Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




8ª FEIRA DE EMPREGO & CARREIRAS TRABALHAR NUM NAVIO

A 8ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se em Lisboa, no dia 16 de março 2023.

Está confirmada a presença de várias companhias de navios e de ensino e formação marítima, antecipando a repetição do sucesso das edições anteriores.

Royal Caribbean pede ajuda para escolher nome do 2.º navio da classe Icon

O surpreendente Icon of the Seas ainda não foi lançado mas a Royal Caribbean já procura nome para o segundo navio da classe Icon, que será lançado em 2025. Antes ainda vai estreado o Utopia of the Seas, 6.º navio da classe Oasis.

A companhia americana utilizou a sua conta do Twitter, onde tem mais de 350 mil seguidores, criando uma sondagem com 4 nomes propostos.
 

CRUZEIROS

Porto de Lisboa bate record no segmento turnaround

O Porto de Lisboa bateu o record de escalas e passageiros de cruzeiro no segmento turnaround, ou seja, nos cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital portuguesa. Em 2022 ulltrapassou-se, pela primeira vez a centena de escalas em turnaroud (103) e registaram-se 88 292 mil passageiros neste segmento.
Face a 2019, estes números representam crescimentos de 43% nas escalas e 21% no número de passageiros.

PORTO DO FUNCHAL

Dois navios e mais de 8 000 pessoas

Os dois navios que esta quinta-feira acostaram no Porto do Funchal, o “MSC Virtuosa” e o cliente das quintas-feiras, “Marella Explorar” movimentaram 8 006 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Marella Explorer” trouxe 11 822 passageiros e 762 tripulantes, a bordo. Ficou na Madeira durante 13 horas, partindo às 21h00 para Lanzarote, prosseguindo o cruzeiro de 07 noites pelas ilhas da Madeira e Canárias.

Portos da Madeira com record de escalas em 2022, relativamente aos últimos 10 anos

O ano de 2022 foi o melhor dos últimos 10 anos dos Portos da Madeira - Funchal e Porto Santo – a nível de escalas, tendo registado 323 escalas, mais 25, em comparação com 2019, o que representa um crescimento de mais de 8% relativamente ao ano pré-pandemia, quando houve um total de 298 escalas.

O número de escalas em 2022 poderia ainda ter sido melhor, não fossem os 17 cancelamentos, devido às condições de tempo ou de mar.
O movimento de passageiros é que ainda não atingiu os números da pré-pandemia. Mas, mesmo assim, no ano passado, foram 417 730 os passageiros que passaram pelos Portos da Madeira, além de 226 987 tripulantes.
 

Porto do Funchal com dois navios que trouxeram quase 9 500 pessoas

Os dois navios das segundas-feiras, “Azura” e “AIDAnova” movimentaram um total de 9 478 pessoas.

Os dois navios estão a fazer a rota da CAI, Cruise in the Atlantic Islands, com cruzeiros de 14 e 07 noites, com origem em Tenerife, caso do “Azura” – com visita a 5 ilhas das Canárias e à Madeira – e em Las Palmas, no caso do “AIDAnova”, com escalas em 4 ilhas das Canárias e na Madeira.

Douro Azul recruta 250 pessoas em Viseu, Guarda e Lamego para navios-hotel

Douro Azul organiza, de 10 a 12 de janeiro, um roadshow de recrutamento em municípios como Viseu, Guarda e Lamego. Quer recrutar 250 colaboradores para a época de cruzeiros de 2023.

Porto de Lisboa acolheu o mais recente navio de cruzeiros do mundo movido a gás natural liquefeito

O Arvia, segundo navio de cruzeiros britânico movido a gás natural liquefeito (GNL), o combustível fóssil de menor emissão disponível na indústria naval, estreou-se em Lisboa, onde fez escala no dia 3 de janeiro, durante a sua viagem inaugural de 14 dias, com início e fim em Southampton.
A par da capital portuguesa, o cruzeiro contempla passagens pelo Funchal, por Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife e Cádis.

PORTO DO FUNCHAL

«Marella Explorer» regressou esta quinta-feira com 2625 pessoas

O “Marella Explorer”, cliente semanal do Porto do Funchal, chegou na manhã desta quinta-feira de La Gomera, ao Porto do Funchal, para uma escala de 13 horas.
A bordo, trouxe 1880 passageiros e 745 tripulantes.

Porto do Funchal com 10 escalas na próxima semana

Ao longo da próxima semana, o Porto do Funchal vai pintar-se com as cores dos 10 navios com escalas previstas para a Região, dando assim continuidade à movimentação que tem sido registada na baía da capital madeirense nos primeiros dias do ano.
Será o AIDANova' e o 'Azura' que irão principiar as visitas da semana que segue, no dia 9. Já dia 10 de janeiro, será dia de casa cheia, com a chegada do `MSC Poesia, do 'AIDASol' e do 'Ambience, cujas visitas serão sucedidas na manhã seguinte pela escala do `MSC Magnifica'.

191 escalas previstas para 2023 nos Açores

Depois de um ano de 2022 marcado pela obtenção da marca das 200 escalas concretizadas, o que constitui um record, no ano que agora se aproxima estão já agendadas 191 escalas nos diversos portos da Região, número esse que poderá ainda ser aumentado com mais algumas escalas cujas datas ainda não foram definidas.
Trata-se de uma demonstração efectiva de que os Açores continuam a merecer a melhor atenção e interesse por parte das principais operadoras de cruzeiros, que continuam a apostar na vinda ao arquipélago dos seus navios.

ANTÓNIO CARACOL:

A liderança do turismo marítimo passa pelo Porto de Lisboa

A actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa iniciou um processo de retoma e recuperação em meados de 2021, tendo vindo a consolidar essa recuperação ao longo do corrente ano e sendo expectável que as previsões iniciais venham a ser ultrapassadas. Este facto constitui um óptimo indicador do actual estado da arte desta indústria.

Porto do Funchal com bons movimentos nos três primeiros dias de 2023

Nos dois primeiros dias de janeiro, o Porto do Funchal recebeu seis navios, três no primeiro dia do ano, “Mein Schiff Herz”, “AIDAstela” e “Marella Explorer” e três no segundo dia, “Azura” e “AIDAnova”, e, ainda na noite desta segunda-feira, o “Mein Schhiff 4” que vai ficar até quarta-feira. O número de passageiros e tripulantes transportados por estes navios totaliza 22 184 pessoas.

AÇORES

Região aposta nos cruzeiros mais pequenos e luxuosos

Os cruzeiros de expedição são cada vez mais a grande aposta dos Açores neste sector. Com poucos passageiros com alto poder de compra e navios menos poluentes que escalam mais ilhas, já vão representar 50% das escalas em 2023.

Navio cruzeiro Arvia estreia-se no Porto do Funchal

O navio de cruzeiro Arvia, o mais recente e um dos maiores da frota da P&O Cruises, estreou-se esta terça-feira no Porto do Funchal.

Vindo de Southampton e com destino a Tenerife, nas Ilhas Canárias, o Arvia chegou ao Funchal *as 7 horas, tendo permanecido até cerca das 16h30.

COM VÍDEO

Porto do Funchal com sete navios no fim de ano

O Porto do Funchal tem sete navios de cruzeiro confirmados para a passagem de fim de ano. Um número reduzido em relação aos últimos anos mas superior em passageiros.
Declarações de Paula Cabaço, Presidente da APRAM.

APRAM aposta em campanha digital internacional

A APRAM, S.A. está a efectuar uma campanha digital junto da imprensa especializada e de life style internacional, divulgando numa primeira fase o prémio “Madeira, Melhor Destino de Cruzeiros 2022 ”, atribuído pelos “World Cruise Awards” e, numa segunda fase, a região como um destino mágico das Festas de Natal e de passagem de ano, a época de maior movimento do Porto do Funchal, quando os cruzeiros fazem parte da baía e trazem milhares de passageiros a bordo.

«AMERA» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu esta sexta-feira o último navio de cruzeiro previsto para este ano.

O AMERA chegou com 490 passageiros a bordo, sobretudo alemães. Encontra-se numa viagem de 10 dias de Hamburgo a Villefranche-sur-Mer na Riviera Francesa passando por Leixões, Lisboa, Cádis, Málaga e Barcelona.
É operado pela Phoenix Reisen desde 2019.

Açores batem record de escalas de navios cruzeiro

Os Açores bateram esta quinta-feira, com a chegada do “Arcadia” ao porto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o record de 2017 de escalas de navios cruzeiros, atingindo as 200 unidades, revela a empresa Portos dos Açores.

Este número superou, em 32%, os valores de 2017, ano em que se atingiram as 152 escalas, estando associado a este novo record 128 mil passageiros.

Via Navegável do Douro recebeu mais de um milhão de passageiros em 2022

Cerca de um milhão de passageiros foi quanto a Via Navegável do Douro recebeu este ano, segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), registando um aumento significativo quando comparado com os anos de 2020 e 2021.

Segundo a APDL aquela Via registou 1.095.249 passageiros em 2022, ou seja, 832.191 passageiros em cruzeiros na mesma albufeira e nocturnos, 164.481 em cruzeiros de um dia, 89.281 em barco-hotel e 9.296 em embarcações de recreio.

Total: 1549