Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
As 8 Grandes Novidades do novo Icon of the Seas
Depois de mais de 7 anos de um projeto e 900 dias de construção por milhares de especialistas, a Royal Caribbean deu as boas-vindas ao tão aguardado Icon of the Seas, numa importante cerimónia nos estaleiros de Meyer Turku, na Finlândia, a apenas dois meses da estreia, em Miami.
FUNCHAL, MADEIRA
AidaCosma passou Natal na Região e trouxe mais de 7.500 pessoas
O navio AidaCosma passou o dia de Natal na ‘Pontinha’, tendo trazido ao Funchal mais de 7.500 pessoas, numa escala de 18 horas.
O navio de cruzeiro chegou na madrugada de dia 25 ao Porto do Funchal, com 7.692 pessoas a bordo, sendo que 6.267 são passageiros. Veio de Las Palmas e ficou na Madeira durante 18 horas.
Mein Schiff 3 trouxe 3283 pessoas ao Funchal
O “Mein Schiff 3” acostou, na manhã de dia 23, no Porto do Funchal, trazendo a bordo 2 393 passageiros e 890 tripulantes. Proveniente de Le Havre, o navio ficou na Madeira durante 11 horas.
Deixa o Porto do Funchal às 18h00, com destino a Cabo Verde.
Portos europeus receberam perto de 350 milhões de passageiros em 2022
O transporte marítimo de passageiros continuou a recuperar fortemente, em 2022, com os dados do Eurostat a indicar um crescimento de 30% face a 2021 e 51% relativamente a 2020. Contudo, a indústria dos cruzeiros está ainda 17% abaixo dos níveis de 2019. Portugal aparece, em 2022, com perto de 1,4 milhões de passageiros.
«AVALON ALEGRIA» NO DOURO
NAVIO HOTEL EM VIAGEM INAUGURAL NA VND
Já chegou ao Douro o AVALON ALEGRIA. O novo navio hotel da AVALON WATERWAYS partiu segunda-feira, 18 de dezembro, dos estaleiros navais da WEST SEA no Porto de Viana do Castelo, onde foi construído.
O novo navio, com 80 metros de comprimento e 11,40 metros de boca, conta com 51 cabines divididas por dois decks, tendo capacidade para 102 passageiros e 33 tripulantes. Este é o 12º navio-hotel de rio construído e entregue pela WEST SEA, desta feita para a AVALON WATERWAYS, uma empresa de cruzeiros fluviais que opera na Europa, China, Sudeste asiático, América do Sul, Índia e Ilhas Galápagos.
TUI River Cruises estreia-se no Douro em 2025 com o TUI Alma
Com capacidade para 123 passageiros, o TUI Alma, assim se chamará aquele que será o primeiro navio mandado construir pela TUI River Cruises, companhia de cruzeiros do universo do Grupo TUI, irá navegar pelo rio Douro a partir da primavera de 2025. Os cruzeiros foram colocados à venda a 14 de dezembro.
FUNCHAL
Dois navios movimentaram 6480 pessoas
Os dois navios da rota da CAI (Cruise in the Atlantic Islands), Marella Explorer e Mein Schiff 1, estiveram toda a manhã de dia 14 no Porto do Funchal, a movimentar 6 480 pessoas.
MADEIRA
Esperados mais passageiros nos cruzeiros da passagem de ano
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) tem a expetativa de que na passagem de ano existam perto de 20 mil passageiros, acima dos 18 mil que já tinha sido avançada pela presidente, Paula Cabaço, na edição de novembro do Económico Madeira
Porto do Funchal recebeu a última estreia do ano
A primeira escala do navio de cruzeiro Renaissance que teve lugar esta sexta-feira, no Porto do Funchal, foi a 16.ª e última estreia de navios este ano, neste porto.
A previsão era de que em 2023 houvesse 19 primeiras escalas, mas a greve dos pilotos de barra levou ao cancelamento de três, dos navios Corinthian, Norwegian Viva e Seven Seas Grandeur.
Actividade dos cruzeiros em Lisboa com impacto mínimo na qualidade do ar
As emissões poluentes dos navios de cruzeiro não alteram significativamente a qualidade do ar em Lisboa. A conclusão é do estudo “Modelação e Análise do Impacto do Tráfego de Navios de Cruzeiro na Qualidade do Ar na Área Metropolitana da Cidade de Lisboa, Portugal”, promovido pela CLIA - Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha).
AGENDADAS 59 ESCALAS PARA 2024
Último navio de cruzeiro do ano em Portimão
Na madrugada de segunda-feira, 20 de novembro, chegou a Portimão o último navio de cruzeiro a fazer escala este ano na cidade algarvia.
Trata-se do ‘Norwegian Star’, com 264 metros de comprimento e capacidade para mais de dois mil passageiros.
ESCALA INAUGURAL DO «MSC GRANDIOSA» NO FUNCHAL
Madeirense é o único tripulante a bordo como Mestre Chocolateiro
Jonas Freitas, de 28 anos natural do Caniço, é o único tripulante a bordo do navio Grandiosa com as funções de Mestre chocolateiro, apurou o Funchal Notícias, durante a escala inaugural do navio MSC Grandiosa, no Porto do Funchal, com visita guiada à Comunicação Social.
As fotos do EXPLORA I a chegar a Miami
O Port Miami deu as boas-vindas ao Explora I na sua escala inaugural, marcando a estreia do navio no sul da Flórida. O navio é o primeiro de uma frota de seis da marca de viagens marítimas de luxo do MSC Group.
MSC Cruzeiros prevê chegar aos 50 mil clientes portugueses este ano e a 20 saídas de Lisboa em 2024
Eduardo Cabrita está optimista com os resultados que a companhia de cruzeiros prevê atingir este ano 50 mil clientes, um crescimento de 40% em comparação com 2019 (35 mil), mas também com o ritmo de reservas, até outubro, para 2024, alcançando já um aumento de 25% face ao mesmo período do ano anterior, isto porque “este ano as pessoas começaram a reservar mais cedo, em julho, para 2024, e continuam”, embora se esteja a verificar um ligeiro abrandamento desde o início do conflito Israel-Hamas, para cruzeiros mais próximos daquela região, disse.
Três cruzeiros, onde se inclui o estreante MSC Grandiosa, trouxeram 10 343 pessoas ao Funchal
Sábado foi dia de grande movimento no Porto do Funchal com os navios “MSC Divina” e os transatlânticos “MSC Grandiosa” que fez a primeira escala neste porto e o “Azamara Quest”. Os três navios movimentaram mais de 10 mil pessoas.
Proveniente de Málaga, o “MSC Grandiosa”, considerado o maior navio da frota MSC e o maior da Europa, está em viagem transatlântica para o Brasil, onde vai ficar posicionado.
INAUGURAÇÃO A 10 DE NOVEMBRO DE 2017
Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa
A cerimónia oficial de inauguração do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa teve lugar no dia 10 de novembro de 2017, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa e que contou também com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
A nova gare, que em setembro desse ano recebeu os primeiros passageiros, resultou de um investimento superior a 23 milhões de euros pela LCP – Lisbon Cruise Port, concessionária que, desde 2014, tem a concessão do terminal de cruzeiros do Porto de Lisboa.
3.º encontro de Freds decorreu no Funchal, com muita animação
O encontro da frota de cruzeiros da Fred Olsen que nesta quinta-feira decorreu no Funchal foi considerado por todos os envolvidos como um autêntico sucesso.
Os navios saíram do porto a partir das 17h30 e posicionaram-se ao largo, o suficiente para que os passageiros e tripulantes, do “Balmoral”, “Bolette” e “Borialis”, quase 5 000 pessoas, assistissem ao fogo de artificio, lançado a partir do cais 8 deste porto, recriando a noite da passagem de ano.
ESTA QUINTA-FEIRA
Fred Olsen reúne a frota de cruzeiros no Funchal
A Fred Olsen Cruise Lines reúne nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, os três navios da frota de cruzeiros - “Bolete”, “Balmoral” e “Borealis” - no Porto do Funchal, um evento que a companhia designou de “Fleet in Funchal 2023.”
A Presidente do Conselho de Administração da APRAM refere que “o encontro de vários navios de uma única linha de cruzeiros num porto de escala é incomum” e junta-se a isto “um vasto programa de descoberta da cidade, enquanto destino turístico e cultural, com o contacto com o nosso folclore, as nossas bandas, as nossas tradições e gastronomia, tornando-se uma experiência única para os passageiros dos três navios envolvidos.”
Porto do Funchal em alta
Em quatro dias, 30 e 31 de outubro e 01 e 02 de novembro, o Porto do Funchal recebeu 12 escalas e um movimento de 35 685 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
A segunda-feira começou com dois navios, o estreante “Ambition” e o “Azura”.
No dia seguinte, terça-feira, o Porto do Funchal ficou lotado, com cinco navios, “Mein Schiff 1”, “AIDAstella”, “MSC Divina”, “Club Med 2” e o veleiro “Christian Radich”.
Dia de lotação esgotada no Porto do Funchal
O Porto do Funchal teve, na manhã desta terça-feira 'casa cheia', com a presença dos três gigantes dos mares 'MSC Divina', 'Mein Schiff 1' e 'Aida Stella'.
Fundeados estão o Club Med 2 e o veleiro Christian Radich.