Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Último navio da Costa faz primeira escala no Porto do Funchal

O Presidente da Administração dos Portos da Madeira foi recebido segunda-feira pelo comandante do navio “Costa Deliziosa”, Massimo Pennisi, numa pequena cerimónia de boas-vindas que serviu para assinalar a primeira escala deste novo paquete do armador italiano Costa Crociere no Porto do Funchal.

HOJE, 21 DE SETEMBRO

«Athena» em Ponta Delgada

Depois de ter efectuado escalas no porto da Horta e na Praia da Vitória, é aguardado hoje, 4ª feira, em Ponta Delgada (8:00-18:00h), o navio de cruzeiros Athena. Esta visita insere-se num itinerário de 15 dias que teve início em Dover e irá terminar na cidade francesa de Nice, com paragens em Falmouth, Funchal, Gibraltar e Menorca, para além das já referidas cidades açorianas.

Passageiros de cruzeiro crescem 35% em Lisboa

A actividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registou, durante o primeiro semestre de 2011, um crescimento de 35%, em termos de passageiros, divulgou a APL. Nas escalas o aumento foi de 18%, face ao homólogo. De Janeiro a Junho fizeram escala no porto de Lisboa 140 navios de cruzeiros que transportaram um total de 203.028 passageiros, uma subida em relação a 2010 que registou 119 cruzeiros e 149 872 passageiros, respectivamente. O crescimento a nível de escalas foi determinado, quer pelo aumento de 21% das escalas em trânsito, quer pelo aumento de 7% das operações em transbordo.

«Oceana» no Porto de Leixões

Esteve, esta segunda-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Oceana". Com 261 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 77.000 tons, pertence à companhia "P & O Cruises”; tem capacidade para transportar 2016 passageiros.
Proveniente do Porto de Southampton, em Inglaterra, seguiu ainda ontem para Almeria, em Espanha.

AIDAsol pernoitou em Lisboa na sua primeira escala

Chegou a Lisboa no domingo o navio de cruzeiros AIDAsol, o mais recente navio do operador Aida Cruises. A realizar uma viagem com início em Hamburgo, passando por Le Havre e La Coruña, o AIDAsol pernoitou na cidade de Lisboa zarpando de seguida para Cádiz, Funchal e Santa Cruz, em La Palma, onde terminará a sua viagem.

HOJE, DIA 19, AÇORES

«Poesia» nas Portas do Mar

Esta segunda-feira, dia 19, o navio de cruzeiros italiano MSC Poesia efectua uma escala nas Portas do Mar, integrada numa viagem transatlântica de 18 dias entre Kiel e Nova Iorque, viagem essa que inclui visitas a Copenhaga, Zeebrugge, Southampton, Vigo, Lisboa, Ponta Delgada e King’s Warf, na Bermuda.
Este moderno e inovador paquete é uma das recentes aquisições da MSC Crociere; desloca 92.490 toneladas de arqueação bruta e transporta, na sua capacidade máxima, 3013 passageiros com 987 tripulantes.

«Discovery» no Porto de Leixões

Esteve, este domingo, em Leixões, o navio de cruzeiro "Discovery". Com 169 metros, arrastando uma tonelagem bruta de 20.186 tons, pertence à companhia "Voyages of Discovery”; tem capacidade para transportar 751 passageiros.

«Insignia» no Porto de Leixões

Esteve, esta quarta-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Insignia". Com 185 metros, arrastando uma tonelagem bruta de 30.277 tons, pertence à companhia "Oceania Cruises”; tem capacidade para transportar 684 passageiros.

«Braemar» no Porto de Leixões

Esteve, esta terça-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Braemar". Com 195 metros, arrastando uma tonelagem bruta de 24.344 tons, pertence à companhia "Fred Olsen Cruise Lines”; tem capacidade para transportar 727 passageiros.
Vindo de Arrecife Lanzarote, rumou, cerca das 21:15, para o porto de Dover.

DouroAzul com campanha para as vindimas

A companhia de cruzeiros de Mário Ferreira lançou uma nova campanha, desta feita dedicada às vindimas, que têm início por volta desta altura do ano. Assim, sob o mote ‘Viva as vindimas com a DouroAzul’, a empresa começa este fim de semana, e até ao final do mês, programas especiais de dois dias com estadias em hotéis e quintas da região, cujos preços começam nos 270 euros por pessoa.

Estudo sobre o comportamento do consumidor de cruzeiros em Portugal

Ana Rita Peres, Professora da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril, coordena um estudo que pretende conhecer melhor o comportamento turistas que optam por realizar um cruzeiro. Este estudo está a realizar-se em ambiente académico e no no âmbito da dissertação de Mestrado em Turismo, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos e visa conhecer o comportamento do consumidor de cruzeiros marítimos em Portugal.

BRASIL

Más condições portuárias estagnam mercado dos cruzeiros

Pela primeira vez em muitos anos, o número de navios anual nos portos brasileiros registará uma queda, depois de crescer mais de 30% ao ano na última década e chegar a 800 mil turistas transportados, prevendo-se um período de estagnação na temporada 2011 e 2012, originado pela deficiência na infraestrutura dos portos e pelos altos custos de operação.

MSC DIVINA - NOVO NAVIO DA MSC CRUZEIROS ENTRA NA ÚLTIMA FASE DE CONSTRUÇÃO

Um milhão de horas em contagem decrescente para o baptismo em Maio de 2012

O MSC Divina, o mais recente navio da frota MSC Cruzeiros e o terceiro da emblemática classe Fantasia, foi transferido da doca seca B do estaleiro STX Europe, em Saint-Nazaire, França, no dia 3 de Setembro, para a doca C onde serão efectuadas as montagens finais e a aplicação de mobiliário até à data do seu baptismo em Maio do próximo ano.

Alasca recebe cruzeiro para «vampiros» em 2012

"Vamps at Sea", um cruzeiro temático para fãs de vampiros, vai navegar até aos mares do Alasca. A viagem promete satisfazer o imaginário dos participantes.
Bailes de máscaras, caças ao tesouro e um ambiente "vampiresco" vão fazer parte do cruzeiro "Vamps at Sea" , que vai voltar a navegar os mares do Oceano Pacífico, perto do Alasca, de 23 a 30 de junho de 2012.
O evento, organizado pela "Cruises, Cruises, Cruises, Inc." , será realizado no Zuiderdam, um cruzeiro da Holland América Line com capacidade para 1900 passageiros, cujo itinerário vai percorrer a "Inside Passage", uma zona de ilhas do Pacífico.

AidaSol, Gemini e Mein Schiff 2 estreiam este mês no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa indica que em Setembro o AidaSol, Gemini e Mein Schiff 2 irão fazer as suas escalas em estreia na capital portuguesa, respectivamente nos dias 18, 24 e 30.
Em conjunto, e na sua capacidade esgotada, os três navios irão trazer 6.121 turistas, sem contar com as respectivas tripulações.
A previsão de escalas mensais publicadas pelo Porto de Lisboa indica que em Setembro Lisboa recebe 44 escalas e os primeiros navios de cruzeiros a chegar à capital este mês são o Adonia e o The World, ambos com capacidade abaixo dos mil passageiros.

«Oriana» no Porto de Leixões

Esteve, esta sexta-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Oriana". Com 260 metros, arrastando uma tonelagem bruta de 69.153 tons, pertence à companhia "P & O Cruises”; tem capacidade para transportar 1.818 passageiros.
Vindo do Porto de Nápoles, rumou, cerca das 16:30, para Southampton, em Inglaterra.

Navio de passageiros com 175 metros esteve esta sexta-feira em Viana do Castelo

A doca de Viana do Castelo recebeu ontem um navio de passageiros de 175 metros de comprimento. O navio está a realizar um cruzeiro e, apesar de ter capacidade para 520 passageiros, trouxe até Viana 358 pessoas. Pelas grandes dimensões, este é um tipo de embarcação poucas vezes vista na cidade. O alemão “Deutschland” fez escala na cidade, partindo depois com destino a Lisboa.

AÇORES

Cruzeiros trazem mais de 34 mil turistas até ao final do ano

Para os últimos quatro meses do corrente ano, perspectiva-se, nos vários portos açorianos, um assinalável movimento de navios de cruzeiro.
Assim, entre os dias 3 de Setembro e 22 de Dezembro, são esperados mais de 34 mil turistas a bordo de 21 diferentes navios de cruzeiro, que efectuarão um total de 34 escalas em toda a Região. A maior incidência deverá ocorrer no mês de Outubro, com 14 escalas, embora Novembro, com 10, também se afigure um mês muito movimentado.

«AIDAaura» hoje nos Açores

Hoje, sábado, as Portas do Mar recebem (07h00-14h00) a estreia do navio de cruzeiros AIDAaura, naquela que também será a viagem inaugural da companhia alemã Aida Cruises aos Açores. Esta primeira visita ao arquipélago integra-se num roteiro transatlântico iniciado a 28 de Agosto, em Palma de Maiorca, e tem como destino último a cidade de New York, nos EUA. O referido itinerário, para além de Ponta Delgada, inclui escalas em Cádiz, Funchal, Halifax e Boston.

«Aurora» no Porto de Leixões

Esteve esta segunda-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Aurora". Com 270 metros, arrastando uma tonelagem bruta de 76.152 tons, pertence à companhia "P & O”; tem capacidade para transportar 1.870 passageiros.
Rumou, ainda ontem, para o Porto de Alicante.
 

Total: 1094