Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto do Funchal: Novembro poderá ter record de passageiros

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, S.A., Paula Cabaço salientou esta terça-feira que Novembro será um mês excelente para o Porto do Funchal que espera registar um record de mais de 100 mil passageiros.
Foi durante a cerimónia de boas vindas a bordo do “Marella Explorer 2”, onde estiveram presentes representantes da APRAM, da Agência de Navegação e do Clube de Entusiastas de Navios, recebidos pelo Comandante Richard Watkins.

AÇORES

«NIEUW STATENDAM» EM PONTA DELGADA

O mais recente navio da centenária Holland America Line cumpriu domingo, dia 3 de novembro, a terceira escala de 2019 no arquipélago dos Açores, depois da estreia a 28 de abril.

«AIDAaura» no Funchal

O "AIDAaura" acostou na manhã deste domingo, dia 3, no cais norte do Porto do Funchal, com 1125 passageiros e 405 tripulantes a bordo.
O navio saiu no mesmo dia, às 19h00, com destino ao porto cabo-verdiano do Mindelo.

Primeiro Navio de Cruzeiros no Porto de Setúbal

O Le Lyrial, do armador Ponant, foi o primeiro navio de cruzeiros a escalar o Porto de Setúbal. Atracou no Molhe Exterior da Doca dos Pescadores esta sexta-feira, 1 de novembro, às 15h30 e hoje, tendo-se despedido de Setúbal este sábado para dar início à viagem oceânica de 16 dias que o levará até Montevideu, incluindo uma escala em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Costa Cruzeiros programa 15 partidas de Lisboa em 2020

A Costa Cruzeiros vai disponibilizar uma série de partidas dos portos nacionais na próxima temporada de cruzeiros, com Jorge Serrano, diretor Comercial da Costa Cruzeiros para Espanha e Portugal, a revelar ao Publituris que a companhia tem previstas 15 partidas de Lisboa, a que se juntam mais três de Leixões e oito do Funchal.

ESTA TERÇA-FEIRA

NORWEGIAN PEARL EM ESTREIA NOS AÇORES

O Terminal de Cruzeiros das Portas dos Mar recebe esta terça-feira a escala inaugural do navio de cruzeiros Norwegian Pearl. A estreia na ilha de São Miguel ocorre no âmbito de uma viagem transatlântica de 17 dias, entre os portos de Civitavecchia e Miami. Com cerca de 2150 passageiros a bordo, o Norwegian Pearl tem previsto concluir a manobra de amarração pelas 08:00 horas, rumando a King's Wharf por volta das 15:00 horas.

PORTO DO FUNCHAL

APRAM e Tecnovia celebram contrato em outsourcing

A APRAM, S.A. celebrou um contrato de prestação de serviços de bagageiros, limpeza e amarração/desamarração no Porto do Funchal, através de uma bolsa de horas, com a empresa Tecnovia – Madeira, Sociedade de Empreitadas, S.A.
O outsourcing é feito numa perspetiva de racionalização dos recursos financeiros e vai estar em vigor até dezembro de 2021.
 

PORTO DO FUNCHAL

Cruzeiros: record em novembro e crescimento em 2019

O Porto do Funchal deverá registar, em novembro, um record no movimento mensal de passageiros que se calcula ultrapasse as 100 mil pessoas, num total de 54 escalas. Novembro deverá ser o mês com mais escalas, em 2019, seguido de dezembro (46) e de abril (44).

A previsão é que os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) totalizem este ano mais de 590 mil passageiros e 297 escalas, o que significa mais 4% e 1% respetivamente, em relação a 2018.

«Norwegian Pearl» este domingo no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do Norwegian Pearl este domingo, dia 20, faz parte de uma viagem transatlântica de 16 noites com início em Civitavecchia, escalas em Livorno, Cannes, Barcelona, Cádis, Lisboa, Ponta Delgada, Kings Warf e Port Canaveral, e fim em Miami.

«BRAEMAR» este sábado no Porto de Lisboa

O Braemar, com escala prevista em Lisboa no dia 19, encontra-se a realizar um cruzeiro de 25 noites que tem Southampton como homeport e Málaga, La Valletta, Agios Nikolaos, Rhodes, Syros, Patra, katakolon, Argostoli, Trapani, Ibiza, Cartagena e Lisboa como portos de escala.

Porto do Funchal já recebeu mais 37 mil turistas face a 2018

Decorridos nove meses de escalas nos portos da Madeira, o mais importante, o do Funchal, já recebeu até final de Setembro de 2019 mais 37 mil turistas face aos mesmos meses de 2018. Isto com quase tantas escalas de navios de cruzeiros quanto as que tinham ocorrido entre Janeiro e Setembro de 2018.

COM VÍDEO

MSC Cruzeiros revela detalhes da inauguração do MSC Grandiosa

A MSC Cruzeiros vai embarcar na maior inauguração alguma vez feita de um navio da companhia e realizará o maior envolvimento de sempre com parceiros, com mais de 14 mil agentes de viagens a bordo do MSC Grandiosa. Os eventos começam em St. Nazaire, em França, quando o mais recente navio emblemático for entregue à companhia no dia 31 de Outubro.

Preparação do encontro dos 4Freds no Funchal

Dia 8 cumpriu-se mais um passo na preparação do encontro dos 4Fred´s: "Boudicca", "Balmoral", "Black Watch" e "Braemer", os quatro navios oceânicos da Fred Olsen que se reúnem no Porto do Funchal no dia 4 de abril de 2020.

NAVIOS DE CRUZEIRO

Agosto trouxe mais 1000% de passageiros em turnaround ao Porto de Lisboa

Em Agosto o Porto de Lisboa registou um crescimento de mais de 1000% nos cruzeiristas em turnaround.

Dados da Administração do Porto de Lisboa, citados pelo Observatório Turismo, revelam que esta infra-estrutura registou um exponencial aumento de passageiros em turnaround, no mês de Agosto. No total foram contabilizadas cerca de 5.620 pessoas, quase 12 vezes mais do que as registadas no mesmo período do ano anterior (474).

VEJA O VÍDEO

Primeiro paquete construído em Portugal está pela primeira vez no Porto

O primeiro navio de passageiros integralmente construído em Portugal está pela primeira vez no Porto. O "MS World Explorer" chegou ao Porto de Leixões segunda-feira de manhã. O JN foi conhecê-lo.

AÇORES

CELEBRITY SILHOUETTE NO OUTONO ATLÂNTICO, COM MAIS DE 4 MIL PESSOAS A BORDO

Esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o Terminal Marítimo das Portas do Mar recebe a visita do navio de cruzeiros Celebrity Silhouette, naquela que deverá ser a primeira de duas escalas neste ano protagonizadas pelo referido paquete, na cidade micaelense.
Depois do Explorer of the Seas, cabe agora ao navio da Celebrity Cruises efetuar as cada vez mais populares viagens outonais entre o Reino Unido e as Ilhas Atlânticas.

2020

«Meraviglia» e «Preziosa» vão passar a noite em Ponta Delgada

A MSC Cruzeiros, uma da maiores companhias do mundo, sediada na Suíça e líder do mercado na Europa e na América do Sul, programou três escalas dos seus melhores navios, para Ponta Delgada, em 2020.

As escalas serão todas em Abril, começando com o “Divina”, que chegará a Ponta Delgada no dia 1 de Abril, uma quarta-feira, pelas 7 da manhã e partindo às 16 horas.

PORTO DO FUNCHAL

Cruzeiros: record em novembro e crescimento em 2019

O Porto do Funchal deverá registar, no mês de novembro, um record no movimento mensal de passageiros que se calcula ultrapasse as 100 mil pessoas, num total de 54 escalas.

Novembro deverá ser o mês com mais escalas, em 2019, seguido de dezembro (46) e de abril (44).

A 15 DE OUTUBRO

Lisboa acolhe Feira do Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

O Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, acolhe dia 15 de outubro a Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio. O certame, com entrada gratuita, reúne empresas nacionais e internacionais que promovem as suas oportunidades de emprego que rem cruzeiros, que rem iates.

O objetivo desta feira é promover o trabalho em navios de passageiros e de carga, e transmitir informação sobre as oportunidades de carreiras. Segundo dados das empresas, serão oferecidas oportunidades de trabalho para cerca de 300 candidatos.

Porto do Funchal vai fazer primeiro «turnaround» até aos 1.500 passageiros

O Porto do Funchal vai alugar equipamentos de raio-X para efetuar o primeiro 'turnaround' de até 1.500 passageiros, revelou à Lusa a Administração dos Portos da Madeira (APRAM).

"A APRAM vai alugar equipamentos de raios-X para o primeiro 'turnaround' (navios com partida e chegada ao Funchal, e não apenas a fazer escala), com movimentos médios de 1.000 a 1.500 passageiros, a acontecer nos dias 4, 5 e 6 de dezembro próximo, com o navio "Mein Schiff Herz", explicou à Lusa a presidente do conselho de administração da APRAM, Lígia Correia.

Total: 1195