Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcam presença em jornada dedicada à energia eólica offshore e economia azul

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram presentes na jornada intitulada “Energia eólica offshore, as oportunidades da economia azul”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pela Fundação Repsol, reuniu especialistas e representantes do setor da energia eólica, abordando as oportunidades da economia azul e o papel da energia eólica no processo de transição energética.

O Presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro, S.A. e do Porto da Figueira da Foz, S.A., Eduardo Feio, marcou presença na mesa redonda “A visão dos portos do litoral Atlântico”, onde partilhou a perspetiva do Porto de Aveiro sobre o potencial do setor eólico offshore, destacando a relevância estratégica dos portos atlânticos no apoio ao desenvolvimento desta tecnologia.

A energia eólica offshore, com base na exploração do vento em mar alto, constitui um vetor-chave na transição energética da Europa. A força e constância do vento em alto-mar, aliadas ao seu potencial renovável e inesgotável, tornam esta fonte de energia cada vez mais relevante. De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), a potência instalada de energia eólica marítima poderá atingir os 350 GW até 2030, com a União Europeia a prever 110 GW.

Este panorama coloca Portugal numa posição privilegiada, com condições naturais excecionais para o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes, além de uma sólida capacidade industrial e de inovação, o que permite ao país destacar-se como líder na fabricação, exportação e desenvolvimento tecnológico de soluções eólicas offshore.

No contexto deste desenvolvimento, os portos desempenham um papel fundamental nas cadeias logísticas para a instalação de parques eólicos offshore, bem como possuem um papel central na sua manutenção e operação.

Este evento permitiu evidenciar a posição privilegiada do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz no quadro referido.