Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Costa Cruzeiros assinala flutuação do Costa Toscana
Navio a GNL será entregue em Dezembro
A Costa Cruzeiros, da Carnival Corporation & plc, a maior companhia de cruzeiros do mundo, celebrou, no dia 15, a cerimónia de flutuação do novo navio Costa Toscana no estaleiro Meyer, em Turku, Finlândia. O Costa Toscana, como o seu navio irmão Costa Smeralda, é movido a GNL.
![]() |
Proibição de desembarque de cruzeiros prolongada até 31 de janeiro
O Governo decidiu manter a proibição para o desembarque de cruzeiros por mais duas semanas, até ao dia 31 de Janeiro. A informação foi publicada esta sexta-feira em despacho no Diário da República.
O despacho prolonga, assim, a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais. As excepções recaem sobre cidadãos portugueses ou titulares de autorização de residência em Portugal.
![]() |
Adaptação à Covid deixa Madeira com capacidade para receber três navios em simultâneo
O Porto do Funchal já tem condições para receber até três navios de cruzeiro em simultâneo e cumprir as regras, que têm vindo a ser determinadas internacionalmente, de combate e prevenção da pandemia por Covid-19. A garantia foi deixada por Pedro Calado, que tem a tutela dos portos e visitou as instalações da APRAM no cais Sul do Porto do Funchal.
![]() |
FUNCHAL
Dois paquetes ao largo no fim do ano
Dois navios de cruzeiro vão passar o fim do anos a 3 milhas do Porto do Funchal. São esperados o “Mein Schiff 1” e o luxuoso “MS Europa 2” da companhia Hapag Lloyd Cruise Lines.
Ambos navegam das Canárias e a deslocação tem de cumprir um requisito de saúde imposto pelo governo do arquipélago espanhol e naturalmente defendido pelo governo da Madeira; não haverá desembarques, pelo que passageiros e tripulantes vão ficar algumas horas ver a ilha a uma considerável distância. O tempo necessário para ver o espetáculo pirotécnico.
![]() |
Cruzeiro da Hapag-Lloyd passa pela Madeira para ver o fim-de-ano
O maior e mais novo navio da Hapag-Lloyd, tradicional companhia de cruzeiros de luxo da Alemanha, o Europa 2 vai passar pela Madeira no final do ano, para assistir ao espetáculo pirotécnico, embora sem fundear.
O navio está no mar desde Agosto. Vai sair de Tenerife a 23 de dezembro, regressando a 4 de janeiro, e proporcionando aos passageiros um natal e um fim-de-ano diferente e a bordo.
![]() |
Porto do Funchal recebe escala técnica do «Disney Wonder»
O Porto do Funchal recebe esta quarta-feira, 18 de Novembro, mais um navio de cruzeiro, o segundo em oito meses e desde que reabriu há menos de um mês. Será o 'Disney Wonder', que vem em escala técnica (abastecimento) antes de atravessar o Oceano Atlântico, rumo à Florida.
Com 300 metros de comprimento, 32 metros de boca e 84 mil toneladas de arqueação bruta, capacidade para transportar 2.400 passageiros, servidos por até 945 tripulantes, o 'Disney Wonder' fez a sua viagem inaugural a 15 de Agosto de 1999 e nunca visitou a Madeira.
![]() |
Via Navegável do Douro com menos 78% de passageiros em 2020
A Via Navegável do Douro (VND) recebeu 225.893 passageiros entre janeiro e outubro, uma quebra de 78% face ao mesmo período de 2019, segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Depois de anos sucessivos de crescimento, o turismo fluvial no Douro sofreu um "duro golpe" por causa da pandemia de covid-19. As embarcações turísticas estiveram paradas entre março e junho/julho e, neste momento, são poucos os operadores que ainda mantêm a atividade.
![]() |
Este é o primeiro cruzeiro com um laboratório de testes à Covid-19 a bordo
Os cruzeiros foram dos primeiros a sofrer com as consequências da pandemia. No início de 2020, muitos deles ficaram mesmo parados e com entraves para atracar por causa dos casos de infeção de Covid-19 no interior. A Viking Cruises quer conseguir retomar as viagens em segurança e, para isso, vai ter a bordo um laboratório de testes.
O Viking Star será o primeiro cruzeiro do género a ter uma capacidade de testagem em grande escala. Serão recolhidas amostras de saliva através da técnica PCR, que deteta se as pessoas estão, ou não, infetadas com o novo coronavírus. O cruzeiro tem capacidade para 930 passageiros.
![]() |
EUA retiram proibição para cruzeiros e anuncia retorno em fases
A Cruise Lines International Association (Clia), que representa 95% da capacidade de cruzeiros marítimos em todo o mundo, respondeu ao anúncio do CDC – Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, que decidiu não renovar a proibição de navegação em vigor desde março e substitui-la por uma nova ordem de navegação condicional. Pela nova ordem, o governo americano vai iniciar testes e a liberação dos cruzeiros em fases, para garantir que os riscos de transmissão de covid-19 sejam os menores possíveis, que os passageiros e tripulantes sejam testados e que todos os cuidados sejam tomados para proteger a saúde pública.
![]() |
Porto de Lisboa elabora Protocolo de Segurança e Higiene para retomar cruzeiros
De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a propósito do prémio Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, que foi atribuído à infraestrutura nos World Travel Awrds 2020 (WTA 2020), o Porto de Lisboa revela que está a elaborar um “Protocolo de Segurança e Higiene para que sejam asseguradas todas as condições, assim que for necessário, para retomar a operacionalidade integral do Porto de Lisboa em condições máximas de segurança”.
Este protocolo, garante o Porto de Lisboa no mesmo comunicado, “funcionará em plena articulação com os protocolos das companhias e de todas as entidades que intervêm na operação do navio”.
![]() |
Madeira quer voltar a integrar rota dos portos das Canárias
O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira já contactou formalmente o seu homólogo no Governo de Canárias, no sentido de o sensibilizar para a integração da Região na rota dos portos das Canárias, tal como vinha a acontecer desde meados dos anos 90, quando foi criada a marca "Cruises in the Atlantic Islands".
Pedro Calado não tem dúvidas de que "esta será a melhor forma de diversificar e valorizar o itinerário das companhias e assim, estimular a procura, com beneficios para ambas as regiões, que trabalham juntas neste sector há vários anos".
![]() |
Construídos em Viana, primeiros navios de cruzeiro 100% portugueses chegam a Lisboa
Dois dos navios de cruzeiro da Mystic Cruises, construídos em Viana do Castelo, chegaram esta quarta-feira a Lisboa. O World Explorer e o World Voyager navegaram para a capital com o objetivo de libertar espaço nos estaleiros da West Sea, na cidade minhota, para que se possa dar início aos trabalhos de conclusão do terceiro e quarto paquetes da mesma frota.
![]() |
Interdição aos navios de cruzeiro prolongada até dia 14
O desembarque de passageiros nos portos nacionais e as licenças para terra de passageiros e tripulações de navios de cruzeiro vão continuar proibidos até às 23.59 horas de 14 de novembro, segundo um despacho do Governo.
Esta interdição, que se deve à pandemia de covid-19, está em vigor desde 14 de maio e tem sido sucessivamente prorrogada pelo Governo.
![]() |
Porto de Lisboa eleito pela sexta vez melhor porto de cruzeiros da Europa
O Porto de Lisboa acaba de conquistar pela sexta vez, e pelo quinto ano consecutivo, o prémio de Melhor Porto de Cruzeiros da Europa, naquele que foi o Europe Winners Day 2020 dos World Travel Awards Europa, que decorreu virtualmente hoje, dia 2 de novembro de 2020, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.
![]() |
APDL estuda terminal de cruzeiros no Douro
Construir um terminal para cruzeiros fluviais no Douro e reduzir a pegada ecológica no Porto de Leixões, apostando na ferrovia e na descarbonização da atividade portuária. Estes são alguns dos investimentos que a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo tem em carteira para futuro.
![]() |
Conheça o novo «Enchanted Princess»
Idílico talvez seja o melhor adjectivo para caraterizar o Enchanted Princess, navio que pode muito bem ser descrito como “um dos novos colossos dos mares”. O navio da Princess tem capacidade para 3660 passageiros e 1346 tripulantes.
O Enchanted Princess é o 5º navio da Classe Royal, depois do Royal Princess, Regal Princess, Majestic Princess e Sky Princess.
![]() |
FUNCHAL
«SeaDream I», o primeiro cruzeiro na reabertura do porto
O transatlântico "SeaDream I" é o primeiro navio de cruzeiros a acostar no Porto do Funchal, após sete meses de encerramento do porto, devido à prevenção e combate à COVID-19.
O navio trouxe 96 pessoas a bordo, sendo 31 passageiros e 65 tripulantes.
![]() |
ESTE SÁBADO
«SeaDream 1» estreia testes rápidos na Madeira
Vão ser usados, pela primeira vez na Região, os testes rápidos à Covid-19, para a chegada do navio de cruzeiros SeaDream 1, que atraca este sábado no Porto do Funchal. Os testes foram encomendados pela companhia de cruzeiros e serão administrados por uma empresa particular de saúde na Região.
O navio chega às oito horas da manhã e parte às 14h. Os passageiros que quiserem sair têm de fazer este teste rápido e só depois de um resultado negativo podem integrar uma excursão que os leva a vários pontos turísticos da ilha.
![]() |
Mário Ferreira compra navio Vasco da Gama em leilão no Reino Unido
A Mystic Cruises, a empresa de cruzeiros da sua MysticInvest Holding, comprou em leilão o navio de cruzeiros Vasco da Gama, que tem capacidade para cerca de mil passageiros e 550 tripulantes e que pertencia à falida empresa Cruise & Maritime Voyages (CMV).
![]() |
Açores mantêm isenção de taxas em espaços dos domínios portuário para empresas marítimo-turísticas
O Governo Regional dos Açores decidiu manter a isenção do pagamento da tarifa de utilização e posto de acostagem para as empresas que exercem a actividade marítimo-turística.
A resolução aprovada em Conselho do Governo mantém ainda, para estas empresas e para as que possuam estabelecimentos comerciais na área da restauração, lazer e comércio a retalho, com exclusão das empresas com escritórios de apoio à actividade portuária, a isenção do pagamento das tarifas de ocupação de terraplenos, terrenos e edificações e de colocação de publicidade e ocupação de espaços nas áreas dos terminais marítimos de passageiros e do empreendimento Portas do Mar.