Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CRUZEIROS

Portos nacionais querem garantir operação mais verde até 2030

A indústria de cruzeiros, que tem reforçado a sua importância na economia portuguesa, tem investido em navios mais amigos do ambiente. No entanto, esbarra com as limitações dos portos onde atraca. Portugal está a desenvolver projetos para reduzir a pegada ecológica deste turismo.

Os dois maiores portos de cruzeiros do continente estão a preparar-se para cumprir o prazo de fornecer energia elétrica aos navios atracados, que termina em 2030, mas a velocidades distintas. Isto num quadro em que a indústria ganha mais relevo na economia nacional e, também, vozes de contestação face à poluição atmosférica que provoca nas cidades. Neste momento, só o Porto de Lisboa tem um plano de investimento definido para instalar pontos de alimentação elétrica em terra. Leixões afirma estar apostado em antecipar a obrigação legal estabelecida pela União Europeia, embora não detalhe o projeto.

O Porto do Funchal não está incluído nesta primeira fase do plano europeu, assim como os dos Açores, no entanto já está “a arrepiar caminho”, diz a presidente da APRAM- Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira. Nos Açores, a gestora portuária decidiu analisar a viabilidade económica de um investimento desta dimensão.

mais detalhes