Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Universidade do Porto e Gulbenkian juntam-se para criar embarcação autónoma e não poluente

A Gulbenkian vai financiar com 1,5 milhões de euros o desenvolvimento de um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.

António Feijó, Presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, e António de Sousa Pereira, reitor da Universidade do Porto, assinaram um contrato de financiamento que vai permitir o desenvolvimento de sistemas de produção de combustíveis verdes a bordo de embarcações de pequeno porte.

O financiamento de 1,5 milhões de euros da Fundação Calouste Gulbenkian destina-se ao projeto GREENSHIP_E-Eletrificação de navios com combustíveis ecológicos e tecnologias avançadas e visa desenvolver um protótipo de embarcação autónoma capaz de produzir a bordo o hidrogénio verde que alimentará a célula responsável pela sua propulsão, bem como de distribuir a energia gerada de forma inteligente.

Este projeto eleva para um novo patamar a tecnologia de propulsão marítima livre de emissões de carbono à disposição da indústria naval, em particular das embarcações recreativas e de pesca que constituem a esmagadora maioria da frota nacional.

As duas partes destacam que o desenvolvimento desta solução tecnológica constituirá “um passo significativo na descarbonização do sector marítimo, área de grande importância estratégica para Portugal”. Salientam que o GREENSHIP_E parte de uma base sólida de conhecimento e experiência acumulados, envolvendo uma equipa interdisciplinar composta por investigadores de quatro unidades de I&D da FEUP (CEFT, LEPABE, e LSRE-LCM, que formam o laboratório associado ALiCE), para além do SYSTEC e do INESC-TEC.

fonte