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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Funcionários da Maersk criam sistema de distribuição de água gerada em navios

A escassez de água doce é um problema crescente enfrentado por regiões de todo o mundo. Quatro mil milhões de pessoas — quase dois terços da população mundial — enfrentam uma grave escassez de água durante pelo menos um mês por ano, e metade da população mundial poderá viver em áreas que enfrentam escassez de água já em 2025. Com este histórico, uma equipe de três funcionários da AP Moller – Maersk (Maersk), ex-marinheiros, decidiu empreender um projeto inovador que pudesse armazenar e entregar água doce direto dos navios aos portos.

Os navios de carga que realizam comércio global estão equipados com sistemas geradores de água doce que produzem água potável através da destilação da água do mar utilizando a energia térmica dos seus motores. Tradicionalmente, esse sistema tem sido utilizado para gerar água para consumo apenas a bordo das embarcações. No entanto, o excesso de água produzida foi negligenciado. Através deste projeto inovador, este recurso inexplorado foi capitalizado através da otimização do processo e do armazenamento de água em contentores-cisterna.

Campeonato Nacional de Pesca Submarina e recolha de lixo este fim-de-semana

O concelho de Sines recebe, no sábado e domingo, duas jornadas do Campeonato Nacional de Pesca Submarina 2024 e uma acção de limpeza e de recolha de lixo na zona costeira.

A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Actividades Aquáticas, conta com o apoio da Câmara de Sines e arranca no sábado, com “uma homenagem a todos os que perderam a vida no mar e, em especial, ao desaparecimento do atleta Tiago Mira”.

FUNCHAL

APRAM e AIDA Cruises sobem à serra para reforçar compromisso com a cidade

Foi um primeiro acto simbólico, carregado de significado. A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) deu esta segunda-feira mais um passo no reforço da sua política de sustentabilidade ambiental, através de uma acção de plantação de árvores no Parque Ecológico do Funchal.

“Esta iniciativa ambiental marca o começo de um conjunto de ações programadas, em que os Portos da Madeira e os seus parceiros pretendem contribuir ativamente para a melhoria da qualidade ambiental da cidade do Funchal”, sintetizou a Presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, no final da ação que contou com o apoio da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a participação de Vincent Cofalka, capitão do navio de cruzeiro AIDAcosma, acompanhando por alguns membros da tripulação.

ESTA QUARTA-FEIRA

APREN organiza Oceanic Renewables Summit 2024

Sector das energias renováveis oceânicas ruma a Lisboa, mais precisamente à Fundação Champalimaud. Isto porque esta quarta-feira, dia 17, a APREN organiza a Oceanic Renewables Summit 2024, onde estarão presentes 40 especialistas nacionais e internacionais, que se reúnem para debater os desafios da implementação dos projectos de geração de electricidade com base em energias renováveis de fontes oceânicas.

MADEIRA

APRAM e AIDACruises plantam árvores no Parque Ecológico do Funchal

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) desenvolve segunda-feira, dia 15 de abril, pelas 11 horas, na Casa da Ribeira das Cales, uma acção de sensibilização ambiental, através da plantação de árvores no Parque Ecológico do Funchal.

A acção, em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e com a companhia AIDA Cruises, conta com a presença da Presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, com a vereadora da CMF com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, e com o comandante do AIDAcosma, Thommy Möller.

11 de Abril | 10:30 horas | Cais 3, Porto de Setúbal

Conferência Impactos Positivos «Parcerias para a Descarbonização do Porto de Setúbal»

Quinta-feira, dia 11 de abril, às 10:30, realiza-se no Cais 3 do Porto de Setúbal, a conferência Impactos Positivos “Parcerias para a Descarbonização do Porto de Setúbal”, que contará com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Mobi.E.
No final do evento será inaugurado um posto de abastecimento para embarcações eléctricas na Doca das Fontaínhas.

Delegação francesa visita Porto de Sines numa missão empresarial sobre descarbonização

No dia 19 de março, o Porto de Sines recebeu a visita de uma delegação francesa promovida pela Embaixada de França em Portugal e pela Vice-Presidente do Conselho Regional Pays de la Loire e Conselheira Delegada para os Assuntos Marítimos, Claire Hugues, numa missão empresarial com foco no investimento em energias renováveis e descarbonização portuária.

A comitiva francesa teve a oportunidade de conhecer as principais características do Porto de Sines bem como os projetos de transição energética e sustentabilidade ambiental em curso, explorando potencialidades de cooperação comercial, nomeadamente na captação de novos investimentos franceses que poderão encontrar em Sines um suporte portuário focado na transição e sustentabilidade energética.

Autoridade Marítima Nacional realiza exercício de combate à poluição em Vila do Conde

A Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Vila do Conde, do Departamento Marítimo do Norte e das Estações Salva-vidas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, e em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde, realizou esta terça-feira, 5 de março, um exercício de combate à poluição no meio marinho, junto ao cais da Docapesca de Vila do Conde.

Este exercício, que teve como objetivo treinar os procedimentos de resposta das diversas entidades em caso de ocorrência de poluição a nível regional, consistiu na simulação de uma colisão entre duas embarcações de pesca, da qual resultou um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de óleo, que afetou uma área portuária.

Pólo de Sines da Ordem dos Engenheiros da Região Sul Promove Conferência - MadoquaPower2X - Sines Energy Export Project

Dia 21 de março, o Pólo de Sines da OERS promove uma Conferência alusiva ao Projecto da MadoquaPower2X, que terá lugar nas instalações da APS - Administração do Porto de Sines.

Este projecto pretende desenvolver uma unidade industrial para a produção de amoníaco e hidrogénio verdes e permitirá aumentar as exportações nacionais, colocando Portugal na vanguarda do desenvolvimento da sustentabilidade energética a nível mundial.

Porto de Lisboa e Mobi.E assinam protocolo para a descarbonização

O Porto de Lisboa e a Mobi.E assinam um protocolo de colaboração no evento “Parcerias para a Descarbonização do Porto de Lisboa”, que se realiza esta sexta-feira, 16 de fevereiro, às 10h, no auditório da Gare Marítima de Alcântara.

O Projeto Piloto “Mobilidade Elétrica” da Yilport-Liscont e a mesa-redonda dedicada ao tema “A Eletrificação do Transporte Rodoviário de Mercadorias” vão marcar este evento organizado pelas duas entidades.

Apoios no valor de 50 milhões de euros para impulsionar a transição energética

Candidaturas PRR para o «Green Shipping» abertas até 12 de Março

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, informa que já se encontra aberto o período de candidaturas ao “PRR Componente C10 – Mar” para a transição energética e redução de emissões do transporte marítimo de mercadorias e de passageiros (TC-C10-i07 - Navegação Ecológica).

Este apoio, no valor de cinquenta milhões de euros, tem como objetivo impulsionar as condições para acelerar a transição energética do transporte marítimo de mercadorias e passageiros, no médio e longo prazo, através da adoção de medidas de eficiência energética e de digitalização a bordo, da utilização de combustíveis alternativos, de baixo e zero carbono, nomeadamente biocombustíveis ou hidrogénio, bem como da redução de emissões poluentes nos navios.

PORTOS

A nova vida do terminal de Alcântara é verde e digital

Do alto de um dos novos pórticos de cais do terminal de contentores de Alcântara (TCA), em Lisboa, a quase 50 metros do chão, já é visível a transformação que o investimento de quase 124 milhões de euros vai provocar. Os trabalhos de demolição de um dos velhos edifícios no perímetro da concessão da Liscont avançam com ritmo e o espaço onde serão erguidas as futuras instalações é desvendado pelo terrapleno. Mas a renovação do terminal com 12 hectares, que na década passada perdeu movimentação de carga com as sucessivas greves de estivadores, irá muito além da construção civil.

Governo reserva 50 milhões de euros para a descarbonização do transporte marítimo

O Ministério da Economia e Mar anunciou, a 31 de janeiro, a publicação do aviso “Navegação Ecológica”, que conta com uma dotação de 50 milhões de euros e que visa a “descarbonização do transporte marítimo de mercadorias e passageiros”.

Num comunicado enviado à imprensa, o Ministério da Economia e Mar explica que “este investimento, incluído na componente Mar do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), irá permitir que os armadores apresentem candidaturas de modernização de embarcações para a sua adaptação a “navios não poluentes” ou a “navios com nível nulo de emissões””.

Calculadora para avaliar emissões de carbono na actividade portuária

Projecto europeu A-AAGORA, que conta com o envolvimento do Porto da Figueira da Foz, está a ser desenvolvido nas bacias do Atlântico e do Ártico

O Porto da Figueira da Foz é parceiro de um projeto europeu, que está a ser desenvolvido nas bacias do Atlântico e do Ártico, relacionado com temáticas associadas à resiliência climática/erosão costeira, biodiversidade e descarbonização da mobilidade, visando o co-desenvolvimento de metodologias baseadas na natureza que possam ser implementáveis em áreas costeiras. Designado A-AAGORA, o projeto, coordenado pela Universidade de Aveiro, teve início no final de 2022 e conta com a participação dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

Companhias marítimas instam IMO a acelerar transição verde em declaração conjunta

Os CEO das principais companhias marítimas globais – MSC, Maersk, CMA CGM, Hapag-Lloyd e Wallenius Wilhelmsen -, emitiram uma declaração conjunta durante a COP 28, que decorreu no Dubai. É um apelo a que se estabeleça uma data final para novas construções movidas exclusivamente a combustíveis fósseis, instando a Organização Marítima Internacional (IMO) a criar condições regulamentares para acelerar a transição para combustíveis verdes.

Reciclar e despoluir é desafio do século para o transporte marítimo

Questionar as convenções do sector marítimo e portuário e repensar a indústria rumo à sustentabilidade é o propósito das Maritime Sisters, duas mulheres a dar cartas num mundo de homens. As irmãs neerlandesas, Marjolein e Sylvia Boers, baseadas em Roterdão, criaram uma empresa que funciona como uma agência de inovação que faz a ponte entre a indústria e o governo e entre as startups e as companhias de navegação. E fizeram a intervenção de abertura do último dia da Cimeira de Cascais do Mobi Summit, na Nova SBE em Carcavelos.

Transição nos mares enfrenta desafios complexos

O debate sobre transportes marítimos, na manhã do segundo dia do Portugal Mobi Summit, foi certamente um dos painéis mais movimentados da cimeira, pelo menos até agora. Os oradores tinham todos noção da urgência de descarbonizar o setor, mas houve uma intensa troca de ideias sobre a melhor forma de concretizar a meta ou sobre a gravidade dos obstáculos. O custo da transição, as dúvidas sobre o futuro combustível dos navios, o papel dos portos, estes foram os temas principais da discussão.

Porto de Setúbal implementa estratégia verde para se afirmar como hub económico de desenvolvimento sustentável a nível internacional

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a AISET - Associação Industrial da Península de Setúbal e a aicep Global Parques, realizaram dia 29 de novembro a quinta edição do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, que foi dedicado ao tema “As Novas Indústrias: Inovação e Logística”.

Oportunidade para o presidente da APSS, Carlos Correia, anunciar a nova estratégia de desenvolvimento, denominada HUB2GREEN Setúbal, «que pretende diversificar o negócio e a oferta de serviços logísticos para as indústrias e energias verdes, aumentar a eficiência e reduzir custos através da inovação e da aposta em novas tecnologias, bem como, alargar o hinterland pela complementaridade e articulação logística com o porto de Lisboa, gerando mais valor para os serviços logísticos oferecidos por este cluster portuário alargado».

Parque Natural Marinho do Recife do Algarve

Primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário em Portugal

A costa de Albufeira, Lagoa e Silves tem ao seu largo um dos maiores recifes naturais costeiros de Portugal, que beneficia de condições naturais únicas e de uma biodiversidade marinha ímpar.

DGRM

Ruído Submarino

Designa-se ruído submarino ao som de origem antropogénica que, pelas suas caraterísticas (nomeadamente frequência e intensidade) pode causar efeitos adversos no ambiente marinho. O tipo de efeitos adversos vai depender das características do ruído e do recetor, mas, no geral, são os mamíferos marinhos, e em particular os cetáceos, e os peixes e invertebrados, que utilizam o som nas suas atividades diárias e comunicação, os grupos mais vulneráveis a esta pressão.

Ao aumentar os níveis sonoros do som ambiente e assim interferir na propagação e capacidade de perceção dos sinais sonoros utilizados pelos animais marinhos, o ruído pode causar alterações comportamentais e fisiológicas (incluindo stress crónico) que a longo-prazo, podem afetar a sobrevivência e reprodução dos indivíduos. Sons de elevada intensidade e curta duração, produzidos, por exemplo, no âmbito de campanhas sísmicas, podem ainda provocar danos físicos, e, em casos extremos, morte.

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