Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«Oriana» no Porto de Leixões

Esteve, esta sexta-feira, 6 de Janeiro, em Leixões, o navio de cruzeiro "Oriana". Com 260 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 69.153 tons, tem capacidade para transportar 1.818 passageiros.
Proveniente de Southampton (Inglaterra), seguiu rumo a Nápoles.

RECEBEU MAIS DE MEIO MILHÃO DE PASSAGEIROS EM 2011

Porto de Lisboa reforça liderança nacional no número de escalas de navios

Em 2011 o Porto de Lisboa registou novos recordes no que respeita a atividade de cruzeiros, com 502 644 passageiros de cruzeiro e 330 escalas, transpondo pela primeira vez a barreira do meio milhão de passageiros.
Estes valores, quando comparados com os de 2010, traduzem um crescimento de 12% em passageiros (448 497 turistas contabilizados nesse ano) e de 10% em escalas.

AÇORES

«Black Watch» hoje nas Portas do Mar

Este sábado, 7 de Janeiro, o navio de cruzeiros Black Watch, do armador inglês Fred Olsen Cruise Lines, realiza a primeira de quatro escalas previstas para este ano nos Açores. Proveniente das Caraíbas, mais propriamente de St. Maarten, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 25 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar ilhas daquela região como Antigua & Barbuda, Tortola, Barbados ou St. Lucia.

Há grupos privados interessados em gerir o Porto de Cruzeiros de Portimão

Há dois grupos privados nacionais, ligados à hotelaria e turismo, que já manifestaram à Câmara Municipal de Portimão o seu interesse em «participar na gestão do Porto de Cruzeiros» da cidade, revelou o presidente da autarquia Manuel da Luz em entrevista ao Sul Informação.

DECLARAÇÕES DE ANDREIA VENTURA À ANTENA 1

Mais de meio milhão de passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa, em 2011

Mais de meio milhão de passageiros de cruzeiros desembarcaram o ano passado em Lisboa, mais 12% do que no ano anterior. Declarações de Andreia Ventura, do Porto de Lisboa. Programa "Portugal em Directo", edição Lisboa, ANTENA 1.

NAVIOS DE CRUZEIROS

Previsão de escalas para 2012 no Porto de Leixões

Divulgamos a previsão de escalas para 2012 no Porto de Leixões. Consultar ou descarregar aqui.

Porto de Lisboa bateu recordes em 2011

Em 2011 o Porto de Lisboa registou novos recordes no que respeita à actividade de cruzeiros, com 502 644 passageiros de cruzeiro e 330 escalas, transpondo pela primeira vez a barreira do meio milhão de passageiros.
Estes valores, quando comparados com os de 2010, traduzem um crescimento de 12% em passageiros (448 497 turistas contabilizados nesse ano) e de 10% nas escalas.

48 ESCALAS DE CRUZEIROS JÁ AGENDADAS PARA 2012

Porto de Portimão a crescer pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano consecutivo, o porto de Portimão cresceu no número de navios de cruzeiros e de visitantes, estando já agendadas para este ano um total de 48 escalas. Com efeito, no ano passado verificou-se o aumento de 13,5% no número de escalas, passando das 52 de 2010 para as 59, enquanto no que toca aos passageiros o porto de Portimão registou um crescimento de 32,5%, subindo das 33.843 pessoas em 2010, para as 44.841 no ano passado.

HOJE, QUINTA-FEIRA, EM PONTA DELGADA

Arcadia inaugura a temporada de cruzeiros nos Açores

Hoje, 5 de Janeiro, o navio de cruzeiros Arcadia, da operadora P&O Cruises, realiza a primeira escala prevista para este ano em Ponta Delgada. A passagem pelos Açores integra-se no final de um cruzeiro de 23 noites às Caraíbas, durante os quais os passageiros tiveram a oportunidade de visitar emblemáticas ilhas daquela região como Antigua & Barbuda, St. Maarten, St. Kitts, St. Lucia ou Barbados. Com 1911 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, prevê-se a chegada às Portas do Mar pelas 11.45 horas e estima-se que cá permaneça até às 18.30, altura em que retomará a viagem com destino a Southampton.

PORTO DO FUNCHAL

Líder nacional no número de turistas de cruzeiro

O Porto do Funchal continua a liderar a nível nacional o movimento de turistas de navios de cruzeiro, tendo registado no ano que findou 540.180 passageiros em 303 escalas, o que significa que houve um aumento percentual de 10% no movimento de passageiros e de 3% no número de escalas.
Em conferência de imprensa, a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Alexandra Mendonça deu conta dos resultados positivos do sector de cruzeiros em 2011 e perspectivou 2012 como “um bom ano, pois deverá manter-se a tendência de crescimento, contando-se neste momento com 334 reservas.”

PARA ATRAIR MAIS CRUZEIROS NA PASSAGEM DO ANO

Grã Canária segue exemplo da Madeira

A Grã Canária vai seguir o exemplo da passagem de ano da Madeira para atrair mais navios de cruzeiro, noticia a imprensa das Canárias.
O espectáculo de fogo-de-artifício da Madeira na passagem de ano, reconhecido a nível internacional, é um chamariz para os navios de cruzeiro e as autoridades autárquicas de Las Palmas, o Patronato de Turismo e a Autoridade Portuária de La Luz, porto que serve a principal cidade das Canárias, querem realizar um evento que rivalize com o Funchal, escreve o jornal espanhol “La Provincia”.

PORTO DO FUNCHAL

Um brinde com Madeira a 2012

A Administração de Portos da Madeira e o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira acolheram, no passado sábado, os milhares de turistas de cruzeiro com uma prova de vinhos da região. Esta acção promocional foi também uma forma de brindar ao novo ano.
Na Madeira, o ponto alto das comemorações da passagem de ano foi, uma vez mais, o espectáculo de fogo-de-artifício que tem lugar à meia-noite, mesmo na passagem do ano velho para o novo. O espectáculo foi visto por um total de 14638 turistas, além dos 5644 tripulantes que se encontravam na Madeira a bordo dos nove navios de cruzeiro fundeados na região para assistirem às celebrações da passagem de ano.

CRUZEIROS NOS AÇORES

Calendário 2012 de escalas em Ponta Delgada

Consulte o calendário com as escalas de navios de cruzeiro previstas para 2012 em Ponta Delgada. Um trabalho de Rúben Amorim disponibilizado pelo Azores Cruise Club.

PORTO DO FUNCHAL

Nove navios para a passagem de ano

Nove navios de cruzeiro com um total de 14.638 turistas a bordo, além de 5644 tripulantes, vão assistir ao espectáculo de fogo-de-artíficio que assinala a passagem do ano na Madeira.
Os navios vão estar atracados ou fundeados no Porto do Funchal. Apenas um, o "Saga Ruby" com 582 turistas estará de passagem à meia noite, fazendo coincidir com o espectáculo pirotécnico que ilumina o anfiteatro do Funchal, tornando-o um espectáculo único, conhecido mundialmente.

CAPITAL MUNDIAL DE CRUZEIROS PARA A PASSAGEM DO ANO

Funchal e Copacabana disputam o ceptro

Não havendo desistências ou algum desvio de rota de última hora para assistir aos respectivos espectáculos pirotécnicos, Funchal e Copacabana voltam este ano a disputar o trono da capital mundial de cruzeiros para a passagem de ano. Os dois mais privilegiados destinos para acolher navios de cruzeiro na passagem de ano, pela beleza das festividades, andam empatados. Se contabilizarmos navios, o Funchal assumiria como rei o trono mas, se formos a contar o número de passageiros pela capacidade máxima dos navios, teremos Copacabana como vencedora com 17.452 passageiros contra 15.878 do Funchal.

«Queen Elisabeth» no Porto de Leixões

Esteve, esta sexta-feira, em Leixões, o navio de cruzeiro "Queen Elisabeth". Com 294 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 89.500 tons, tem capacidade para transportar 2092 passageiros.
Proveniente de La Coruña, seguiu ainda ontem para o Porto de Lisboa.
 

Porto de Lisboa presenteia passageiros de cruzeiro em véspera Natal

Cumprindo a tradição, o Porto de Lisboa recebe três navios de cruzeiro na véspera de Natal: o Queen Elizabeth, em Alcântara, o Marco Polo no Jardim do Tabaco e o Oceana em Santa Apolónia.
Como forma de presentear os passageiros de cruzeiro nesta época natalícia, o Porto de Lisboa está a organizar uma acção de recepção para os mais de 4.500 passageiros que viajam a bordo dos referidos navios.

PORTO DO FUNCHAL

Dias de intenso movimento de paquetes e turistas

O mês de Dezembro está a ser muito movimentado no Porto do Funchal, com dias em que escalaram três paquetes num só dia, culminando no dia 31, quando deverão visitar este porto nove navios de cruzeiro para assistirem ao espectáculo de fogo-de-artifício que assinala a passagem de ano na Madeira.

AÇORES

Navio de cruzeiros ASTOR esta quinta-feira em Ponta Delgada

O terminal Portas do Mar recebe esta 5ª feira, 22 de Dezembro, o último navio de cruzeiros previsto para este ano nos Açores. Escala efectuada pelo Astor, da operadora Transocean Tours, que se encontra a realizar um cruzeiro de 16 dias entre Las Palmas, nas Canárias, e La Guaira, na Venezuela. Para além de Ponta Delgada, o itinerário inclui vistas a Tenerife, St. Kitts, Martinique, St. Lucia e Grenada. A chegada ao porto micaelense está prevista para as 07.00 horas, estimando-se que permaneça até às 14.00 horas.

SEGUNDO A SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES

Funchal é dos portos mais competitivos do Atlântico

“Na zona do Atlântico – que compreende os arquipélagos de Madeira, Canárias, Açores, Portugal Continental e Costa Africana – o Porto do Funchal posiciona-se como o terceiro porto que maior crescimento teve nos últimos quatro anos. A politica tarifária, determinada pelo Governo Regional para a captação deste tipo de negócios, através da Administração dos Portos da Madeira, assim como a estratégia promocional que foi seguida ao longo destes últimos anos, contribuiu para estes resultados e para que aumentasse, significativamente, o interesse das companhias pelo destino Madeira”, afirma a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes.

Total: 1094