordo para trabalhar como mão de obra braçal, a grande maioria proveniente de Southampton, embora alguns venham de outras localidades como Londres, Liverpool e Belfast.
Ao final do dia quase toda a tripulação operacional já está recrutada. A carga de carvão é embarcada pelas portas laterais.

LIVRO

Titanic - A História Completa

Sob a pressão dos jornais e da opinião pública, que se recusavam a invocar a fatalidade, formaram-se comissões que se dedicaram, durante meses, a inquéritos rigorosos, interrogando centenas de testemunhas. A catástrofe teria sido causada por uma imprudência do comandante/dos oficiais, por uma construção defeituosa ou por uma competição comercial criminosa?

10 ITENS MENOS CONHECIDOS A BORDO DO TITANIC

Um cão Chow

Um dos passageiros de primeira classe do navio era Harry Anderson, um corrector da bolsa de Nova York, que estava de regresso à América depois de uma visita à Inglaterra. Era casado e morava em Nova York com a mulher, que não o tinha acompanhado à Europa.
Aparentemente, no entanto, ele tinha companhia: um cão de estimação.

10 ITENS MENOS CONHECIDOS A BORDO DO TITANIC

Perfumes

Um dos passageiros de primeira classe a bordo do Titanic era um fabricante de perfume de Inglaterra, chamado Adolphe Saalfeld; carregava consigo uma bolsa de couro, na qual tinha 65 frascos de perfumes diferentes.
Como o comércio de perfume em Nova York e na América estava em crescendo, ele pode ter viajado com amostras do seu perfume para tentar seduzir potenciais compradores. Alegou estar na sala de fumar do Titanic quando viu o iceberg e o navio bateu. Foi para o quarto, mas deixou para trás a mochila contendo as amostras do seu perfume.

Iemanjá

No sincretismo religioso, Iemanjá tem identidade correspondente a outros santos: na Igreja Católica é Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Em cada lugar do Brasil Iemanjá é festejada, mas as datas diferem de um lugar para outro. No Rio de Janeiro o seu culto é festejado a 31 de Dezembro, com os devotos trazendo oferendas: velas, espelhos, pentes, flores, sabonetes e perfumes... na esperança de que ela leve todas as tristezas, problemas e aflições para o fundo do mar e traga dias melhores. Na Baía é comemorada no dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de Fevereiro. Venerada nos Candomblés da Baía, recebe muitas homenagens e oferendas.

UMA VEZ POR ANO, CHEGAVA RELIGIOSAMENTE A TEMPORADA E A BURGUESIA PARTIA A BANHOS

La Dolce Vita

Vidago, Curia, Luso, Buçaco, São Pedro do Sul, Caldas de Moledo, Pedras Salgadas. Uma vez por ano, chegava religiosamente a temporada e a burguesia partia a banhos. Como dizia Ramalho Ortigão, "ou estão doentes ou fazem como se o estivessem". As colunas sociais passavam então a dar notícia de saraus românticos, "jantares à americana" regados com champanhe do "Bussaco", agradáveis sessões de cinema sonoro, weekends automobilísticos.

5 DE ABRIL DE 1982 | TREMOR DE TERRA NA CAPITAL, TREMOR RESOLVIDO NAS PESCAS E SPORTING ENCALHADO EM PORTIMÃO

Guerra das Malvinas a passar por Portugal?

A 5 de Março o “Diário de Lisboa” anunciava a partida da Armada inglesa rumo às Malvinas. Que não encalhassem, como acontecera ao Sporting em Portimão. Eanes também se fizera ao mar, a crise nas pescas fora solucionada com rapidez, Alberto dos Santos substituindo Gonçalves Viana no governo liderado por Pinto Balsemão.
Nas interiores, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros aventava a hipótese da guerra das Malvinas passar por Portugal, tudo a ver com a Base das Lajes, havendo ainda espaço para falar das “outras Malvinas”, Israel, Palestina, Gibraltar… Elisabeth Savalla, não claro, que essa era Malvina, mas Tavares…
Tinha havido um ligeiro tremor de terra, na madrugada, em Lisboa.
 

PORQUE HÁ MAIS IMAGENS DE MARTE QUE DA FOSSA DAS MARIANAS?

Corridas malucas

Criados pela iniciativa privada, desafios como o que levou o cineasta James Cameron ao canto mais profundo do planeta, ajudam a evolução da pesquisa científica.
A pressão local é de oito toneladas por polegada quadrada. É como se dois elefantes se equilibrassem sobre um estojo de alianças de casamento. A temperatura beira a do congelamento e a escuridão é absoluta. Tudo isso ajuda a entender por que temos muito mais imagens da superfície de Marte do que da Fossa.
 

TITANIC - TIMELINE

25 de Março a 5 de Abril de 1912 - Preparativos para a partida

25 de Março Os botes salva-vidas são testados: colocados para fora, descidos, levantados e colocados no lugar novamente.
31 de Março Faltando alguns detalhes menores, o Titanic está praticamente completo. Embora igual ao Olympic, o Titanic possui mais suítes e algumas modificações estruturais que o tornam mais pesado que o seu "irmão". Agora é o maior navio do mundo.

TITANIC - MUITOS PONTOS DE INTERROGAÇÃO

Porque é que o colosso afundou?

Totem da ousadia humana, orgulho da engenharia náutica, colosso de 269 metros de comprimento e 46 mil toneladas, obra-prima de 7,5 milhões de dólares, o RMS Titanic, tido e havido como inexpugnável pelos mais insuspeitos especialistas, soçobrou na viagem inaugural. Ao colidir com um iceberg, nas últimas horas do dia 14 de abril, o navio afundou e levou consigo a vida de mais de 1.500 pessoas nas águas gélidas do Atlântico norte. Ao choque e à incredulidade pela notícia, soma-se agora, no rescaldo da acachapante tragédia, a ânsia pelas respostas às perguntas que não querem calar. Comoé que um gigante do porte do Titanic pode ter simplesmente afundado pelo choque com um iceberg? Porque o maior e mais moderno navio de nosso tempo não oferecia plenas condições de segurança a todos os seus passageiros?

10 ITENS MENOS CONHECIDOS A BORDO DO TITANIC

Gaita de foles

O irlandês Eugene Patrick Daly, de 29 anos, era um passageiro de terceira classe para Nova York. Quando embarcou, estava com uma gaita de foles irlandesa, instrumento tradicional do país, e diz-se que tocou “Lament Erin” para os seus companheiros. Mais tarde, Daly pediu 87 reais pela perda do instrumento. Décadas mais tarde, um conjunto de gaitas de foles, possivelmente pertencentes a Daly, foi recuperado no local do naufrágio.

Total: 801