Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MADEIRA

Dez navios de cruzeiros e 20 mil passageiros no réveillon

Dez navios de cruzeiros com cerca de 20 mil passageiros vão atracar no porto do Funchal para assistirem ao tradicional festival pirotécnico da Passagem do Ano, informou hoje a administração dos portos da Madeira (APRAM).

As escalas previstas para os dias 30 e 31 de dezembro compreendem 10 navios que escolheram a região para assistir ao espetáculo de fogo-de-artifício que todos os anos celebra a chegada do novo ano, no qual o Governo regional investe 976 mil euros em oito minutos de fogo disparado de 37 postos e que envolve 131.873 disparos.

CLIA espera 27,2 milhões de passageiros de cruzeiros em 2018

Em 2018, são esperados 27,2 milhões de passageiros na indústria de cruzeiros, uma subida face à estimativa de 25,8 milhões de passageiros para este ano, revela um relatório da Cruise Lines International Association (CLIA). Também em 2018, deverão entrar ao serviço 27 novos navios de cruzeiro de membros da CLIA, que representa mais de 95% da oferta de cruzeiros em todo o mundo (449 navios).

NA VÉSPERA DE NATAL

AIDAblu e Ventura no Porto de Lisboa

Na véspera de Natal encontram-se em Lisboa os navios AIDAblu e Ventura. A escala do AIDAblu faz parte do itinerário de 11 noites do cruzeiro de Natal com início e fim em Tenerife e escalas em La Gomera, St Cruz de la Palma, Funchal, Lisboa, Cádis, Puerto del Rosario e Gran Canaria. No dia 31 de dezembro o AIDAblu regressa a Lisboa, onde passará a noite de Fim de Ano.

ESTA QUINTA-FEIRA

«Saga Pearl II» no Porto de Lisboa

O navio Saga Pearl II, com escala prevista em Lisboa esta quinta-feira, dia 21, encontra-se a realizar um cruzeiro de 22 noites intitulado “Christmas in the Mediterranean” com início e fim em Southampton e escalas em La Corunha, Lisboa, Cádis, Cartagena, Ajaccio, Civitavecchia, La Valletta e Gibraltar.

PORTO DE LEIXÕES RECEBEU 100 CRUZEIROS EM 2017

A atividade de Cruzeiros no Porto de Leixões registou um novo máximo histórico em 2017, com os dois terminais de cruzeiro a receberem, no conjunto, 100 escalas e quase 96.000 passageiros, números nunca antes atingidos.

Estes números representam um crescimento de 19% no número de navios e um crescimento de 33% no número de passageiros, tendo sido pela primeira vez alcançada a marca das 100 escalas de navios de cruzeiro num só ano.

«Resort» dos mares brilha a solo no Porto do Funchal

O navio de cruzeiros ‘Anthem of the Seas’ escalou o Porto do Funchal durante cerca de seis horas, tempo mais do que suficiente para a maioria dos 4.508 passageiros e 1.592 tripulantes a bordo - equivalente à população de uma pequena vila ou mesmo de uma ilha como o Porto Santo -pudessem desfrutar de uma visita ao Funchal e arredores.

Navio de cruzeiros de expedição HANSEATIC visita as 9 ilhas açorianas

Depois de três anos consecutivos a realizar cruzeiros de expedição nos Açores, no ano transato o operador alemão Hapag Lloyd optou por um itinerário mais generalista protagonizado pelo aclamado Europa, navio que realizou 4 escalas em outras tantas ilhas açorianas. Dado o sucesso deste último itinerário e da demanda pelos cruzeiros de expedição nos Açores, este ano a companhia, com sede em Hamburgo, programou um cruzeiro de expedição, outro de âmbito mais generalista e ainda uma escala transatlântica, o que traduz a crescente relevância que  arquipélago dos Açores assume para aquele importante operador.

Mais de meio milhão de turistas de cruzeiros com impacto de 92 milhões em Lisboa em 2014

Lisboa recebeu 500.872 passageiros de cruzeiro em 2014, ano em que o turismo de cruzeiros teve um impacto económico de quase 92 milhões de euros nesta cidade, revelou o Porto de Lisboa.
Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa (APL) e foram divulgados no âmbito do Cruise Day Lisbon, uma iniciativa que reúne este fim de semana, na Gare Marítima de Alcântara, várias atividades relacionadas com o turismo de cruzeiros e o impacto na cidade.

NAVIO DE CRUZEIROS «CORINTHIAN» NA FIGUEIRA DA FOZ

Reportagem fotográfica detalhada na web

Já se encontra disponível, na web, reportagem fotográfica detalhada da presença, esta quinta-feira, 7 de Maio, do navio de cruzeiros "Corinthian" na Figueira da Foz.

AÇORES

Terceiro maior navio de cruzeiros do mundo hoje em Ponta Delgada

A escala prevista para hoje do terceiro maior navio de cruzeiros do mundo vai estabelecer dois novos recordes nos Açores, o de maior navio a atracar na Região e o que mais passageiros traz a bordo. Até ao momento esses máximos tinham sido estabelecidos pelo Norwegian Epic, em 2011, na altura também o terceiro maior do mundo, e pelo Independence of the Seas, que em 2009 fez escala em Ponta Delgada, com 3578 passageiros. O mediático Quantum of the Seas vai assumir ambos os recordes.

HOJE, 6 DE MAIO

MSC DIVINA estreia nos Açores

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe esta quarta-feira a aguardada escala inaugural de um dos maiores navios de cruzeiro da galardoada frota da MSC Crociere, o MSC Divina. Esta estreia em portos açorianos está programada no itinerário transatlântico de 18 dias entre Miami e Barcelona, viagem essa que inclui visitas a Nova Iorque, King’s Wharf, Ponta Delgada, Lisboa e Cadiz. Com 3215 passageiros a bordo, tem chegada ao porto açoriano prevista para as 07:00 horas e só ao meio dia de quinta-feira é que o navio ruma a Lisboa, implicando, por isso, um overnight em Ponta Delgada.

PORTO DO FUNCHAL

Temporada de inverno rendeu 400 mil passageiros

A temporada de inverno de cruzeiros no Funchal está e terminar e já são conhecidos alguns números desta magnífica temporada que contou com a visita de muitos navios de cruzeiro, que fazem mexer a economia local.

Porto de Leixões recebe navio Costa Pacifica

O Porto de Leixões recebeu o navio Costa Pacifica, da companhia de cruzeiros italiana Costa Crociere. A escala em Matosinhos decorreu no passado dia 23 de Abril e levou até à região Norte 2.924 passageiros, na sua maioria de nacionalidade alemã, e 1.003 tripulantes.

HOJE, 22 DE ABRIL

«Regal Princess» estreia-se nos Açores

A estreia surpresa, hoje, do novíssimo e mediático Regal Princess nos Açores será, sem dúvida, uma das escalas mais badaladas deste ano, quer por se tratar da mais recente e inovadora jóia da coroa da conhecida Princess Cruises, quer por ter como “padrinhos de baptismo” os principais actores da famosa série dos anos 80, “ The Love Boat”.

Comandante do «Britannia» realça excelência do Porto do Funchal

O comandante do paquete Britannia, Paul Brown, há anos que passa pela Madeira em navios de cruzeiros. Por isso, foi com conhecimento de causa que, no dia 1 de Abril, quando conversava a bordo com convidados madeirenses na primeira escala na Madeira do navio almirante da frota da P&O (destronou o Oriana), fez questão de evidenciar que o porto do Funchal tem sempre uma classificação de excelência por parte dos passageiros. Ele próprio não escondeu o seu gosto pelo porto que recebeu o navio no segundo cruzeiro que faz depois de ter sido inaugurado no dia 10 de Março pela rainha Isabel II.

PORTO DE LISBOA

Cruise Day Lisbon assinalado a 9 e 10 de maio

O Cruise Day Lisbon regressa à Gare Marítima de Alcântara a 9 e 10 de maio, com seis navios de cruzeiro em porto, dois dos quais abertos ao público, mediante inscrição. As reservas de viagens vão ter condições especiais na Montra de Cruzeiros, uma feira exclusivamente dedicada a este tipo de turismo que, em Portugal, tem vindo a registar um crescimento significativo.

PORTO DO FUNCHAL

1.º Trimestre: crescimento de 7,5% no movimento de passageiros

O movimento de passageiros dos navios de cruzeiro que visitam o Porto do Funchal cresceu no primeiro trimestre deste ano 7,5%, em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa uma afluência de 171.913 passageiros, mais 11.944 do que nos três primeiros meses de 2014.

HOJE

4 navios de cruzeiro em três ilhas dos Açores

Esta quarta-feira promete interessante movimento de navios de cruzeiros em alguns portos açorianos. O destaque principal centra-se na ilha do Faial, onde é aguardado pelas 07:00 horas o Nieuw Amsterdam, que viaja com 2000 passageiros e cerca de 900 tripulantes, em mais uma escala que vai trazer à cidade faialense o habitual dinamismo e colorido próprio destes dias.

FUNCHAL

50 navios esperados para este mês

Em Abril, atracam no porto do Funchal 50 navios de cruzeiro. Atendendo à taxa de ocupação máxima de cada um, poderão visitar a Madeira perto de 85.000 passageiros. Por norma, Abril é um mês com intenso movimento de navios de cruzeiro, uma vez que se encontram os navios regulares e os que realizam os cruzeiros posicionais.

Nasce o Madeira Cruise Club

Já se encontra criado o Madeira Cruise Club (MCC) projecto que junta seis entidades fundadoras, que assinaram um acordo de intenções a bordo do navio de cruzeiros MSC Preziosa, atracado na Pontinha. São signatários deste MCC a Administração dos Portos da Madeira, a ACIF, a DRAC, o CEN, a Revista Cruzeiros e a MSC Cruzeiros Portugal, numa espécie de cluster do sector na Região a que se poderão juntar outras entidades.

Total: 1094