Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«Seven Seas Voyager» no Porto de Leixões

Esteve este sábado, em Leixões, o navio de cruzeiro "SEVEN SEAS VOYAGER". Com 207 metros, arrastando uma tonelagem de 42.363 tons, o navio pertence à companhia de cruzeiros "Regen Seven Seas”; tem capacidade para transportar cerca de 700 passageiros.

CRUZEIROS NOS AÇORES

Estreias e eventos marcaram primeiro semestre do ano

Os meses de Abril e Maio marcaram, como é de resto habitual, o ponto alto do movimento de navios de cruzeiro nos portos dos Açores. No primeiro semestre de 2011 os Açores contaram com 65 escalas de navios de cruzeiros, sendo 39 no porto de Ponta Delgada, 11 no porto da Horta e 8 nos portos da ilha Terceira (Angra do Heroismo e Praia da Vitória).

FUNCHAL

Novo Cais de Cruzeiros: prorrogado prazo para entrega de propostas

O prazo de entrega das propostas do concurso público referente à “Empreitada de construção do novo Cais de Cruzeiros na frente de Protecção Marítima do Depósito de Inertes criado a nascente do cais da cidade do Porto do Funchal foi prorrogado de 27 de Setembro para 7 de Outubro. O preço base da empreitada é de 15 milhões de euros, tendo a empresa contratada 45 dias para realizar o projecto da obra que deverá ser construída em 365 dias.

«Minerva» no Porto de Leixões

Esteve ontem, no Porto de Leixões, o navio de cruzeiro "Minerva", da Swan Hellenic. Com 133 metros e com capacidade para transportar 394 passageiros, arrasta uma tonelagem bruta de 12.449 tons.
O navio, procedente do porto de La Coruña, rumou pelas 18:00 horas ao Porto de Cádiz.

EM FINAIS DE SETEMBRO

Hamburgo receberá a nata da indústria dos cruzeiros

Hamburgo será a sede, nos próximos dias 27, 28 e 29 de Setembro, da Seatrade Europe 2011, que reunirá 250 expositores no centro de feiras e eventos da cidade germânica. A Seatrade Europe 2011, que conta com o apoio do Conselho Europeu de Cruzeiros (ECC), da IG RiverCruise e da Associação de Passageiros Marítimos (PSA), abordará no seu programa de conferências questões como os desafios de futuro do sector dos cruzeiros na Europa e no Mediterrâneo, a sustentbilidade, as mudanças estruturais, as regulações, a preservação dos mercados e o financiamento e desenvolvimento de novos terminais de cruzeiros.

TURISMO DE CRUZEIROS

Impacto económico directo de 178 milhões de euros, em Portugal, no ano passado

Enquanto o turismo em terra cresceu 30% na última década, na Europa, o turismo de cruzeiros cresceu 175% e não sofreu quebras mesmo durante a pior fase da crise económica. Portugal prepara grandes investimentos para não perder este "barco" de oportunidade.
No ano passado, apenas quatro em cada mil portugueses fizeram um cruzeiro, mas o número de cruzeiristas está a aumentar rapidamente, uma vez que a taxa de crescimento anda próxima dos 30% ao ano.
Os números do European Cruise Council só recentemente começam a reflectir a realidade portuguesa. Aquele organismo estima que os cruzeiros, em 2010, tenham tido um impacto económico directo de cerca de 178 milhões de euros para o nosso país. Indirectamente, terão rendido mais de 400 milhões de euros.

Portimão recebe seis escalas de cruzeiro numa semana

No espaço de uma semana (19 a 26 de Agosto), o porto de cruzeiros de Portimão acolhe seis escalas de cruzeiros com cerca de 5500 passageiros. Este ano o porto de cruzeiros deverá crescer 23%.
São mais de 5500 os cruzeiristas que passam por Portimão entre até dia 26, os primeiros no dia 19, numa escala do navio Grand Voyager (Ibero Cruceros), que transporta 840 passageiros, e regressa a Portimão no dia 26.

«Ryndam» no Porto de Leixões

Esteve, este domingo, no Porto de Leixões, o navio de cruzeiro "Ryndam", da Holland America Line. Com 219 metros e com capacidade para transportar 1.258 passageiros, arrasta uma tonelagem bruta de 55.451 tons.
O navio é procedente do porto de La Coruna e rumou pelas 21,00 horas ao Porto de Lisboa.
 

«Princess Daphne» em Leixões

O Porto de Leixões registou ontem a escala do “Princess Daphne”, navio de cruzeiro com 162,39 metros, arrastando 158.33 tons.
O navio, procedente de Le Havre (França), partiu pelas 22:00 para Cadiz (Espanha).
 

Marrocos e Açores podem ser novas rotas desde Portimão

“Há empresários portugueses que estão interessados em constituírem-se como armadores de cruzeiros e iniciarem, a partir do Porto de Portimão, rotas para o sul da Europa, norte de África e ilhas atlânticas”, revelou, em entrevista ao Barlavento, Graco Trindade, chefe do Departamento de Pilotagem da Autoridade Portuária.

Indústria dos cruzeiros gera mais de 35 mil milhões de euros na Europa

De acordo com o estudo do European Cruise Council sobre os contributos do turismo de cruzeiros nas economias europeias em 2010, divulgado no passado dia 15 de Junho em Bruxelas, o impacto económico da indústria dos cruzeiros na economia europeia foi de 35,2 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 3% relativamente a 2009, ano em que o impacto económico se situou nos 34,1 mil milhões. Em 2010 a indústria dos cruzeiros na Europa gerou, ainda, mais de 307 mil empregos e 9 mil milhões de euros de massa salarial.

Passageiros alemães do navio de cruzeiros Amadea visitaram o Porto Santo

O Porto Santo voltou a receber quarta-feira mais uma escala de um navio de cruzeiro, o "Amadea", que levou 540 turistas alemães e 100 tripulantes que visitaram os principais pontos turisticos e o centro da cidade.
Dadas as limitações do porto daquela ilha, o "Amadea" fundeou em frente aos cais da cidade, tendo feito o transbordo com recurso às quatro baleeiras do próprio navio.
 

«Spirit of Adventure» está hoje em Leixões

Hoje pela manhã atracou em Leixões o navio de cruzeiro: “Spirit of Adventure” da companhia Saga Shipping.
O navio tem 139 metros, arrasta uma tonelagem bruta de 9.570 tons e tem uma capacidade para transportar 352 passageiros.
No canal Discovery este navio tem destaque pelas rotas que faz conforme o seu nome indica: Espirito de Aventura.
O navio chegou de VillaGarcia de Arosa e segue para Sevilla.
Tem saída prevista para as 19,00 hrs. de hoje.

CRUZEIROS NO PORTO DE LEIXÕES

Estação de passageiros ficará pronta em 2013

Daqui a dois anos já será possível começar e acabar um cruzeiro no Porto de Leixões, graças à estação de passageiros que estará pronta nessa altura. Uma obra orçada em 25 milhões de euros e que foi adjudicada pelo Secretário de Estado do Mar.

ADJUDICAÇÃO DO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES E PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MAR

Reportagem do «Porto Canal»

A 5 de Agosto de 2011 o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, realizou a sua primeira visita oficial ao Porto de Leixões assinalando a adjudicação da construção do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões e Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, uma obra orçada em 25 milhões de euros e co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte.
Reportagem do “Porto Canal”, com declarações do governante e de Matos Fernandes, Presidente do Porto de Leixões.

CRUISE INDUSTRY NEWS

Calendário para 2012 inclui fotos dos Açores

A revista norte-americana Cruise Industry News, com sede em Nova Iorque e especializada na indústria de Cruzeiros, lançou recentemente um calendário para 2012 recheado de fotos de navios de cruzeiros. O mês de Março de 2012 assume destaque pelo facto de nele constarem 2 fotos de navios de cruzeiro em Ponta Delgada.
Em grande plano uma foto do clássico Saga Ruby, da autoria de André Moura. A outra foto é uma perspectiva aérea do Pacific Princess nas Portas do Mar, da autoria de Norberto Resendes.

 

Leixões prepara bilhete único para viajar de cruzeiro e avião

O Porto de Leixões quer associar-se ao aeroporto do Porto para oferecer aos turistas pacotes fly/cruise . O terminal de passagerios, cujo edifício principal é hoje adjudicado por quase 25 milhões de euros, vai dotar o porto de condições para alavancar a oferta.

Consórcio Opway e Ferreira ganha construção no Terminal de Leixões

A empreitada de construção do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões vai ser adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas Opway Engenharia e Ferreira Construção, por 24,85 milhões de euros e um prazo de construção de 24 meses. O valor-base do concurso público internacional era de 28,85 milhões de euros. A adjudicação da obra foi presidida ontem pelo Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que realizou a sua primeira visita oficial ao Porto de Leixões.

CRUZEIROS

Semestre record nos portos nacionais

Os principais portos revelaram bons desempenhos e estão bem colocados para atingir os objectivos definidos para este ano: 1.272.623 passageiros e 895 navios.

Paquetes no Tejo | Agosto de 2011

Agosto é mês de navios de cruzeiros em Lisboa - 15 no total, com muitas escalas - 23, mais concretamente pelos navios seguintes: INDEPENDENCE of the SEAS, AZURA, GRAND VOYAGER, SEA DREAM 1, CRYSTAL SERENITY, MELODY, BRAEMAR, AIDAVITA, CELEBRITY ECLIPSE, CLUB MED 2, AMADEA, WID SPIRIT, RYNDAM, KRISTINA KATARINA e SEVEN SEAS VOYAGER.

Total: 1094