Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Três responsáveis da companhia Costa suspeitos do naufrágio do «Concordia»

A justiça italiana alargou a lista de suspeitos do naufrágio do paquete “Costa Concórdia”. A procuradoria de Grosseto emitiu novas acusações contra quatro membros da tripulação e três responsáveis da companhia de cruzeiros Costa, entre os quais o vice-presidente executivo da empresa.
Os sete suspeitos somam-se assim ao capitão e a um dos imediatos, acusados de homicídio por negligência, naufrágio e falta de comunicação com as autoridades marítimas.

EM 2010 TRANSPORTOU MAIS DE 2 MILHÕES DE PASSAGEIROS | EMPREGA 19 MIL PESSOAS

Costa Cruzeiros navega em plena tempestade financeira

Dois acidentes em menos de dois meses puseram a Costa Cruzeiros a navegar em águas muito perigosas. A tal ponto que a casa mãe e líder mundial do sector, a americana Carnival Corporation, pondera acabar com a empresa sediada em Génova já em Abril, segundo a imprensa italiana. Uma solução radical para o gigante europeu do sector dos cruzeiros.
A Costa Cruzeiros possui 15 navios e, em 2010, transportou 2,14 milhões de passageiros. Facturou 2,85 mil milhões de euros e emprega 19 mil pessoas.

«Costa Allegra» está a ser rebocado para as Seychelles e já teve de mudar de rota

Sem os motores a funcionar, e sem electricidade, o navio Costa Allegra começou a ser rebocado para as Seychelles mas a operação é demorada e já foi preciso mudar de rota.
O Costa Allegra segue agora para um novo destino, depois de inicialmente se ter planeado encaminhá-lo para a Ilha Desroche, no arquipélago das Seychelles, a mais próxima do local onde o navio ficou à deriva, a cerca de 280 quilómetros de distância e em pleno Oceano Índico. Mas aquela ilha é pequena para acolher tanta gente – a bordo estão 636 passageiros e 413 membros da tripulação –, tem um porto pequeno e isso fez a empresa proprietária do navio, a Costa Cruzeiros, decidir alterar o destino para a ilha de Mahé, onde fica a capital das Seychelles, Victoria, o que obriga a percorrer mais cerca de 250 quilómetros.
 

Dois portugueses a bordo do Costa Allegra estão bem

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, garantiu esta terça-feira à agência Lusa que os dois portugueses, um homem e uma mulher, que estão entre os passageiros do navio de cruzeiro Costa Allegra, se encontram bem.
"Houve um desenvolvimento das informações e posso confirmar que há dois passageiros [portugueses] idosos, com cerca de 80 anos, e que estão bem", afirmou José Cesário.
 

PARA EVITAR ATAQUES PIRATAS

Militares italianos a bordo do «Costa Allegra»

Nove militares italianos, especializados no combate à pirataria, estão a bordo do "Costa Allegra" para evitar eventuais ataques e o navio não corre o risco de encalhar, garantiu o director de operações marítimas da Costa Cruzeiros.
Segundo Moretti, , o navio utiliza actualmente baterias de emergência para as operações estritamente necessárias. As hélices, o ar refrigerado e a cozinha estão paralisados.

Comandante do «Costa Concordia» foi herói no mar da Madeira

O caso é relatado no Diário de Notícias da Madeira. O comandante do "Concordia", Francesco Schettino, evitou uma tempestade, cancelando uma escala no Funchal. O caso remonta a 4 de Dezembro de 2010 e foi relatado à imprensa italiana por Fernando, o gerente do restaurante Milano do "Costa Concordia".
Segundo este tripulante, o navio saíra de Tenerife em direção ao Funchal e "Schettino foi o único a interpretar corretamente os dados metereológicos e a perceber que o navio estava a dirigir-se para uma zona de tempestade.

«Royal Princess» estreia no Funchal na primeira travessia atlântica

O Royal Princess visita pela primeira vez a Madeira em Outubro de 2013, na primeira travessia atlântica da nova unidade da Princess Cruises, com entrega prevista para Junho do próximo ano. Uma viagem de 18 dias que começa a 9 de Outubro, em Veneza, e escalas em Messina (Sicilia), Nápoles, Civitavecchia, Cannes e Barcelona, antes de passar pela Madeira, a 19 de Outubro, rumo a Fort Lauderdale, Florida.

AÇORES

Disney Fantasy em estreia mundial

O Disney Fantasy, o mais aguardado navio de cruzeiros de 2012 em Ponta Delgada, cumpriu a sua estreia absoluta esta segunda-feira. Coube à cidade micaelense receber a primeira escala mundial do navio depois da entrega deste pelos estaleiros de Meyer Werft à Disney Cruise Line.

Mais oito corpos encontrados nos destroços do Costa Concordia

As equipas de buscas detectaram esta quarta-feira mais oito corpos nos destroços do navio de cruzeiro Costa Concordia que encalhou ao largo da ilha italiana de Giglio no passado dia 13 de Janeiro, avançam hoje os media italianos. Um dos corpos pertencerá a uma menina de cinco anos, de acordo com as mesmas fontes.
As autoridades afirmam que 32 pessoas terão morrido no desastre marítimo

GARE MARÍTIMA DA MADEIRA

Carnaval anima turistas de cruzeiros

O Porto do Funchal recebeu hoje mais de 7600 turistas, a bordo dos navios "Independence of the Seas", "Thompson Destiny" e "AidaSol", e muitos deles foram saudados por dois elementos da trupe "Caneca Furada", pela Administração dos Portos da Madeira e alguns funcionários, no meio de serpentinas e confettis.
Foi mais uma forma da APRAM assinalar o Carnaval na Gare Marítima da Madeira, contagiando os turistas para o espírito da época que se vive na Região.

COSTA CONCORDIA | COM VÍDEO

Guarda costeira italiana pediu ajuda a Portugal

A guarda costeira italiana pediu ajuda a Portugal para controlar uma possível maré negra, provocada pelo Costa Concordia. As autoridades precisam da ajuda de um modelo matemático, desenvolvido em Faro, que permite prever o percurso de uma mancha de crude. Declarações de Flávio Martins, Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve.

ELAS ADORAM VIAJAR DE NAVIO

Mulheres a bordo

“O bichinho do cruzeiro me pegou faz tempo”, diz Izabel Monteni. Hoje com 55 anos e aposentada, fez a sua primeira viagem de navio em 1985, percorrendo o Caribe com uma amiga. Gostou tanto que, desde então, já embarcou noutros oito cruzeiros pela América do Sul, Europa e costa brasileira. Como Izabel, muitas outras turistas se tornaram adeptas desse estilo de viagem cada vez mais popular no Brasil: são as cruzeiristas. Apaixonadas por turismo marítimo, embarcam num novo roteiro sempre que possível –e passam o resto do tempo planeando a próxima viagem em alto mar.

HOJE, DIA 20

Novo Disney Fantasy em Ponta Delgada, para escala técnica

Esta segunda-feira, 20 de Fevereiro, Ponta Delgada recebe o novíssimo navio de cruzeiros Disney Fantasy, naquele que será um dos momentos mais marcantes da temporada de 2012, relativa a escalas de paquetes de turismo nos Açores. Muitos açorianos terão o privilégio de apreciar o magnífico paquete ainda antes deste efectuar a viagem inaugural com passageiros, que se vai realizar a 31 de Março.

Comandante do «Saga Pearl II» referencia positivamente escalas nos Açores

Comandante do Saga Pearl II com boas referências às escalas em Ponta Delgada e Praia da Vitória (Açores), no seu diário de bordo online.

FALTAM 98 DIAS PARA O BAPTISMO

«MSC Divina» em contagem decrescente

A MSC Cruzeiros e o estaleiro STX Europe, em Saint-Nazaire, França, começaram quinta-feira, 16 de Fevereiro, a contagem decrescente dos últimos 100 dias até ao há muito aguardado baptismo do MSC Divina, que terá lugar a 26 de Maio de 2012 em Marselha.

HOJE

Navio de cruzeiros «Boudicca» em Ponta Delgada

Hoje, 19 de Fevereiro, o navio de cruzeiros Boudicca, do armador inglês Fred Olsen Cruise Lines, realiza a primeira de duas escalas previstas para este ano nos Açores. Proveniente de St. Maarten, nas Caraíbas, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 35 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de realizar a travessia do Canal do Panamá e apreciar algumas ilhas caribenhas como Curaçau, Jamaica, Barbados e Cuba.

ESTE FIM DE SEMANA

Navio de cruzeiros Marco Polo na Horta e Ponta Delgada

Este fim de semana assinala o regresso de um habitual visitante dos portos açorianos. A dupla visita do navio Marco Polo aos Açores, com escalas na Horta e Ponta Delgada, a 11 e 12 de Fevereiro, insere-se num cruzeiro de 45 noites denominado Amazon, West Indies & The Azores.

ESCREVE O COMANDANTE DO «SAGA RUBY» NO BLOG DO NAVIO

Lisboa, um dos portos mais espectaculares da Europa

O Comandante do navio de cruzeiros "Saga Ruby" não poupa elogios ao Porto de Lisboa, que considera um dos mais espectaculares no espaço europeu. Confissão feita aquando da última passagem do navio pela capital portuguesa, no passado mês de Janeiro.

SAGA PEARL II na Praia da Vitória

Cancelou a sua escala no porto da Horta, e houve a possibilidade de entrar na Praia da Vitória na segunda-feira, gorada pelo facto de não existir disponibilidade de cais. Voltou quarta, para alegria dos habitantes da localidade: é sempre aliciante ver este tipo de navios de linhas clássicas.

«Saga Pearl II» hoje no Porto da Praia da Vitória

Por volta das 20h40 desta segunda-feira deu entrada no porto de Ponta Delgada o navio de cruzeiros Saga Pearl II, da Saga Shipping, depois de não ter obtido condições favoráveis para atracagem no porto da Horta durante a manhã.
O Saga Pearl II chegou de St. John's nas Caraíbas, e realizará escala hoje no porto da Praia da Vitória (chegada pelas 7h30), na ilha Terceira, antes de rumar ao porto Southampton, onde termina a viagem com os seus cerca de 440 passageiros.

Total: 1107