Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MADEIRA

«Tinamar» na Pontinha

Apesar da Naviera Armas ainda não ter confirmado a informação, o DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA garante que o novo navio ferry Volcán de Tinamar irá realizar no próximo sábado, dia 30, a ligação entre as Canárias, a Madeira e o Porto de Portimão.
A Naviera Armas já recebeu a autorização do IPTM para operar o novo navio na ligação entre Portimão e o Funchal, após a APRAM se ter pronunciado favoravelmente.

EMPRESA QUER PORTUGUESES A PASSAR FÉRIAS CÁ DENTRO

DouroAzul lança campanha «Verão Azul»

A DouroAzul está a lançar a campanha “Verão Azul” com várias promoções e programas especiais, como forma de cativar os portugueses a passar férias em Portugal e possibilitar, em tempos de crise económica, que os turistas nacionais possam optar por programas mais económicos”, explica a empresa em comunicado.

Porto do Funchal lidera em escalas e passageiros

O Porto do Funchal continua a liderar a nível nacional no movimento de escalas e de passageiros dos navios de cruzeiro, tendo crescido no primeiro semestre deste ano 10% em escalas e 19% em passageiros, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De Janeiro a Junho deste ano houve 159 escalas de navios de cruzeiro, mais 15 que no primeiro semestre de 2010, escalas que trouxeram 289.319 turistas, mais 45.665 pessoas que no mesmo período do ano passado.
 

QUASE DUPLICA PASSAGEIROS EM CINCO ANOS

Lisboa tem primeiro semestre record em cruzeiros

O Porto de Lisboa passou pela primeira vez este ano os 200 mil passageiros de cruzeiros num primeiro semestre, em alta de 35,5% ou 53,1 mil em relação a 2009, pelos resultados nos primeiros cinco meses, porque em Junho teve uma quebra que fez com que fosse o pior desde 2007, segundo os dados divulgados pela APL.

MSC Cruzeiros patrocinador oficial do Nápoles na próxima temporada

A MSC Cruzeiros assinou um acordo para o patrocínio da equipa de futebol do Nápoles, um dos mais famosos clubes italianos. Pierfrancesco Vago, CEO da MSC Cruises e o presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, encontraram-se a bordo do MSC Splendida, atracado no porto de Nápoles, para comemorar a ocasião.

MENUS APRESENTADOS EM IPAD

Celebrity Cruises inaugura hoje o Silhouette

O mais recente navio da classe Solstice da Celebrity Cruises, o Celebrity Silhouette, é inaugurado hoje, dia 21 em Hamburgo, na Alemanha, estreando-se com um mini-cruzeiro de duas noites. Construído no estaleiro Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha, o Celebrity Silhouette será o quarto navio da classe Solstice a operar na Celebrity Cruises, cuja frota virá a incluir um quinto paquete.

 

Porto de Leixões volta a registar crescimento nos cruzeiros

No mês de Junho, os números das operações Cruzeiros no Porto de Leixões voltaram a aumentar em todos os indicadores. O Número de Passageiros registado, foi de 2.844, o que correspondeu a um aumento de 34% quando comparado com Junho de 2010. Este crescimento foi acompanhado ao nível de escalas e, particularmente da tonelagem desses navios.

IPTM manda vistoriar «Volcán de Tinamar»

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) mandou uma equipa técnica vistoriar o novo ferry da Naviera Armas. A inspecção deverá acontecer em Las Palmas até sexta-feira, de modo a que os técnicos possam confirmar que o Volcán de Tinamar cumpre todos os requisitos exigidos pela legislação em vigor.

MADEIRA

Vulcão sim, mas de Tijarafe

O ferry Espanhol "Volcán de Tijarafe", da companhia Naviera Armas, voltou este sábado ao Funchal para mais uma ligação com o Porto de Portimão. A entrada na linha Canárias-Madeira-Portimão do novo "Volcán de Tinamara" foi adiada até que a operação seja licenciada pelo IPTM.
 

MSC LIRICA ALTERA ITINERÁRIO NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Navio da MSC Cruzeiros vai escalar o porto de Khasab em Omã

A MSC Cruzeiros alterou o itinerário do MSC Lirica que, a partir de Outubro de 2011, estará a realizar cruzeiros de 8 dias-7 noites nos Emirados Árabes Unidos. O navio irá agora escalar o Porto de Khasab em Omã, retirando o Bahrain do seu itinerário de acordo com as recomendações das organizações internacionais de segurança.

ARCADIA

Maior cruzeiro a fazer escala no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu esta terça-feira, 5 de Julho, o maior navio de cruzeiros que alguma vez atracou no seu cais. Com 285 metros de comprimento, transportando cerca de 2000 passageiros e 844 tripulantes, o navio Arcadia da companhia britânica P&O Cruises é um dos maiores cruzeiros que alguma vez fez escala no Porto de Leixões.

Dawn Princess e Artania pela primeira vez em Lisboa

Os navios de cruzeiros Dawn Princess e Artania escalam Lisboa pela primeira vez nos dias 13 e 19 de Julho, respectivamente, datas que serão assinaladas com a entrega aos comandantes da placa alusiva ao evento.
O Dawn Princess, pertencente ao operador Princess Cruises, encontra-se a realizar uma viagem de volta ao mundo que teve início a 25 de maio no Porto de Sydney, na Austrália, e onde terminará, a 7 de Setembro.

Armas analisa relatório dos pilotos

O porta-voz da Naviera Armas pediu, ontem, 24 horas para responder ao relatório dos pilotos do Porto Funchal, sobre a possibilidade de o novo ferry da empresa não ser autorizado pelo Instituto de Portos e Transportes Marítimos (IPTM) a operar na linha da Madeira.
 

Navegação no Rio Douro a crescer desde o início do ano

A navegação no Rio Douro tem vindo a crescer desde o início do presente ano, com as comparações homólogas a indicarem variações positivas de 10% nas actividades marítimo- turísticas, 27% nos barcos-hotel e 60% nas embarcações de recreio. De acordo com os dados divulgados pela Delegação Norte e Douro do IPTM, cerca de 60 embarcações deveriam estar envolvidas nos festejos de S. João, o que se terá traduzido no transporte de cem mil pessoas ao longo de toda a via navegável do rio Douro.

 

PROGRAMA DA SIC

«Cruzeiros» n.º 10

Fazer um cocktail poder ser uma arte, mas é um prazer para quem os saboreia. CRUZEIROS mostra como se faz uma Margherita a bordo.
Saiba como e porque é que os mais pequenos e jovens são bem-vindos a bordo, na Dica semanal. Daremos a conhecer os projectos e o futuro de Porto Novo, em Cabo Verde, um porto estratégico que é um exemplo de sucesso dos cruzeiros em África.
 

CRUZEIROS

Forte crescimento europeu leva à construção de mais navios

Forte crescimento da indústria de cruzeiros europeia, em 2010, leva à construção de 23 navios de cruzeiro nos estaleiros do "velho continente" como forma de responder ao número crescente de passageiros, representando um investimento na ordem dos 10,8 biliões de euros, o que significa que a Europa tem agora 30% do mercado global de cruzeiros.

HOJE, 20 DE JUNHO

«Arcadia» em Ponta Delgada

Esta escala a 20 de Junho representa a primeira de duas passagens em 2011 do navio Arcadia, estando a segunda escala prevista para o dia 17 de Novembro. O navio da P&O Cruise tem já duas escalas marcadas para Ponta Delgada em 2012 e uma em 2013, sendo um dos mais regulares visitantes do porto micaelense.

Brasil corre risco de apagão da área logística em portos

O Brasil tem cinco anos para evitar um apagão logístico, caso a economia cresça num patamar entre 4% e 5% ao ano. Isso porque os investimentos previstos para a área portuária correm o risco de não dar conta das 265 obras avaliadas como necessárias para comportar o volume de transporte de cargas no país e de transporte de mercadorias a serem exportadas. A conclusão consta do estudo Portos Brasileiros: Diagnóstico, Políticas e Perspectivas, divulgado esta semana pelo Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (Ipea).
 

SIC

Programa «Cruzeiros», edição 6

Em Portimão, o porto de cruzeiros a sul do país e a porta de entrada no mar Mediterrâneo, CRUZEIROS acompanhou o dia-a-dia de um Comandante Piloto nas manobras desde alto-mar até ao porto de cruzeiros situado no rio Arade. Foi uma primeira escala de um navio de grandes dimensões que requereu toda a perícia de uma equipa liderada pelo Comandante Piloto Graco Trindade.

«Hellenic Wind» no Porto da Graciosa

Na passada quarta-feira o HSC "Hellenic Wind" efectuou a sua primeira escala de 20 previstas durante a operação Ferry Açores 2011, no Porto da Graciosa.
O navio forma com o "colega" "Express Santorini" a dupla de ferrys da Atlânticoline encarregues de "unir o que o mar separa".

Total: 1107