Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUARTA-FEIRA, EM PONTA DELGADA

Escala inaugural do navio de cruzeiros ADONIA

Esta quarta-feira, 4 de Abril, marca a estreia em Ponta Delgada da mais recente aquisição da P&O Cruises. No 175.º aniversário da companhia, a escala inaugural nas Portas do Mar é protagonizada pelo último navio de uma série de oito embarcações de luxo, construídos em St. Nazaire, França, para integrar a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises.

PORTOS DOS AÇORES

70 escalas de navios de cruzeiro previstas para Abril e Maio

Estão previstas 70 escalas de navios de cruzeiro para os portos dos Açores ao longo de Abril e Maio, sendo 40 em Abril e 30 em Maio. Ponta Delgada, com 31 escalas, é o porto com mais procura. Seguem-se os portos da Horta (10 escalas), Terceira (7 escalas), Pico (6 escalas), Praia da Graciosa e Vila do Porto em Santa Maria (4 escalas cada), Velas de São Jorge e Lajes das Flores (3 escalas cada) e Corvo (2 escalas).

CRUZEIROS NO PORTO DO FUNCHAL - 9.407 PASSAGEIROS EM DOIS DIAS

Março confirma-se como um dos melhores meses

O Porto do Funchal deverá totalizar no fim deste mês 47 escalas de navios de cruzeiro, confirmando-se março como um dos melhores meses no que toca ao movimento de navios e passageiros. Esta quinta feira escalaram o Porto do Funchal três navios: o "Norwegean Jade" com 2454 passageiros, o "Queen Victoria" com 1928 passageiros e o "Marina", com 1235 passageiros.
Hoje, sexta-feira esperam-se mais dois navios de cruzeiro na Pontinha: o Balmoral, com 1300 passageiros e o Costa Mediterranea, com 2490 passageiros.

Porto do Funchal cresce nos dois primeiros meses de 2012

O Porto do Funchal recebeu nos dois primeiros meses deste ano 58 escalas, mais oito que em janeiro e fevereiro de 2011, e um movimento de 123.538 passageiros, mais 24.523 turistas que em igual período do ano passado. O mês de fevereiro manteve o mesmo número de escalas em relação ao mês homólogo de 2011, ou seja 23, mas registou um aumento em quase 18% no número de passageiros.

Porto do Funchal recebe sete navios em dois dias

Esta segunda e terça feira são dias de grande movimento no Porto do Funchal, que em apenas 48 horas recebe sete navios com mais de 9.500 passageiros a bordo.
Ontem, dia 26, estiveram três navios em porto: o AidaSol, o Grand Celebration e o Thmpson Destiny. Este último movimentou 1824 passageiros ( mais de mil argentinos, uma centena de brasileiros, entre outras nacionalidades).

TEMPORADA INAUGURADA HOJE COM O «PRINSENDAM»

Porto de Portimão recebe até final de Abril sete escalas e 5700 passageiros

Com a chegada, hoje, do “Prinsendam”, navio da companhia Holland America Line (capacidade para 835 passageiros e 470 tripulantes), inicia-se este ano o movimento de cruzeiros no Porto de Portimão, prevendo-se até ao início de Dezembro um total de 45 escalas e perto de 33 mil passageiros e 16 mil tripulantes.

Encontrados mais cinco corpos no Costa Concordia

69 dias após o naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, que ocorreu a 13 de Janeiro ao largo da ilha italiana de Giglio, foram encontrados nesta quinta-feira mais cinco corpos de vítimas. Até agora foram encontrados 30 corpos. As autoridades italianas adiantaram que os corpos encontrados esta quinta-feira estavam bloqueados num pequeno espaço entre os destroços do navio e o fundo do mar, o que irá dificultar as operações para os retirar, que deverão ser efectuadas com recurso a robôs

«Ventura» hoje em Ponta Delgada

Esta segunda-feira o terminal de cruzeiros Portas do Mar em Ponta Delgada recebe em estreia no navio de cruzeiros Ventura, da P&O Cruises. Trata-se de uma escala que não estava inicialmente programada. Com itinerário iniciado nas Caraíbas, escala Ponta Delgada (por troca com Tenerife) num trajecto com destino a Southampton.

MSC CRUZEIROS CONFIRMA CHEGADA DO MSC PREZIOSA EM 2013

O 13º navio da companhia representa um investimento de 550 milhões de euros

A MSC Cruzeiros continua a sua rápida expansão e anuncia a conclusão das negociações com a STX France e a assinatura de um contrato para a aquisição de um novo navio, com 140.000 toneladas de arqueação bruta, após a rescisão do contrato com o proprietário inicial. O novo navio chama-se MSC Preziosa e irá tornar-se o 13º navio da companhia e o quarto navio da classe Fantasia, que inclui o MSC Fantasia, MSC Splendida e o esperado MSC Divina

Porto de Lisboa presente em mais uma edição da Cruise Shipping Miami

O Porto de Lisboa está presente em mais uma edição da Cruise Shipping Miami, o principal evento mundial da indústria dos cruzeiros, que decorre até 16 de Março no centro de congressos de Miami. Em conjunto com os portos do Douro e Leixões, de Portimão, Açores e Madeira, o Porto de Lisboa integra o stand de Portugal, à semelhança do que tem vindo a acontecer em eventos internacionais da indústria.
 

Madeira na Seatrade de Miami

A Presidente da Administração de Portos da Madeira e agentes de navegação da região participam na XXVIII Seatrade, a maior feira mundial de cruzeiros que decorre em Miami até 15 de Março e que reúne os mais importantes decisores da indústria de cruzeiros.
O objectivo é gerar novos negócios e dar a conhecer a maior oferta de cruzeiros internacionais, bem como vários equipamentos, produtos e serviços destinados à navegação.

Porto de Portimão volta a promover-se na Cruise Shipping Convention de Miami

O Porto de Portimão volta a estar representado na Cruise Shipping Convention, o maior certame de cruzeiros do mundo, que decorre até 15 de Março, em Miami (EUA), com a presença de cerca de 980 expositores de 120 países ou regiões e principais operadores do segmento. Em Miami, onde se encontram mais de dez mil profissionais do sector, a representação de Portimão divulga todo o seu potencial enquanto porta de acesso privilegiada para os navios de cruzeiros que rumam do Atlântico aos destinos mediterrânicos.

Portos dos Açores SA no Cruise Shipping Miami 2012

Os Portos dos Açores vão estar representados na Cruise Shipping Miami 2012, o maior certame de cruzeiros mundial, que se realiza entre 12 e 15 de Março, no Centro de Congressos de Miami Beach, na Florida. A feira é especificamente dirigida à indústria do turismo de cruzeiros.

VÍDEO

Portos dos Açores na BTL 2012

André Moura, responsável do Departamento de Cruzeiros dos Portos dos Açores e Portas do Mar, aborda o potencial dos cruzeiros nos Açores, em concreto, em S. Miguel, no decorrer da BTL'12 - Entrevista Video.
A evolução dos cruzeiros em passageiros e em navios, as condições do recente terminal Portas do Mar e escalas que têm marcado os primeiros anos da sua existência e a promoção dos Açores nos eventos de turismo, como fator decisivo para o crescimento desta indústria na região.

CONSTRUÇÃO NAVAL

Consórcio da Martifer com NavalRia constrói dois navios-hotel para a Douro Azul

Dois navios-hotel da Douro Azul vão ser construídos até 2013 na NavalRia, por um consórcio liderado pela Martifer, em conjunto com os Estaleiros de Aveiro e a Vianadecon. O valor do negócio ronda os 22 milhões de euros, anunciou Mário Ferreira, presidente da Douro Azul.

DE 13 A 20 DE MAIO

Cruzeiro «Azores Cruise Club»

O Celebrity Constellation é um navio da classe Millenium que foi "Solstizado", ou seja, a aparência exterior é a da classe Millenium (similar aos irmãos Infinity, Summit e Millenium) mas que sofreu uma extensa remodelação para ser redimensionado e decorado para assumir as aparências interiores e serviços da classe Solstice. É neste navio que a Azores Cruise Club vai organizar o seu primeiro cruzeiro.

Cruzeiros endurecem procedimentos de segurança

As companhias de cruzeiros vão passar a ser obrigadas a fazer a simulacro de evacuação dos navios antes da partida de cada cruzeiro e com todos os passageiros.
As novas medidas de segurança endurecem as anteriores que obrigavam ao exercício nas primeiras 24h a seguir ao embarque dos passageiros e surgem depois de terem sido tornadas públicas as imagens de caos durante a evacuação dos 4.200 passageiros do navio Costa Concordia após o acidente.

Porto de Lisboa, entidades públicas e privadas criam Lisbon Cruise Club

A 28 de Fevereiro, no âmbito da reunião anual de trabalho sobre a actividade de cruzeiros, foi constituído formalmente o Lisbon Cruise Club, um projecto da iniciativa do Porto de Lisboa ecriado em conjunto com diversas entidades públicas e privadas de todos os sectores intervenientes na actividade de cruzeiros.

BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

Cruzeiros, «Um Mar de Oportunidades»

"Um Mar de Oportunidades" é o título da comunicação que a Presidente da Administração de Portos da Madeira, Alexandra Mendonça apresenta esta quinta-feira, pelas 11h00, na Bolsa de Turismo de Lisboa, BTL que decorre até 4 de Março.
Alexandra Mendonça vai recordar o que foi conseguido no sector dos cruzeiros na região, mas sobretudo, vai referir-se aos objectivos futuros, à importância das parcerias que a empresa tem mantido com os portos das Canárias e com os portos nacionais, e às novas oportunidades de negócio que a APRAM está a tentar aproveitar.

«COSTA ALLEGRA»

Passageiros lavam-se com água mineral e enfrentam calor

Os 627 passageiros do cruzeiro Costa Allegra, que por causa de um incêndio está sem electricidade e é rebocado para Mahé, nas Ilhas Seychelles, estão a lavar-se com água mineral e comendo comida fria, como frutas, salsicha e queijo, além de pão que diariamente um helicóptero da companhia lhes traz, informou esta quarta-feira a Costa Cruzeiros.

Total: 1107