Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Maersk estabelece parceria de redução carbónica ECO Delivery Ocean

De modo a reduzir as emissões carbónicas no transporte marítimo, a Maersk estabeleceu uma parceria com a Epson, empresa global de tecnologia, denominada ECO Delivery Ocean, que irá, no primeiro ano, reduzir as emissões da empresa em 230 toneladas de CO2e.

A ECO Delivery Ocean irá funcionar através da utilização de combustíveis que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o biodiesel e o metanol verde no seu transporte marítimo para a Europa.

COM VÍDEO

Sines vai ter um novo corredor verde

Dos vários projetos em cima da mesa, o futuro corredor verde da luso-holandesa Madoqua é, neste momento, um dos mais maduros. Trata-se de um terminal para armazenamento e abastecimento de combustíveis derivados do hidrogénio verde, que daqui vão partir rumo ao noroeste Europeu. A 5 de novembro, a empresa viajou até Portugal para assinar um Memorando de Entendimento em conjunto com os portos de Sines, da Alemanha e dos Países Baixos. Um passo em frente, para Governo e autarcas, na descarbonização da indústria.

Além deste corredor verde, estão em andamento, pelo menos, mais três projetos para a produção de hidrogénio verde na região. Um deles pertence à Repsol, que vai deslocar de Espanha para Sines um investimento de 15 milhões de euros. A empresa prevê gerar cerca de 600 toneladas deste combustível por ano.

CRUZEIROS

Portos nacionais querem garantir operação mais verde até 2030

A indústria de cruzeiros, que tem reforçado a sua importância na economia portuguesa, tem investido em navios mais amigos do ambiente. No entanto, esbarra com as limitações dos portos onde atraca. Portugal está a desenvolver projetos para reduzir a pegada ecológica deste turismo.

Os dois maiores portos de cruzeiros do continente estão a preparar-se para cumprir o prazo de fornecer energia elétrica aos navios atracados, que termina em 2030, mas a velocidades distintas. Isto num quadro em que a indústria ganha mais relevo na economia nacional e, também, vozes de contestação face à poluição atmosférica que provoca nas cidades. Neste momento, só o Porto de Lisboa tem um plano de investimento definido para instalar pontos de alimentação elétrica em terra. Leixões afirma estar apostado em antecipar a obrigação legal estabelecida pela União Europeia, embora não detalhe o projeto.

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcam presença em jornada dedicada à energia eólica offshore e economia azul

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram presentes na jornada intitulada “Energia eólica offshore, as oportunidades da economia azul”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Fundação Repsol, reuniu especialistas e representantes do setor da energia eólica, abordando as oportunidades da economia azul e o papel da energia eólica no processo de transição energética.

Porto de Lisboa instala primeira turbina eólica urbana da Windcredible

O Porto de Lisboa é o primeiro porto nacional a instalar uma turbina eólica urbana. Uma colaboração entre a APL – Administração do Porto de Lisboa e da startup tecnológica Windcredible, que marca um novo passo no compromisso da APL com a inovação e a sustentabilidade ambiental, no caminho da sua política de sustentabilidade, que procura integrar soluções inovadoras e sustentáveis para beneficiar a comunidade e o ambiente, na região de Lisboa.

A APL celebra esta parceria com a Windcredible por ocasião do Dia Nacional do Mar, que se assinalou no dia 16 de novembro, data em que se pretende destacar a importância que o mar tem na história e na identidade de Portugal, bem como para a economia e para o desenvolvimento da área de influência do Porto de Lisboa.

AVEIRO

Moliceiros movidos a energia eléctrica a partir de 2025

Até ao final de 2025 todos os moliceiros em Aveiro serão eléctricos, numa mudança que permitirá eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria de Aveiro.

O primeiro moliceiro 100% elétrico já iniciou a sua actividade regular pela Ria de Aveiro.

É o primeiro passo para que, até ao final de 2025, todas estas embarcações passem a ser movidas exclusivamente por motores eléctricos, reduzindo a emissão em cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.

Porto de Setúbal prepara investimento em energia eólica offshore flutuante

O Porto de Setúbal e a empresa RWE Offshore Wind assinaram uma carta de apoio que marca o primeiro passo para que a infra-estrutura portuária setubalense possa tornar-se um centro logístico para a energia eólica offshore flutuante.

Mais um passo no compromisso com a descarbonização

Projecto Piloto do Ferry-boat Eléctrico Modelo protótipo - MOBFY10

Decorreu a 10 de setembro, na Marina do Freixo, Via Navegável do Douro, a apresentação do ferry-boat eléctrico de passageiros, o protótipo MOBFY10, desenvolvido pela empresa portuguesa MobyFly, projecto que a APDL tem acompanhado desde o seu início.

Este projeto inovador, uma parceria entre o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), o Grupo Catana Portugal e a Corvus, integra a tecnologia de baterias avançadas da Corvus e o sistema de acoplamento automático do INESC TEC, no âmbito do projeto europeu FLYPASS, que conta com o apoio da APDL.

Vessev lança navio de passageiros totalmente eléctrico

A Vessev, líder global em tecnologia marítima sustentável, revelou o VS-9, que irá desbloquear oportunidades inteiramente novas para o transporte premium de passageiros na água. Em parceria com a Fullers360, a maior operadora de ferry da Nova Zelândia, o VS-9 será o primeiro navio de passageiros totalmente eléctrico a operar em Auckland e o primeiro navio de turismo hidrofólio a operar no mundo.

A NetZero Maritime, equipe especializada em tecnologia e inovação marítima verde da Fullers360, desempenhou um papel fundamental na adoção deste novo tipo de embarcação.

PORTO DE AVEIRO CONCESSIONA DUAS PARCELAS DOMINIAIS À CSWIND PORTUGAL

A Administração do Porto de Aveiro e a CS Wind Portugal assinaram, a 16 de julho, contrato de concessão de uso privativo de mais duas parcelas dominiais, com uma área total de 121.362m2, localizadas na ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais.

Este contrato acontece na sequência de um concurso público, lançado em fevereiro do corrente ano, para a Concessão de Uso Privativo de 3 parcelas dominiais, na referida Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, para Unidades Industriais do Setor Eólico Offshore Flutuante.

MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS

Delegação portuguesa na Noruega conheceu soluções energéticas eficientes para o sector marítimo

Delegação portuguesa na Noruega conheceu soluções energéticas eficientes para o sector marítimo e visitou as instalações de empresas de última geração, designadamente a maior operadora offshore da Noruega, a Equinor; e a Corvus Energy, um exemplo ao nível da utilização de baterias de última geração em navios e embarcações offshore que permitem a redução de emissões de carbono.

A delegação portuguesa visitou ainda a Wergeland Base AS e conheceu o projeto pioneiro da Equinor - Hywind Scotland -, o primeiro parque eólico flutuante do mundo, em funcionamento desde 2017.

PORTO DE LISBOA

Aprovado financiamento para implementação da Fase 1 do projeto «Onshore Power Supply»

A entidade gestora do Sustentável 2030/Programa de Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) aprovou a candidatura e financiamento da operação para a implementação de uma solução de abastecimento de energia “Onshore Power Supply” (OPS) no Porto de Lisboa.

O projeto irá permitir ao Porto de Lisboa criar a infraestrutura elétrica para a implementação de um sistema de abastecimento de energia elétrica aos navios em cais, até 2029, visando a melhoria da qualidade do ar e redução significativa da pegada carbónica das operações portuárias

APDL impulsiona transição para transporte elétrico em colaboração inovadora com o IKEA e KLOG

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) colabora na iniciativa revolucionária para a implementação de veículos elétricos no transporte de mercadorias em Portugal. Terça-feira, 18 de junho, foi apresentado na sede da KLOG o camião elétrico da KLOG que realizará o transporte de mercadorias do IKEA para o Porto de Leixões. O evento, que contou com a presença de Hugo Lopes, da Direção Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL, e representantes do IKEA, Scania e KLOG, visou promover a sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono no setor logístico.

Esta transição elétrica é resultado do desafio lançado em 2023 pela IKEA Supply Chain Operations e pelo Scania Group, marcando um avanço ousado no mercado português, onde a eletrificação do transporte pesado ainda enfrenta desafios consideráveis.

CSWind inaugurou obra de ampliação de instalações no Porto de Aveiro

A CSWind inaugurou a obra de ampliação das suas instalações no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré. A multinacional produz equipamentos em aço para o mercado da energia eólica (torres eólicas), e tem duas instalações localizadas em Portugal.

A CSWind já investiu mais de 125 milhões de euros no seu projeto industrial. Passou de 350 trabalhadores para mais de 1200 e continua em processo de recrutamento de trabalhadores, referiu à Terra Nova o Director de Produção, Joel Ribeiro

A 7 DE MAIO

Evento «Unlocking the Power of Hydrogen: Industrial Green Strategy for a Sustainable Europe»

A ZERO convida a participar no Unlocking the Power of Hydrogen: Industrial Green Strategy for a Sustainable Europe, no dia 7 de maio, em Lisboa (e também online). Este evento pretende avaliar criticamente o potencial do hidrogénio verde para uma nova estratégia industrial com um foco específico em Portugal e na Alemanha, no quadro da estratégia Europeia.

Serão abordados vários temas, tais como o transporte do hidrogénio em longas distâncias, os sectores prioritários para uma utilização eficiente do hidrogénio verde e o desenvolvimento de novas indústrias consumidoras de hidrogénio verde em Portugal.

Transporte de combustível Prio entre Aveiro e Sines por via férrea diminui pegada carbónica

A PRIO iniciou neste mês de Abril o transporte de combustíveis líquidos por via-férrea, entre o Porto de Aveiro e Sines.

O Terminal de Granéis Líquidos recebeu o primeiro de dois comboios do novo serviço regular de distribuição de biocombustível, no dia 18 de abril, inaugurado pela PRIO.

O transporte vai permitir retirar todos os meses dezenas de camiões das estradas, segundo anuncia em comunicado o Porto de Aveiro.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PARTICIPAM NO «OCEANIC RENEWABLE SUMMIT 2024»

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram no “Oceanic Renewable Summit 2024”, promovido pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, que decorreu no dia 17 de abril, em Lisboa.

Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, integrou o painel de debate dedicado ao tema “Reinforcing a Local Supply Chain to Unlock an Economic Opportunity”, moderado por Gisela Santos, Diretora da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI, e que contou, ainda, com a participação de José Luis Inogés Esteban, Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Navantia, S.A., S.M.E, Pedro Ponte, Diretor de Equipamentos, Infraestruturas e Ambiente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e Ricardo Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da AICCOPN.

APRAM investe em eficiência energética no Porto do Funchal

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) vai investir 14,9 mil euros num estudo para melhorar a eficiência energética dos edifícios da Gare Marítima do Porto do Funchal, Gare do Cais 6, Centro Náutico de São Lázaro e Cais 8.

A perspetiva, avança a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, é obter uma poupança anual na ordem dos 35 mil euros. “O nosso compromisso com o ambiente e com a sustentabilidade é muito sério, e este é mais um passo no sentido de tornarmos os Portos da Madeira mais eficientes em termos energéticos, com ganhos ambientais e económicos”, sublinha Paula Cabaço.

Porto de Setúbal recebe primeiro posto de carregamento eléctrico para náutica de recreio

A Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Mobi.E assinaram dia 11 de abril um protocolo de cooperação que contempla a instalação, na Doca das Fontaínhas, de um posto de abastecimento para embarcações elétricas de recreio.

O Protocolo de cooperação, assinado pelo do Presidente da APSS, Carlos Correia, e pelo CEO da Mobi.E, Luís Barroso, prevê “o desenvolvimento e implementação de estruturas de carregamento de veículos elétricos, incluindo para efeitos do presente protocolo viaturas, ligeiras e pesadas, e embarcações de recreio, de pesca e de atividade marítimo-turística, nas áreas sob jurisdição da APSS” e pretende “dar o seu contributo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, do Plano ECO.AP 2030, do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050).

Projecto vai permitir aumentar o volume de mercadorias transportadas por comboio

Porto de Setúbal avança com electrificação dos acessos ferroviários aos terminais portuários

O concurso público para a electrificação do “last mile” ferroviário, de acesso aos terminais portuários do Porto de Setúbal, já foi lançado e irá permitir reduzir os constrangimentos existentes na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional. Esta obra compreende a eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (last mile) e a reformulação do layout ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado.

O investimento será de 17,5 milhões de euros, o prazo para apresentação de propostas decorre até 1 de julho e o período previsto para a realização dos trabalhos é de 420 dias.

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