Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Empresários noruegueses encontraram uma «pérola do offshore» no Porto de Viana do Castelo
Uma delegação de 15 empresários noruegueses visitou o porto de mar de Viana do Castelo para ficar a conhecer as oportunidades que a infra-estrutura portuária dispõe e os projectos que já tem em curso, no âmbito das energias renováveis.
Acompanhados pela chefe de missão adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, pelo Secretário de Estado do Mar e pelo autarca de Viana do Castelo, os empresários ficaram a conhecer o plano de expansão do porto de mar em 48 hectares e os projectos da Windfloat e Corpower, que já estão em funcionamento nas instalações portuárias de Viana. Durante a visita, ficaram também a conhecer os projectos previstos para o concelho no âmbito das energias renováveis e offshore, com destaque para a zona livre tecnológica, criada ao largo de Viana.
![]() |
Transinsular ganha concurso internacional e mantém distribuição de combustíveis nos Açores até 2029
A Transinsular, empresa do Grupo ETE, saiu mais uma vez vencedora do concurso internacional lançado pelo Governo da Região Autónoma dos Açores, para o transporte de combustíveis entre as diversas ilhas da Região, para os próximos 6 anos.
Até 2029, o abastecimento continuará a ser garantido pelo navio-tanque “São Jorge”, navio que pertence à Transinsular e que está em permanência nos Açores, assegurando a distribuição das diversas tipologias de combustível destinadas ao transporte marítimo, rodoviário e aéreo, e ainda à produção de energia do arquipélago (movimentando cerca de 80.000 toneladas/ano).
![]() |
PORTO DE AVEIRO APRESENTA POTENCIALIDADES NO ÂMBITO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE A MISSÃO EMPRESARIAL NORUEGUESA
A Administração do Porto de Aveiro recebeu, no dia 21, uma missão empresarial norueguesa, constituída por 22 participantes, tendo sido dado a conhecer as potencialidades dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz para o desenvolvimento económico no âmbito das energias renováveis offshore.
A visita ao Porto de Aveiro teve como destaque as áreas destinadas às unidades industriais do sector eólico offshore, incluindo visita à CSWIND Portugal, unidade industrial de produção de torres eólicas instalada na área portuária.
![]() |
Empresas norueguesas visitam portos portugueses
O Norwegian Offshore Wind, maior ‘cluster’ na Noruega com missão de desenvolver cadeias de valor na área da energia eólica em alto mar, realiza uma missão empresarial a Portugal até esta sexta-feira, em que irá visitar vários portos portugueses.
A esta organização pertencem mais de 400 empresas focadas na transição energética.
![]() |
Comissão consultiva aprova plano do Governo para área a destinar às eólicas no mar
O plano de afectação de áreas marítimas para energias renováveis foi debatido nos últimos meses e teve agora “luz verde” da comissão consultiva criada pelo ministro da Economia. A curto prazo será submetido a consulta pública.
![]() |
Investigadores propõem uso da energia das ondas para impulsionar aquacultura offshore
Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto propõem a utilização da energia das ondas para impulsionar a produção em aquacultura offshore em diferentes pontos da costa portuguesa, foi hoje revelado.
O estudo, publicado na revista científica internacional Renewable Energy, mostra uma “nova possibilidade de aplicação” da energia das ondas na aquacultura, afirma, em comunicado, o CIIMAR.
![]() |
Energia solar fotovoltaica flutuante pode exceder meta nacional definida no PNEC 2030
A Universidade de Évora anuncia que a energia solar fotovoltaica flutuante tem capacidade para exceder a meta nacional definida no Plano Nacional Energia e Clima 2030 para Portugal (PNEC 2030) para a energia fotovoltaica em Portugal
Esta é a principal conclusão de um estudo conduzido por investigadores da Cátedra Energias Renováveis (CER) da Universidade de Évora (UÉ). Os resultados obtidos permitem concluir que a potência instalada em sistemas solares fotovoltaicos flutuantes consegue exceder a meta nacional de 7 GW, definida no PNEC 2030 para a energia fotovoltaica no sector da energia eléctrica.
![]() |
Greenvolt instala 4.600 painéis solares na maior plataforma de produção de microalgas da Europa
O Grupo Greenvolt instalou uma nova Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) no Algatec Eco Business Park, na Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira). Através da Greenvolt Next Portugal, instalou mais de 4.600 painéis solares fotovoltaicos naquele parque empresarial, que acolhe projectos inovadores na área das biotecnologias.
Esta UPAC, já implementada na maior plataforma de produção de microalgas da Europa, tem uma capacidade de produção de energia de cerca de 2 MW (2.070 kWp), permitindo a geração de 3.372 MWh anuais a partir da irradiação solar.
![]() |
Porto de Setúbal e WAM Horizon reforçam aposta na energia eólica offshore
O desenvolvimento da energia eólica off shore continua a progredir a todo o gás desta vez com a assinatura de um memorando de entendimento, entre a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a WAM Horizon.
O acordo tem em vista o estudo, desenvolvimento e adaptação das “infra-estruturas e áreas portuárias para responder às necessidades dos projectos e da indústria”, como adianta uma publicação no Facebook do Porto de Setúbal.
![]() |
MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS:
O Porto de Aveiro será uma das principais bases industriais das eólicas
O Ministro das Infraestruturas assume o Porto de Aveiro como nuclear na expansão do cluster das energias eólicas e anuncia que há negociações para levar a área portuária até à área militar de São Jacinto.
João Galamba fez a afirmação no programa Town Hall da CNN Portugal, na Universidade de Aveiro.
Conhecida a informação sobre investimentos em curso de ampliação de instalações da empresa sul-coreana CS Wind e a colocação de três parcelas a concurso para concessão de espaços também no setor das eólicas, Galamba diz que o cluster vai ganhar músculo e o Porto de Aveiro é “capital” neste processo.
![]() |
Ministro das Infraestruturas acelera fornecimento de eletricidade a navios atracados no Porto de Lisboa
O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, quer acelerar o fornecimento de eletricidade a navios atracados no Porto de Lisboa, antecipando o prazo de 2026. Para isso, o governante decidiu criar um grupo de trabalho para promover a concretização do projeto de OPS – Onshore Power Supply, do Terminal de Cruzeiros de Lisboa “no mais curto espaço de tempo possível.”
![]() |
CRISTINA CORREIA
Uma energia que protege os ecossistemas marinhos
A preocupação com o meio ambiente, nomeadamente com os oceanos, é "desde sempre uma grande preocupação" para a PRIO. A garantia é dada pela directora de l&D e Inovação, Cristina Correia, justificando-a com a influência da localização no Porto de Aveiro, junto à ria e ao mar das praias da Costa Nova e da Barra.
![]() |
Porto de Setúbal adere à WindEurope Ports Platform
O Porto de Setúbal passou a integrar o grupo de portos europeus da WindEurope Ports Platform, o qual é composto atualmente por cerca de três de dezenas infraestruturas portuárias europeias, com o objetivo de contribuir e posicionar-se na linha da frente dos portos que apostam e desenvolvem estratégias de investimento nas energias renováveis, nomeadamente na indústria eólica offshore.
![]() |
Câmara Municipal de Ílhavo aposta em combustível sustentável produzido no Porto de Aveiro
A partir deste mês, a frota da Câmara Municipal de Ílhavo será abastecida com Eco Diesel, cujo biodiesel incorporado é produzido na Fábrica da Prio, no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré. Esta é uma aposta na sustentabilidade ambiental e económica, que contribui para a preservação do ambiente e valoriza o investimento empresarial local.
![]() |
Porto de Aveiro disponibiliza três áreas para fábricas de eólicas «offshore»
Administração do Porto de Aveiro tem cerca de 19 hectares para concessionar, especificamente para projetos ligados à indústria eólica offshore. Interessados têm um mês para se pronunciarem.
![]() |
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PARTICIPAM EM EVENTO DA WINDEUROPE
No âmbito da recente adesão à Plataforma dos Portos da WindEurope, associação que promove o uso da energia eólica na Europa, os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram numa reunião de trabalho promovido por aquela organização.
No evento estiveram presentes vários portos europeus, líderes em energias renováveis eólicas, nomeadamente o Porto de Port-la Nouvelle (França), Porto de Amesterdão (Países Baixos), Porto de Cork (Irlanda), Porto Odense e de Grenaa (Dinamarca), Porto de Den Helder e os Portos Marítimos de Groningen (Países Baixos).
![]() |
Nas ondas, existe potencial energético suficiente para abastecer o mundo
A energia das ondas, ainda que embrionária, tem um elevado potencial energético. Custo e falta de maturação das tecnologias são entraves, mas países como Portugal estão a afirmar a sua aposta.
![]() |
EDUARDO FEIO, PRESIDENTE DOS PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ, ASSEGURA:
Portos estão na linha da frente da transição energética e tecnológica
Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz têm uma importância estratégica, em particular, para a região Centro. E funcionam como um complemento à atividade industrial da Mealhada e Pampilhosa. São verdadeiras plataformas logísticas e contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento da região. Eduardo Feio, presidente da Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, enunciou a importância destes portos e os investimentos que estão a ser feitos, numa perspetiva de maior competitividade.
![]() |
A 24 DE MAIO
APREN junta três ministros e vários especialistas para Falar sobre Renováveis Oceânicas
A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis vai debater o potencial das renováveis oceânicas no primeiro evento totalmente dedicado ao tema. O Oceanic Renewables Summit está marcado para 24 de Maio, no Museu do Oriente, em Lisboa, e tem já confirmada a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, do Ministro das Infraestruturas e do Ministro da Economia e do Mar.
![]() |
PLANO DE AFETAÇÃO PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE
CAMINHA ACOLHE SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre o Plano de Afetação para Energias Renováveis Offshore, na quinta-feira, 18 de Maio, pelas 12h00, no Auditório do Museu Municipal de Caminha.
A sessão será mais um fórum de participação e de auscultação das comunidades com interesse na matéria e contará com a presença de José Simão, Diretor-Geral da DGRM.