Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Prorrogada até 15 de fevereiro interdição de desembarque de cruzeiros

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi prolongada até dia 15, segundo despacho publicado.

Cruzeiros esperam recuperar dois em cada três passageiros em 2021

Após o impacto devastador da pandemia na indústria de cruzeiros, o setor está otimista e espera recuperar dois em cada três passageiros que amam esse tipo de viagem ainda este ano, segundo relatório da Cruise Lines International Association (CLIA). O relatório também reflete que 58% dos turistas internacionais que nunca fizeram um cruzeiro estão dispostos a fazê-lo nos próximos anos.

Costa Cruzeiros assinala flutuação do Costa Toscana

Navio a GNL será entregue em Dezembro

A Costa Cruzeiros, da Carnival Corporation & plc, a maior companhia de cruzeiros do mundo, celebrou, no dia 15, a cerimónia de flutuação do novo navio Costa Toscana no estaleiro Meyer, em Turku, Finlândia. O Costa Toscana, como o seu navio irmão Costa Smeralda, é movido a GNL.

Proibição de desembarque de cruzeiros prolongada até 31 de janeiro

O Governo decidiu manter a proibição para o desembarque de cruzeiros por mais duas semanas, até ao dia 31 de Janeiro. A informação foi publicada esta sexta-feira em despacho no Diário da República.

O despacho prolonga, assim, a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais. As excepções recaem sobre cidadãos portugueses ou titulares de autorização de residência em Portugal.

Adaptação à Covid deixa Madeira com capacidade para receber três navios em simultâneo

O Porto do Funchal já tem condições para receber até três navios de cruzeiro em simultâneo e cumprir as regras, que têm vindo a ser determinadas internacionalmente, de combate e prevenção da pandemia por Covid-19. A garantia foi deixada por Pedro Calado, que tem a tutela dos portos e visitou as instalações da APRAM no cais Sul do Porto do Funchal.

FUNCHAL

Dois paquetes ao largo no fim do ano

Dois navios de cruzeiro vão passar o fim do anos a 3 milhas do Porto do Funchal. São esperados o “Mein Schiff 1” e o luxuoso “MS Europa 2” da companhia Hapag Lloyd Cruise Lines.

Ambos navegam das Canárias e a deslocação tem de cumprir um requisito de saúde imposto pelo governo do arquipélago espanhol e naturalmente defendido pelo governo da Madeira; não haverá desembarques, pelo que passageiros e tripulantes vão ficar algumas horas ver a ilha a uma considerável distância. O tempo necessário para ver o espetáculo pirotécnico.

Cruzeiro da Hapag-Lloyd passa pela Madeira para ver o fim-de-ano

O maior e mais novo navio da Hapag-Lloyd, tradicional companhia de cruzeiros de luxo da Alemanha, o Europa 2 vai passar pela Madeira no final do ano, para assistir ao espetáculo pirotécnico, embora sem fundear.

O navio está no mar desde Agosto. Vai sair de Tenerife a 23 de dezembro, regressando a 4 de janeiro, e proporcionando aos passageiros um natal e um fim-de-ano diferente e a bordo.

Porto do Funchal recebe escala técnica do «Disney Wonder»

O Porto do Funchal recebe esta quarta-feira, 18 de Novembro, mais um navio de cruzeiro, o segundo em oito meses e desde que reabriu há menos de um mês. Será o 'Disney Wonder', que vem em escala técnica (abastecimento) antes de atravessar o Oceano Atlântico, rumo à Florida.

Com 300 metros de comprimento, 32 metros de boca e 84 mil toneladas de arqueação bruta, capacidade para transportar 2.400 passageiros, servidos por até 945 tripulantes, o 'Disney Wonder' fez a sua viagem inaugural a 15 de Agosto de 1999 e nunca visitou a Madeira.

Via Navegável do Douro com menos 78% de passageiros em 2020

A Via Navegável do Douro (VND) recebeu 225.893 passageiros entre janeiro e outubro, uma quebra de 78% face ao mesmo período de 2019, segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Depois de anos sucessivos de crescimento, o turismo fluvial no Douro sofreu um "duro golpe" por causa da pandemia de covid-19. As embarcações turísticas estiveram paradas entre março e junho/julho e, neste momento, são poucos os operadores que ainda mantêm a atividade.

Este é o primeiro cruzeiro com um laboratório de testes à Covid-19 a bordo

Os cruzeiros foram dos primeiros a sofrer com as consequências da pandemia. No início de 2020, muitos deles ficaram mesmo parados e com entraves para atracar por causa dos casos de infeção de Covid-19 no interior. A Viking Cruises quer conseguir retomar as viagens em segurança e, para isso, vai ter a bordo um laboratório de testes.

O Viking Star será o primeiro cruzeiro do género a ter uma capacidade de testagem em grande escala. Serão recolhidas amostras de saliva através da técnica PCR, que deteta se as pessoas estão, ou não, infetadas com o novo coronavírus. O cruzeiro tem capacidade para 930 passageiros.

EUA retiram proibição para cruzeiros e anuncia retorno em fases

A Cruise Lines International Association (Clia), que representa 95% da capacidade de cruzeiros marítimos em todo o mundo, respondeu ao anúncio do CDC – Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, que decidiu não renovar a proibição de navegação em vigor desde março e substitui-la por uma nova ordem de navegação condicional. Pela nova ordem, o governo americano vai iniciar testes e a liberação dos cruzeiros em fases, para garantir que os riscos de transmissão de covid-19 sejam os menores possíveis, que os passageiros e tripulantes sejam testados e que todos os cuidados sejam tomados para proteger a saúde pública.

Porto de Lisboa elabora Protocolo de Segurança e Higiene para retomar cruzeiros

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a propósito do prémio Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, que foi atribuído à infraestrutura nos World Travel Awrds 2020 (WTA 2020), o Porto de Lisboa revela que está a elaborar um “Protocolo de Segurança e Higiene para que sejam asseguradas todas as condições, assim que for necessário, para retomar a operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança”.

Este protocolo, garante o Porto de Lisboa no mesmo comunicado, “funcionará em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio”.

Madeira quer voltar a integrar rota dos portos das Canárias

O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira já contactou formalmente o seu homólogo no Governo de Canárias, no sentido de o sensibilizar para a integração da Região na rota dos portos das Canárias, tal como vinha a acontecer desde meados dos anos 90, quando foi criada a marca "Cruises in the Atlantic Islands".
Pedro Calado não tem dúvidas de que "esta será a melhor forma de diversificar e valorizar o itinerário das companhias e assim, estimular a procura, com beneficios para ambas as regiões, que trabalham juntas neste sector há vários anos".

Construídos em Viana, primeiros navios de cruzeiro 100% portugueses chegam a Lisboa

Dois dos navios de cruzeiro da Mystic Cruises, construídos em Viana do Castelo, chegaram esta quarta-feira a Lisboa. O World Explorer e o World Voyager navegaram para a capital com o objetivo de libertar espaço nos estaleiros da West Sea, na cidade minhota, para que se possa dar início aos trabalhos de conclusão do terceiro e quarto paquetes da mesma frota.

Interdição aos navios de cruzeiro prolongada até dia 14

O desembarque de passageiros nos portos nacionais e as licenças para terra de passageiros e tripulações de navios de cruzeiro vão continuar proibidos até às 23.59 horas de 14 de novembro, segundo um despacho do Governo.

Esta interdição, que se deve à pandemia de covid-19, está em vigor desde 14 de maio e tem sido sucessivamente prorrogada pelo Governo.

Porto de Lisboa eleito pela sexta vez melhor porto de cruzeiros da Europa

O Porto de Lisboa acaba de conquistar pela sexta vez, e pelo quinto ano consecutivo, o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, naquele que foi o Europe Winners Day 2020 dos World Travel Awards Europa, que decorreu virtualmente hoje, dia 2 de novembro de 2020, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.
 

APDL estuda terminal de cruzeiros no Douro

Construir um terminal para cruzeiros fluviais no Douro e reduzir a pegada ecológica no Porto de Leixões, apostando na ferrovia e na descarbonização da atividade portuária. Estes são alguns dos investimentos que a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo tem em carteira para futuro.

Conheça o novo «Enchanted Princess»

Idílico talvez seja o melhor adjectivo para caraterizar o Enchanted Princess, navio que pode muito bem ser descrito como “um dos novos colossos dos mares”. O navio da Princess tem capacidade para 3660 passageiros e 1346 tripulantes.

O Enchanted Princess é o 5º navio da Classe Royal, depois do Royal Princess, Regal Princess, Majestic Princess e Sky Princess.

FUNCHAL

«SeaDream I», o primeiro cruzeiro na reabertura do porto

O transatlântico "SeaDream I" é o primeiro navio de cruzeiros a acostar no Porto do Funchal, após sete meses de encerramento do porto, devido à prevenção e combate à COVID-19.
O navio trouxe 96 pessoas a bordo, sendo 31 passageiros e 65 tripulantes.

ESTE SÁBADO

«SeaDream 1» estreia testes rápidos na Madeira

Vão ser usados, pela primeira vez na Região, os testes rápidos à Covid-19, para a chegada do navio de cruzeiros SeaDream 1, que atraca este sábado no Porto do Funchal. Os testes foram encomendados pela companhia de cruzeiros e serão administrados por uma empresa particular de saúde na Região.

O navio chega às oito horas da manhã e parte às 14h. Os passageiros que quiserem sair têm de fazer este teste rápido e só depois de um resultado negativo podem integrar uma excursão que os leva a vários pontos turísticos da ilha.