Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Reforçado compromisso com sustentabilidade e ligação às comunidades locais

Porto de Lisboa recebeu Presidente da Carnival UK e P&O Cruises

O Porto de Lisboa recebeu esta semana a visita de Paul Ludlow, Presidente da Carnival UK e P&O Cruises, para uma série de reuniões a bordo do navio Britannia. Estes encontros contaram com a presença de Lisa Bandari, Embaixadora de Inglaterra, diversos Deputados da Comissão de Energia e Ambiente da Assembleia da República Portuguesa, uma delegação da CM de Lisboa e de Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração da APL. Foram abordados temas de grande relevância para o futuro da indústria dos cruzeiros em Lisboa, nomeadamente a sustentabilidade, o reforço do compromisso da P&O Cruises com o Porto de Lisboa e o estreitamento da colaboração com as comunidades locais.

Novo navio de luxo premiado com distinções ambientais

Explora II estreia-se no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa acolheu este fim de semana, pela primeira vez, o Explora II, o mais recente navio da nova marca de luxo Explora Journeys, do MSC Group. Esta escala integra uma viagem do Explora II, que tem Barcelona como porto de base e escalas em Málaga, Gibraltar, Tânger e Ibiza, além de Lisboa, que assim reforça a sua posição como porto de destino em destaque no setor dos cruzeiros de luxo.

O Explora II, que foi recentemente batizado em Civitavecchia pela ambientalista marinha Rosalba Giugni, traz consigo um forte compromisso com a sustentabilidade. O Navio, construído nos estaleiros Fincantieri, em Itália, recebeu diversas distinções ambientais, como a notação “Green Plus” da RINA, que reconhece a sua elevada performance ecológica. Além disso, foi distinguido com a classificação “Dolphin” por minimizar o impacto do ruído em ecossistemas marinhos sensíveis, e ainda com a notação “Comfort Noise and Vibration”, que garante uma experiência de viagem tranquila, com baixos níveis de ruído e vibração.

Horário de Inverno | Visitas ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Desde 6 de Outubro, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões retomou o horário de inverno das visitas ao edifício, passando a estar aberto ao público entre as 09h30 e as 13h00.

As visitas têm início pelas 10h15, 11h15 e 12h15, sendo acompanhadas por um dos nossos guias oficiais e percorrem os diferentes pisos e espaços do edifício, com a explicação das diferentes actividades que se desenrolam no edifício.

Porto de Lisboa lança Programa «Cruzeiros pela Comunidade»

A APL – Administração do Porto de Lisboa anuncia o lançamento do programa "Cruzeiros pela Comunidade", uma iniciativa pioneira para reforçar os laços entre as companhias de cruzeiro e a comunidade local, promovendo a integração social e o desenvolvimento sustentável na cidade de Lisboa.

Com o programa "Cruzeiros pela Comunidade", o Porto de Lisboa pretende promover uma relação positiva e colaborativa entre o setor dos cruzeiros e a Cidade, criando pontes entre os navios de cruzeiro que visitam a nossa Cidade e os lisboetas, incentivando práticas de turismo sustentável e envolvendo diretamente a comunidade local. Além dos benefícios económicos, espera-se que este programa inovador contribua para preservação ambiental, desenvolvimento educacional e bem-estar social, posicionando Lisboa como uma referência no turismo responsável e participativo.

Madeira quer Ilhas Atlânticas como novo destino de cruzeiros

A Presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, estabelece como grande objetivo para o futuro próximo da associação que reúne as autoridades portuárias da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, a criação de um novo destino turístico de cruzeiros: O destino da Macaronésia.

“É esse o caminho que temos de apontar. Um novo destino de cruzeiros, que fale diretamente, a uma só voz, com as companhias”, disse Paula Cabaço, sustentando que os quatro arquipélagos que compõem a marca Cruise Atlantic Islands (CAI) possuem características únicas, uma autenticidade própria e identidades singulares que se complementam, e que permitem que este itinerário se apresente perante a indústria do turismo de cruzeiros como um produto apelativo e diferenciado. “Tal como hoje falamos nas Caraíbas como um destino de cruzeiros, estamos a trabalhar em conjunto, e temos todas as condições, para que no futuro as ilhas da Macaronésia sejam também um destino de referência, neste lado do Atlântico.”

Sustentabilidade ambiental assume-se como principal preocupação do sector dos cruzeiros

A indústria de cruzeiros na Europa, representada pela CLIA Cruise Lines International Association, tem mostrado grande preocupação com a sustentabilidade ambiental, adotando diversas medidas para reduzir seu impacto, nomeadamente ao nível da redução de emissões que são libertadas pelos navios, não só em mar como também em terra. Durante a Porto Maritime Week, no painel dedicado ao tema “A indústria de cruzeiros e o desenvolvimento sustentável”, Jose Alberto Celis, da CLIA Europe, referiu que «o foco principal da indústria de cruzeiros é a sustentabilidade e a eficiência energética. Este é um setor cujos navios representam menos de 1% do total da indústria do shipping, mas tem um impacto massivo na Economia europeia e um grande impacto ao nível das emissões».

APDL celebrou o Dia Mundial do Turismo com visitas ao TITAN do Porto de Leixões

A APDL celebrou o Dia Mundial do Turismo com a recepção do navio de cruzeiro de luxo SEABOURN SOJOURN no Porto de Leixões, operado pela Seabourn Cruise Line, escala que marcou a celebração de uma data que visa destacar a importância do turismo no mundo.

Além desta receção, a APDL promoveu visitas ao TITAN do Porto de Leixões, uma peça icónica de património industrial, com o objetivo de dinamizar o equipamento, parte integrante da rede portuguesa de Turismo Industrial.

Sun Princess estreou-se no Porto do Funchal, com 5 479 pessoas, a bordo

O transatlântico Sun Princess fez neste domingo a sua primeira escala no Porto do Funchal, no âmbito do cruzeiro de 25 noites que tem como destino final Fort Lauderdale, na Flórida. A bordo, viajam 3 839 passageiros e 1 640 tripulantes.

O navio ficou 11 horas na Madeira, tendo partido pelas 17h00 rumo às Canárias.

Maioria dos índices medidos durante 12 meses recebeu classificação de «Muito Bom» ou «Bom»

Porto de Lisboa com qualidade do ar claramente dentro dos limites legais

No Dia Mundial do Turismo,, a APL – Administração do Porto de Lisboa revelou que os valores de qualidade do ar na área do Terminal de Cruzeiros do Porto de Lisboa mantiveram-se dentro dos limites legais estabelecidos pela legislação nacional, entre setembro de 2022 e agosto de 2023.

O presidente da APL, Carlos Correia, destaca a propósito que «os resultados do Índice de Qualidade do Ar diário (IQAr) no Porto de Lisboa apontam, para todos os pontos de medição, classificações maioritárias de “Muito Bom” e/ou “Bom”. Em alguns momentos, registaram-se classificações de “Médio” ou de “Fraco”, com os parâmetros Dióxido de azoto (NO2) e de Poluição por partículas finas (PM2,5) a serem os principais responsáveis por essas variações».

«CAI Conference 2024» decorre no Funchal

A Cruise Atlantic Islands (CAI) Conference 2024, começou na manhã desta quinta-feira no Funchal, com uma ação ambiental no Parque Ecológico, prosseguindo no final do dia, com um Welcome Cocktail, na Gare Marítima da Madeira. Esta sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 9 horas, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, decorrerem os trabalhos da Conferência, e no dia seguinte, no sábado, o evento termina com uma FAM Trip na costa norte da ilha, para convidados e jornalistas estrangeiros.

Porto do Funchal com dois navios de cruzeiro que trazem quase 8 000 pessoas

O Porto do Funchal acolheu nesta quarta-feira os navios de cruzeiro Iona e Vista que trouxeram a bordo um total de 7 910 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O Vista fez a sua segunda escala no Porto do Funchal. Veio de Málaga, com 1173 passageiros e 781 tripulantes.
Ficou 10 horas na Madeira e partiu às 17h00, com destino à ilha de La Palma, nas Canárias, no âmbito do cruzeiro de 30 noites, iniciado a 03 de setembro, em Pireus.

«Vasco da Gama» no Porto de Leixões

A Estação de Passageiros acolheu esta quinta-feira o cruzeiro Vasco da Gama, detido pela Mystic e operada pela Nicko Cruises. A bordo navegam cerca de 1.000 passageiros a realizar uma viagem de 7 dias de Lisboa a Palma de Maiorca.

DE 26 A 28 DE SETEMBRO, NO FUNCHAL

CAI Conference 2024 vai pensar o futuro dos cruzeiros nas Ilhas Atlânticas da Macaronésia

A Cruise Atlantic Islands (CAI) Conference 2024, que decorre nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Funchal, será um importante momento de afirmação conjunta para a recém formalizada Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia.

“Como marca coletiva, a CAI já tem 30 anos e esta conferência pretende assinalar esse aniversário e ao mesmo tempo pensar o nosso futuro conjunto, numa altura em que demos um importante passo na formalização da Associação, com o registo da constituição da sociedade com sede em Canárias”, contextualiza Paula Cabaço, presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), que promove o encontro que vai reunir no Funchal perto de 80 especialistas nacionais e internacionais.

Porto de Setúbal presente na maior feira de cruzeiros do Mediterrâneo

O Porto de Setúbal esteve presente na 14ª edição da Seatrade Cruise Med, o maior evento bienal para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo, que decorreu recentemente na cidade espanhola de Málaga, sob o tema “Parcerias para o Progresso”.

O porto setubalense fez parte da missão comercial da APP – Associação de Portos de Portugal, sob a marca Cruise Portugal, que incluiu as representações dos portos de Leixões, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira. Além dos portos nacionais, esta missão contou ainda com a presença de diversos stakeholders e agentes económicos portugueses, reforçando a importância crescente que a atividade de cruzeiros representa a nível nacional.

«Cruise Portugal» promove-se na maior feira de cruzeiros do Mediterrâneo

A missão comercial da APP – Associação de Portos de Portugal, sob a marca Cruise Portugal que inclui as representações dos Portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, como habitualmente, e o Porto da Figueira da Foz, pela primeira vez, estiveram presentes na 14ª Edição da Seatrade Cruise Med, o maior evento bienal para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo, que decorreu dias 11 e 12 em Málaga, sob o tema “Parcerias para o Progresso”.

A comitiva portuguesa tem vindo a crescer, o que revela a importância crescente que a atividade de cruzeiros representa para os parceiros. sendo cada vez mais os agentes económicos que se fazem representar no stand de Portugal, nomeadamente a Amundsen, a Bensaúde, Agentes de Navegação, a Buzzpath – Agência de Viagens, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, a Pinto Basto, a Pioneiro do Rio – Serviços Marítimos, a Portugs, a Shore Tours e a Wilhelmsen Port Services Portugal.

Disney Cruise Line vai construir 4 novos navios de cruzeiro

A Disney Cruise Line anunciou a construção de quatro novos navios de cruzeiro entre 2027 e 2031, juntando-se à sua frota atual de cinco e quatro encomendados, e elevando a sua frota para 13 navios.

O anúncio surgiu durante o Horizons: Disney Experiences Showcase e a empresa disse que os nomes, designs e itinerários dos navios ainda estavam em desenvolvimento.

Portos da Madeira voltam a estar presentes na Seatrade Cruise Med

Os presidentes dos portos da Madeira, Grã-Canária e Tenerife e ainda os representantes dos portos dos Açores e de Cabo Verde receberam ma manhã desta quinta-feira, no stand CAI, na Seatrade Cruise Med que encerra esta sexta em Málaga, o presidente dos “Puertos del Estado”, de Espanha e a conselheira do Turismo da ilha de La Palma.

Gigantes dos mares:

Conheça os 18 maiores navios de cruzeiro do mundo!

Os maiores navios de cruzeiro do mundo são como cidades em alto mar: têm inúmeros restaurantes, atracções capazes de ocupar os hóspedes o dia inteiro, lojas, discotecas, casinos, bares e piscinas para todos os públicos. São embarcações que chegam a ter a altura de edifícios de 25 andares e podem pesar até 250 mil toneladas – que deslizam pelas águas dos oceanos.

ESTE INVERNO

MSC Opera com embarque e desembarque no Funchal

Este inverno, o MSC Opera opera com embarque e desembarque no Funchal, entre 3 de novembro de 2024 e 20 de março de 2025.

O MSC Opera partirá do Funchal, na Madeira, e visitará as Ilhas Canárias: Santa Cruz de Tenerife (Ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canária), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma).

CRUZEIROS

Carnival Corporation anuncia três novos navios (e vão ser gigantes)

Com a procura por férias em cruzeiros a chegar a níveis históricos, a Carnival Corporation, maior companhia de cruzeiros do mundo, anunciou um pedido de três novos navios para a sua marca homónima, Carnival Cruise Line, com quase 230.000 toneladas brutas. O acordo com o construtor naval italiano Fincantieri prevê o projeto, a engenharia e a construção desses navios movidos a gás natural liquefeito (GNL), que serão entregues em 2029, 2031 e 2033, respetivamente.

Total: 183
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10