Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Portimão volta a promover-se na Cruise Shipping Convention de Miami
O Porto de Portimão volta a estar representado na Cruise Shipping Convention, o maior certame de cruzeiros do mundo, que decorre até 15 de Março, em Miami (EUA), com a presença de cerca de 980 expositores de 120 países ou regiões e principais operadores do segmento. Em Miami, onde se encontram mais de dez mil profissionais do sector, a representação de Portimão divulga todo o seu potencial enquanto porta de acesso privilegiada para os navios de cruzeiros que rumam do Atlântico aos destinos mediterrânicos.
![]() |
Portos dos Açores SA no Cruise Shipping Miami 2012
Os Portos dos Açores vão estar representados na Cruise Shipping Miami 2012, o maior certame de cruzeiros mundial, que se realiza entre 12 e 15 de Março, no Centro de Congressos de Miami Beach, na Florida. A feira é especificamente dirigida à indústria do turismo de cruzeiros.
![]() |
VÍDEO
Portos dos Açores na BTL 2012
André Moura, responsável do Departamento de Cruzeiros dos Portos dos Açores e Portas do Mar, aborda o potencial dos cruzeiros nos Açores, em concreto, em S. Miguel, no decorrer da BTL'12 - Entrevista Video.
A evolução dos cruzeiros em passageiros e em navios, as condições do recente terminal Portas do Mar e escalas que têm marcado os primeiros anos da sua existência e a promoção dos Açores nos eventos de turismo, como fator decisivo para o crescimento desta indústria na região.
![]() |
CONSTRUÇÃO NAVAL
Consórcio da Martifer com NavalRia constrói dois navios-hotel para a Douro Azul
Dois navios-hotel da Douro Azul vão ser construídos até 2013 na NavalRia, por um consórcio liderado pela Martifer, em conjunto com os Estaleiros de Aveiro e a Vianadecon. O valor do negócio ronda os 22 milhões de euros, anunciou Mário Ferreira, presidente da Douro Azul.
![]() |
DE 13 A 20 DE MAIO
Cruzeiro «Azores Cruise Club»
O Celebrity Constellation é um navio da classe Millenium que foi "Solstizado", ou seja, a aparência exterior é a da classe Millenium (similar aos irmãos Infinity, Summit e Millenium) mas que sofreu uma extensa remodelação para ser redimensionado e decorado para assumir as aparências interiores e serviços da classe Solstice. É neste navio que a Azores Cruise Club vai organizar o seu primeiro cruzeiro.
![]() |
Cruzeiros endurecem procedimentos de segurança
As companhias de cruzeiros vão passar a ser obrigadas a fazer a simulacro de evacuação dos navios antes da partida de cada cruzeiro e com todos os passageiros.
As novas medidas de segurança endurecem as anteriores que obrigavam ao exercício nas primeiras 24h a seguir ao embarque dos passageiros e surgem depois de terem sido tornadas públicas as imagens de caos durante a evacuação dos 4.200 passageiros do navio Costa Concordia após o acidente.
![]() |
Porto de Lisboa, entidades públicas e privadas criam Lisbon Cruise Club
A 28 de Fevereiro, no âmbito da reunião anual de trabalho sobre a actividade de cruzeiros, foi constituído formalmente o Lisbon Cruise Club, um projecto da iniciativa do Porto de Lisboa ecriado em conjunto com diversas entidades públicas e privadas de todos os sectores intervenientes na actividade de cruzeiros.
![]() |
BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
Cruzeiros, «Um Mar de Oportunidades»
"Um Mar de Oportunidades" é o título da comunicação que a Presidente da Administração de Portos da Madeira, Alexandra Mendonça apresenta esta quinta-feira, pelas 11h00, na Bolsa de Turismo de Lisboa, BTL que decorre até 4 de Março.
Alexandra Mendonça vai recordar o que foi conseguido no sector dos cruzeiros na região, mas sobretudo, vai referir-se aos objectivos futuros, à importância das parcerias que a empresa tem mantido com os portos das Canárias e com os portos nacionais, e às novas oportunidades de negócio que a APRAM está a tentar aproveitar.
![]() |
«COSTA ALLEGRA»
Passageiros lavam-se com água mineral e enfrentam calor
Os 627 passageiros do cruzeiro Costa Allegra, que por causa de um incêndio está sem electricidade e é rebocado para Mahé, nas Ilhas Seychelles, estão a lavar-se com água mineral e comendo comida fria, como frutas, salsicha e queijo, além de pão que diariamente um helicóptero da companhia lhes traz, informou esta quarta-feira a Costa Cruzeiros.
![]() |
Três responsáveis da companhia Costa suspeitos do naufrágio do «Concordia»
A justiça italiana alargou a lista de suspeitos do naufrágio do paquete “Costa Concórdia”. A procuradoria de Grosseto emitiu novas acusações contra quatro membros da tripulação e três responsáveis da companhia de cruzeiros Costa, entre os quais o vice-presidente executivo da empresa.
Os sete suspeitos somam-se assim ao capitão e a um dos imediatos, acusados de homicídio por negligência, naufrágio e falta de comunicação com as autoridades marítimas.
![]() |
EM 2010 TRANSPORTOU MAIS DE 2 MILHÕES DE PASSAGEIROS | EMPREGA 19 MIL PESSOAS
Costa Cruzeiros navega em plena tempestade financeira
Dois acidentes em menos de dois meses puseram a Costa Cruzeiros a navegar em águas muito perigosas. A tal ponto que a casa mãe e líder mundial do sector, a americana Carnival Corporation, pondera acabar com a empresa sediada em Génova já em Abril, segundo a imprensa italiana. Uma solução radical para o gigante europeu do sector dos cruzeiros.
A Costa Cruzeiros possui 15 navios e, em 2010, transportou 2,14 milhões de passageiros. Facturou 2,85 mil milhões de euros e emprega 19 mil pessoas.
![]() |
«Costa Allegra» está a ser rebocado para as Seychelles e já teve de mudar de rota
Sem os motores a funcionar, e sem electricidade, o navio Costa Allegra começou a ser rebocado para as Seychelles mas a operação é demorada e já foi preciso mudar de rota.
O Costa Allegra segue agora para um novo destino, depois de inicialmente se ter planeado encaminhá-lo para a Ilha Desroche, no arquipélago das Seychelles, a mais próxima do local onde o navio ficou à deriva, a cerca de 280 quilómetros de distância e em pleno Oceano Índico. Mas aquela ilha é pequena para acolher tanta gente – a bordo estão 636 passageiros e 413 membros da tripulação –, tem um porto pequeno e isso fez a empresa proprietária do navio, a Costa Cruzeiros, decidir alterar o destino para a ilha de Mahé, onde fica a capital das Seychelles, Victoria, o que obriga a percorrer mais cerca de 250 quilómetros.
![]() |
Dois portugueses a bordo do Costa Allegra estão bem
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, garantiu esta terça-feira à agência Lusa que os dois portugueses, um homem e uma mulher, que estão entre os passageiros do navio de cruzeiro Costa Allegra, se encontram bem.
"Houve um desenvolvimento das informações e posso confirmar que há dois passageiros [portugueses] idosos, com cerca de 80 anos, e que estão bem", afirmou José Cesário.
![]() |
PARA EVITAR ATAQUES PIRATAS
Militares italianos a bordo do «Costa Allegra»
Nove militares italianos, especializados no combate à pirataria, estão a bordo do "Costa Allegra" para evitar eventuais ataques e o navio não corre o risco de encalhar, garantiu o director de operações marítimas da Costa Cruzeiros.
Segundo Moretti, , o navio utiliza actualmente baterias de emergência para as operações estritamente necessárias. As hélices, o ar refrigerado e a cozinha estão paralisados.
![]() |
Comandante do «Costa Concordia» foi herói no mar da Madeira
O caso é relatado no Diário de Notícias da Madeira. O comandante do "Concordia", Francesco Schettino, evitou uma tempestade, cancelando uma escala no Funchal. O caso remonta a 4 de Dezembro de 2010 e foi relatado à imprensa italiana por Fernando, o gerente do restaurante Milano do "Costa Concordia".
Segundo este tripulante, o navio saíra de Tenerife em direção ao Funchal e "Schettino foi o único a interpretar corretamente os dados metereológicos e a perceber que o navio estava a dirigir-se para uma zona de tempestade.
![]() |
«Royal Princess» estreia no Funchal na primeira travessia atlântica
O Royal Princess visita pela primeira vez a Madeira em Outubro de 2013, na primeira travessia atlântica da nova unidade da Princess Cruises, com entrega prevista para Junho do próximo ano. Uma viagem de 18 dias que começa a 9 de Outubro, em Veneza, e escalas em Messina (Sicilia), Nápoles, Civitavecchia, Cannes e Barcelona, antes de passar pela Madeira, a 19 de Outubro, rumo a Fort Lauderdale, Florida.
![]() |
AÇORES
Disney Fantasy em estreia mundial
O Disney Fantasy, o mais aguardado navio de cruzeiros de 2012 em Ponta Delgada, cumpriu a sua estreia absoluta esta segunda-feira. Coube à cidade micaelense receber a primeira escala mundial do navio depois da entrega deste pelos estaleiros de Meyer Werft à Disney Cruise Line.
![]() |
Mais oito corpos encontrados nos destroços do Costa Concordia
As equipas de buscas detectaram esta quarta-feira mais oito corpos nos destroços do navio de cruzeiro Costa Concordia que encalhou ao largo da ilha italiana de Giglio no passado dia 13 de Janeiro, avançam hoje os media italianos. Um dos corpos pertencerá a uma menina de cinco anos, de acordo com as mesmas fontes.
As autoridades afirmam que 32 pessoas terão morrido no desastre marítimo
![]() |
GARE MARÍTIMA DA MADEIRA
Carnaval anima turistas de cruzeiros
O Porto do Funchal recebeu hoje mais de 7600 turistas, a bordo dos navios "Independence of the Seas", "Thompson Destiny" e "AidaSol", e muitos deles foram saudados por dois elementos da trupe "Caneca Furada", pela Administração dos Portos da Madeira e alguns funcionários, no meio de serpentinas e confettis.
Foi mais uma forma da APRAM assinalar o Carnaval na Gare Marítima da Madeira, contagiando os turistas para o espírito da época que se vive na Região.
![]() |
COSTA CONCORDIA | COM VÍDEO
Guarda costeira italiana pediu ajuda a Portugal
A guarda costeira italiana pediu ajuda a Portugal para controlar uma possível maré negra, provocada pelo Costa Concordia. As autoridades precisam da ajuda de um modelo matemático, desenvolvido em Faro, que permite prever o percurso de uma mancha de crude. Declarações de Flávio Martins, Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve.