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Notícias
Maersk estabelece parceria de redução carbónica ECO Delivery Ocean
De modo a reduzir as emissões carbónicas no transporte marítimo, a Maersk estabeleceu uma parceria com a Epson, empresa global de tecnologia, denominada ECO Delivery Ocean, que irá, no primeiro ano, reduzir as emissões da empresa em 230 toneladas de CO2e.
A ECO Delivery Ocean irá funcionar através da utilização de combustíveis que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o biodiesel e o metanol verde no seu transporte marítimo para a Europa.
Deste modo, a Maersk passa a oferecer uma solução que permite aos proprietários de carga reduzir as emissões de GEE do seu transporte marítimo até 82%, quando comparado com os contentores convencionais transportados com recurso a combustíveis fósseis.
Esta colaboração representa o início de um programa de três anos para aumentar o volume de contentores transportados, utilizando combustíveis de menores emissões de CO2, e um passo importante para a Epson atingir a neutralidade carbónica e sem recursos de subsolo até 2050.
A Maersk está empenhada em atingir as zero emissões até 2040, apresentando-se “na vanguarda das iniciativas de sustentabilidade na indústria marítima”, destacou a Epson em comunicado, sendo exemplos disso os navios porta-contentores bicombustíveis que podem funcionar com metanol verde ou, ao nível da logística terrestre, camiões e comboios elétricos.
Kaisa Helena Tikk, diretora de Sustentabilidade Comercial da A.P. Moller – Maersk, considera que “as parcerias são essenciais para criar soluções de impacto para a descarbonização, e os nossos clientes estão no centro destas parcerias. A nossa colaboração com a Epson é uma prova dos nossos valores partilhados e do nosso empenho em reduzir as emissões de GEE provenientes da logística o mais rapidamente possível. Juntos, não só estamos a reduzir as emissões, como estamos a estabelecer uma referência para outros proprietários de carga e para o sector do transporte marítimo e da logística”.
Por parte da Epson Europa, Mark Robertson, diretor da cadeia de abastecimento, considera que “a Epson está empenhada em promover uma mudança transformadora na forma como conduzimos a nossa atividade. Ao estabelecer uma parceria com a Maersk para utilizar combustível com baixas emissões nos nossos transportes marítimos de entrada na Europa, estamos a dar um passo importante para atingir os nossos objetivos de sustentabilidade. Esta iniciativa não só reduz a nossa pegada de carbono, como também constitui um exemplo positivo para a indústria eletrónica. A decisão de utilizar combustível de baixas emissões para o transporte marítimo de entrada, combinada com a otimização do espaço dos nossos contentores e a utilização de software de rastreio avançado, sublinha a dedicação da Epson à sustentabilidade e, como um dos principais fabricantes de tecnologia do mundo, ao estabelecimento de melhores padrões de responsabilidade ambiental na logística”.
A tecnológica destaca ainda que a transição para combustíveis de baixas emissões, apesar dos mais elevados custos, “é vital para reduzir as emissões de GEE no setor do transporte marítimo. Esta parceria com a Maersk pretende criar um precedente no setor da eletrónica, onde a adoção de biodiesel ou metanol ecológicos é ainda relativamente rara”.
Para além destes combustíveis de baixas emissões, a Epson também está a otimizar o espaço dos seus contentores, com mais 15% de carga por contentor, através de uma melhor logística e à conceção de produtos.
Para o controlo das suas emissões, a Epson utiliza o software Shippeo nas suas operações de logística, permitindo-lhe acompanhar o impacto carbónico de todos os métodos de transporte, desde a fábrica até ao last mile.