Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CRUZEIROS

Princess estreia conceito «navio dentro do navio» com o Sanctuary Collection do Sun Princess

A Princess anunciou que vai estrear o conceito “navio dentro do navio” no Sun Princess, e também no aguardado Star Princess, que estreia em 2025, ambos da nova classe Sphere.

Antes da Cerimónia de Baptismo do novo Sun Princess, o presidente da Princess, John Padgett, partilhou alguns detalhes sobre o que está por vir para a marca de cruzeiros. A maior novidade inclui a introdução do exclusivo Sanctuary Collection, a bordo do Sun Princess, que se prepara para estrear este conceito, com tudo incluído, em Outubro de 2024.

DESTAQUE PARA OS CRUZEIROS COM EMBARQUE E DESEMBARQUE NO FUNCHAL

MSC CRUZEIROS TERÁ MAIS DE 150 ITINERÁRIOS À VOLTA DO MUNDO NA TEMPORADA DE INVERNO 2024-2025

A MSC Cruzeiros terá mais de 150 itinerários à volta do mundo na temporada de Inverno 2024/2025 com a possibilidade de ter tudo incluído na sua reserva. Oferecendo uma variedade de itinerários incríveis em direção a vários destinos, a Companhia continua a proporcionar experiências imperdíveis para todo o tipo de viajantes. Desde mini-cruzeiros a cruzeiros longos, as opções abrangem todos os hemisférios, garantindo que há algo para todos os gostos.

O grande destaque deste Inverno serão os 19 cruzeiros, a bordo do MSC Opera, com embarque e desembarque no Funchal, pela primeira vez no Inverno. Serão 11 cruzeiros de 7 noites, 4 cruzeiros com a duração de 6 noites, 3 cruzeiros com a duração de 8 noites e 1 cruzeiro de 9 noites. Para além dos 19 cruzeiros, haverá ainda 4 mini-cruzeiros, dois quais 2 deles terão a duração de 3 noites, 1 cruzeiro com a duração de 7 noites e ainda 1 cruzeiro de 4 noites.

Mediterrâneo continuará o segundo maior mercado do mundo em 2024

O Mediterrâneo vai manter a sua posição como a segunda maior região de cruzeiros do mundo, de acordo com o relatório anual da Cruise Industry News. A primeira continua a ser as Caraíbas.

Mesmo com uma capacidade de passageiros ligeiramente inferior para 2024, prevê-se que o Mediterrâneo acolherá cerca de 16% dos passageiros de cruzeiros do mundo.

VERÃO 2024

MSC CRUZEIROS LANÇA PACOTE COM VOOS INCLUÍDOS DE LISBOA PARA HAMBURGO E COM EMBARQUE EM KIEL NOS ITINERÁRIOS DO MSC EURIBIA

A MSC Cruzeiros tem disponível uma oferta para o Norte da Europa este Verão, com pacotes especiais com voos incluídos, a que acrescem os transfers e o cruzeiro, para que os passageiros possam desfrutar do melhor que os Fiordes da Noruega têm para lhe oferecer, com a oportunidade de passar um dia inteiro na cidade de Copenhaga.

Estes itinerários serão ainda mais atrativos com a promoção da MSC Cruzeiros para o Verão 2024 que dá a possibilidade aos passageiros de quando realizarem a sua reserva beneficiarem da possibilidade de terem tudo incluído a bordo.

CRUZEIROS

Carnival divulga avanços importantes em matéria de sustentabilidade

A Carnival Corporation, a maior empresa de cruzeiros do mundo, divulgou recentemente o seu 14.º Relatório Anual de Sustentabilidade, detalhando o progresso significativo nas suas seis áreas de sustentabilidade, incluindo os seus objetivos prioritários de apoio à ação climática para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e promover um modelo de economia circular para reduzir os resíduos.

A empresa atingiu vários objetivos ambientais para 2030 muito antes do previsto e está adiantada em relação a outros objetivos-chave, como a redução da intensidade de gases com efeito de estufa.

4 Novos Itinerários da Viking para Cruzeiros na China (pela primeira vez com extensão à Mongólia)

A Viking anunciou que, pela primeira vez, vai oferecer experiências focadas no destino na Mongólia com o novo programa de extensão Spirit of Mongolia. A extensão de cinco noites totalmente guiada permitirá aos passageiros mergulhar ainda mais nas ricas tradições da região, desde a antiga cidade de Ulaanbaatar até ao Deserto de Gobi.

O Spirit of Mongolia e uma variedade de outras pré ou pós extensões, incluindo Hong Kong e Pequim, estão disponíveis para os novos e inéditos itinerários da Viking na China: Best of China, China Discovery, Classic China & the Coast e Wonders da China.

Terminal de cruzeiros navega em onda de records

Depois do melhor ano de sempre em 2023, neste ano e em 2024 os números de navios e de passageiros em Leixões vào continuar a subir.

Indústria dos cruzeiros está a investir mais de 400 milhões de euros para modernização e construção de novos navios em Portugal nos próximos cinco anos

A CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros revelou que Portugal já tem uma carteira de encomendas que representa mais de 400 milhões de euros de investimento para os próximos cinco anos para a modernização e construção de novos navios de cruzeiro no país. A informação foi revelada no âmbito da Portugal Shipping Week. Marie-Caroline Laurent, diretora-geral da CLIA para a Europa, abordou ainda o tema da navegação “zero emissões” e as inovações e tecnologias que têm vindo a ser implementadas por parte da indústria dos cruzeiros com vista ao cumprimento das metas estabelecidas pela União Europeia e à neutralidade carbónica do setor.

A representante da CLIA integrou o painel “Regulation and Compliance” onde, no âmbito da regulamentação ambiental numa perspetiva global e europeia, explicou também a importância da integração total do setor marítimo no desenvolvimento de políticas nacionais centradas na área da energia em Portugal, nomeadamente, através da implementação de estratégias para o desenvolvimento de hidrogénio e da utilização do combustível marítimo sustentável enquanto possível fonte de energia no aprovisionamento dos navios.

«Ventura» na Madeira com mais de quatro mil pessoas a bordo

O navio de cruzeiro ‘Ventura’ chegou na manhã de quarta-feira ao Funchal, com 2973 passageiros e 1149 tripulantes a bordo. O transatlântico da P&O Cruises chegou à Madeira depois de cinco dias de mar, numa viagem que começou no porto britânico de Southampton e prosseguiu para Santa Cruz de La Palma, Canárias.

Uma escala de 10 horas, num cruzeiro de 15 noites, que começou em Southampton no dia 11 de maio, com escalas no Funchal, Santa Cruz de La Palma (dia 16), Santa Cruz de Tenerife (dia 17), Las Palmas de Gran Canaria (dia 18), Arrecife (dia 19), Cadiz, Espanha (dia 21), Lisboa (22) e regresso a Southampton (25).

«Hanseatic Nature» terminou no Funchal roteiro pelos Açores e Madeira

O ‘Hanseatic Nature’ esteve no Funchal para uma escala de 17 horas, onde realizou 170 desembarques e 172 embarques de passageiros. O navio, proveniente de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores, trazia a bordo 170 passageiros e 166 tripulantes. Partiu em destino a Vila do Porto.

Construído como um navio de Classe Polar 6, o ‘Hanseatic Nature’ está vocacionado para a realização de cruzeiros de expedição em zonas remotas como o Ártico e a Antártida, mas também para destinos mais tropicais, como a Amazónia ou as ilhas do Atlântico.

«Queen Anne» com escala inaugural na Madeira

O ‘Queen Anne’ estreou-se na manhã desta terça-feira na Madeira. É o mais recente navio da Cunard, e está a realizar o seu cruzeiro inaugural.
Com cerca 2.600 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo, o ‘Queen Anne’ entrou no Porto do Funchal pelas 6:45, vindo de Southampton. No momento do desembarque, os passageiros foram recebidos por um grupo de folclore regional e uma equipa de carreiros do Monte, com os tradicionais carros de cesto.

Navio de cruzeiros «Sea Dream I» escalou o Porto de Setúbal

O Sea Dream I, que é operado pela empresa norueguesa Sea Dream Yacht Club, escalou esta terça-feira o Porto de Setúbal, tornando-se no segundo navio de cruzeiros a escalar o porto sadino no corrente ano.

A embarcação de luxo, que trouxe a Setúbal cerca de 100 turistas, foi pilotada desde a entrada da barra até ao cais pela Comandante Susana Félix, piloto de barra do Porto de Setúbal, tendo sido recebida por uma comitiva liderada pelo Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia.

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O Porto de Setúbal recebeu no sábado a escala do navio “Le Dumont D´Urville, operado pela companhia francesa “Ponant”.

Este é o primeiro navio de cruzeiros a escalar Setúbal em 2024, estando prevista a escala de mais três embarcações de cruzeiros durante o corrente ano. Para assinalar a ocasião, foi entregue ao Comandante do navio uma placa comemorativa e realizada uma cerimónia de receção aos passageiros e tripulação.

O navio “Le Dumont D´Urville, com pavilhão francês, saiu de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, no dia 3 de maio, e tem como destino final o Porto de Lisboa, fazendo escala nos portos de Santa Cruz de Tenerife, San Sebastian de la Gomera, Santa Cruz de la Palma, Funchal, Lagos e Setúbal.

ESTA TERÇA-FEIRA

Sua Majestade «Queen Anne» com escala inaugural no Funchal

O mais recente navio da Cunard, o Queen Anne, vai estrear-se na Madeira esta terça-feira, dia 14 de Maio. O navio de cruzeiro, que navega com cerca 2.600 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo, está a cumprir a primeira viagem comercial, depois do trajeto inaugural, reservado a convidados e à imprensa o ter levado de Southampton, no Reino Unido, a Lisboa, e de volta a Southampton.

Porto de Lisboa recebe viagem inaugural do maior Navio de Luxo da Cunard Line

O Porto de Lisboa recebeu esta terça-feira o novo navio de Cruzeiro Queen Anne, que está a fazer a sua viagem inaugural. A capital portuguesa é a terceira cidade a ser escalada, depois de Southampton e La Corunha.

Para assinalar a opção por Lisboa na viagem inaugural do Queen Anne, o Porto de Lisboa ofereceu à Comandante Inger Thorhauge, a primeira mulher a comandar um navio da Cunard Line, a habitual placa comemorativa da ocasião, com o navio a ser escoltado por rebocadores da empresa Portugs.

Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa, considera “uma honra e um enorme prestígio que o Porto de Lisboa tenha sido escolhido, uma vez mais, como um dos destinos das viagens inaugurais dos navios da Cunard Line. Os navios da Cunard Line já atraíram muitos curiosos às margens do rio Tejo, quer pelas primeiras escalas, quer pelos seus eventos internacionais como foi o dia 6 de maio de 2014, em que o Porto de Lisboa recebeu pela primeira vez em simultâneo as “3 rainhas” deste operador - Queen Mary 2, Queen Elizabeth 2 e o Queen Victoria. Foi a quarta vez na história em que se juntaram os três navios “Queen”, sendo o Porto de Lisboa o terceiro onde esta efeméride aconteceu, para além de Southampton e de Nova Iorque. É, pois, com muito entusiasmo que recebemos a visita do Queen Anne.”

AÇORES

Cruzeiro «Exploris One» escalou pela primeira vez a Graciosa

A ilha Graciosa recebeu a visita do navio de cruzeiro Exploris One. Sendo uma escala inaugural, decorreu a habitual sessão de boas-vindas na qual participou a Vereadora da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, acompanhada por diversas entidades: Portos dos Açores, Agente de Navegação e Autoridade Marítima.

O navio tem capacidade para 200 passageiros e 100 tripulantes, que tiveram oportunidade de conhecer a Graciosa.

FUNCHAL

Troca de placas a bordo do estreante Scarlet Lady

O Comandante do Scarlet Lady, o venezuelano Aris Jose Medina Morales recebeu a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, SA, Paula Cabaço, bem como o agente do navio, Jorge Welsh, para a habitual apresentação de cumprimentos e troca de placas, assinalando a primeira escala deste navio no Porto do Funchal. Seguiu-se uma visita ao navio que incluiu também um grupo de agentes de viagem da região.

O actual comandante do Scarlet Lady era quem estava no comando do Valiant Lady, quando este navio fez a primeira escala na Madeira, a 21 de outubro de 2022.

Entre abril e maio Porto de Portimão recebe 23 escalas de cruzeiros

O Porto de Portimão, no Algarve, tem vindo a cimentar a sua posição privilegiada, estando já confirmadas para este ano 56 escalas de navios de cruzeiro, totalizando algumas dezenas de milhar de passageiros. Só entre os meses de abril e maio irá receber 23 escalas.

No dia 14 de maio aquela infraestrutura portuária irá receber os navios “National Geographic Explorer”, “Hamburg” e “Seadream I”.

BELMAR DA COSTA:

«A Madeira está a fazer um excelente trabalho» no sector dos navios de cruzeiros

A Madeira está a fazer um trabalho excelente" no sector dos cruzeiros, considera António Belmar da Costa, presidente da Associação de Agentes de Navegação Portugueses.

O dirigente nacional diz que a Região "está a crescer de forma sustentável" fruto do "belíssimo trabalho" desenvolvido pela APRAM.

Cruzeiros superam números pré-pandemia com 31 milhões de passageiros em 2023

A Cruise Lines International Association (CLIA), a principal voz da comunidade global de cruzeiros, lançou o seu Relatório Anual sobre o Estado da Indústria de Cruzeiros.

O relatório sobre o estado da indústria inclui a divulgação do volume de passageiros de 2023, que atingiu 31,7 milhões – superando 2019 em 7%. O relatório também mostra uma procura contínua por cruzeiros de férias, observando a intenção de fazer cruzeiros em 82%. A previsão para a capacidade de cruzeiros mostra um aumento de 10% de 2024 a 2028, à medida que as companhias fazem progressos contínuos e concretos na busca por emissões líquidas zero até 2050.

Total: 200
1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11