Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE LISBOA

Escalas dos navios de cruzeiro Grand Holiday e MSC Fantasia adiadas para o dia 15 de novembro

Informam-se os interessados que, devido à greve geral agendada para o dia 14 de Novembro, as escalas dos navios de cruzeiros Grand Holiday e MSC Fantasia previstas para esse dia no Porto de Lisboa foram adiadas para o dia 15 de Novembro.

«Saga Ruby» no Porto de Leixões

Esteve, esta quinta-feira, no Porto de Leixões, o navio Saga Ruby, do armador Saga Shipping. Com lotação máxima para 655 passageiros e 379 tripulantes, o Saga Ruby mede 191 metros de comprimento, 25 metros de largura e desloca 24,400 toneladas de arqueação bruta. Possui 9 decks para passageiros, com um total de 376 cabines, 324 das quais são exteriores e 52 interiores simples.

DOIS QUEEN NO FUNCHAL

Madeira rainha dos cruzeiros

Dois Queens no Porto do Funchal, o Queen Victoria que chegou ao fim da tarde de quarta feira e permaneceu até às 13h00 de quinta feira e o Queen Mary 2 que deixou a Madeira ao fim da tarde de quinta feira. Os dois navios da Cunard chamaram a atenção quer de madeirenses como de turistas e foram muitos aqueles que os quiseram fotografar, sobretudo quando o Queen Victoria deixava o porto e se cruzava com o "irmão" Queen Mary 2.

Maior navio de vela do mundo fez escala em Portimão

Dia 7 de novembro, o Porto de Cruzeiros de Portimão voltou a receber a visita do “Royal Clipper” da Star Clippers que, com os seus cinco imponentes mastros e 5202 m² de área vélica, faz com que seja considerado o maior navio do mundo no seu género.
Com capacidade para 227 passageiros e 106 tripulantes, este cruzeiro transatlântico iniciou a viagem a 26 de outubro em Civitavechia, o porto de Roma, e tem como destino final Bridgetown (Barbados) no dia 23 de novembro.

Quatro navios de cruzeiros visitam os Açores até sexta-feira

Entre esta quarta-feira (7 de novembro) e sexta-feira (9 de novembro), os portos de Ponta Delgada e Horta vão ser o palco de mais quatro escalas de navios de cruzeiros previstas para o corrente mês. Trata-se da estreia nas Portas do Mar do Rotterdam e do Rotterdam 2, para a terceira escala este ano do Prinsendam na Horta e ainda o regresso do bem conhecido Grand Princess a Ponta Delgada, segundo informação disponibilizada pelo Porto de Ponta Delgada.

Celebrity Eclipse pela 4ª vez este ano nos Açores

O primeiro dia de Novembro assinala a quarta visita do Celebrity Eclipse a Ponta Delgada, navio que tem atracagem prevista nas Portas do Mar pelas 09.00 horas, estimando-se que prossiga viagem por volta das 18.00 horas. Assinale-se que no espaço de um mês este luxuoso navio da Celebrity Cruises realizou três escalas na cidade de Ponta Delgada e quase sempre na máxima lotação, o que não deixa de ser muito significativo para a projecção e afirmação dos Açores.

FUNCHAL

70 navios de cruzeiro previstos em Novembro

Os últimos meses de 2012 serão muito positivos, em termos de movimentação de navios de cruzeiro no Funchal. Segundo as previsões dos Portos da Madeira, estarão 70 navios em Novembro e 52 em Dezembro.
Até ao final de Outubro, está prevista a escala de mais 12 navios de cruzeiros no Porto do Funchal, oque irá totaliza 35 embarcações neste mês, um número superior ao ano passado, cujo mês registou 29. De hoje até ao dia 31, estão previstos 12, com uma média de 1.800 passageiros cada, num total de 21.600 turistas.

GRANDES VIAGENS MSC

MSC realiza 8 grandes cruzeiros com actividades especiais

Luis Miguel Correia, historiador e fotógrafo português participa numa palestra no cruzeiro com destino a Santos que parte de Lisboa a 31 de Outubro.

Lisbon Cruise Club já conta com 32 membros associados e tem novo logótipo

A 18 de outubro realizou-se a segunda reunião ordinária do Lisbon Cruise Club, um projeto da iniciativa do porto de Lisboa criado em fevereiro de 2012, em conjunto com 17 entidades públicas e privadas de todos os sectores intervenientes na atividade de cruzeiros, e que tem como principal objetivo a dinamização do sector dos cruzeiros em Lisboa.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM PONTA DELGADA

3.º maior navio de cruzeiros do mundo nas Portas do Mar

Esta quinta-feira, 25 de Outubro, entre as 07.00 e as 17.00 horas, está previsto o regresso às Portas do Mar do navio de cruzeiros Norwegian Epic, pertença da companhia Norwegian Cruise Line. Este imponente navio encontra-se em viagem transatlântica entre Barcelona e Miami, incluindo o seu roteiro a visita a Ponta Delgada e a St. Thomas, nas Caraíbas.

ALEXANDRA MENDONÇA, PRESIDENTE DA APRAM

Turismo de cruzeiros representa 50 milhões de euros por ano

AlexandraMendonça, presidente da Administração dos Portos da RAM, revela, ementrevista ao JM, que o turismo de cruzeiros representa, actualmente, cerca de 50 milhões de euros. Por outro lado, Alexandra Mendonça sai emdefesa da opção do Governo Regional para a zona do depósito de inertes, lembrando que «as decisões até agora tomadas baseiam-se não em opiniões avulsas mas, sim, em estudos elaborados por especialistas que garantem a viabilidade do projecto».

Cruzeiros deixam 6 milhões por ano nos Açores

O navio de cruzeiros ‘Bremen’ foi a escala número 100 este ano nos Açores, um recorde que já traz retorno para a Região. Os navios de cruzeiro, que já perfizeram a centésima escala nos Açores este ano (em todo o ano de 2011 houve apenas 94 escalas) deixam neste momento na Região uma receita contabilizável de cerca de 6 milhões de euros por ano.
A Portos dos Açores estima para este ano um total de 125 escalas, ultrapassando a fasquia dos 100 mil passageiros.

FUNCHAL

Cruzeiros desembarcam 12 mil passageiros

O Porto do Funchal recebeu este fim-de-semana cinco navios de cruzeiros, que trouxeram à região mais de 12 mil passageiros.

MSC CRUZEIROS marca presença no Congresso «Âncora - O Mar com os pés assentes em Terra»

A MSC Cruzeiros participa no congresso “Âncora – O mar com os pés assentes na Terra” que se realiza esta 2ª feira, dia 22 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril.
Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal será um dos oradores participantes neste congresso do Fórum Empresarial da Economia do Mar, cujo objectivo passa por consciencializar os portugueses para a relevância do Mar no âmbito da economia nacional.

ARTANIA hoje em Ponta Delgada

Os dias 19 e 20 de Outubro assinalam,na Horta e em Ponta Delgada, a dupla escala inaugural do navio de cruzeiros Artania, da operadora alemã Phoenix Reisen. Estas duas visitas ao arquipélago constam de um itinerário de 25 dias que liga Montreal a Génova, durante o qual os 736 passageiros a bordo tiveram a oportunidade de visitar conhecidas cidades como Halifax, Saint John, Boston, Nova Iorque, entre outras.

ESTA QUINTA-FEIRA

100ª escala de navios de cruzeiro nos Açores em 2012

A visita do navio de cruzeiros de expedição Bremen assinala um importante facto para a Região, uma vez que será a centésima escala de navios de cruzeiros nos Açores, em 2012. Na senda de um assinalável crescimento verificado nos últimos anos, este momento traduz o sucesso do inequívoco esforço na promoção dos portos açorianos e do destino Açores, cada vez mais um referência para a indústria mundial. Até ao final do ano estão agendadas ainda mais 27 escalas de cruzeiros nos Açores.

MSC CRUZEIROS REALIZA A TRADICIONAL CERIMÓNIA DA MOEDA NO MSC PREZIOSA

O 13º navio da companhia será baptizado em Génova a 23 de Março de 2013

Honrando uma tradição marítima intemporal, na passada manhã de 11 de Outubro realizou-se uma cerimónia nos estaleiros STX em Saint-Nazaire, França, durante a qual duas moedas comemorativas foram soldadas ao mastro do radar do MSC Preziosa, um significativo marco na construção do navio.

Oito portos atlânticos unidos para fomentar turismo de cruzeiros

Leixões, Lisboa, Corunha, Biibau, Brest, St. Maio, Cork e Dover trabalham juntos no projecto Cruise Atlantic Europe. O objetivo é atrair mais cruzeiros à costa atlântica e durante mais tempo. Portugal já é o sexto maior recetor de cruzeiros e quer crescer neste mercado.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Azura e Celebrity Eclipse trazem a Ponta Delgada 6000 passageiros

Esta 2ª feira, dia 15 de Outubro, visita Ponta Delgada o navio de cruzeiros Azura, da operadora britânica P&O Cruises. Com itinerário iniciado em Southampton, efetua escala Ponta Delgada num trajeto com destino às Caraíbas, onde tem previsto visitas a Antigua, Tortola, St. Maarten, St. Lucia, Grenada e Barbados. É aguardado nas Portas do Mar pelas 13.00 horas e prevê-se que permaneça até às 20.00 horas, altura em que retomará a viagem com destino a St. John’s, capital de Antigua e Barbuda.

FUNCHAL

Mais dez escalas inaugurais até final do ano no porto

O porto do Funchal continua a registar uma procura muito interessante de navios de cruzeiros que cruzam os mares da Madeira, registando-se até final do ano um total de 10 escalas inaugurais, duas das quais no mesmo dia, a 6 de Novembro próximo.
Assim, dos quatro navios que estão previstos fazerem escala no porto do Funchal nessa primeira terça-feira, dois vão fazê-lo em estreia. O MS Columbus 2 e o Saga Sapphire.

Total: 1115