Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Riviera estreou-se em Lisboa

O Riviera, o mais recente navio de cruzeiros da Oceania Cruises, escalou Lisboa pela primeira vez este sábado, 16 de Junho, onde terminou uma viagem com início em Barcelona e passagem pelos portos de Palma, Valencia, Motril, Funchal, Santa Cruz de la Palma, Arrecife, Agadir, Casablanca e Cádiz. Depois de pernoitar na capital portuguesa, o Riviera seguiu viagem com destino final em Civitavecchia e escalas em Gibraltar, Casablanca, Motril, Valencia, Barcelona, Marselha, Monte Carlo e Livorno.

«AURORA» no Porto de Leixões

Este domingo esteve em Leixões o navio de cruzeiro "AURORA", do armador inglês P&O Cruises.Com 270 metros de comprimento, o cruzeiro desloca 76.152 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1.870 passageiros.
Vindo de Malta, partiu ainda no domingo rumo a Southampton.

NAVIOS DE CRUZEIRO NO PORTO DO FUNCHAL

Novo record de Janeiro a Maio

O Porto do Funchal bateu novo recorde no número de escalas e de passageiros dos navios de cruzeiro nos primeiros cinco meses deste ano, totalizando 162 escalas, mais 11 que no mesmo período do ano anterior e 300.630 turistas, mais 23.400 passageiros relativamente ao mesmo período de 2011.

«OCEANA» no Porto de Leixões

Sexta-feira esteve em Leixões o navio de cruzeiro "OCEANA", do armador inglês P&O Cruises.Com 261 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, o cruzeiro desloca 77,499 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2200 passageiros, com 890 tripulantes. Possui dez decks de passageiros, cm 975 cabines, 603 com vista para o exterior e 372 interiores.

BOUDICCA em Leixões

Esta quarta-feira, em Leixões, a presença habitual do “BOUDICCA”, da companhia Fed Olsen Cruises Lines. Com 205 metros e 28.372 tons, o navio tem capacidade para receber 839 passageiros. É um navio elegante e confortavél, com motores novos e renovados e cabines mais espaçosas com varandas. Procedente de Greenock, no Reino Unido, rumou ainda ontem a Lisboa.

«Princess Danae» no Porto de Leixões

Esta segunda-feira esteve em Leixões o navio de cruzeiro "Princess Danae", da companhia de cruzeiros Classic International Cruises. Chegou de Lisboa e partiu, ainda a 11, cerca das 23 horas, para o Porto de Vigo. Este navio de cruzeiro foi construído em 1955, nos estaleiros de Harland & Wolff, Belfast, Reino Unido. Começou como navio de carga, tendo depois sido transformado em navio de cruzeiro, navegando actualmente para a Classic International Cruises, com o nome de Princess Danae.

«HAMBURG» no Porto de Leixões

Sexta-feira esteve em Leixões o navio de cruzeiro "HAMBURG". Com 144 metros de comprimento, tem capacidade para transportar 421 passageiros. Trata-se do ex-C. Columbus, que pertencia ao operador Hapag Lloyd Cruises.
O HAMBURG chegou de Lisboa e seguiu no mesmo dia para o porto espanhol de VillaGarcia de Arousa.
 

Navio de cruzeiros Oriana em Ponta Delgada e na Horta

Os dias 31 de Maio e 1 de Junho assinalam, respectivamente em Ponta Delgada (8:15-18horas) e Horta (7:15-18horas), a dupla escala do Oriana, da operadora britânica P&O Cruises. Estas duas visitas ao arquipélago constam de um itinerário denominado Atlantic Islands, que teve início a 28 de Maio, em Southampton, e tem ainda programadas escalas no Funchal, Gran Canaria, Lisboa, Vigo e novamente o referido porto inglês, onde finda o cruzeiro a 9 de Junho.

CRUZEIROS

Semana de intenso movimento no Porto de Leixões

Foi uma semana de intenso movimento no Porto de Leixões, no que reporta à chegada e partida de navios de cruzeiro, prova que o norte do país começa a afirmar-se com força neste ramo de actividade e de captação de divisas.
Registo para a presença do Kristina Katarina, Athena, Oceana e Seven Seas Voyager.
 

MSC DIVINA: MED WITH PASSION

Convidados de honra celebram em Marselha a chegada da nova estrela da frota MSC Cruzeiros

Sábado, 26 de Maio, em Marselha, França, a nova estrela da MSC Cruzeiros, o MSC Divina, foi baptizado em grande estilo pela lenda do cinema internacional, Sophia Loren. Durante este evento foi servido um jantar de gala e o entretenimento esteve a cargo de ilustres artistas, que contaram com a companhia de celebridades internacionais, convidados especiais, imprensa, autoridades e os gestores de topo da MSC Cruzeiros.

BAPTISMO DECORRE HOJE EM MARSELHA

Sophia Loren inspira novo transatlântico e cabine do« MSC Divina»

A diva italiana Sophia Loren, já consagrada na sétima arte, receberá um novo reconhecimento do seu inconfundível talento e elegância. A actriz, que é madrinha de toda frota da MSC Cruzeiros, é celebrada no mais novo navio da companhia, o MSC Divina, com inauguração programada para este sábado, dia 26 de Maio, em Marselha (França), com a presença de centenas de convidados.

SALÁRIOS A PARTIR DOS 1500 DÓLARES

Disney recruta em Portugal tripulação para os seus cruzeiros

A Disney Cruise Control vai estar em Portugal para recrutar pessoal para a área da restauração. Salários começam nos 1500 dólares e as candidaturas são feitas online até 11 de Junho.
As vagas são para a restauração – empregados de restaurante e bar - e os contratos firmados serão de seis meses, renováveis. Os salários iniciam-se nos 1500 dólares para "barman" e nos 2000 para empregado de restaurante, para uma média de 80 a 84 horas de trabalho por semana, anuncia a empresa em comunicado.

«MSC DIVINA» em Lisboa

Lisboa recebeu esta segunda-feira, dia 21 de Maio, o MSC Divina, o 12º navio da frota da MSC Cruzeiros, com capacidade para 4.345 passageiros. O navio atracou no Terminal de Passageiros de Santa Apolónia, onde foi recebido ao som dos melhores êxitos musicais dos anos 50/60, recriados pela banda The Lucky Duckies, num cenário inspirado na sua madrinha, a deusa do cinema italiano e madrinha da frota MSC Cruzeiros, Sophia Loren.
 

MAIOR RECUPERAÇÃO DE RESTOS DA HISTÓRIA

Destroços do «Costa Concordia» serão retirados até Fevereiro de 2013

Os destroços do Costa Concordia, transatlântico italiano naufragado a 13 de Janeiro na costa da Toscana, serão retirados do local até Fevereiro de 2013, segundo o plano apresentado em Roma pela companhia Costa Crociere. A operação será "a maior recuperação de restos da história", pelo porte do navio, declarou o capitão Richard Habib, director-executivo da companhia americana Titan.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MAIO

Lisboa é o primeiro porto de escala do «MSC Divina»

O MSC Divina, o 12.º navio da frota da MSC Cruzeiros, com 140 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade para 4.345 passageiros está, em estreia, em Lisboa, esta segunda-feira, 21 de Maio.
O navio partiu do estaleiro em Saint Nazaire, França, no sábado, com mais de 4.000 passageiros a bordo, convidados da companhia e imprensa, dirigindo-se a Lisboa para a sua primeira escala da viagem pré-inaugural. Em Santa Apolónia, o navio será recebido num cenário que remonta aos anos 50/60, inspirado na sua madrinha, a deusa do cinema italiano e madrinha da frota MSC Cruzeiros, Sophia Loren.
 

«BRAEMAR» no Porto de Leixões

Esteve, este sábado, 19 de Maio, em Leixões, o navio de cruzeiro "BRAEMAR". Com 198 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 19.089 tons, tem capacidade para transportar 949 passageiros. O Braemar continua a tradição de navio pequeno e ambiente íntimo, padrão dos navios da Fred. Olsen. O navio oferece suítes luxuosas, com varanda privativa; a maioria das cabines externas tem janelões.

COSTA CONCORDIA

Comandante deve ficar preso por ser pouco fiável

O Tribunal de Recurso italiano decretou que o comandante do cruzeiro Costa Concordia, Francesco Schettino, deve permanecer em prisão domiciliária por ser uma pessoa "pouco fiável" e que representaria um perigo caso continuasse ao comando de um navio, indicou a agência AdnKronos, citada pelo ABC.

AÇORES

Navio de cruzeiros Prinsendam visita Horta e Ponta Delgada

Proveniente de Ft. Lauderdale e tendo como destino final Londres, o Prinsendam efectua domingo e segunda-feira mais duas escalas no arquipélago. No dia 20 de Maio, por volta das 09:00 horas, é aguardado na Horta, estimando-se a partida, rumo a Ponta Delgada, pelas 19:00 horas, onde tem prevista permanência entre as 07:00 e as 16:00 horas do dia 21.

«CRYSTAL SYMPHONY» no Porto de Leixões

Esteve, esta quarta-feira, 16 de Maio, em Leixões, o navio de cruzeiro "Crystal Symphony". Com 238 metros de comprimento, arrastando uma tonelagem bruta de 51.044 tons, tem capacidade para transportar 940 passageiros.

Navio de cruzeiros Clipper Odyssey esta semana nos Açores

Esta semana, seis das nove ilhas dos Açores recebem a visita do navio de cruzeiros Clipper Odyssey.
A viagem de 17 dias, que se iniciou em Granada, na Espanha, tem como destino final Ponta Delgada. Neste périplo, o navio aportou em Málaga, Gibraltar, Casablanca, Agadir, Lanzarote, Tenerife, La Gomera e Funchal. Nos Açores fez escala em Santa Maria no dia 15; segue-se Angra, hoje, Graciosa a 17, São Roque do Pico e Faial a 18, sendo esperado em Ponta Delgada a 19 de Maio, onde termina o cruzeiro.

Total: 1094