Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AIDANOVA no Funchal

De acordo com o site da APRAM, o navio AIDAnova antecipou a chegada ao Funchal para as 18h30 de domingo. Estava previsto que o navio atracasse na Pontinha ao início da manhã desta segunda-feira, dia 24.

O navio, proveniente de Las Palmas de Gran Canaria, vai permanecer no Funchal até às 23h59 da véspera de Natal, altura em que irá zarpar rumo a Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias.

MADEIRA

Portos apostam no aluguer de bicicletas

Os terminais de cruzeiro das ilhas da Madeira e do Porto Santo vão dispor de espaços destinados ao aluguer de bicicletas, uma decisão da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) que visa dinamizar o tecido empresarial e diversificar a oferta de serviços ao turismo.

PORTO DE LISBOA

Passageiros de cruzeiro recebidos com música de Natal

Cumprindo a tradição, e como forma de presentear os passageiros de cruzeiro nesta época natalícia, uma vez mais, o Porto de Lisboa está a organizar uma acção de receção aos passageiros que viajam a bordo dos navios de cruzeiro Oriana, Ventura e Balmoral que chegam a Lisboa no dia 24 de dezembro.

AIDANOVA

Primeiro navio de cruzeiros movido a GNL escalou em Lisboa

Escalou em Lisboa, no dia 16, o primeiro navio de cruzeiros do mundo movido a GNL (gás natural liquefeito).

O lançamento do navio, que realizará cruzeiros nas ilhas do Atlântico e na Madeira, “marca o início de uma nova era na indústria dos cruzeiros, uma vez que se trata do primeiro de mais 18 navios de cruzeiro totalmente movidos a GNL que estão encomendados até 2027”.

ESTA QUARTA-FEIRA

Viking Sun de regresso a Ponta Delgada

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe esta quarta-feira, dia 19 de dezembro, o luxuoso paquete Viking Sun, que assim efectua a sua segunda escala em terras açorianas.
À semelhança de 2017, o navio da Viking Cruises volta a S. Miguel no âmbito de uma viagem transatlântica entre Lisboa e Miami.

LEIXÕES

Porto de Leixões volta a bater record de cruzeiros e de turistas

Em 2018, o Porto de Leixões voltou a bater recordes de cruzeiros e de passageiros ao abrir as portas a 101 navios, cerca de 117 mil turistas e 57 mil tripulantes, revelou esta segunda-feira a administração portuária nortenha, que se mostra optimista em relação a 2019.

Alemães são a nacionalidade que mais contribui para o crescimento dos cruzeiros em Lisboa

O Porto de Lisboa teve até ao fim de Novembro mais 21.789 passageiros de cruzeiros alemães que no período homólogo de 2017, o que faz da Alemanha o emissor que tem o maior aumento, atingindo o recorde para os primeiros onze meses de um ano, de 107.706.

Os alemães representaram, assim, 20% do total de passageiros de cruzeiros em Lisboa entre Janeiro e Novembro deste ano, ainda assim apenas metade dos britânicos, que apesar de uma quebra de 1,1% ou 2.470, se mantém a nacionalidade mais numerosa, com 219.022, o que equivale a 40,8% do total.

Navio Funchal vendido em hasta pública ao grupo britânico Signature Living

O navio Funchal foi vendido em hasta pública ao grupo hoteleiro britânico Signature Living por 3,910 milhões de euros, após uma disputa renhida com um consórcio luso-francês.
O leilão tinha um valor inicial de 2,3 milhões de euros e foram recebidas quatro ofertas, acabando por ficar na posse dos britânicos da Signature Living que não quiseram dar detalhes sobre as suas intenções para o histórico paquete Funchal.

Cruzeiros em Lisboa garantiram 2.º melhor ano de sempre a um mês do fim de 2018

O Porto de Lisboa já tem garantido que 2018, o seu primeiro ano completo com o novo terminal de cruzeiros, será pelo menos o seu segundo melhor ano de sempre, ao somar 537.427 passageiros até ao fim de Novembro, mais do que em qualquer ano anterior, à excepção de 2013, seu melhor ano de sempre, com um total de 558.040 passageiros.

ESTE DOMINGO

«Queen Victoria» na Praia da Vitória

O navio de cruzeiros “Queen Victoria”, da Cunard Line, atraca no porto da Praia da Vitória este domingo,dia, às 08h00. A embarcação, com capacidade para 2250 passageiros e 1253 tripulantes, tem partida agendada para as 17h00.

PROGRAMADAS 10 ESCALAS DE NAVIOS DE CRUZEIRO PARA A PASSAGEM DE ANO 2018/19 NO FUNCHAL

10 paquetes mantêm o programa das suas presenças na passagem de ano no Funchal. A saber: AIDAnova, Balmoral, Columbus, Queen Victoria, Ventura, Marella Dream, Marco Polo, Zenith, AIDAstella e Mein Schiff 1.
De referir que a maioria chega pela manhã do dia 31, sendo que os 4 últimos fazem a sua aparição, respectivamente, às 18h00, 20h00, 22h00 e 23h00.

Hurtigruten investe 743 milhões de euros numa linha de cruzeiros ecológica

Na Noruega, os novos meios para manter a frota sustentável passam por peixes mortos e lixo orgânico, nomeadamente na Hurtigruten, uma das maiores empresas de cruzeiros de expedição do mundo.

O combustível que usam, denominado biogás liquidificado (LBG), uma mistura de fósseis composta de lixo orgânico, fará desta a “primeira empresa de cruzeiros a fornecer energia a combustíveis fósseis”, refere o CEO da Hurtigruten, Daniel Skjeldam.

Obras no Porto de Portimão começam em 2019

As obras de dragagem do rio Arade, que visam permitir a entrada no porto comercial de Portimão de navios de cruzeiro de grande dimensão, vão começar em 2019, assegura o Governo. O investimento atinge cerca de 17,5 milhões de euros.

MSC Seaview realiza escala inaugural no Porto de Lisboa

O mais recente navio da MSC Cruzeiros, o MSC Seaview, esteve esta quinta-feira pela primeira vez em Lisboa. Para celebrar a escala inaugural do 15º navio da frota estiveram presentes na cerimónia a bordo mais de 200 pessoas, entre autoridades, imprensa, parceiros e convidados, que assistiram à habitual troca de placas com o Comandante do navio, Comandante Giuseppe Galano e as autoridades portuárias de Lisboa.

Lisboa bate record

Mais de 100 mil passageiros de cruzeiro num só mês

Outubro deu a Lisboa um novo recorde no que toca ao número de passageiros de cruzeiro. Em apenas um mês, passaram pela capital mais de 108 mil passageiros, um número que fez do mês de outubro o melhor de sempre. O recorde estava, antes, nos 96.261 passageiros e era preciso recuar até outubro de 2013.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 24 de Novembro

Até 24 de Novembro o Porto de Lisboa recebe os navios de cruzeiro – Wind Star, Balmoral, Seabourn Odssey, MSC Seaview e Arcadia.
Esta terça-feira, dia 20, o Wind Star inicia em Lisboa uma viajem transatlântica de 14 noites com destino final a Bridgetown.
No dia 21, o Balmoral encontra-se a realizar um cruzeiro de 12 noites intitulado “Captains Mystery Cruise”, com início e fim em Southampton. Trata-se de um cruzeiro para maiores de 18 anos, em que o itinerário é um mistério, sendo definido pelo Capitão com base no seu conhecimento e experiência.

Madeirense recebe viagem por ser «o maior fã» dos navios de cruzeiro AIDA

Inácio Freitas é, provavelmente, o “maior fã dos navios AIDA”. Há muitos anos que este madeirense recebe os navios da AIDA Cruises, que chegam ao Porto do Funchal com uma bandeira desse grupo. A sua dedicação valeu a este guia de montanha e à sua família, este mês, uma viagem a bordo de um destes navios, oferecido pelo grupo AIDA. O entusiasta embarcou há dias atrás no AIDAStella.

Crown Princess e AIDAcara este sábado em Ponta Delgada

Os navios de cruzeiro Crown Princess e AIDAcara regressam este sábado ao Porto de Ponta Delgada, onde deverão movimentar, entre passageiros e tripulantes, cerca de 5581 pessoas. O navio da Princess Cruises está previsto atracar pelas 08h00 e deverá zarpar cerca das 16h30m. Depois desta manobra será a vez do AIDAcara atracar no Terminal das Portas do Mar, pernoitando na cidade.

ESTE SÁBADO

Crystal Serenity e AIDApearl no Porto de Lisboa

No dia 10 o Crystal Serenity inicia em Lisboa uma viagem transatlântica de 11 noites com escala em St Thomas e fim em Fort Lauderdale.
A escala em Lisboa do AIDApearl, também no dia 10, faz parte, igualmente de uma viagem transatlântica de 18 noites com início em Hamburgo, escalas em Southampton, La Corunha, Lisboa, Tenerife, Philipsburg, Fort de France, e St Georges, e fim em Bridgetown.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 11 de Novembro

De 5 a 11 de novembro o Porto de Lisboa recebe 13 navios de cruzeiro – Saga Sapphire, Oceana, Costa Favolosa, Club Med 2, Ventura, AIDAbella, Horizon, Crystal Serenity, Jewel of the Seas, Balmoral, AIDA Pearl, Wind Surf e MSC Orquestra.
No dia 6 encontram-se em porto o Saga Sapphire, o Oceana, o Costa Favolosa, e o Club Med 2.

Total: 1094