Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




4ª feira da APORMAR recebeu 600 visitantes

Cerca de 600 pessoas, das quais 90% da área de hotel, 6% da área de convés e 4% do segmento de máquinas, visitaram a 4ª Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio, promovida pela APORMAR no dia 7 de Março. Já as apresentações públicas realizadas durante o evento tiveram a presença de 400 pessoas, segundo dados da associação.

Três dias, quatro navios de cruzeiro e treze mil visitantes em Ponta Delgada

Com o intensificar das visitas de navios de cruzeiros aos Açores, os dias 24, 25 e 26 de março vão registar um assinalável movimento na cidade de Ponta Delgada. Nesse período estão programados quatro navios, que deverão movimentar, entre passageiros e tripulantes, cerca de treze mil pessoas.

INCLUINDO MELHOR DESTINO DE CRUZEIROS

Lisboa de novo nomeada para os World Travel Awards 2019

Os World Travel Awards (WTA), considerados os Oscars do turismo, voltam a nomear Lisboa, a nivel europeu, desta vez em cinco categorias.Para esta 26.ª edição dos prémios, Lisboa concorre para "Melhor Cidade Destino", "Melhor Destino para City Break", e "Melhor Destino de Cruzeiros" da Europa. Também a Associação Turismo de Lisboa integra a lista de nomeados, para "Melhor Tourist Board".

Sector dos cruzeiros é um dos que apresenta maior crescimento na criação de riqueza na Região de Lisboa

De acordo com o Estudo de impacte Macroeconómico do Turismo na Cidade e na Região de Lisboa em 2017, realizado pela Deloitte Consultores, S.A., para a ATL – Associação de Turismo de Lisboa, e apresentado no dia 25 de fevereiro, o sector dos cruzeiros apresenta grande vitalidade e é, entre os estudados, um dos que apresenta maior crescimento relativo na criação de riqueza.
Os cruzeiros, uma das atividades da cadeia de valor do Sector do Turismo, são considerados pelo referido Estudo um produto-âncora da centralidade da Região de Lisboa em crescimento.

386 NAVIOS, MAIS DE MEIO MILHÃO DE CAMAS

Cruzeiros: uma indústria em expansão nos próximos anos

No mercado mundial, há hoje 386 navios de cruzeiro a funcionar que equivalem a 563 mil camas. Em 2023, esse número sobe para 459 navios e em 2027, será de 472, o que significa 746 mil e 784 mil camas, respetivamente, segundo dados recentes da CLIA, a Associação das Companhias de Cruzeiro. Só em 2019, deverão ficar concluídos e entregues 24 novos navios que representam 42 488 novas camas.

ESTA QUARTA-FEIRA

Marco Polo de regresso a Ponta Delgada

Esta quarta-feira, dia 13 de março, o clássico paquete Marco Polo realiza mais uma escala no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar. A visita acontece no final de um extenso cruzeiro de 70 noites denominado Grand Circle South America Voyage, viagem que teve início no dia 6 de janeiro, em Bristol, e vai terminar a 17 do corrente, naquela cidade britânica.

MADEIRA

Cruzeiros: Mais pernoitas

As pernoitas de uma e duas noites aumentaram no Porto do Funchal. Em 2018, tivemos 60 escalas de cruzeiros, em estadias de uma noite e 14 em duas noites. Neste último caso, destaca-se a Companhia TUI Cruises.
Mais de 90% destas pernoitas são de navios da rota Madeira-Canárias, os outros são navios do norte da Europa que vão a Canárias e regressam. Há poucos ou quase nenhuns navios em escala transatlântica. Os poucos que existem têm a ver com questões de mau tempo.

MSC Bellissima realizou escala inaugural no Porto de Lisboa

No dia 8 de março o MSC Bellissima, o 16.º navio daquela que é considerada a maior companhia privada de cruzeiros do mundo, realizou a escala inaugural no Porto de Lisboa.

O navio, construído no estaleiro de Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, foi entregue à companhia no dia 27 de fevereiro, sendo o primeiro de dois navios a serem entregues em 2019. A bordo estiveram cerca de 140 pessoas, entre autoridades, imprensa, parceiros e convidados, que assistiram à habitual troca de placas com o Comandante do navio, Rafaelle Pontecorvo, e as autoridades portuárias de Lisboa.

Patricia Bairrada, Responsável Comercial da APRAM:

A mais-valia de uma rota

Quando os Portos da Madeira trabalham em conjunto com as Autoridades Portuárias de Canárias não se trata de um capricho. Quem conhece o segmento do Turismo de Cruzeiros percebe que um destino, por melhores qualidades que ele tenha, não se vende sozinho. Nas escolhas dos Itinerary Planners das companhias estão itinerários que integram diversidades culturais, gastronómicas, ambientais e podemos dizer mesmo, antropológicas.

Terminal de Cruzeiros de Leixões aberto ao público todos os domingos

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões está aberto ao público aos domingos de manhã para que todos possam conhecer aquele que foi internacionalmente considerado o “Melhor edifício público” em 2015. Entre as 09h30 e as 13h00 é possível fazer uma visita guiada ao Terminal e observar a fachada atlântica a partir deste ícone arquitetónico.

MADEIRA

Cruzeiros: Janeiro confirma tendência de crescimento

O Porto do Funchal subiu em Janeiro em todas as variantes, à excepção das escalas, onde manteve o número do mês homologo do ano anterior, 32. O movimento de passageiros no primeiro mês de 2019 totalizou 69 279 passageiros, mais 9%, comparativamente a janeiro de 2018 e houve crescimento também no número de embarcados, 176 (+3) e desembarcados, 166 (+2).
O número de tripulantes foi de 25 054, (+1592 tripulantes).

Virgin Voyages, de Richard Branson, recruta na 4.ª Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio

A Virgin Voyages, do icónico Sir Richard Branson, vai estar presente na 4.ª Feira Internacional de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio. Trata-se de uma nova companhia de cruzeiros, com um projeto de investimento de quatro navios de médio porte a lançar entre 2020 e 2023. O primeiro navio chama-se Scarlet Lady e tem capacidade para 2770 passageiros e 1150 tripulantes.

Record de alemães suporta crescimento de cruzeiros em Lisboa

O Porto de Lisboa teve este Janeiro um record de passageiros de cruzeiros alemães para um primeiro mês do ano, concluiu o PressTUR a partir de dados da APL - Administração do Porto de Lisboa, os quais mostram também que os alemães representaram mais de metade (51%) dos passageiros do mês.

7 DE MARÇO, EM LISBOA

Mystic Cruises de Mário Ferreira recruta na 4.ª Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio

A Mystic Cruises, divisão de cruzeiros oceânicos da Mystic Invest, uma holding financeira privada portuguesa presidida por Mário Ferreira, vai estar presente na 4.ª Feira Internacional de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio, que se realiza em Lisboa, no dia 7 de março.

A sua equipa de recursos humanos estará presente para recrutar e selecionar tripulação de hotelaria, convés e máquina, para o seu navio World Explorer.

ESTA QUINTA-FEIRA

AIDAmar no Porto de Lisboa antes de ser posicionado no norte da Europa

Esta quinta-feira, 21 de fevereiro, o Porto de Lisboa recebe o navio de cruzeiros AIDAmar, que se encontra a realizar um cruzeiro de 11 noites, com início em Palma de Maiorca, fim em Hamburgo e escalas em Barcelona, Cádis, Lisboa, Leixões, Ferrol, Le Havre, Dover e Roterdão.

Depois de ter permanecido no Mediterrâneo e Atlântico durante o inverno, e de ter realizado 8 escalas ao Porto de Lisboa entre 2 de dezembro de 2018 e 11 de fevereiro de 2019, que tinham como homeport Palma de Maiorca, o AIDamar é agora posicionado no norte da Europa onde realizará cruzeiros até ao final de novembro, altura em que regressará novamente ao Mediterrâneo e ao Atlântico, e a Palma de Maiorca como homeport.

EM FOTOS E VÍDEOS

Baptismo do navio MEIN SCHIFF 2 em Lisboa

O novo paquete de cruzeiros MEIN SCHIFF 2 foi baptizado no Tejo na noite de sábado último, dia 9 de Fevereiro, numa cerimónia cheia de movimento, cores e emoção que projecta o Porto de Lisboa ainda mais na sua merecida grande qualidade turística e portuária.
 

Terminal de Cruzeiros de Leixões recebe viagem de estreia do navio «Mein Schiff 2»

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de receber a escala inaugural do mais recente navio da companhia alemã Tui Cruises, o Mein Schiff 2. “Esta é a viagem de baptismo deste navio que, com cerca de 316 metros de comprimento e 36 de largura, é uma das maiores embarcações que o terminal de cruzeiros já recebeu”, refere a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) em comunicado.

11 Novos Navios de Cruzeiro para 2019 (um é português e outro será baptizado em Portugal)

Dezenas de navios de cruzeiro serão lançados em 2019 para todos os gostos e estilos. Desde os mais pequenos até aos maiores, haverá, com certeza, muito por onde escolher.

Um deles é especial. Construído cá “dentro”, nos estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, a Mystic Cruises dará as boas vindas ao World Explorer, em Abril. Antes, os portugueses poderão ver o baptismo do Mein Shiff 2, em Lisboa, a 9 de Fevereiro, local escolhido pela TUI Cruises para apresentar ao mundo o seu mais recente navio.

AÇORES

Região prevê novo recorde de passageiros de cruzeiros

Os portos dos Açores deverão bater um novo recorde no número de passageiros de cruzeiros em 2019, prevendo-se 175 mil, o que representará um aumento de 6,7% face a 2018.
“O ano de 2019 perspetiva-se como de consolidação do crescimento que tem sido verificado no arquipélago ao nível do turismo de cruzeiros, apontando as previsões para 175 mil passageiros e para 152 escalas”, revela a Portos dos Açores em comunicado, destacando que estes números “serão recordes na Região, se bem que quanto a escalas igual movimento foi já atingido no ano de 2017”.

«Virgin Voyages» vai recrutar em Portugal

A empresa de cruzeiros Virgin Voyages vai recrutar pessoal em Portugal durante a próxima Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio da APORMAR, no dia 7 de Março, na qual estará presente pela primeira vez. A empresa está interessada em pessoal para convés (oficiais e marinheiros), máquinas (oficiais e maquinistas) e hotelaria (todos os departamentos, incluindo técnicos especialistas).

Para a APORMAR, o interesse da Virgin Voyages neste recrutamento reforça o papel da associação na colocação de portugueses no mercado de cruzeiros global e, por esse meio, o seu contributo para a economia do mar nacional.

Total: 1107