Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portos dos Açores na maior feira mundial de Turismo de cruzeiros

Os portos do arquipélago dos Açores marcaram presença em Fort Lauderdale, Florida, na mais importante feira de promoção do turismo de cruzeiros que anualmente se realiza no continente americano, a "Seatrade Cruise", um certame dedicado a profissionais, que encerrou dia 9 e no qual se esperava a participação final de cerca de 11.000 visitantes ligados ao sector.

Seatrade Cruise Med Lisboa 2018 apresentada na Florida

O stand de Portugal na Seatrade Cruise Global, o maior evento mundial da indústria dos cruzeiros, foi o palco para a apresentação, dia 7, da Seatrade Cruise Med 2018, o maior evento para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo, que se realiza nos dias 19 e 20 de setembro de 2018 em Lisboa.
Esta iniciativa tem por objetivo sensibilizar os presentes naquele grande certame de cruzeiros para a participação na Seatrade Cruise Med na nossa capital e, ao mesmo tempo, promover o porto anfitrião, o Porto de Lisboa.

CRUZEIROS

Portos portugueses com novos recordes em 2017

O número de passageiros de cruzeiros que entraram nos portos portugueses em 2017 aumentou 5% face ao ano anterior, para 1,3 milhões, e as escalas fixaram o novo recorde de 947.

Lisboa lidera com mais escalas, registando um movimento de 330 navios de cruzeiro. Já a Madeira é líder no número de passageiros. Também os Açores registaram um aumento ao nível das escalas (26%), passando de 121 para 152, com o número de passageiros a crescer para mais de 135 mil.

MADEIRA, 6 DE MARÇO

Movimento portuário

Esta 3.ª feira, 6 de março, traz-nos ao porto do Funchal dois dos seus habituais visitantes em época de outono/inverno: o Mein Schiff 4 e o AIDAsol.
O Mein Schiff 4 amarra ao cais sul da Pontinha, pelas 00h15, vindo de Las Palmas de Gran Canaria. Este navio que mais pernoita no Funchal, está agenciado por JFM Shipping, Lda. e prolongará a sua estadia até às 14h00 do dia seguinte, como aliás é seu hábito. Rumará depois a Santa Cruz de La Palma (Canárias).
 

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa de 6 a 11 de março

De 6 a 11 de março o Porto de Lisboa recebe o AIDAblu, o Balmoral, o AIDAperla e o Boudicca.
A escala em Lisboa do AIDAblu esta terça-feira, dia 6, faz parte de uma viagem de 7 noites com início e fim em Tenerife e escalas no Funchal, Lisboa, Cádis, Puerto del Rosario, La Gomera e St Cruz de la Palma.

COM FORTE EMPURRÃO DOS CRUZEIROS NO PORTO DE LISBOA

Aqui há 15 mil ofertas de emprego: a «adesão incrível» na BTL

"Temos a casa cheia, numa área com 1200 metros quadrados em que quase não se vê um espaço vazio", rerefe António Marto, adiantando que as previsões iniciais de 10 mil ofertas de emprego disponíveis na feira de Lisboa deverão subir até 15 mil, face à contratação de última hora por parte da indústria de cruzeiros para uma operação em larga escala a partir de Lisboa. "Não oficicializámos ainda o número do total de ofertas de emprego, mas claramente vai ultrapassar as expectativas e ultrapassar as 10 mil".

AÇORES

Cruzeiros trazem este mês 25 mil passageiros e 10 mil tripulantes

Com o aproximar da Primavera, os Açores, e em especial as cidades de Ponta Delgada e Praia da Vitória, irão começar a receber algumas escalas de navios que normalmente passam o Inverno sediados nas Caraíbas e que nesta altura começam a regressar à Europa para a temporada de Verão.

8 DE MARÇO

2.ª FEIRA DE EMPREGO E CONGRESSO TRABALHAR NUM NAVIO

No dia 8 de março, decorre no Centro de Congresso do VIP Executive Arts Hotel, a 2.ª Feira de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio. O evento, dirigido a profissionais e estudantes de restauração, hotelaria, turismo, convés e máquinas, vai ter um espaço de feira no qual as empresas do setor vão mostrar os serviços que prestam bem como proceder a recrutamento de novos profissionais.

Fred Olsen escolhe o Funchal para encontro dos seus quatro cruzeiros

A companhia de cruzeiros Fred Olsen anunciou no dia 21 que escolheu o Porto do Funchal para um raro encontro dos seus quatro paquetes, a ter lugar a 4 de Abril de 2020, ou seja, dentro de cerca de dois anos.

Numa nota de imprensa, a companhia explica que esta escala simultânea do ‘Balmoral’, ‘Braemar’, ‘Boudicca’ e ‘Black Watch’, com chegada coordenada ao porto madeirense, surge na sequência do sucesso de vendas de cruzeiros de dois outros encontros – em Bergen (Noruega) em Julho de 2015 (ver foto) e em Cádiz (Espanha) a 10 de Setembro do presente ano.

A TRADIÇÃO MARÍTIMA VOLTOU À CIDADE. OS CRUZEIROS SÃO MAIS PROCURADOS PARA FÉRIAS

Lisboa não fica só a vê-los passar

Lisboa é cada vez mais o destino de eleição dos turistas, epíteto comprovado pelos consecutivos resultados positivos que a cidade tem conquistado no setor. E agora que a capital portuguesa até tem um novo terminal de cruzeiros, são cada vez mais aqueles que chegam e partem pela foz do Tejo, apaixonados por esta forma intemporal de viajar.

Porto do Funchal começa ano em grande

O Porto do Funchal começou o ano de 2018 em grande, com aumentos acima dos 3% nas escalas de navios de cruzeiros em Janeiro, mas também um crescimento assinalável (+17,6%) no movimento de passageiros destas embarcações de turismo.
Em termos concretos, o primeiro mês do ano novo já contou com 32 escalas de navios (+3,23%), enquanto que do total de passageiros já movimentou 63.782, dos quais 63.445 em trânsito, 173 desembarcados e 164 embarcados. Ao todo, estes eram servidos por 23.462 tripulantes.

EM 2018

Porto Santo com 9 escalas

A ilha de Porto Santo deverá bater este ano um recorde no número de escalas, nove, a terem lugar nos meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro. A primeira será a 17 de abril, com o navio “Midnatsol”, seguindo-se a 23, o “Seabourn Odyssey” e a 30 o “Deutchland”.

Porto do Funchal líder de passageiros em 2017

O Porto do Funchal voltou a liderar, em 2017, o movimento de passageiros dos navios de cruzeiro que escalam os portos portugueses.

Nas 289 escalas registadas no Porto do Funchal houve um movimento total de 539 197 passageiros, mais 18 155 que os apurados no Porto de Lisboa e mais 18 939 que os registados em 2016 no Porto do Funchal, ou seja, um aumento percentual de mais de 4%.

Costa Cruzeiros abre cinco novas rotas com saída de Lisboa

O número crescente de cruzeiristas entusiasma a Costa Cruzeiros a apostar no mercado europeu, e Portugal não é excepção. A marca vai criar novas ligações de Lisboa ao Mediterrâneo e Norte da Europa e criar um novo modelo de formação, a Costa Academy.

"Queremos ir mais além, posicionando-nos como parceiros estratégicos e tecnológicos das agências de viagens, com o objetivo de oferecer o melhor serviço aos clientes e proporcionar-lhes uma viagem de sonho a bordo da Costa Cruzeiros", referiu Raffaele d'Ambrósio, diretor-geral da empresa.

ESTA QUINTA-FEIRA

Oriana no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa recebe esta quinta-feira o navio de cruzeiros Oriana, que se encontra a realizar um cruzeiro pelo Atlântico, com início e fim em Southampton e escalas no Funchal, St Cruz de la Palma, Tenerife, Le Havre e Lisboa. Esta será a primeira de oito escalas prevista ao Porto de Lisboa durante o ano de 2018.

FUNCHAL, MADEIRA

Estudo dos fundos vai atestar ampliação da Pontinha

O Governo inicia, esta semana, a avaliação do impacto da agitação marítima e dos assoreamentos no porto do Funchal, em condições marítimas mais extremas e as de precipitação mais adversas. O objectivo é avaliar as condições de operacionalidade e de tranquilidade dos diversos cais acostáveis.

Cruzeiros crescem em Portimão

O ano de 2017 trouxe cerca de 30.000 passageiros ao Terminal de Cruzeiros de Portimão, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 53%. Já no que diz respeito ao número de escalas, 71 navios de cruzeiros passaram por Portimão, 65% mais que em 2016.

Navios de cruzeiros poderão trazer aos Açores mais de 190 mil passageiros

Ao todo estão agendadas 137 escalas nos diversos portos dos Açores para o ano de 2018. Muito embora este número não seja o maior em termos de escalas, a situação muda totalmente de figura quando se olha para o número de passageiros, pois a marca de 190.000 passageiros esperados em 2018 nunca foi atingida em anos anteriores.

Novo Celebrity Edge já flutua

A Celebrity Cruises já mostrou o novo navio da sua nova classe Edge, com o Celebrity Edge a sair de doca seca e flutuar no estaleiro STX France.

“Este é um momento realmente emocionante para a nossa companhia”, afirma Lisa Lutoff-Perlo, presidente e CEO da Celebrity Cruises. “A flutuação do navio marca uma nova etapa na construção do Celebrity Edge. Com a construção exterior completa, a fantástica equipa da STX France irá agora centrar meticulosamente as suas atenções nos espaços e camarotes transformativos a bordo”.

Número de navios de cruzeiro no Porto de Lisboa aumenta 7,1% e bate recorde

Se as estimativas para 2018 vierem a concretizar-se, este pode vir a ser o melhor ano de sempre, com novos recordes de escalas e passageiros. Este é também o ano da realização, em Lisboa, da 12º edição da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo, que tem lugar a 19 e 20 de setembro de 2018.

Total: 1148