Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTE SÁBADO

«BOUDICA» no Porto de Lisboa

A escala em Lisboa do Boudicca no dia 2 faz parte de um cruzeiro de 22 noites que tem Dover como homeport e Lisboa, Port Mahon, Nápoles, Amalfi, Civitavecchia, Livorno, Portofino, Génova, San Remo, Cartagena, Málaga e Vigo como portos de escala.

ESTE SÁBADO

«Seabourn Ovation» e «Harmony G» no Porto de Lisboa

O Seabourn Ovation, o mais recente navio de cruzeiros ultra luxuoso, chega a Lisboa pela primeira vez este sábado, 26 de maio, onde termina uma viagem de 14 noites com início em Barcelona e escalas em Sete, Tarragona, Málaga, Gibraltar, Casablanca, Tanger, Cádis e Portimão.

Leixões abriu portas a quatro cruzeiros com 4 mil turistas num só dia

Esta terça-feira, 22 de maio, o Porto de Leixões abriu as portas a quatro cruzeiros. Estes navios transportavam cerca de 4 mil turistas, que aproveitaram o dia para conhecer a região.

O Porto Cruise Terminal e a Estação de Passageiros de Leça da Palmeira receberam duas escalas inaugurais, quer de um novo cruzeiro, o Marella Spirit, quer de uma nova companhia, a Norwegian Cruise Line.

APDL recebe pedido de uso de cais de acostagem na Via Navegável do Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu “um pedido para atribuição de título de utilização privativa para utilização de um posto de acostagem de embarcações existente a montante do Cais da Régua, na margem direita do rio Douro”, ao quilómetro 100 da Via Navegável do Douro, em área da sua jurisdição em Peso da Régua, conforme se lê no edital publicado em Diário da República.

ESTE DOMINGO

DISNEY MAGIC com 3 mil visitantes em Ponta Delgada

A capital micaelense volta a receber, pelo terceiro ano consecutivo, a visita do navio de cruzeiros Disney Magic. Esta escala resulta de um cruzeiro transatlântico de 13 noites, entre Miami e Barcelona. A bordo viajam 2144 passageiros e 1063 tripulantes que são aguardados pelas 06h15 deste domingo e vão permanecer na cidade até cerca das 15h15, altura que prossegue viagem rumo a Lisboa. Até ao destino final, este navio vai ainda visitar Cadiz, Malaga e Ibiza.

Lisboa espera 150 executivos para evento Seatrade Cruise Med

A cidade de Lisboa espera a chegada de 150 executivos para a realização do evento ‘Seatrade Cruise Med’, que se vai realizar na capital a 19 e 20 de setembro, inserido na Portugal Shipping Week.

Desses, 29 executivos já estão confirmados, representando operadores de navios de cruzeiro, nomeadamente a AIDA Cruises, Azamara, Carnival UK, Disney Cruise Line, MSC Cruises, Mystic Cruises, Norwegian Cruise Line, Royal Caribbean International, Sea Cloud Cruise Line, Silversea, TUI e Viking Ocean Cruises.

Megaiates páram cada vez mais na Madeira

De janeiro a abril deste ano, o Porto do Funchal recebeu 21 super ou mega iates, mas a grande concentração foi em abril, a 12, quando chegaram a estar em porto, seis megaiates, o que foi inédito.
A APRAM tem vindo a apostar neste mercado, com a participação nas maiores mostras mundiais do sector, contactando com os agentes de iates, divulgando o que a Madeira tem para oferecer a este tipo de clientes.

Seatrade Cruise Med é «oportunidade para Portugal mostrar o seu potencial nesta indústria»

19 e 20 de Setembro são os dois dias em que se vai realizar pela primeira vez em Portugal o Seatrade Cruise Med 2018, o segundo maior evento internacional na indústria de cruzeiros.

Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, em conferência de imprensa, destacou que esta é uma oportunidade de mostrar ao mercado o potencial do nosso País” nesta área, mas também das empresas portuguesas da área mostrarem-se ao mercado. “Temos a oportunidade de mostrar o novo terminal de cruzeiros, desenhado pelo arquitecto Carrilho da Graça, aos principais ‘decision makers’ da indústria de cruzeiros”, sublinhou.

MADEIRA

APRAM aposta em força no mercado de iates

A APRAM está a impulsionar a criação de um itinerário, destinado aos iates e megaiates, com início ou final em Palma de Maiorca, mas incluindo a Madeira, Canárias, Açores e/ou Norte de África e Cabo Verde.
Esta é uma das conclusões da participação da APRAM na 35.ª edição do Palma International Boat Show 2018 que teve lugar entre 27 de abril e 1 de maio, em Palma de Maiorca.

ESTA TERÇA-FEIRA

Ministra do Mar preside à apresentação da Seatrade Cruise Med Lisboa 2018

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta terça-feira, pelas 11 horas, no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, à sessão de apresentação do Seatrade Cruise Med. Considerado o maior evento para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo, um dos maiores do mundo no sector, este evento decorrerá na capital portuguesa, nos dias 19 e 20 de Setembro.

PORTO DO FUNCHAL

Cruzeiros: alta em abril, mas março foi excecional

Ainda sem todos os dados analisados, mas já com uma certeza: abril confirmou a tendência de crescimento do movimento de cruzeiros no Porto do Funchal, com subidas de 19% em escalas e 14% em passageiros.
São números muito positivos, mas abaixo do que foi atingido em março, quando o Porto do Funchal cresceu excecionalmente, em todas as variantes, aumentando em 50%, o número de escalas e de passageiros, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
 

APDL quer concessionar terminal de cruzeiros de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) prepara-se para abrir um concurso destinado a atribuir a concessão do terminal de cruzeiros do porto de Leixões (Porto Cruise Terminal) a parceiros privados, revelou Joaquim Gonçalves, vogal daquela administração, durante uma conferência sobre administração portuária, no âmbito da 4ª Conferência Internacional de Engenharia e Tecnologia Marítima (Martech) e das 15ªs Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima, que decorreram no Instituto Superior Técnico (IST), sob a égide do IST e da Ordem dos Engenheiros.

ESTE DOMINGO

«Carnival Horizon» e «Mein Schiff 6» pela primeira vez em Lisboa

No dia 13 de maio os navios de cruzeiro Carnival Horizon e Mein Schiff 6 chegam a Lisboa pela primeira vez.
O Carnival Horizon, o mais recente e o 26º navio da frota de um dos maiores operadores de cruzeiros do mundo, a Carvinal Cruise Line, encontra-se a realizar uma viagem transatlântica de 14 noites com início em Barcelona, escalas em Málaga, Gibraltar, Lisboa, Vigo, Halifax, e destino final Nova Iorque.

AUTARQUIA E PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ REITERAM INTERESSE NOS CRUZEIROS

João Ataíde entrega uma lembrança da cidade ao comandante do cruzeiro «Serenissima»

O Presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, os vereadores Nuno Gonçalves, Ana Carvalho e Mafalda Azenha e o Presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, visitaram esta quarta-feira o cruzeiro “Serenissima”, com 75 passageiros a bordo, ingleses e irlandeses, e 50 tripulantes de várias nacionalidades, entre os quais o português Fernando Soares. O navio chegou ao porto comercial às 08H00 e soltou amarras às 20H00.

PORTO DE LISBOA

Março confirma crescimento dos cruzeiros

O mês de Março confirmou a tendência de crescimento dos cruzeiros no Porto de Lisboa, como já havia acontecido em Fevereiro, de acordo com o Observatório do Turismo de Lisboa..

NAVIO DE CRUZEIRO

«Sereníssima» esta quarta-feira no Porto da Figueira da Foz

Chega esta quarta-feira, 9 de Maio, cerca das 8h00, ao Porto da Figueira da Foz, o navio de cruzeiro “Sereníssima”. Oriundo de Leixões, traz cerca de uma centena de turistas (do mercado britânico). Trata-se de um paquete de expedições, com 87 metros de comprimento, que costuma visitar os locais mais remotos, portos inacessíveis a grandes cruzeiros. A partida está prevista para as 22h00.

ESTE SÁBADO

3 navios de cruzeiro no Porto de Lisboa

Este sábado, dia 5 de Maio, encontram-se em porto 3 navios, o Seadream I, o Ocean Majesty e o Star Breeze, todos em operação de turnaround.
O Seadream termina em Lisboa um cruzeiro de 9 noites com início em Málaga e escalas em Motril, Puerto Banus, Cádis, Sevilha, Huelva e Portimão. Em Lisboa inicia um novo cruzeiro com o mesmo itinerário, mas no sentido inverso.

Primeiro navio de cruzeiros com vela mecânica

A Viking Line revelou o novo equipamento do seu navio de cruzeiro Viking Grace, com uma vela rotativa que gera energia eólica, tornando a embarcação, segundo a companhia “no primeiro navio de passageiros do mundo a apresentar a tecnologia para utilização da energia do vento”, reduzindo o impacto ambiental e poupando energia, segundo comunicado oficial.

ESTA SEXTA-FEIRA

«Silver Cloud» no Porto de Lisboa

Esta sexta-feira, dia 27, o Silver Cloud termina em Lisboa um cruzeiro com início em Tema e escalas em Takoradi, Abidjan, Freetown, Banjul, Dakar e Safi. No mesmo dia inicia uma nova viagem com destino final Londres e escalas em Leixões, La Corunha, Gijon, Bilbao, Belle Isle, Saint Malo e Le Havre.

Esta semana Ponta Delgada recebe 17 navios de cruzeiro e mais de 46 mil visitantes

Numa semana verdadeiramente alucinante no que concerne ao movimento de navios de cruzeiros nos Açores, Ponta Delgada assume particular protagonismo por dar as boas vindas a nada mais, nada menos que 17 navios de cruzeiros.
Inevitavelmente, todas as atenções se vão centrar nos dias 23 e 24, quando o Porto de Ponta Delgada receber, respetivamente, quatro e cinco navios de cruzeiros, em simultâneo. Além deste feito, acresce referir que, exceção feita ao dia 27, em todos os restantes dias, entre 23 e 29 do corrente, vão estar dois ou mais paquetes atracados no porto micaelense.
 

Total: 1094