Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Paula Cabaço é a primeira presidente da Associação internacional dos Portos da Macaronésia

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, SA, Paula Cabaço, foi esta segunda-feira oficialmente nomeada primeira presidente da Associação Internacional dos Portos da Macaronésia.

A primeira Assembleia-geral daquela associação decorreu em Madrid, à margem da International Cruise Summit, uma conferência que reúne vários representantes da indústria dos cruzeiros.

Paula Cabaço tem como vice-presidente Pedro Suaréz, de Tenerife, fazendo ainda parte da direção Beatriz Calzada, de Las Palmas, Sancha Santos, dos Açores e Irineu Camacho, de Cabo Verde.

A direção tem um mandato de cinco anos e a presidência será rotativa, cabendo a cada um dos membros da direção presidir à associação durante um ano.

A marca Cruise Atlantic Islands foi criada, em 1994, pelas autoridades portuárias da Madeira e de Canárias, mas como figura jurídica de interesse mútuo, só existe desde outubro de 2023, após a assinatura da ata que funda a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, uma iniciativa histórica que marca uma nova fase de cooperação entre os Portos de Canárias, Madeira, Cabo Verde e Açores, numa altura em que a linha da CAI, Cruise Atlantic Islands representa um mercado de quase 03 milhões de passageiros.

Esta Associação surge por se entender que a cooperação entre estes portos é fundamental para a definição de estratégias de captação de fontes de financiamento comunitário para o desenvolvimento de projetos conjuntos que possam responder aos novos desafios da gestão portuária, mas também potenciar o crescimento económico, melhorar a conectividade e reforçar a resiliência perante as alterações climáticas e os desafios ambientais.