Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Maersk estabelece parceria de redução carbónica ECO Delivery Ocean
De modo a reduzir as emissões carbónicas no transporte marítimo, a Maersk estabeleceu uma parceria com a Epson, empresa global de tecnologia, denominada ECO Delivery Ocean, que irá, no primeiro ano, reduzir as emissões da empresa em 230 toneladas de CO2e.
A ECO Delivery Ocean irá funcionar através da utilização de combustíveis que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o biodiesel e o metanol verde no seu transporte marítimo para a Europa.
COM VÍDEO
Sines vai ter um novo corredor verde
Dos vários projetos em cima da mesa, o futuro corredor verde da luso-holandesa Madoqua é, neste momento, um dos mais maduros. Trata-se de um terminal para armazenamento e abastecimento de combustíveis derivados do hidrogénio verde, que daqui vão partir rumo ao noroeste Europeu. A 5 de novembro, a empresa viajou até Portugal para assinar um Memorando de Entendimento em conjunto com os portos de Sines, da Alemanha e dos Países Baixos. Um passo em frente, para Governo e autarcas, na descarbonização da indústria.
Além deste corredor verde, estão em andamento, pelo menos, mais três projetos para a produção de hidrogénio verde na região. Um deles pertence à Repsol, que vai deslocar de Espanha para Sines um investimento de 15 milhões de euros. A empresa prevê gerar cerca de 600 toneladas deste combustível por ano.
CRUZEIROS
Portos nacionais querem garantir operação mais verde até 2030
A indústria de cruzeiros, que tem reforçado a sua importância na economia portuguesa, tem investido em navios mais amigos do ambiente. No entanto, esbarra com as limitações dos portos onde atraca. Portugal está a desenvolver projetos para reduzir a pegada ecológica deste turismo.
Os dois maiores portos de cruzeiros do continente estão a preparar-se para cumprir o prazo de fornecer energia elétrica aos navios atracados, que termina em 2030, mas a velocidades distintas. Isto num quadro em que a indústria ganha mais relevo na economia nacional e, também, vozes de contestação face à poluição atmosférica que provoca nas cidades. Neste momento, só o Porto de Lisboa tem um plano de investimento definido para instalar pontos de alimentação elétrica em terra. Leixões afirma estar apostado em antecipar a obrigação legal estabelecida pela União Europeia, embora não detalhe o projeto.
Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcam presença em jornada dedicada à energia eólica offshore e economia azul
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram presentes na jornada intitulada “Energia eólica offshore, as oportunidades da economia azul”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Fundação Repsol, reuniu especialistas e representantes do setor da energia eólica, abordando as oportunidades da economia azul e o papel da energia eólica no processo de transição energética.
Porto de Lisboa instala primeira turbina eólica urbana da Windcredible
O Porto de Lisboa é o primeiro porto nacional a instalar uma turbina eólica urbana. Uma colaboração entre a APL – Administração do Porto de Lisboa e da startup tecnológica Windcredible, que marca um novo passo no compromisso da APL com a inovação e a sustentabilidade ambiental, no caminho da sua política de sustentabilidade, que procura integrar soluções inovadoras e sustentáveis para beneficiar a comunidade e o ambiente, na região de Lisboa.
A APL celebra esta parceria com a Windcredible por ocasião do Dia Nacional do Mar, que se assinalou no dia 16 de novembro, data em que se pretende destacar a importância que o mar tem na história e na identidade de Portugal, bem como para a economia e para o desenvolvimento da área de influência do Porto de Lisboa.
AVEIRO
Moliceiros movidos a energia eléctrica a partir de 2025
Até ao final de 2025 todos os moliceiros em Aveiro serão eléctricos, numa mudança que permitirá eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria de Aveiro.
O primeiro moliceiro 100% elétrico já iniciou a sua actividade regular pela Ria de Aveiro.
É o primeiro passo para que, até ao final de 2025, todas estas embarcações passem a ser movidas exclusivamente por motores eléctricos, reduzindo a emissão em cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.
Porto de Setúbal prepara investimento em energia eólica offshore flutuante
O Porto de Setúbal e a empresa RWE Offshore Wind assinaram uma carta de apoio que marca o primeiro passo para que a infra-estrutura portuária setubalense possa tornar-se um centro logístico para a energia eólica offshore flutuante.
Mais um passo no compromisso com a descarbonização
Projecto Piloto do Ferry-boat Eléctrico Modelo protótipo - MOBFY10
Decorreu a 10 de setembro, na Marina do Freixo, Via Navegável do Douro, a apresentação do ferry-boat eléctrico de passageiros, o protótipo MOBFY10, desenvolvido pela empresa portuguesa MobyFly, projecto que a APDL tem acompanhado desde o seu início.
Este projeto inovador, uma parceria entre o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), o Grupo Catana Portugal e a Corvus, integra a tecnologia de baterias avançadas da Corvus e o sistema de acoplamento automático do INESC TEC, no âmbito do projeto europeu FLYPASS, que conta com o apoio da APDL.
Vessev lança navio de passageiros totalmente eléctrico
A Vessev, líder global em tecnologia marítima sustentável, revelou o VS-9, que irá desbloquear oportunidades inteiramente novas para o transporte premium de passageiros na água. Em parceria com a Fullers360, a maior operadora de ferry da Nova Zelândia, o VS-9 será o primeiro navio de passageiros totalmente eléctrico a operar em Auckland e o primeiro navio de turismo hidrofólio a operar no mundo.
A NetZero Maritime, equipe especializada em tecnologia e inovação marítima verde da Fullers360, desempenhou um papel fundamental na adoção deste novo tipo de embarcação.
PORTO DE AVEIRO CONCESSIONA DUAS PARCELAS DOMINIAIS À CSWIND PORTUGAL
A Administração do Porto de Aveiro e a CS Wind Portugal assinaram, a 16 de julho, contrato de concessão de uso privativo de mais duas parcelas dominiais, com uma área total de 121.362m2, localizadas na ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais.
Este contrato acontece na sequência de um concurso público, lançado em fevereiro do corrente ano, para a Concessão de Uso Privativo de 3 parcelas dominiais, na referida Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, para Unidades Industriais do Setor Eólico Offshore Flutuante.
MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS
Delegação portuguesa na Noruega conheceu soluções energéticas eficientes para o sector marítimo
Delegação portuguesa na Noruega conheceu soluções energéticas eficientes para o sector marítimo e visitou as instalações de empresas de última geração, designadamente a maior operadora offshore da Noruega, a Equinor; e a Corvus Energy, um exemplo ao nível da utilização de baterias de última geração em navios e embarcações offshore que permitem a redução de emissões de carbono.
A delegação portuguesa visitou ainda a Wergeland Base AS e conheceu o projeto pioneiro da Equinor - Hywind Scotland -, o primeiro parque eólico flutuante do mundo, em funcionamento desde 2017.
PORTO DE LISBOA
Aprovado financiamento para implementação da Fase 1 do projeto «Onshore Power Supply»
A entidade gestora do Sustentável 2030/Programa de Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) aprovou a candidatura e financiamento da operação para a implementação de uma solução de abastecimento de energia “Onshore Power Supply” (OPS) no Porto de Lisboa.
O projeto irá permitir ao Porto de Lisboa criar a infraestrutura elétrica para a implementação de um sistema de abastecimento de energia elétrica aos navios em cais, até 2029, visando a melhoria da qualidade do ar e redução significativa da pegada carbónica das operações portuárias
APDL impulsiona transição para transporte elétrico em colaboração inovadora com o IKEA e KLOG
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) colabora na iniciativa revolucionária para a implementação de veículos elétricos no transporte de mercadorias em Portugal. Terça-feira, 18 de junho, foi apresentado na sede da KLOG o camião elétrico da KLOG que realizará o transporte de mercadorias do IKEA para o Porto de Leixões. O evento, que contou com a presença de Hugo Lopes, da Direção Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL, e representantes do IKEA, Scania e KLOG, visou promover a sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono no setor logístico.
Esta transição elétrica é resultado do desafio lançado em 2023 pela IKEA Supply Chain Operations e pelo Scania Group, marcando um avanço ousado no mercado português, onde a eletrificação do transporte pesado ainda enfrenta desafios consideráveis.
CSWind inaugurou obra de ampliação de instalações no Porto de Aveiro
A CSWind inaugurou a obra de ampliação das suas instalações no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré. A multinacional produz equipamentos em aço para o mercado da energia eólica (torres eólicas), e tem duas instalações localizadas em Portugal.
A CSWind já investiu mais de 125 milhões de euros no seu projeto industrial. Passou de 350 trabalhadores para mais de 1200 e continua em processo de recrutamento de trabalhadores, referiu à Terra Nova o Director de Produção, Joel Ribeiro
A 7 DE MAIO
Evento «Unlocking the Power of Hydrogen: Industrial Green Strategy for a Sustainable Europe»
A ZERO convida a participar no Unlocking the Power of Hydrogen: Industrial Green Strategy for a Sustainable Europe, no dia 7 de maio, em Lisboa (e também online). Este evento pretende avaliar criticamente o potencial do hidrogénio verde para uma nova estratégia industrial com um foco específico em Portugal e na Alemanha, no quadro da estratégia Europeia.
Serão abordados vários temas, tais como o transporte do hidrogénio em longas distâncias, os sectores prioritários para uma utilização eficiente do hidrogénio verde e o desenvolvimento de novas indústrias consumidoras de hidrogénio verde em Portugal.
Transporte de combustível Prio entre Aveiro e Sines por via férrea diminui pegada carbónica
A PRIO iniciou neste mês de Abril o transporte de combustíveis líquidos por via-férrea, entre o Porto de Aveiro e Sines.
O Terminal de Granéis Líquidos recebeu o primeiro de dois comboios do novo serviço regular de distribuição de biocombustível, no dia 18 de abril, inaugurado pela PRIO.
O transporte vai permitir retirar todos os meses dezenas de camiões das estradas, segundo anuncia em comunicado o Porto de Aveiro.
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PARTICIPAM NO «OCEANIC RENEWABLE SUMMIT 2024»
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram no “Oceanic Renewable Summit 2024”, promovido pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, que decorreu no dia 17 de abril, em Lisboa.
Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, integrou o painel de debate dedicado ao tema “Reinforcing a Local Supply Chain to Unlock an Economic Opportunity”, moderado por Gisela Santos, Diretora da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI, e que contou, ainda, com a participação de José Luis Inogés Esteban, Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Navantia, S.A., S.M.E, Pedro Ponte, Diretor de Equipamentos, Infraestruturas e Ambiente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e Ricardo Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da AICCOPN.
APRAM investe em eficiência energética no Porto do Funchal
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) vai investir 14,9 mil euros num estudo para melhorar a eficiência energética dos edifícios da Gare Marítima do Porto do Funchal, Gare do Cais 6, Centro Náutico de São Lázaro e Cais 8.
A perspetiva, avança a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, é obter uma poupança anual na ordem dos 35 mil euros. “O nosso compromisso com o ambiente e com a sustentabilidade é muito sério, e este é mais um passo no sentido de tornarmos os Portos da Madeira mais eficientes em termos energéticos, com ganhos ambientais e económicos”, sublinha Paula Cabaço.
Porto de Setúbal recebe primeiro posto de carregamento eléctrico para náutica de recreio
A Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Mobi.E assinaram dia 11 de abril um protocolo de cooperação que contempla a instalação, na Doca das Fontaínhas, de um posto de abastecimento para embarcações elétricas de recreio.
O Protocolo de cooperação, assinado pelo do Presidente da APSS, Carlos Correia, e pelo CEO da Mobi.E, Luís Barroso, prevê “o desenvolvimento e implementação de estruturas de carregamento de veículos elétricos, incluindo para efeitos do presente protocolo viaturas, ligeiras e pesadas, e embarcações de recreio, de pesca e de atividade marítimo-turística, nas áreas sob jurisdição da APSS” e pretende “dar o seu contributo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, do Plano ECO.AP 2030, do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050).
Projecto vai permitir aumentar o volume de mercadorias transportadas por comboio
Porto de Setúbal avança com electrificação dos acessos ferroviários aos terminais portuários
O concurso público para a electrificação do “last mile” ferroviário, de acesso aos terminais portuários do Porto de Setúbal, já foi lançado e irá permitir reduzir os constrangimentos existentes na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional. Esta obra compreende a eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (last mile) e a reformulação do layout ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado.
O investimento será de 17,5 milhões de euros, o prazo para apresentação de propostas decorre até 1 de julho e o período previsto para a realização dos trabalhos é de 420 dias.