Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




7 DE MARÇO, EM LISBOA

Mystic Cruises de Mário Ferreira recruta na 4.ª Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio

A Mystic Cruises, divisão de cruzeiros oceânicos da Mystic Invest, uma holding financeira privada portuguesa presidida por Mário Ferreira, vai estar presente na 4.ª Feira Internacional de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio, que se realiza em Lisboa, no dia 7 de março.

A sua equipa de recursos humanos estará presente para recrutar e selecionar tripulação de hotelaria, convés e máquina, para o seu navio World Explorer.

ESTA QUINTA-FEIRA

AIDAmar no Porto de Lisboa antes de ser posicionado no norte da Europa

Esta quinta-feira, 21 de fevereiro, o Porto de Lisboa recebe o navio de cruzeiros AIDAmar, que se encontra a realizar um cruzeiro de 11 noites, com início em Palma de Maiorca, fim em Hamburgo e escalas em Barcelona, Cádis, Lisboa, Leixões, Ferrol, Le Havre, Dover e Roterdão.

Depois de ter permanecido no Mediterrâneo e Atlântico durante o inverno, e de ter realizado 8 escalas ao Porto de Lisboa entre 2 de dezembro de 2018 e 11 de fevereiro de 2019, que tinham como homeport Palma de Maiorca, o AIDamar é agora posicionado no norte da Europa onde realizará cruzeiros até ao final de novembro, altura em que regressará novamente ao Mediterrâneo e ao Atlântico, e a Palma de Maiorca como homeport.

EM FOTOS E VÍDEOS

Baptismo do navio MEIN SCHIFF 2 em Lisboa

O novo paquete de cruzeiros MEIN SCHIFF 2 foi baptizado no Tejo na noite de sábado último, dia 9 de Fevereiro, numa cerimónia cheia de movimento, cores e emoção que projecta o Porto de Lisboa ainda mais na sua merecida grande qualidade turística e portuária.
 

Terminal de Cruzeiros de Leixões recebe viagem de estreia do navio «Mein Schiff 2»

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de receber a escala inaugural do mais recente navio da companhia alemã Tui Cruises, o Mein Schiff 2. “Esta é a viagem de baptismo deste navio que, com cerca de 316 metros de comprimento e 36 de largura, é uma das maiores embarcações que o terminal de cruzeiros já recebeu”, refere a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) em comunicado.

11 Novos Navios de Cruzeiro para 2019 (um é português e outro será baptizado em Portugal)

Dezenas de navios de cruzeiro serão lançados em 2019 para todos os gostos e estilos. Desde os mais pequenos até aos maiores, haverá, com certeza, muito por onde escolher.

Um deles é especial. Construído cá “dentro”, nos estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, a Mystic Cruises dará as boas vindas ao World Explorer, em Abril. Antes, os portugueses poderão ver o baptismo do Mein Shiff 2, em Lisboa, a 9 de Fevereiro, local escolhido pela TUI Cruises para apresentar ao mundo o seu mais recente navio.

AÇORES

Região prevê novo recorde de passageiros de cruzeiros

Os portos dos Açores deverão bater um novo recorde no número de passageiros de cruzeiros em 2019, prevendo-se 175 mil, o que representará um aumento de 6,7% face a 2018.
“O ano de 2019 perspetiva-se como de consolidação do crescimento que tem sido verificado no arquipélago ao nível do turismo de cruzeiros, apontando as previsões para 175 mil passageiros e para 152 escalas”, revela a Portos dos Açores em comunicado, destacando que estes números “serão recordes na Região, se bem que quanto a escalas igual movimento foi já atingido no ano de 2017”.

«Virgin Voyages» vai recrutar em Portugal

A empresa de cruzeiros Virgin Voyages vai recrutar pessoal em Portugal durante a próxima Feira de Emprego & Congresso Trabalhar num Navio da APORMAR, no dia 7 de Março, na qual estará presente pela primeira vez. A empresa está interessada em pessoal para convés (oficiais e marinheiros), máquinas (oficiais e maquinistas) e hotelaria (todos os departamentos, incluindo técnicos especialistas).

Para a APORMAR, o interesse da Virgin Voyages neste recrutamento reforça o papel da associação na colocação de portugueses no mercado de cruzeiros global e, por esse meio, o seu contributo para a economia do mar nacional.

Terminal de Cruzeiros de Leixões não quer ficar apenas a ver navios e vai adaptar-se para dar espectáculo

A Câmara de Matosinhos aprovou terça-feira parecer prévio para adaptação do terminal a espaço de eventos e espectáculos. Documento aprovado prevê a abertura de espaços de restauração de apoio e de um parque de estacionamento.

Governo programa 90 milhões de euros para dar terminal de cruzeiros a Viana

O novo programa de investimento estratégico do Governo prevê a realização de investimentos de 90 milhões de euros no Porto de Viana do Castelo. Entre as intervenções a realizar está um terminal de cruzeiros, que permita o desembarque de mais de 10 mil turistas por ano.

MAIS 23% DE PASSAGEIROS

Porto de Portimão continuou a crescer em 2018

O Terminal de Cruzeiros de Portimão continuou a crescer em 2018, ano em que recebeu 36.786 passageiros, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 23%. Embora tenha havido um ligeiro decréscimo no que diz respeito ao número de escalas face ao período homólogo (menos 5 escalas), os 66 navios que escalaram em Portimão em 2018 foram, em média, de maiores dimensões, já que o GT total registou uma variação homóloga de 14,7%.

Porto de Lisboa com novo record de passageiros de cruzeiros

Em 2018, o Porto de Lisboa bateu mais um recorde no número de passageiros de cruzeiro atingido os 577.603, mais 11% do que em 2017. Estes resultados fazem com que o anterior recorde de 558.040, que datava de 2013, tenha sido ultrapassado.

Faial com 25 escalas de navios de cruzeiro em 2018

A Portos dos Açores, S.A. anunciou em nota de imprensa que no ano de 2018 cerca de 16.000 pessoas provenientes do segmento do turismo de cruzeiros visitaram o Faial, o que equivale a um crescimento da procura de 19.7% face a 2017.
Segundo a Portos dos Açores, “a ilha do Faial contou com 25 escalas e perto de 16.000 passageiros, mais 19,7% do que 2017, tendo sido a terceira a ilha mais procurada pelo turismo de cruzeiros” nos Açores.

ESTA SEXTA-FEIRA

Açores na rota de World Cruise protagonizado pelo navio Columbus

Esta sexta-feira, dia 11 de janeiro, o Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar recebe a escala do Columbus, navio operado pela emergente Cruise & Maritime Voyages. O paquete está a realizar um World Cruise de 120 noites, que inclui 45 escalas, distribuídas por cinco continentes.

Portos dos Açores registam número record de passageiros em 2018

O ano de 2018 registou um novo máximo de visitantes provenientes do segmento do turismo de cruzeiros no arquipélago dos Açores, tendo o número de passageiros ultrapassado os 164 mil, o que equivale a um crescimento da procura de 21,5% face a 2017. De acordo com os dados da Portos dos Açores, S.A., foi, assim, ultrapassado o valor de referência verificado em 2015, ano em que se registaram 142 mil visitantes.

ESTA QUARTA-FEIRA

«Marco Polo» e «AIDAmar» no Porto de Lisboa

O Marco Polo escala Lisboa esta quarta-feira, dia 9, encontrando-se a realizar um cruzeiro de 70 noites pelo Atlântico e América do Sul, tendo Bristol como homeport
O AIDAmar, que pernoita em Lisboa de 9 para 10 , encontra-se a realizar um cruzeiro de 12 noites com inicio e fim em Palma de Maiorca, e escalas em Cádis, Lisboa, Puerto del Rosario, Arrecife, Cartagena e Valência.

Cruzeiros trazem aos Açores 190 mil passageiros e 82 mil tripulantes em 2019

A marca de 190.000 passageiros esperados poderá vir a constituir um marco histórico no que diz respeito ao turismo de cruzeiros nos Açores em 2019.
Este facto deve-se essencialmente à maior dimensão dos navios que visitarão o arquipélago no corrente ano, principalmente nos portos de Ponta Delgada e Praia da Vitória.

Viagens revitalizantes e partilha de experiências dominarão tendências nos cruzeiros

Em 2019, a partilha de experiências nas redes sociais e as viagens revitalizantes serão as principais tendências da indústria de cruzeiros, revela um relatório da Cruise Lines International Association (CLIA) citado pela Safety4Sea. E as viagens de cruzeiros deverão continuar a aumentar e a contribuir para a economia global, esperando-se um aumento nas vendas de viagens nos próximos 12 meses e oito dos 10 agentes de viagens certificados pela CLIA .

Mais de meio milhão de turistas de cruzeiros no Porto de Lisboa até Novembro

O terminal de cruzeiros de Lisboa recebeu, desde o início de 2018, 316 navios e 537 427 mil turistas, revela a administração portuária. De acordo com o Porto de Lisboa, os números já conhecidos representam crescimentos de 1,3% em embarcações e de 9,9% em passageiros, face ao mesmo período do ano passado.

A estreia do «AIDAnova» no Porto do Funchal

O “AIDAnova” fez domingo, dia 23 de dezembro, a primeira escala no Porto do Funchal, onde vai regressar já a 31, sendo um dos 10 navios presentes na baía durante a passagem de ano.
O navio veio de Las Palmas e, a bordo, trazia 6116 passageiros e 1408 tripulantes.
Pernoitou na Madeira e saiu na véspera de Natal, quando faltava um minuto para as 24h00, para Tenerife.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa de 24 a 30 de Dezembro

De 24 a 30 de dezembro o Porto de Lisboa recebe os navios de cruzeiro Ventura, Balmoral, Oriana, Queen Elizabeth, Mein Schiff 2 e Oceana.
O Ventura, Balmoral e Oriana, que escalam Lisboa no dia 24, encontram-se a realizar cruzeiros de 14, 15 e 16 noites, respetivamente, que têm Southampton como homeport, e Lisboa, Funchal e portos das ilhas Canárias como portos de destino.

Total: 1094