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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

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COSTA CONCORDIA

Bilhetes para uma nova viagem à venda dois dias após o naufrágio

Dois dias após o naufrágio ainda eram vendidas passagens para o Costa Concordia. O caso é particularmente insólito dado que um jornalista não só conseguiu comprar os bilhetes, como recebeu um mapa do percurso e foi informado em que cabine iria pernoitar.

Especialistas avaliam se Costa Concordia deve ser consertado ou desmontado

O que acontecerá com o Costa Concordia? Especialistas sugerem que o navio seja consertado. A solução é apontada como a mais elegante e mais económica, embora extremamente complicada.
O Costa Concordia continua à deriva sobre um rochedo próximo à pequena ilha italiana de Giglio. Ainda não se sabe o que vai acontecer com a enorme embarcação danificada. É possível que seja consertada ou que seja cortada em partes e transportada para outro local. "Existem estas duas possibilidades", diz Stefan Krüger, professor de construção naval da Universidade Técnica de Hamburgo-Harburg.

DIÁRIO «PÚBLICO»

«CONCORDIA - O comandante cobarde»

Sempre ouvimos dizer que o comandante é o último a abandonar o navio, mas Francesco Schettino saiu quando ainda estavam 300 pessoas a bordo, conseguindo tornar-se no homem mais odiado de Itália.
No "Público", 4 páginas subordinadas a um título duro: "CONCORDIA - O comandante cobarde".

COSTA CONCORDIA | COM VÍDEO

Dominika, a bailarina que defende o comandante

O mistério está parcialmente resolvido. Dominika Cermortan, a loira que viajou sem registo no Costa Concordia, e que as autoridades acreditam que estava com o comandante na hora do naufrágio, apareceu. A mulher de 25 anos, bailarina de profissão, regressou à Moldávia depois do acidente e começou a dar entrevistas. À Jurnal TV, assegurou ser uma tripulante do cruzeiro e defendeu Francesco Schettino com unhas e dentes.
«Eu acho que tem feito um excelente trabalho. Toda a tripulação está em solidariedade com ele e acha que ele salvou mais de três mil pessoas», afirmou.

CONTERRÂNEOS RECEBEM COMANDANTE DO COSTA CONCORDIA COMO UM HERÓI

«Não fumo, não bebo, não me drogo»

Apesar de ter passado o tempo ideal para a aplicação do teste de álcool em Schettino, quando foi submetido aos exames toxicológicos, afirmou: "Não fumo, não bebo, não me drogo". Schettino, o 'capitão cobarde', como é chamado por muitos, colocou a Itália nas capas dos jornais numa posição vergonhosa, segundo os analistas, que insistem na proibição das 'saudações' dos cruzeiros italianos que se aproximam tanto da costa, pondo os navios em perigo.

COSTA CONCORDIA

Oficial que repreendeu comandante de navio vira herói em Itália

O oficial da Guarda Costeira italiana que ordenou ao comandante do navio naufragado que regressasse imediatamente a bordo tornou-se um herói em Itália, digno de crédito por ter salvo a honra nacional numa das noites mais sombrias do país.

COMANDANTE DO COSTA CONCORDIA

«Caí acidentalmente num bote salva-vidas e não consegui voltar»

Francesco Schettino, comandante do cruzeiro Costa Concordia, que afundou na passada sexta-feira ao largo da ilha de Giglio, disse em tribunal que não abandonou o navio, mas que caiu num bote salva-vidas e não conseguiu regressar.

Familiar de vítima do Titanic sobrevive a naufrágio do Costa Concordia

ROMA - Uma das sobreviventes do naufrágio do Costa Concordia, Valentina Capuano, é sobrinha-neta de uma das 1.513 pessoas que morreram quando o Titanic afundou, a 14 de abril de 1912. O irmão da avó de Valentina morreu no naufrágio, ocorrido há quase um século.

COSTA CONCORDIA

T-shirts com a frase «Volte a bordo, c…!» à venda em Itália

ROMA – Numa resposta rápida e bem-humorada ao diálogo entre o capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino, e a Capitania dos Portos, os italianos começaram a vender diferentes modelos de t-shirts com a frase “Volte a bordo, c…!” (“Vada a bordo, cazzo!”, no original). Num dos sites de vendas, um modelo custa quase 13 euros.
Entre os modelos de camisetas há uma branca com os dizeres em preto na frente, e a palavra “cazzo” (palavra ofensiva em italiano, referente ao membro sexual masculino) em destaque.

ONZE MORTOS CONFIRMADOS, 18 DESAPARECIDOS

Comandante do Costa Concordia colocado em prisão domiciliária

O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, foi colocado em prisão domiciliária, após três horas de audiência perante um juiz. Negou ter abandonado o navio quando este encalhou, adornou e começou a meter água. No desastre morreram 11 pessoas e 18 estão desaparecidas.

Ouça o telefonema polémico do comandante do Costa Concordia

Esta terça-feira foi divulgado o áudio de uma conversa telefónica entre o comandante do Costa Concordia e a Guarda Costeira italiana. Este telefonema vem revelar que o comandante abandonou o navio cedo demais e que se recusou a subir ao barco para terminar as operações de resgate.

Na gravação revelada pela agência ANSA, o primeiro contacto surge às 21h54 locais (menos uma em Lisboa), quando o cruzeiro já tinha encalhado. No entanto, Francesco Schettino diz que está tudo bem e que só há um «problema técnico».

Já às 00h32, quando algumas testemunhas garantem que o comandante já tinha abandonado o navio, ouve-se um oficial do porto a exigir ao capitão Francesco Schettino que dirigisse as operações. Pedia que lhe dissesse o número exacto de passageiros. O comandante responde «200 ou 300», mas a verdade é que o cruzeiro ainda estava cheio.

TELEFONEMA ENTRE COMANDANTE E AUTORIDADE PORTUÁRIA DE LIVORNO

Uma hora de grande tensão transcrita na íntegra

Este documento vai ficar para a História. Infelizmente pelos piores motivos. Podem adivinhar-se interrogações de espanto - de revolta? de incredulidade? - dos leitores ao desfiarem a hora inteira das gravações entre o comandante do Costa Concordia e a Autoridade Portuária de Livorno.

CRONOLOGIA

As últimas horas a bordo do Concordia

Os relatos dos passageiros, dos tripulantes e do próprio comandante confirmam que o mega-navio de cruzeiro Costa Concordia estava demasiado perto da costa, o que provocou o acidente. Relato ao minuto do que aconteceu, a partir de informações, depoimentos e citações publicadas em diferentes agências e a imprensa internacional.

CRUZEIRO FOI PRENDA DOS FILHOS

Marido salvou Nicole Servel antes de desaparecer

Uma sobrevivente francesa do naufrágio do cruzeiro «Costa Concordia» contou que foi o marido que lhe salvou a vida, já que ela ficou com o único colete salva-vidas que tinham. A mulher saltou para água e conseguiu sobreviver.
«O meu marido disse para eu saltar para a água. Abraçámo-nos, eu saltei e não o vi mais. Eu tinha colete, mas ele não. Não havia coletes suficientes e não tínhamos tempo de voltar à cabine para procurar um», explicou Nicole Servel.

DOIS SOBREVIVENTES APRESENTAM QUEIXA CONTRA A EMPRESA

Tripulação vestiu coletes antes dos passageiros

Um advogado francês, que representa dois sobreviventes do naufrágio do «Costa Concordia», anunciou que vai apresentar queixa contra a empresa proprietária do navio. Os clientes, Patrice e Tatiana Vecchi, residentes no sudeste de França, querem constituir um processo conjunto que deverá reunir uma centena de vítimas, disse o advogado, Frédéric Casanova.
A queixa, apresentada ao delegado do Ministério Público de Toulon, acusa a Costa Crociere de «não assistência a pessoa em perigo, colocação em risco da vida de terceiros, homicídio involuntário e desrespeito das regras de segurança», afirmou o advogado à agência France Presse.

DANÇARINA BRITÂNICA TRABALHAVA NO COSTA CONCORDIA COMO ASSISTENTE DE MÁGICO

Mulher estava numa caixa de magia durante naufrágio

Uma tripulante britânica sobreviveu no naufrágio do cruzeiro de turismo «Costa Concordia» dentro da caixa de um mágico. Rosalyn Rincon, de 30 anos, trabalhava no navio como assistente de mágico e na altura do acidente participava num «número» de ilusionismo, dentro de uma caixa.
A mãe da sobrevivente, noticia a BBC, contou que recebeu um telefonema da filha dizendo que o cruzeiro estava a afundar. Claire não acreditou que o que a filha lhe estava a contar poderia ser tão grave.

 

MSC Cruzeiros interessada em viagens a partir dos Açores

A MSC Cruzeiros Portugal, na voz do seu director-geral, Eduardo Cabrita, em declarações à RTP Açores, reafirmou (à semelhança do que já tinha feito em 2010) o interesse da companhia de capitais italianos em incluir Ponta Delgada nos seus roteiros desde o Mediterrâneo, nomeadamente desde as suas bases em Génova e Barcelona, onde se concentram a maior parte dos navios da sua frota na época alta.

CONSEQUÊNCIAS DO NAUFRÁGIO EM ITÁLIA

Portugueses reprogramam férias em cruzeiros

Costa Cruzeiros revela que os portugueses já estão a reprogramar as reservas após o naufrágio em Itália. Os cancelamentos serão reembolsados a 100%.
"O que se verificou já hoje [16 de Janeiro] foi o pedido de reprogramação de algumas viagens por parte de clientes que tinham reserva para um próximo cruzeiro no Costa Concordia. Neste caso, os clientes terão direito a 30% de desconto (baseado na tarifa paga na reserva do Costa Concordia) na sua próxima viagem com a Costa Cruzeiros", disse fonte oficial ao Diário Económico.
 

Titanic italiano afunda acções da Carnival

O acidente na costa da Toscânia, em Itália, este fim-de-semana com o navio Costa Concordia gerou esta segunda-feira uma forte pressão vendedora sobre os títulos da Carnival, a empresa responsável pelo cruzeiro.
Em Londres, onde as acções são negociadas, os títulos da Carnival registavam às 12:40 uma desvalorização superior a 15%, depois de já hoje terem perdido quase um quarto do seu valor.

GRANDE VARIEDADE DE LÍNGUAS TAMBÉM NÃO AJUDA EM EMERGÊNCIAS

Tamanho de navios dificulta resgate em naufrágios

O tamanho gigantesco dos navios e a procedência multinacional dos passageiros e tripulantes, que os transformam em verdadeiras Torres de Babel, complicam as operações de resgate em caso de naufrágio, como aconteceu com o cruzeiro italiano "Costa Concordia".
"O que mais chama a atenção é o tamanho do cruzeiro, quase 300 metros de extensão", enfatizou Jacques Loiseau, presidente da Afcan (Associação Francesa de Capitães de Navio), entrevistado pela AFP.

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