Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Interdição aos navios de cruzeiro prolongada até dia 14

O desembarque de passageiros nos portos nacionais e as licenças para terra de passageiros e tripulações de navios de cruzeiro vão continuar proibidos até às 23.59 horas de 14 de novembro, segundo um despacho do Governo.

Esta interdição, que se deve à pandemia de covid-19, está em vigor desde 14 de maio e tem sido sucessivamente prorrogada pelo Governo.

Porto de Lisboa eleito pela sexta vez melhor porto de cruzeiros da Europa

O Porto de Lisboa acaba de conquistar pela sexta vez, e pelo quinto ano consecutivo, o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, naquele que foi o Europe Winners Day 2020 dos World Travel Awards Europa, que decorreu virtualmente hoje, dia 2 de novembro de 2020, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.
 

APDL estuda terminal de cruzeiros no Douro

Construir um terminal para cruzeiros fluviais no Douro e reduzir a pegada ecológica no Porto de Leixões, apostando na ferrovia e na descarbonização da atividade portuária. Estes são alguns dos investimentos que a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo tem em carteira para futuro.

Conheça o novo «Enchanted Princess»

Idílico talvez seja o melhor adjectivo para caraterizar o Enchanted Princess, navio que pode muito bem ser descrito como “um dos novos colossos dos mares”. O navio da Princess tem capacidade para 3660 passageiros e 1346 tripulantes.

O Enchanted Princess é o 5º navio da Classe Royal, depois do Royal Princess, Regal Princess, Majestic Princess e Sky Princess.

FUNCHAL

«SeaDream I», o primeiro cruzeiro na reabertura do porto

O transatlântico "SeaDream I" é o primeiro navio de cruzeiros a acostar no Porto do Funchal, após sete meses de encerramento do porto, devido à prevenção e combate à COVID-19.
O navio trouxe 96 pessoas a bordo, sendo 31 passageiros e 65 tripulantes.

ESTE SÁBADO

«SeaDream 1» estreia testes rápidos na Madeira

Vão ser usados, pela primeira vez na Região, os testes rápidos à Covid-19, para a chegada do navio de cruzeiros SeaDream 1, que atraca este sábado no Porto do Funchal. Os testes foram encomendados pela companhia de cruzeiros e serão administrados por uma empresa particular de saúde na Região.

O navio chega às oito horas da manhã e parte às 14h. Os passageiros que quiserem sair têm de fazer este teste rápido e só depois de um resultado negativo podem integrar uma excursão que os leva a vários pontos turísticos da ilha.

Mário Ferreira compra navio Vasco da Gama em leilão no Reino Unido

A Mystic Cruises, a empresa de cruzeiros da sua MysticInvest Holding, comprou em leilão o navio de cruzeiros Vasco da Gama, que tem capacidade para cerca de mil passageiros e 550 tripulantes e que pertencia à falida empresa Cruise & Maritime Voyages (CMV).

Açores mantêm isenção de taxas em espaços dos domínios portuário para empresas marítimo-turísticas

O Governo Regional dos Açores decidiu manter a isenção do pagamento da tarifa de utilização e posto de acostagem para as empresas que exercem a actividade marítimo-turística.

A resolução aprovada em Conselho do Governo mantém ainda, para estas empresas e para as que possuam estabelecimentos comerciais na área da restauração, lazer e comércio a retalho, com exclusão das empresas com escritórios de apoio à actividade portuária, a isenção do pagamento das tarifas de ocupação de terraplenos, terrenos e edificações e de colocação de publicidade e ocupação de espaços nas áreas dos terminais marítimos de passageiros e do empreendimento Portas do Mar.

Portos da Madeira reabrem aos cruzeiros

O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu autorizar a acostagem e fundeadouro de navios de cruzeiro nos portos da região, embora persistam alguns condicionalismos, devido ao controle da COVID-19.
A Resolução 772/2020, aprovada no Conselho de governo de dia 15 e publicada esta sexta-feira no JORAM, determina que os embarques, desembarques e vinda a terra de passageiros e tripulantes serão analisados caso a caso e estarão condicionados ao parecer da Autoridade de Saúde e às condições por esta definida.

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, SA, Paula Cabaço, considera que "estão assim criadas condições para a escala do Seadream I, prevista para o próximo dia 24 deste mês, um navio pequeno, com 100 passageiros que esteve a operar durante todo o verão."

ESTA SEXTA-FEIRA

Escala técnica do DISNEY WONDER em Ponta Delgada

Esta sexta-feira o Terminal das Portas do Mar volta a receber uma escala técnica para abastecimento, protagonizada, desta feita, pelo navio de cruzeiros Disney Wonder. Será a primeira vez que escala o recente empreendimento portuário, mas em julho de 1999 já tinha visitado Ponta Delgada, aquando da viagem de entrega ao armador.

16 PAÍSES E 29 PORTOS DE ESCALA, ENTRE OS QUAIS LISBOA

Queen Mary 2 prepara Volta ao Mundo para 2022

O icónico Queen Mary 2 sairá de Southampton a 10 de Janeiro de 2022 para uma jornada de 104 dias, 29 portoes de escala, 33 locais Patrimónios da Humanidade e várias noites em porto como em Haifa, Dubai, Hong Kong, Sydney e Singapura. A viagem contempla ainda a passagem pelo Canal do Suez no caminho para o Oriente.

HOLLAND AMERICA LINE

Cinco Navios Vão Explorar a Europa em 2021

Da Gronelândia à Grécia e da Islândia a Israel, cinco navios da Holland America Line estão prontos para explorar o caleidoscópio cultural da
Europa em 2021. A colecção de navios da companhia deste lado do lago inclui o novo Rotterdam, que deve estrear no auge da temporada de Verão na Europa.
 

Portos das Canárias lucram com navios de cruzeiro parados

Os portos das Canárias, nomeadamente das duas principais ilhas, Tenerife e Gran Canaria, continuaram ao longo dos últimos meses a lucrar com a pralisação da indústria dos cruzeiros, uma vez que têm sido portos de abrigo e de paragens técnicas de vários navios.

Governo prolonga interdição aos cruzeiros até 30 de setembro

O Governou prolongou até 30 de setembro a interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais devido à pandemia de Covid-19, conforme avança a Lusa.

Segundo o despacho, publicado esta segunda-feira em Diário da República, a interdição terminava dia 14, tendo o Governo decidido prolongá-la até às 23h59 de 30 de setembro, podendo ser novamente alargada em função da situação epidemiológica em Portugal.

COM VÍDEO

Covid-19: Reabertura do Porto do Funchal implica investimento de 400 mil euros na gare marítima

O manual de gestão foi aprovado pela autoridade de saúde regional e prevê regras apertadas para garantir condições de segurança.
Todas as escalas previstas para este mês foram canceladas e os prejuízos ultrapassam já os 4 milhões de euros.

MSC Cruzeiros regressa ao Mediterrâneo

A MSC Cruzeiros revelou que o seu navio emblemático MSC Grandiosa e o MSC Magnifica retomarão as operações no Mediterrâneo a partir dos dias 16 e 29 de Agosto de 2020, respectivamente, disponibilizando aos hóspedes uma experiência completa de férias de cruzeiro com a oportunidade de descobrir cinco destinos diferentes ao longo de um itinerário de 7 noites.

Os dois navios serão os primeiros a terem implementados um novo e abrangente protocolo de higiene e segurança, que foi aprovado pelas autoridades nacionais relevantes dos países onde os navios vão realizar nos seus itinerários pelo Mediterrâneo Oriental e Ocidental, neste Verão.

MS WORLD VOYAGER

Segundo navio oceânico «made in Viana» já navega no Atlântico

O segundo navio oceânico de fabrico inteiramente português – MS World Voyager – já zarpou dos estaleiros da West Sea (subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) e realiza os primeiros testes de navegação que vão ocorrer ao longo de quatro dias, anunciou Mário Ferreira, dono da empresa Douro Azul.

Leixões tem plano de investimento de 700 milhões de euros

O Douro vai ter um terminal de cruzeiros. O projeto da APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo assentará numa plataforma de 25 mil metros quadrados na marginal de Gaia, em cima do rio, e está a ser pensado como um espaço multifunções, pronto a receber 12 navios em simultâneo e dar resposta às necessidades do mercado.

COM VÍDEO

Costa Favolosa pode ser o primeiro navio de cruzeiro a regressar à Madeira na retoma

A manter-se a atual programação, o paquete da empresa italiana Costa Crocerie, do Grupo americano Carnival, deverá fazer escala no Funchal, a 26 de setembro.

Cruzeiros tiveram primeiro semestre «melhor que a desgraça prevista», diz Mário Ferreira

A Mystic Invest, holding que detém a Douro Azul, teve um primeiro semestre “melhor que a desgraça prevista”, esperando agora faturar 90 milhões de euros este ano, mas um terço do orçamentado antes da pandemia, afirma Mário Ferreira.

O empresário explica que na holding que gere o turismo de cruzeiros estavam preparados para duas situações: o cenário zero, que representaria faturação zero até ao final do ano, e o cenário 15 de julho, nas quais existiam várias variáveis, entre as quais, retomar a atividade nesta altura, mas com taxas de ocupações inferiores.