Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Grandes navios de cruzeiro regressaram há 31 anos

Foi a 16 de Janeiro de 1988 que o Sovereign of the Seas partiu de Miami em viagem inaugural. Era então o maior navios de cruzeiros da época, ultrapassando em tonelagem o Norway, ex-France, que desde 1980 operava nas Caraíbas para a NCL, sendo então o maior paquete de cruzeiros.

Mais de 100 cruzeiros vão escalar os portos dos Açores este ano

Os portos dos Açores vão receber este ano 110 escalas de navios de cruzeiro, menos 12 do que em 2012, mas com mais passageiros a bordo (107 mil).
“Se 2012 foi um ano marcante, não é menos verdade que perspectivamos um 2013 igualmente promissor em virtude das 110 escalas já agendadas e dos estimados 107 mil passageiros que irão visitar os Açores”, afirmou Filipe Macedo, administrador dos Portos dos Açores, na apresentação da actividade de cruzeiros na região em 2012 e da projecção da temporada de 2013.

LUÍS MIGUEL CORREIA:

Paquete Funchal deve voltar ao mar

Luís Miguel Correia, historiador marítimo, defendeu este domingo o regresso do paquete Funchal às viagens de cruzeiro. Na palestra que deu a convite do Clube Entusiastas de Navios, explicou que o navio, o último barco português e que está parado em Lisboa, tem um nicho de mercado, agrada a quem não aprecia as viagens nos novos gigantes do mar, os actuais paquetes.

MAIS DE MEIO MILHÃO DE PASSAGEIROS

Porto do Funchal liderou portos nacionais em 2012

O Porto do Funchal liderou, em 2012, o movimento nacional de passageiros e escalas de navios de cruzeiro, tendo alcançado mais um recorde que se traduziu no crescimento de 10% e de 11% respetivamente, nestas duas variantes.
Assim, no ano que findou, registaram-se, neste porto, 336 escalas - mais 33 do que em 2011 - com 592.935 passageiros - mais 52.755 turistas do que no ano anterior. No total, visitaram o Porto do Funchal 106 navios de várias companhias, sem que se possa falar do predomínio de alguma delas.

P&O Cruises em Ponta Delgada com cerca de 6000 turistas

O final desta semana e o início da próxima assinalam um importante movimento de navios de cruzeiro em Ponta Delgada. Assim, de quinta a segunda-feira, os Açores registam três escalas do conhecido operador britânico P&O Cruises. No conjunto, os navios Oriana, Aurora e Azura trazem a São Miguel cerca de 6000 passageiros e 2700 tripulantes, gerando-se dias com os já habituais colorido e movimentação que os turistas dão à cidade.

FUNCHAL

Quatro navios trouxeram 8.496 turistas

A presença de quatro navios de cruzeiros, esta quinta-feira, no Porto do Funchal, trouxe à Madeira 8.496 estrangeiros, entre tripulantes e passageiros. O Queen Elizabeth, da companhia Cunard, foi o navio que mais pessoas transportou para a ilha, tendo trazido 2.021 turistas e 999 tripulantes. O navio Aida Bella, da Aida Cruises, atracou no Funchal com 2.013 passageiros e mais de 600 tripulantes.

Oriana nas Portas do Mar em cruzeiro às Caraíbas

Ponta Delgada recebeu esta quinta-feira o navio de cruzeiros Oriana, do operador inglês P&O Cruises, que realizou a primeira de três escalas previstas para este ano nos Açores. Foi também a primeira de 15 escalas de navios da P&O previstas para 2013 nos Açores. Proveniente de Southampton, visitou Ponta Delgada em mais um cruzeiro de 24 noites com destino às Caraíbas, onde vai realizar um périplo por St. Maarten, Antigua, St. Lucia, Barbados e St. Kitts.

MSC CRUZEIROS

«Melody» sai de cena

A MSC Cruzeiros confirma que o Melody, o navio mais pequeno da frota, vai ser retirado de serviço, não oferecendo mais cruzeiros em nome da companhia com sede em Genebra.

CRUZEIROS

Porto de Lisboa recebe este ano 60 turnaronds e 45 interportings

O plano de escalas para 2013 da Administração do Porto de Lisboa identifica, pela primeira vez, que haverá 45 paragens de navios na capital portuguesa em interporting, além de 60 que farão turnarounds.

PASSAGEIROS DE NAVIOS DE CRUZEIRO

Leixões cresce 81% em 2012

Foram 75.613 os passageiros que entraram pelo Porto de Leixões em 2012, o que correspondeu a um crescimento de 81% face a 2011, ano em que se registaram 41.829 passageiros. Este aumento do número de passageiros fica a dever-se ao facto do Porto de Leixões ter acolhido mais e maiores navios de cruzeiros.

Europa mais procurada nos cruzeiros de 2013

Os cruzeiros pela Europa, incluindo cruzeiros fluviais, ilhas gregas, Mediterrâneo, Báltico e Escandinávia, é a opção que mais tende a ganhar procura no mercado norte-americano este ano, segundo o inquérito Cruise Trends efectuado pela Cruise Holidays, que se define como a mais antiga e maior rede de comercialização de cruzeiros nos Estados Unidos e Canadá.

PORTO DE LISBOA

Cruzeiros atingem novo recorde em 2012

O Porto de Lisboa atingiu um novo recorde anual, com 522.604 passageiros, acima do total de 2011 em 4% ou 19.960, de acordo com um comunicado da APL.

A informação indica que o novo recorde estabelecido em 2012 se baseia no crescimento dos passageiros que apenas passam pela capital portuguesa, em trânsito do navio, geralmente durante algumas horas, que indica terem sido 478.598, em alta de 5,6% ou 25.318.

Black Watch inaugura a temporada de cruzeiros de 2013 nos Açores

Este domingo inicia-se a nova temporada de cruzeiros nos Açores, assinalada com a escala do Black Watch nas Portas do Mar. As honras da primeira visita do ano cabem à Fred Olsen Cruise Lines, operadora que em 2013 tem previsto 9 escalas na Região. Proveniente de St. Maarten, o navio é aguardado pelas 11:30 horas, estimando-se que retome viagem para Southampton pelas 18:00 horas.

MSC Cruzeiros angaria 2 milhões de euros para a UNICEF

No final de 2012, a parceria de três anos e meio entre a MSC Cruzeiros e a UNICEF e a sua iniciativa conjunta “Get on Board for Children”, angariou 2 milhões de euros para um inovador projecto criado para combater a pobreza e a desigualdade, garantindo uma educação de qualidade a crianças desfavorecidas no Brasil.

Porto de Lisboa tem agendadas para este ano 367 escalas de navios de cruzeiros

A Administração do Porto de Lisboa (APL) já publicou a sua agenda de escalas para este ano, na qual tem previstas 367 visitas de navios de cruzeiros, mais seis do que as que previu para 2012, 14 das quais serão de navios em estreia na capital portuguesa, mais duas que no ano passado.

Leixões com 50 navios de cruzeiro em 2013

Já se encontra disponível no site da APDL a previsão das escalas de navios de cruzeiros no Porto de Leixões, para o ano de 2013. Segundo a listagem publicada, actualizada a 3 de janeiro, encontram-se previstas 50 escalas de navios de cruzeiros para o corrente ano.

COM OS FLUVIAIS EM ALTA

Sector dos cruzeiros terá mais 20 navios este ano

O sector dos cruzeiros vai colocar mais 20 navios em operação este ano, dos quais 14 serão de pequena dimensão e destinados ao mercado dos cruzeiros fluviais e costeiros e seis para os marítimos, totalizando um aumento de capacidade de 16.700 passageiros, a maior parte originada por três grandes navios de cruzeiros marítimos, MSC Preziosa, Norwegian Breakaway e Royal Princess.

Porto de Lisboa acolheu o navio de cruzeiro Balmoral no fim-de-ano

Para se despedir dos navios de cruzeiro em 2012, o Porto de Lisboa recebeu no dia 31 de Dezembro, no Jardim do Tabaco, o Balmoral, que passou o fim-de-ano na capital portuguesa. O navio de cruzeiro Balmoral, que integra à frota do operador Fred Olsen, tem capacidade para 1350 passageiros e 510 tripulantes, foi construído em 1988 e remodelado em 2008.

FUNCHAL

Apitos dos navios de cruzeiro fazem concerto inédito

A baía do Funchal vai ser palco de um concerto inédito dia 31 de Dezembro, pelas 19h15, com os apitos dos navios de cruzeiro a serem os instrumentos do "2012 Last Sunset Symphony", do compositor Francisco Loreto. A ideia surgiu em conversas de amigos no Facebook, ganhou contornos e entusiasmos, mas o cumprimento dos Queen´s - Queen Victoria e Queen Elizabeth, que no início de novembro estiveram juntos no Funchal e se despediram em grande profusão sonora - foi determinante.

Calendário 2013 de escalas em Ponta Delgada

O blog do Azores Cruise Club disponibiliza mapa de escalas dos navios de cruzeiro em Ponta Delgada, para 2013. A consultar aqui.

Total: 1148