Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Leixões participa na Seatrade Cruise Global Miami 2024

Sob a marca Cruise Portugal | APP - Portos de Portugal, o Porto de Leixões junta-se aos restantes portos portugueses de Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira para, desta forma, se representarem na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros.

A Seatrade Cruise Global decorre de 8 a 11 de abril no Miami Beach Convention Center (E.U.A)., sob o tema “A Evolução do Cruzeiro” e, para além dos portos portugueses com atividade de cruzeiros, estarão ainda representados no Stand de Portugal diversos agentes económicos como Agentes de Viagens, Estaleiros Navais, Serviços Marítimos, Agentes de Navegação, entre outros parceiros.

Seatrade Cruise Global terminou e há perspectivas de crescimento para os Portos da Madeira

A rota da CAI, Cruise Atlantic Islands continua a atrair o interesse das companhias e a perspetiva é que o número de escalas e passageiros cresçam nesta área atlântica, o que significa mais negócio para os Portos da Madeira, enquanto parceiros e fundadores da CAI.

É a conclusão da Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A, que adianta estar já acertada “a vinda dos navios da AIDA Cruises até a época de 2028/29; a MSC terá um navio nesta rota nas próximas temporadas de 2024/25 e de 2025/26 e a companhia Marella Cruises anunciou a colocação de mais um navio neste itinerário.”

Representação Cruise Portugal regressa a Miami

Unidos sob a marca Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira voltam a representar-se na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros, que decorre de 8 a 11 de abril no Miami Beach Convention Center, nos EUA, sob o tema “A Evolução do Cruzeiro”.

É uma das maiores representações de Portugal neste evento, o que traduz a importância crescente que a atividade e cruzeiros representa para os Stakeholders.

Porto de Setúbal investe na actividade de cruzeiros e marca presença na Seatrade Cruise Global em Miami

O Porto de Setúbal participa na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que está a ter lugar no Miami Beach Convention Center, nos EUA, entre 8 e 11 de abril.

Este ano, a Seatrade Cruise Global tem como tema “A Evolução do Cruzeiro” e recebe mais de 600 expositores, cerca de 80 linhas de cruzeiros e milhares de visitantes oriundos de 120 países. O Porto de Setúbal participa nesta edição sob a marca “Cruise Portugal”, juntamente com os portos de Lisboa, Leixões, Portimão, Açores e Madeira, e é representado pelo vogal do Conselho de Administração da APSS, António Caracol.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ADERE À ASSOCIAÇÃO CRUISE EUROPE

O Porto da Figueira da Foz acaba de aderir à Cruise Europe, Associação Europeia de Portos do Eixo Atlântico que promove destinos de cruzeiros desde as regiões do Báltico, Noruega, Ilhas Faroé até ao sul da Europa.

Com esta adesão são dados novos passos com vista ao reforço da promoção da Figueira da Foz e de toda a oferta turística da Região Centro, enquanto destino diferenciado e único, junto dos operadores de cruzeiros e demais players do sector.
 

Cruzeiros em alta no Funchal vão gerar taxas de 1,2 milhões

O Porto do Funchal registou, em 2023, um record de 624 mil passageiros de navios de cruzeiro, que em janeiro dE 2025 começarão a pagar a taxa turística de 2 euros. A presidente da Portos da Madeira garante que a receita vai reverter para o próprio sector.

Costa Pacifica, o primeiro de 12 cruzeiros previstos para esta semana no Portos da Madeira

O Costa Pacifica regressou este domingo ao Porto do Funchal, com 2 492 pessoas, a bordo. Proveniente de Málaga, o navio ficou 13 horas na Madeira. A bordo, viajam 1 458 passageiros e 1 034 tripulantes.
O navio tem como próxima escala Cadiz.

Ainda à noite chegou o navio AIDAcosma que pernoitou na Madeira e traz a bordo mais de 7 700 pessoas.
Contando com os navios de domingo, os Portos da Madeira recebem até sábado, dia 13, 12 escalas, onze no Porto do Funchal e uma no Porto Santo.

Seatrade Cruise Global decorre de 8 a 11 de abril em Miami

Porto de Lisboa marca presença na maior feira internacional de cruzeiros

O Porto de Lisboa marca presença na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que decorre de 8 a 11 de abril no Miami Beach Convention Center, nos EUA, sob o tema “A Evolução do Cruzeiro”.

Esta é a 25ª vez que o Porto de Lisboa está presente neste evento e a 18ª vez consecutiva que participa integrado num espaço nacional sob a marca Cruise Portugal, onde estão também representados os portos de Leixões, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, bem como diversos agentes económicos.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Três navios de cruzeiro em Ponta Delgada com 9 mil visitantes

Com a chegada da Primavera diversas operadoras começam a reposicionar alguns dos seus navios na Europa para a temporada de verão.
Nesta altura os Açores costumam receber diversos navios que, no arquipélago, encontram uma paragem quase obrigatória depois de estarem a atravessar o Atlântico com 5 ou 6 dias de viagem.

Assim, estão programadas para o mês de Abril 47 escalas em alguns portos do arquipélago, a maioria das quais em travessias “eastbound”, mas igualmente através dos primeiros cruzeiros temáticos que, regra geral, visitam um conjunto mais abrangente de ilhas.

Porto do Funchal recebe 8 escalas e 20 mil pessoas na semana de Páscoa

Tal como refere a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), em comunicado de imprensa, “é uma semana em que todos os dias, haverá um navio em porto”.

Prevê-se que nestas 8 escalas sejam movimentadas cerca de 20 mil pessoas.

MSC Foundation esteve na Monaco Ocean Week para falar da conservação dos oceanos

A MSC Foundation associou-se à IUCN pela segunda vez na Monaco Ocean Week, a 19 de Março, para co-organizar, com a Fundação Velux e a Filantropia Cortes Solari, uma discussão com várias partes interessadas sobre a concretização do potencial da filantropia para a conservação dos oceanos.

Na sequência dos comentários de abertura realizados pelo Principe Alberto II do Mónaco, sobre a temática dos desafios locais de importância nacional, a MSC Foundation expôs os seus compromissos para com a restauração e conservação dos recifes de coral nas Bahamas no âmbito do seu Programa Super Coral. A Diretora Executiva Daniela Picco sublinhou o valor dos seus parceiros institucionais, académicos e do MSC Group e o investimento a longo prazo em estudos científicos e de investigação sólidos para estabelecer o viveiro de coral elkhorn que se encontra seriamente em risco de extinção. A taxa de sobrevivência de 100% destes fragmentos de coral após uma onda de calor marinho nas Bahamas no Verão de 2023 é um sinal promissor de resiliência térmica, dando esperança aos recifes de coral na região.

Porto do Funchal com dois navios, um que se despede esta quarta-feira e outro em turnaround total

No Porto do Funchal estiveram acostados nesta terça-feira os navios Azura, que fez a última escala,desta época na Madeira, e o Corinthian, que fez um turnaround total, envolvendo 87 desembarques e 91 embarques.

Os dois navios movimentaram um total de 4 307 pessoas, sendo que 3 101 eram passageiros.
O Corinthian fez o segundo turnaround total desta época.

Porto do Funchal com dois navios que trouxeram mais de 12 mil pessoas

O Porto do Funchal recebeu esta segunda-feira os navios de cruzeiro AIDAcosma e Sky Princess, que trouxeram à Madeira 12 477 pessoas, das quais, 9 690 foram passageiros.

O Sky Princess atravessou o Atlântico desde Fort Lauderdale, num cruzeiro designado de 16 noites marroquinas e ibéricas.
O AIDAcosma está a efetuar mais um cruzeiro de 07 noites no itinerário da CAI, Cruise Atlantic Islands.

FROTA DA MSC CRUZEIROS REFORÇADA COM LIGAÇÃO STARLINK

Dois terços dos navios da MSC Cruzeiros estão agora equipados com ligação a bordo Starlink da Space X e o programa de implementação da frota estará concluído até Maio de 2024.

A solução de baixa órbita terrestre está atualmente a fornecer velocidades de internet mais rápidas, wi-fi melhorado em camarotes e espaços públicos, níveis de latência reduzidos e custos operacionais mais baixos para 15 dos 22 navios da frota da Companhia, após testes de largura de banda e tráfego de dados em 2022.

Presidente da APRAM, S.A. defende em reunião internacional o potencial da Macaronésia no mercado de cruzeiros

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., defendeu na CLIA Cruise WeeK Innovation Expo que decorreu de 11 a 14 deste mês, em Génova, que os cerca de 40 novos navios que estão projectados e em construção até 2028, poderão ser uma oportunidade para incrementar mais escalas na região da Macaronésia e esbater a sazonalidade no Porto do Funchal.

FUNCHAL

Entidades locais deram as boas-vindas ao «Viking Mars»

O comandante do “Vikilng Mars” o sueco Christian Aalbers, recebeu, a bordo, um grupo de entidades que deu as boas-vindas a este navio que fez escala pela primeira vez, no Porto do Funchal.

A vogal do Conselho de Administração da APRAM, Isabel Figueiroa, uma das entidades da comunidade portuária e marítima que esteve presente na habitual cerimónia de troca de placas, entregou um certificado de nomeação do comandante Christian Aalbers como embaixador deste destino, além de alguns presentes promocionais da região.

Porto do Funchal com movimento de 10.784 pessoas resultante dos três navios

Estiveram, esta terça-feira, atracados no Funchal três navios de cruzeiro, entre os quais figura um estreante, ‘Viking Mars’.

Este último trouxe a bordo 887 passageiros e 461 tripulantes, perfazendo o total de 1.348 pessoas.

«AIDAdiva» em Ponta Delgada com 2 mil passageiros

Depois de já ter recebido as escalas do AIDAmar e do AIDAluna, o terminal de cruzeiros das Portas do Mar, em Ponta Delgada, recebeu esta terça-feira a escala do AIDAdiva, da operadora alemã Aida Cruises.

Esta escala está inserida num roteiro transatlântico de 19 noites, iniciado em La Romana, na Martinica, no passado dia 2, e a cidade alemã de Hamburg, onde chegará no próximo dia 21.

COM ÁUDIO

Governo Regional vai injectar 16,9 milhões de euros na APRAM

O Governo Regional vai injectar 16 milhões e 900 mil euros na Administração dos Portos da Região a título de prestação acessória. Em causa está o pagamento de dívidas contraídas pela APRAM entre 2000 e 2011.

Cruise Week Europe decorre em Génova até 14 de Março

Ministros europeus, líderes mundiais das companhias de cruzeiro e altos representantes de instituições internacionais estão reunidos em Génova, na Itália, até 14 de março, para a Cruise Week Europe, que este ano conta com a primeira Innovation Expo da CLIA – Associação Internacional de Cruzeiros.

Total: 111
[1] 2 3 4 5 6