Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Lisboa pode renovar título de «Melhor porto de cruzeiros da Europa»

Depois de eleito o “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa” em 2014, o Porto de Lisboa volta a ser nomeado para os “World Travel Awards” deste ano, na mesma categoria. Sobre esta nomeação, a APL – Administração do Porto de Lisboa, afirma tratar-se do “reconhecimento da qualidade do produto turístico oferecido, bem como da profícua relação de colaboração e de complementaridade entre a cidade e o seu porto”.

ESTA SEXTA-FEIRA, 6 DE MARÇO

Braemar no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar

Hoje, dia 6 de março, entre as 07:05 e as 23:00 horas, é aguardado no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar o navio Braemar, pertença do armador Fred Olsen Cruise Lines. Com 816 passageiros a bordo, esta escala em Ponta Delgada insere-se num itinerário que teve início nas Caraíbas e terá como destino final o porto inglês de Dover.

Porto de Lisboa volta a terreno positivo em navios e passageiros

Segundo o Observatório do Turismo de Lisboa, o Porto da capital movimentou mais 15 navios em Janeiro e aumentou em 51% o número de passageiros em relação ao período homólogo do ano passado. Ao acréscimo de 66,7% de navios correspondeu um total de 22.053 de passageiros, contra 14.605 registados em Janeiro de 2014.

Portos dos Açores com record de escalas de cruzeiros em Fevereiro

A visita do Oceana a Ponta Delgada, prevista para hoje, dia 27 de fevereiro, será a décima terceira escala de cruzeiros nos portos açorianos durante o corrente mês de fevereiro. Este número aponta para um novo record, quer de escalas, quer de passageiros, o que ganha mais ênfase se considerarmos que se trata de uma época que tradicionalmente gera menos movimento de navios de cruzeiro nos Açores.

MSC anuncia cruzeiros com saída e chegada ao Funchal

A MSC Cruzeiros anunciou novos cruzeiros com a possibilidade de embarques e desembarques no Funchal a bordo do MSC Splendida, na sua rota pelo Mediterrâneo Ocidental entre Setembro e Novembro de 2015. Será agora possível embarcar e desembarcar na Madeira para 4 novos cruzeiros, dois de 12 dias, um de 10 e o último de 14 dias e também viajar de Génova até ao Funchal ou da Madeira até Lisboa.

Intenso movimento de cruzeiros nos Açores

Até ao final da presente semana estão previstas 7 escalas de navios de cruzeiro no arquipélago açoriano. Esta quinta-feira, o navio de cruzeiros Hamburg encontrava-se na cidade da Horta, aí permanecendo até hoje, dia 20, possibilitando que os seus passageiros tenham a oportunidade de, para além da ilha do Faial, visitar a ilha montanha e São Jorge.

Aniversariante Marco Polo hoje em Ponta Delgada

No ano que celebra 50 anos de atividade, o conhecido navio de cruzeiros Marco Polo, visita esta quarta-feira a cidade de Ponta Delgada. À semelhança do ano transacto, a escala integra-se num cruzeiro de 42 noites denominado Amazon, West Indies & The Azores, viagem essa que proporcionou aos 725 passageiros um interessante périplo por paragens mais exóticas como terras de Vera Cruz e algumas afamadas ilhas das Caraíbas.
 

Portos da Madeira já têm 285 escalas previstas em 2016

As reservas de navios de cruzeiro nos portos da Madeira e do Porto Santo (residual) para o próximo ano já ascendem a 285, espalhados por todos os meses, embora com Abril, Novembro e Dezembro a manterem a predominância das escalas realizadas no arquipélago, sobretudo no Funchal.

FUNCHAL

Cais fica pronto em março e operacional em setembro

Os trabalhos para o novo cais acostável do Porto do Funchal ficam concluídos no próximo mês de março, mas em termos operacionais a infraestrutura marítima só deverá funcionar em pleno em setembro.
Segundo referiu a presidente dos Portos da Madeira (APRAM), Alexandra Mendonça, mesmo depois de conclu ida a obra, será necessária uma autorização do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

Novo terminal de cruzeiros de Leixões inaugurado a partir de Março

Em fase de acabamentos e colocação de equipamentos, o novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, será inaugurado a partir de Março, investimento global que ultrapassa os 50 milhões de euros. A informação foi avançada pelo presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Brogueira Dias.

CRUZEIROS

Porto do Funchal fecha 2014 positivo com Dezembro a crescer fortemente

Numa análise ao movimento anual de 2014 ao longo dos meses, verificamos nos dados oficiais dos Portos da Madeira que o mês com maior números de escalas foi o de dezembro, com 50 (+16,3% que em mês homólogo de 2013).

CRUZEIROS

Porto de Lisboa prevê aumentar número de passageiros este ano

O Porto de Lisboa (APL) prevê receber este ano 516 mil passageiros, o que representará um crescimento de cerca de 3% face aos verificados em 2014. De acordo com o Diário Económico, no entanto, o Porto de Lisboa prevê a realização de menos seis escalas, face ao ano interior, sendo o número considerado as 313. De acordo com a administração da APL estes dados justificam-se então “pelo aumento de capacidade dos navios de cruzeiro que realizam escalas em Lisboa”.

MAIS UM WORLD CRUISE COM ESCALA NOS AÇORES

«Queen Victoria» hoje em Ponta Delgada

A cidade de Ponta Delgada prepara-se para, mais uma vez, merecer honras de visita na primeira escala de um "World Cruise" de 102 noites, protagonizado pelo navio Queen Victoria.

2014

O melhor ano de sempre em navios de cruzeiro no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu em 2014 a escala de 78 navios de cruzeiro, mais 11 escalas que em 2013, fazendo deste, o melhor ano de sempre. Alguns navios visitaram Leixões pela primeira vez, como foi o caso do Aida Luna, o Adonia, o Louis Aura, o Horizon, o Costa Luminosa e o Mein Schiff 1. O destaque do ano vai para o novíssimo navio Mein Schiff 3 que escolheu Leixões como um dos portos a visitar na sua viagem inaugural. Duas novas companhias de cruzeiros iniciaram também operações em Leixões durante este ano, como foi o caso da Aida Cruises e da Tui Cruises.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JANEIRO

«Saga Pearl II» em Ponta Delgada

Na semana em que se aguarda com natural expectativa o regresso da Cunard Line aos Açores e ainda a escala do Oceana na Horta, passados 7 anos de ausência do porto faialense, assinale-se a visita não programada, em Ponta Delgada, do navio de cruzeiros Saga Pearl II. A mesma está agendada para esta segunda-feira, dia 19 de janeiro.

MADEIRA

Produtos regionais também abastecem os navios de cruzeiro

A instalação de uma nova empresa que se dedica ao abastecimento de navios cruzeiro no Funchal está a gerar grandes oportunidades de negócio para os produtores da Madeira. De facto, são cada vez mais os produtos regionais a entrar nos circuitos de abastecimento dos navios de cruzeiro que fazem escala no porto do Funchal.

Navio Oceana marca início da temporada de cruzeiros de 2015 na região

A escala do navio Oceana em Ponta Delgada, assinalou o arranque da temporada de cruzeiros no arquipélago dos Açores, num ano que estão previstas 160 escalas e cerca de 134 mil passageiros a visitar a Região. Segundo a empresa Portos dos Açores, com base nestes dados, perspectiva-se um ano 2015 “com assinalável dinamismo neste segmento turístico e a confirmarem-se estes valores, podemos consolidar, de forma inequívoca, um estatuto de relevo no panorama internacional”.

MADEIRA

Novo ano com previsão de 327 cruzeiros no Funchal

O ano que agora começa anuncia-se promissor para o sector dos cruzeiros no porto do Funchal, com a possibffidade de serem ultrapassadas as três centenas de escalas. Para já. a previsão da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) aponta para a visita de 327 paquetes ao longo de 2015.

Mais de 95 mil passageiros em cruzeiro nos Açores

Ao longo de 2014 foram 90 as escalas de cruzeiros nos Portos dos Açores, num movimento que atingiu os 95 mil e 765 passageiros.
Os dados são avançados pela Portos dos Açores, no seu balanço da Temporada de Cruzeiros relativo ao ano transacto.

Administração dos Portos de Sines e do Algarve prepara promoção do Porto de Portimão

Em seguimento à nova imagem gráfica da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., a empresa tem vindo a fazer um ajuste em termos comunicacionais, tendo em atenção as novas valências inerentes à junção de Sines com os portos de Faro e Portimão.

Total: 1107