Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

170 mil passageiros em 152 escalas de cruzeiros

A Portos dos Açores, S.A. esteve presente, na cidade de Kusadasi, Turquia, na 54.ª Assembleia Geral da ‘MedCruise’, a Associação dos Portos de Cruzeiro do Mediterrâneo e mares limítrofes, incluindo os Mares Negro e Vermelho, Portugal e os arquipélagos de Madeira, Canárias, Cabo Verde e Açores, reunião anual na qual os portos participantes analisam o estado da indústria e perspectivam os desafios futuros.

Porto de Lisboa presente na 54.ª Assembleia-Geral da MedCruise

O Porto de Lisboa, enquanto membro associado, marcou presença na 54.ª Assembleia-Geral da MedCruise que decorreu de 7 a 10 de maio em Kusadasi, na Turquia.
O evento contou com a presença de representantes de operadores de cruzeiros assim como dos restantes associados e parceiros permitindo o estabelecimento de contactos privilegiados no desenvolvimento das ações relativas à atividade de cruzeiros em Lisboa.

NAVIOS DE CRUZEIRO NOS AÇORES

DIA ÉPICO EM PONTA DELGADA ESTABELECE NOVOS MÁXIMOS NA REGIÃO

A previsão inicial de 13 mil visitantes para o dia 4 de maio acabou por ficar aquém do número que realmente se verificou. Os quatro navios que efetuaram escala na capital micaelense movimentaram 10316 passageiros e 4589 tripulantes, ou seja 14891 visitantes. Ora este valor superou o máximo obtido no dia 23 de abril de 2018, então com 13372 visitantes num só dia, em portos açorianos.

Quatro navios de cruzeiro trazem a Ponta Delgada 13 mil visitantes

O primeiro sábado de maio deverá ficar registado como o dia com maior movimento de navios de cruzeiros e passageiros num porto açoriano, no presente ano. Para este dia estão programadas quatro escalas de navios de cruzeiros, que deverão movimentar, entre passageiros e tripulantes, cerca de 13 mil visitantes.

Funchal vai ter cruzeiros da MSC com saída e chegada em Outubro e Novembro de 2020

A MSC Cruzeiros anunciou o regresso dos embarques e desembarques no Funchal a bordo do MSC Poesia, na sua rota pelo Mediterrâneo Ocidental em outubro e novembro de 2020. Será agora possível embarcar e desembarcar na Madeira para dois novos cruzeiros de 13 dias, e ainda fazer um Génova/Funchal de 8 dias ou um Funchal/Génova de 6 dias.

Porto do Funchal fecha 1.º trimestre de 2019 com mais escalas e passageiros

O Porto do Funchal cresceu em todas as variantes no primeiro trimestre de 2019, tendo registado um aumento de 3,4% em escalas e 14,3% em passageiros, em comparação com o período homologo do ano passado.

14 navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 5 de Maio

De 29 de abril a 5 de maio o Porto de Lisboa recebe 14 navios de cruzeiro – Prinsendam, Mein Schiff1, Costa Favolosa, Silver Cloud, Marella Dream, Celebrity Infinity, Ventura, Columbus, Seadream II, AIDAvita, Azamara Journey, Seabourn Quest, Mein Schiff 5 e MSC Preziosa.

Ligação marítima entre Portimão e a Madeira regressa em Julho

Estão agendadas doze ligações em 2019, uma por semana, com saída da cidade de Portimão às terças-feiras e chegada ao Funchal às quartas. A viagem dura menos de 24 horas.

ENTRE 28 DE ABRIL E 4 DE MAIO

PORTOS AÇORIANOS RECEBEM 45 MIL VISITANTES

Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, a Portos dos Açores S.A. prevê que se realizem 23 escalas, escalas essas que devem movimentar cerca 32 mil passageiros e perto de 13 mil tripulantes.
 

Navio de cruzeiro «Serenissima» na Figueira da Foz

Quarta-feira, 24 de Abril, o Porto da Figueira da Foz recebeu o navio de cruzeiro "Serenissima". Proveniente de Lisboa, atracou na Figueira da Foz pelas 07:30.
É já a segunda escala do navio neste porto, atestando a satisfação com as condições e oferta turística disponibilizada.
As excursões em terra tiveram uma vez mais Coimbra como destino, mais especificamente a Universidade, Biblioteca Joanina e baixa da cidade.

ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 25 | NAVIOS TRAZEM 6 MIL PESSOAS

CROWN PRINCESS e ROTTERDAM EM PONTA DELGADA

Depois das visitas de dia 24 com o Veendam e Carnival Sunrise, esta quinta-feira Ponta Delgada volta a receber mais dois navios de cruzeiros. Rotterdam primeiro e Crown Princess 45 minutos mais tarde, vão trazer à ilha, entre passageiros e tripulantes, perto de seis mil pessoas.

Cruzeiro das Ilhas volta a integrar a operação da Atlânticoline

O Cruzeiro das Ilhas passou, dia 9 de abril, na inspeção e provas de mar realizadas pela DGRM, que considerou que a embarcação reúne as condições para a emissão dos certificados de segurança e navegabilidade, permitindo assim que o navio seja integrado na operação da Atlânticoline.

MADEIRA

Substituição dos cabeços da Pontinha em fase de adjudicação

A obra de substituição dos 36 cabeços de amarração existentes nos cais 2 e 3 do Porto do Funchal, por outros de 150 toneladas de capacidade, encontra-se em fase de adjudicação, devendo estar no terreno no primeiro semestre deste ano. A intervenção no Porto do Funchal vai desenvolver-se em três anos, 2019, 2020 e 2021, um faseamento que visa garantir a operacionalidade permanente do porto.

NAVIOS DE CRUZEIRO NOS AÇORES

11 escalas nos próximos quinze dias com mais de 20 mil passageiros

Os últimos quinze dias do mês de Abril irão trazer a alguns portos do arquipélago diversos navios de cruzeiros que nesta época do ano regressam das Caraíbas, onde estiveram na época de Inverno

Destaque natural para Ponta Delgada, em que se registarão, nesse período, 11 escalas, que deverão trazer a esta ilha mais de 20.000 passageiros e cerca de 19.400 tripulantes.

APRAM presente em Miami

A Administração dos Portos da Madeira voltou a estar presente na Seatrade Cruise Global, a maior feira da indústria de cruzeiros do mundo, que regressou a Miami, ao recém renovado Centro de Convenções, de 8 a 11 de abril.
A APRAM esteve duplamente representada, no stand do “Cruise in the Atlantic Island”, uma marca com mais de 20 anos que junta as Autoridades Portuárias de Canárias e da Madeira, e no stand da Cruise Portugal, a marca dos portos portugueses.

ESTA QUINTA-FEIRA

Sea Spirit pela primeira vez em Lisboa

Esta quinta-feira, 18 de abril, o navio de expedição de luxo Sea Spirit estreia-se na capital Portuguesa, onde termina uma viagem pelas ilhas atlânticas, seguindo para Cadiz, onde será alvo de reparação.
Anteriormente designado de Spirit of Oceanus, o Sea Spirit, pertencente à Poseidon Expeditions, foi construído em 1991 e remodelado em 2010 e 2017.

Porto de Leixões espera 19 cruzeiros e 18 mil turistas em Abril

Até ao final do mês, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões espera receber 19 navios de cruzeiro e mais de 18 mil passageiros, naquele que deverá ser um dos melhores meses do ano para a infraestrutura, segundo nota informativa da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Porto do Funchal cresce em escalas e passageiros no primeiro trimestre

O Porto do Funchal cresceu em todas as variantes no primeiro trimestre deste ano, tendo registado um aumento de 3,4% em escalas e de 14,3% em passageiros face ao período homólogo do ano passado.

De acordo com dados da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), “o movimento de passageiros subiu de 183.429 para 209.641 e as escalas subiram de 89 para 92”.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 21 de Abril

Até 21 de Abril o Porto de Lisboa recebe 18 navios de cruzeiro – Braemar, Silver Spirit, Club Med 2, Sea Cloud, Balmoral, Seabourn Odyssey, Azura, Britannia, Astor, Mein Schiff 1, MSC Preziosa, Sea Spirit, Aidasol, Zenith, Costa Favolosa, Amsterdam, MSC Meraviglia e Le Champlain.

Cruise Portugal na maior feira de cruzeiros do mundo

Unidos sob a marca Cruise Portugal, os portos portugueses de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira e agentes económicos nacionais estão presentes na Seatrade Cruise Global, a maior feira de cruzeiros a nível internacional, que ternina esta quinta-feira, 11 de abril, no recém renovado Centro de Convenções de Miami Beach, após um período de três anos no Centro de Convenções de Fort Lauderdale.

Total: 1094