Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
CRUZEIROS
Porto de Lisboa prevê aumentar número de passageiros este ano
O Porto de Lisboa (APL) prevê receber este ano 516 mil passageiros, o que representará um crescimento de cerca de 3% face aos verificados em 2014. De acordo com o Diário Económico, no entanto, o Porto de Lisboa prevê a realização de menos seis escalas, face ao ano interior, sendo o número considerado as 313. De acordo com a administração da APL estes dados justificam-se então “pelo aumento de capacidade dos navios de cruzeiro que realizam escalas em Lisboa”.
![]() |
MAIS UM WORLD CRUISE COM ESCALA NOS AÇORES
«Queen Victoria» hoje em Ponta Delgada
A cidade de Ponta Delgada prepara-se para, mais uma vez, merecer honras de visita na primeira escala de um "World Cruise" de 102 noites, protagonizado pelo navio Queen Victoria.
![]() |
2014
O melhor ano de sempre em navios de cruzeiro no Porto de Leixões
O Porto de Leixões recebeu em 2014 a escala de 78 navios de cruzeiro, mais 11 escalas que em 2013, fazendo deste, o melhor ano de sempre. Alguns navios visitaram Leixões pela primeira vez, como foi o caso do Aida Luna, o Adonia, o Louis Aura, o Horizon, o Costa Luminosa e o Mein Schiff 1. O destaque do ano vai para o novíssimo navio Mein Schiff 3 que escolheu Leixões como um dos portos a visitar na sua viagem inaugural. Duas novas companhias de cruzeiros iniciaram também operações em Leixões durante este ano, como foi o caso da Aida Cruises e da Tui Cruises.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO
«Saga Pearl II» em Ponta Delgada
Na semana em que se aguarda com natural expectativa o regresso da Cunard Line aos Açores e ainda a escala do Oceana na Horta, passados 7 anos de ausência do porto faialense, assinale-se a visita não programada, em Ponta Delgada, do navio de cruzeiros Saga Pearl II. A mesma está agendada para esta segunda-feira, dia 19 de janeiro.
![]() |
MADEIRA
Produtos regionais também abastecem os navios de cruzeiro
A instalação de uma nova empresa que se dedica ao abastecimento de navios cruzeiro no Funchal está a gerar grandes oportunidades de negócio para os produtores da Madeira. De facto, são cada vez mais os produtos regionais a entrar nos circuitos de abastecimento dos navios de cruzeiro que fazem escala no porto do Funchal.
![]() |
Navio Oceana marca início da temporada de cruzeiros de 2015 na região
A escala do navio Oceana em Ponta Delgada, assinalou o arranque da temporada de cruzeiros no arquipélago dos Açores, num ano que estão previstas 160 escalas e cerca de 134 mil passageiros a visitar a Região. Segundo a empresa Portos dos Açores, com base nestes dados, perspectiva-se um ano 2015 “com assinalável dinamismo neste segmento turístico e a confirmarem-se estes valores, podemos consolidar, de forma inequívoca, um estatuto de relevo no panorama internacional”.
![]() |
MADEIRA
Novo ano com previsão de 327 cruzeiros no Funchal
O ano que agora começa anuncia-se promissor para o sector dos cruzeiros no porto do Funchal, com a possibffidade de serem ultrapassadas as três centenas de escalas. Para já. a previsão da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) aponta para a visita de 327 paquetes ao longo de 2015.
![]() |
Mais de 95 mil passageiros em cruzeiro nos Açores
Ao longo de 2014 foram 90 as escalas de cruzeiros nos Portos dos Açores, num movimento que atingiu os 95 mil e 765 passageiros.
Os dados são avançados pela Portos dos Açores, no seu balanço da Temporada de Cruzeiros relativo ao ano transacto.
![]() |
Administração dos Portos de Sines e do Algarve prepara promoção do Porto de Portimão
Em seguimento à nova imagem gráfica da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., a empresa tem vindo a fazer um ajuste em termos comunicacionais, tendo em atenção as novas valências inerentes à junção de Sines com os portos de Faro e Portimão.
![]() |
FUNCHAL
Catorze navios em quatro dias
Esta quarta-feira chegam nove navios: Aurora, AlDAstella, AiDAblu, Thomson Majesty, Boudicca, Mein Schiff 3, Artania, Marco Polo e Saga Sapphire. Destes navios, o Mein Schiff 3, Artania, Saga Sapphire e AlDAblu irão pernoitar na Madeira.
![]() |
Açores contam receber 160 escalas de navios de cruzeiro
O administrador da empresa Portos dos Açores afirma que em 2015 são esperadas na região 160 escalas de navios cruzeiros e cerca de 135 mil passageiros, confirmando assim as ilhas como destino deste tipo de turismo.
![]() |
Funchal vai regressar à sua cidade no fim do ano
O paquete Funchal está de regresso à capital madeirense no final do ano, sendo que o navio vai inclusive fazer escala no porto do Porto Santo.
![]() |
AÇORES
Oriana encerra a temporada de cruzeiros relativa a 2014
Nas vésperas das celebrações natalícias, o terminal do cruzeiros das Portas do Mar recebe, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro, o navio de cruzeiros Oriana, naquela que será a sua terceira escala nos Açores este ano. Proveniente de Southampton, visita Ponta Delgada no início de um cruzeiro de 24 noites com destino às Caraíbas, onde vai realizar um roteiro por algumas das mais referenciadas ilhas daquelas paragens.
![]() |
10 cruzeiros passam fim-de-ano na Madeira
A Madeira vai receber dez navios na noite de passagem de ano. O número foi avançado ao DiÁRIO pela presidente da Administração dos Portos da Madeira, Alexandra Mendonça, em Évora, à margem do 40º Congresso da Associação Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo (APAVT).
![]() |
FUNCHAL
Cais norte irá para obras em época alta
O Porto do Funchal vai para obras, novamente e quase em contínuo, no próximo ano, muito provavelmente entre Março e Abril. O projecto de "Requalificação e Consolidação da Zona Acostável Norte” daquela infra-estruturajá foi desbloqueado na parte do financiamento público, seja o regional de quase um milhão de euros, seja o comunitário de mais de 17,6 milhões de euros.
![]() |
Porto de Leixões recebe navio Queen Elizabeth
O Porto de Leixões recebe, no dia 13 de dezembro, a escala do navio de cruzeiro QUEEN ELIZABETH, da companhia britânica CUNARD CRUISE LINE. O navio chegará pela manhã ao Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, sendo a terceira vez que este luxuoso navio visita Leixões desde a abertura do novo cais em abril de 2011.
![]() |
MADEIRA
Vice-Presidência divulga fotos da Frente Mar Funchal renovada
A Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira divulga fotos da Frente Mar Funchal renovada.
Fotos para ver aqui
![]() |
PORTO DE LISBOA
Passageiros de cruzeiro recebem presente em dia de Natal
Como já vem sendo tradição, uma vez mais, o Porto de Lisboa recebe navios de cruzeiro na época natalícia, e este ano destaca-se um dia especial – o dia de Natal, com o navio Artania no Jardim do Tabaco.
Como forma de presentear os passageiros de cruzeiro nesta época natalícia, o porto de Lisboa está a organizar uma ação de receção para os cerca de 1 200 mil passageiros que viajam a bordo do navio Artania, e que serão presenteados com um brinde personalizado com uma mensagem de Natal.
![]() |
PONTA DELGADA
Primeira semana de Dezembro com dois navios de cruzeiros
O terminal marítimo das Portas do Mar recebe hoje, dia 3 de dezembro, a quarta escala neste ano do navio de cruzeiros Balmoral, do armador britânico Fred Olsen Cruise Lines. Com 1185 passageiros a bordo, maioria de nacionalidade britânica, a visita a ilha de São Miguel está integrada no final de um cruzeiro de 34 noites, denominado “Havana, Bermuda & The Caribbean”.
![]() |
Portimão deverá receber 23 mil turistas em 2015
O Porto de Portimão calcula que vai receber para o dobro do número de cruzeiros em 2015 face ao ano em curso. Segundo o Correio da Manhã (CM), o porto estima contar com um total de 59 escalas e cerca de 23 mil turistas, ou seja, mais 25 escalas e 7 mil turistas, em comparação com 2014.