Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE LEIXÕES CONTINUA A REGISTAR CRESCIMENTOS NOS CRUZEIROS

Setembro excepcional nas operações de Cruzeiros

No mês de Setembro, o Porto de Leixões volta a registar um aumento nos indicadores do movimento de cruzeiros. O número de passageiros foi de 7.877, o que corresponde a cerca do dobro do contingente recebido em igual período de 2010. Paralelamente, o indicador tonelagem, correspondente à dimensão do navio, cresceu cerca de 50%.

ELEIÇÃO MARCA A ESTREIA DE UM PORTO PORTUGUÊS

APRAM na direcção da MedCruise

A Administração dos Portos da Madeira foi eleita para a direcção da MedCruise, a maior associação de portos do Mediterrâneo, na 32ª Assembleia Geral que terminou esta sexta feira, em Montpellier, França.
Portugal tem assim, pela primeira vez, um porto nacional na direcção da MedCruise, numa candidatura que contou com muito empenho por parte dos restantes portos nacionais.

MSC Cruzeiros reúne um milhão de euros para a UNICEF

A iniciativa da MSC Cruzeiros, “Entre a Bordo pelas Crianças”, recolheu um total de 1 milhão de euros, que revertem a favor da UNICEF, responsável pelo programa de desenvolvimento para o acesso à edução de qualidade no Brasil.
A iniciativa conta com donativos feitos pelos passageiros a bordo dos 11 navios da MSC Cruzeiros e foi introduzida em 2009, numa parceria de três anos com a UNICEF e o projecto UNICEF Urban Platform Initiative no Brasil. O projecto pretende enfrentar as desigualdades estruturais e sociais em 94 favelas do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba.

ESTÁ HOJE NAS FLORES E CORVO

Navio de cruzeiros Bremen visita as 9 ilhas açorianas

Em cada Ilha um Paraíso é a designação do cruzeiro temático aos Açores que a operadora alemã Hapag Lloyd Cruises se encontra a realizar. O navio de cruzeiros Bremen partiu de Lisboa no dia 9, chegando a Ponta Delgada dia 12. Angra do Heroísmo (dia 13), Graciosa (dia 14), Flores e Corvo (dia 15), Madalena do Pico (dia 16), Faial (dias 16 e 17), Velas de S. Jorge (dia 17), ilhéus das Formigas (dia 18) e S. Maria (dia 18 e 19), completam o périplo do Bremen.

ESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO

«Turismo de Cruzeiros em Portimão - Uma oportunidade de futuro»

A Teia D'Impulsos - Associação Social, Cultural e Desportiva encontra-se a organizar na Casa Manuel Teixeira Gomes um ciclo de debates, denominado "Teia de Ideias"; o primeiro encontro está marcado para esta quarta-feira, 12 de Outubro, às 21h00, sob o tema "Turismo de Cruzeiros em Portimão - Uma oportunidade de futuro". Questões como o impacto deste segmento turístico na economia local, passos a dar no futuro para garantir o crescimento desse nicho de mercado, ou o futuro do Porto de Cruzeiros de Portimão, serão analisadas pelos convidados.

«FRAM» no Porto de Leixões

Esteve, esta segunda-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "FRAM", da Hurtigutten. Com 114 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 11.647 tons, tem capacidade para transportar 348 passageiros.
Procedente de La Coruña, seguiu ainda ontem para o Porto de Lisboa.

MSC serve programa de cruzeiros temáticos de gastronomia e vinhos

Neste Inverno, a MSC Cruzeiros vai proporcionar aos seus passageiros uma verdadeira experiência pelos prazeres da gastronomia e conta com a presença de cinco chef’s internacionalmente conhecidos, naturais de Espanha, Itália, França, Inglaterra e Alemanha para surpreender os seus passageiros.
Este programa conta com cinco cruzeiros, onde é possível realizar uma viagem de descoberta gourmet e conhecer ao pormenor as qualidades de cada um dos chefes. Os cruzeiros têm data de saída marcada para 27 de Novembro no MSC Fantasia, 7, 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro no MSC Splendida e 1 de Junho no MSC Lirica.

«Ocean Countess» no Porto de Leixões

Esteve, esta quarta-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Ocean Countess". Com 164 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 16.795 tons, tem capacidade para transportar 2016 passageiros.
Seguiu ainda ontem para o Porto de Lisboa.

Praia da Vitória e Ponta Delgada recebem navio de cruzeiros Amadea

Após a escala prevista para hoje no porto da Praia da Vitória, na 5ª feira, dia 6 de Outubro, as Portas do Mar recebem (07:00-18:00) o navio de cruzeiros Amadea, habitual visitante do arquipélago nesta altura do ano. A escala insere-se num roteiro de 17 dias, iniciado no passado dia 28 de Setembro em Bremerhaven, na Alemanha, tendo como destino último a cidade de Nice, em França. Este itinerário inclui várias escalas em portos de renome, como são os casos do Funchal, Lisboa, Gibraltar ou Barcelona.

Douro Azul negoceia com estaleiros novo navio de 13 milhões

Já tem nome e projecto aprovado no QREN, com uma taxa de financiamento de 65%. Só falta mesmo sair do papel. A construção do Douro Prestige, o novo navio-hotel que Mário Ferreira que colocar no rio em Março de 2013, deverá ser adjudicada no próximo mês.
“Estamos em negociações com estaleiros portugueses, holandeses e espanhóis, e pretendo fazer a encomenda no próximo mês”, avançou ao Negócios o presidente da Douro Azul.
 

Porto de Génova recebe 750 mil passageiros em 157 escalas da MSC Cruzeiros em 2012

A MSC Cruzeiros elogiou a cidade de Génova pela sua iniciativa e visão na modernização das instalações do seu porto, através de um programa de investimento de 13 milhões de euros, que incidiu sobre a dragagem, extensão e ampliação do cais 1012 na histórica estação marítima Ponte dei Mille, famosa por ter sido o ponto de partida dos transatlânticos com destino à América, há mais de um século.

História e bons vizinhos captam preferências dos cruzeiristas

A maioria dos navios de cruzeiros que passa pelos portos portugueses apenas faz escala, o que deixa poucas horas aos passageiros para visitar terra. As excursões guiadas são a melhor opção para ver o máximo em pouco tempo, por isso pouca originalidade têm. Lisboa, Leixões, Portimão e Funchal têm diferentes ofertas para os turistas de cruzeiros consoante a especificidade da região onde estão implantados. No caso do porto mais a norte, o JN/Dinheiro Vivo acompanhou uma chegada do navio Oriana ao porto de Leixões para saber o que fazem os cruzeiristas em terra.

EM NOVEMBRO

Setúbal recebe Splendour of the Seas para remodelação

Chegou a vez da renovação do Splendour Of The Seas, que acontecerá nos estaleiros de Setúbal em Novembro próximo. Esta operação terá uma duração prevista de 20 dias. Tal como anteriormente aconteceu com outros navios da frota da Royal Caribbean e não só (ClubMed2 , há alguns meses atrás), o Splendour Of The Seas vai sofrer obras que permitirão ter mais 100 camarotes com varanda; todos os restantes camarotes do navio sofrerão igualmente um upgrade.

AÇORES

«Norwegian Sun» em Ponta Delgada

Esteve esta 4ª feira, e pela segunda vez este ano, em Ponta Delgada, o navio de cruzeiros Norwegian Sun, desta feita numa viagem transatlântica entre o porto dinamarquês de Copenhaga e Port Canaveral, na Florida, viagem essa que inclui ainda escalas em Amesterdão, Bruges e Lisboa.

«Empress» e «Vistamar» no Porto de Leixões

Os navios de cruzeiro «Empress» e «Vistamar» passaram esta semana pelo Porto de Leixões. José Modesto registou fotograficamente a presença dos dois navios no porto nortenho.

À ESPERA DE OBRAS

Porto de Portimão cresce em passageiros

Este ano o movimento de navios de cruzeiro no Porto de Portimão vai registar um crescimento de 23% em relação a 2011, estando previstas 66 escalas até ao final de Novembro, revela a autarquia local. Isto apesar das obras previstas para a extensão do cais de acostagem não terem ainda data marcada para o seu início.

PORTO DO FUNCHAL

Reaberto Posto de Informação Turística

No Porto do Funchal foi reaberto ontem o Posto de Informação Turística, uma necessidade segundo a Secretária Regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, uma vez que por este porto deverão passar este ano 530 mil turistas.
O antigo Posto foi fechado devido às obras de construção da Gare Marítima da Madeira. Tal como antes, o actual posto de turismo só estará aberto quando houver navios no porto.

4 razões para fazer um cruzeiro pelo Canal do Panamá

As paisagens são magníficas, e a experiência única, diferente da de todos os outros cruzeiros. Veja quatro razões elencadas para apostar num cruzeiro pelo mítico canal.

«AIDAsol» no Funchal

A companhia AIDA Cruises mantém o posicionamento de um seu navio na rota Canárias e Madeira, tendo escolhido para este ano o "AIDAsol", o paquete mais novo da companhia que ontem realizou a sua primeira escala no Porto do Funchal, com 2250 turistas alemães a bordo.
O cruzeiro em curso iniciou-se no porto alemão de Hamburgo e tem como destino final o Porto de La Palma, nas Canárias, local onde iniciará os já tradicionais cruzeiros de Inverno entre as ilhas Canárias e a Madeira.

MSC Cruzeiros recebe a bordo entronizações da Confraria Marítima de Portugal

Este domingo, dia 25 de Setembro, o MSC Orchestra atraca no Porto de Lisboa, dando início à sua operação de cruzeiros com saída e chegada a Lisboa. Nesse mesmo dia, o navio será palco de um importante evento da Confraria Marítima de Portugal, fundada a 2 de Maio de 2009, na vila de Cascais, responsável pela organização da XXVI Assembleia Anual da Federação Internacional de Ligas e Associações Marítimas e Navais – FIDALMAR.

Total: 1115