Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Os sons do mundo que atracam no Porto de Lisboa
Sob vários aspectos, Lisboa é uma cidade portuária. Um: dispõe de um porto. Dois: parte da sua existência lúdica desenrola-se em redor de zonas portuárias.
De cada vez que um tema afrobeat ou arabic soul é transmitido por colunas, perigosamente colocadas junto a trabalhadores aliviados pelo fim da jornada, a cidade floresce e vive — e, de repente, as pessoas esquecem-se dos problemas que assolam este porto, que arranja espaço para todos (os outros!), menos para nós, que continuamos a bater o pé, feitos parvos.
![]() |
ATÉ 29 DE ABRIL
Exposição de pintura «Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam»
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, no âmbito das comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, inaugurou, a 14 de Abril, a Exposição de Pintura “Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam”, do pintor belga, residente em Setúbal, Eddy Van Calsteren. A exposição estará patente no Forte de Albarquel, em Setúbal, até 29 de Abril. A entrada é gratuita.
![]() |
Concurso Sardinhas 2023
Está aberto o Concurso Sardinhas 2023 e o mote está lançado: Abril, Sardinhas mil!
Organizado pela EGEAC, o concurso convida o país e o mundo a darem largas à imaginação na criação de ‘modelos’ originais de Sardinha.
![]() |
Cansada de más notícias, Pippa fez um filme sobre a amizade entre polvos e humanos
Realizadora de Sabedoria do Polvo, que ganhou um Óscar, diz que o mundo precisava de uma história feliz sobre ambiente. Os humanos, diz, não podem afastar-se da natureza se a querem preservar.
Pippa Ehrlich não estava contente com o rumo do seu trabalho. Por mais informação sobre a natureza e a conservação do ambiente que “deitasse cá para fora”, nada parecia mudar. Os problemas do nosso planeta não se estavam a resolver, apenas a multiplicar-se. Até que conheceu Craig Foster e soube da amizade que desenvolveu com um polvo fêmea, que documentou em vídeo durante um ano. A jornalista percebeu que tinha a oportunidade de contar uma história sobre amizade, animais e conservação da natureza, tudo ao mesmo tempo.
![]() |
Flamingos, orcas e baleias: esta exposição mostra a vida aquática do Rio Tejo
Quer saber mais sobre o Rio Tejo? A exposição “Tejo, conhecer para proteger” tem o propósito de mostrar ao público o verdadeiro Rio Tejo e sensibilizar para a necessidade da sua protecção. A iniciativa esteve presente na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, até dia 19 de Março, passando depois para o passeio marítimo da Doca de Santo Amaro, no dia 20.
As fotografias mostram como o Tejo tem sido o abrigo de um número impressionante de aves aquáticas nas suas migrações e o palco de visita de várias espécies de cetáceos. Tudo devido às intervenções que têm melhorado a qualidade da água.
![]() |
Arte de Vhils com peças de centrais da EDP mostra-se em Lisboa antes de ser afundada em Albufeira
Algumas das peças de arte criadas por Alexandre Farto aka Vhils, que vão ser submersas no mar ao largo de Albufeira, para a criação da primeira exposição subaquática em Portugal, podem agora ser visitadas até ao dia 15 de Abril, na sede da EDP, em Lisboa.
Os visitantes poderão ver em primeira mão a intervenção feita pelo artista em peças de antigas centrais termoelétricas da EDP, que terão agora uma nova vida no fundo do oceano, frente à praia de Santa Eulália. A pré-exposição está disponível na sede da empresa, em Lisboa, e é de acesso livre e gratuito.
![]() |
EXPOSIÇÃO
Os Espíritos da Água de Aveiro
Ralph Kerle é um dos principais fotógrafos de arte abstrata contemporânea da Austrália e o seu trabalho já foi apresentado em inúmeras galerias de arte em todo o mundo.
As suas fotografias têm como base as imagens abstratas reais da natureza, com foco nas superficies aquáticas.
![]() |
ASSISTA AO VÍDEO
Porto de Lisboa acolheu seminário sobre Almada Negreiros e gares marítimas de Alcântara e Rocha
A Gare Marítima de Alcântara recebeu esta terça-feira, 22 de Novembro, o evento “Os murais de Almada Negreiros e as gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde D’Óbidos: olhar(es) crítico(s) sobre a sua história e convite à reflexão sobre o seu valor contemporâneo”.
O evento decorreu no âmbito da candidatura do Porto de Lisboa ao World Monuments Watch 2022 na qual uma das vertentes é a promoção cultural e o plano educativo das gares marítimas, numa parceria entre o Plano Nacional das Artes, o World Monument Fund, a Administração do Porto de Lisboa e o Centro de Formação Calvet de Guimarães.
![]() |
NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 27 DE NOVEMBRO
Mar Film Festival - 5.ª Edição
A festa que liga o mar ao cinema está de volta ao Município de Ílhavo com o “Mar Film Festival”, que se instala durante os fins de semana de novembro, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.
Ao longo do mês de novembro (19 e 20, 26 e 27), exibem-se curtas, médias e longas-metragens, ficção animação e documentários, que se estrearam nos últimos três anos.
![]() |
Projecto «O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)» está na lista dos «Keck Awards 2022»
Projecto “O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)” está na lista dos “Keck Awards 2022”, uma iniciativa do IIC - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works.
O projecto ALMADA pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal.
![]() |
ATÉ 12 DE SETEMBRO
DGRM abre consulta pública para utilização do espaço marítimo por exposição subaquática no Algarve
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) abriu um procedimento de consulta pública, a pedido da Câmara Municipal de Albufeira, para a atribuição de um Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM), referente à criação de um local expositivo submerso ao largo da Praia de Santa Eulália, em Albufeira. O pedido de TUPEM estará em consulta pública, no sítio da DGRM, entre 23 de agosto e 12 de setembro.
![]() |
NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 6 DE NOVEMBRO
Exposição «O Grande Norte»
A exposição "O Grande Norte" conta a última grande aventura marítima portuguesa, que desbravou caminho até à grande ilha do Ártico e espoletou avanços técnicos e tecnológicos na indústria bacalhoeira, trocas interculturais entre os portuguesas e os autóctones e trouxe pela primeira vez para Portugal as longínquas paisagens de gelo.
![]() |
NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 31 DE DEZEMBRO
Quem me navega é o mar
Exposição de Cássio de Lucena, que junta o mar à riqueza da arquitetura portuguesa, nomeadamente o azulejo, enquanto promove a sustentabilidade e a consciência ecológica através da reutilização de resíduos urbanos.
![]() |
Ilhavenses desafiados a tricotar «Entrelinhas» de memórias da «faina maior»
O objectivo é a construção de um dóri em crochet, que será apresentado como instalação artística no Museu Marítimo de Ílhavo a 6 de agosto, pelo aniversário do museu. Um projecto de comunidade que homenageia as mulheres que ficavam em terra durante as ausências dos maridos pescadores.
![]() |
Gares marítimas do Porto de Lisboa seleccionadas pelo World Monuments Fund
APL garante painéis de Almada Negreiros na lista dos 25 monumentos icónicos mundiais
As Gares Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde d’Óbidos foram seleccionadas pelo programa Watch 2022, do World Monuments Fund (WMF), como um dos 25 lugares com importância cultural extraordinária, que enfrentam desafios globais e requerem uma preservação urgente e vital para as comunidades locais. A selecção do projecto português, apresentado pelo Porto de Lisboa, atesta o alcance mundial do seu valor histórico e artístico.
![]() |
Faro recebe o Scianema: festival de cinema dedicado aos Oceanos e sua protecção
O cinema ao serviço dos oceanos. A Scianema, ONG portuguesa de conservação marinha, acredita que sensibilizar é meio caminho para a protecção. E não baixar os braços também. O festival decorre até 5 de março, em Faro.
![]() |
2022
O concurso das sardinhas está de volta, para celebrar as Festas de Lisboa e o Parque Mayer
Já estão abertas as candidaturas para a 12.ª edição do concurso que premeia as melhores sardinhas das Festas de Lisboa. Podem participar portugueses e estrangeiros, individualmente ou em co-autoria, de todas as idades, até ao dia 4 de Abril — há 1500 euros para os vencedores.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
23 de Fevereiro de 1987 - Morte de Zeca Afonso
A 23 de Fevereiro de 1987 faleceu José Afonso, cantor e compositor que incluiu, com belas canções, o mar no seu reportório. Assinalamos a efeméride com a difusão desta newsletter temática.
![]() |
MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO - ATÉ 31 DE DEZEMBRO
Exposição «Cândido Teles: uma vida em Viagem»
A exposição biográfica marca o centenário do nascimento do artista ilhavense Cândido Teles. Percorrendo momentos da sua vida e obra, permite-nos desvendar como as viagens, impostas pela vida profissional, o influenciaram na definição do seu estilo próprio, num percurso de auto-conhecimento que o traz de regresso às suas origens, em Ílhavo.
![]() |
MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO - ATÉ 31 DE DEZEMBRO
Exposição «Mar de Portugal», de Nuno Vasco Rodrigues
Através de 12 imagens da autoria do fotógrafo e biólogo marinho Nuno Vasco Rodrigues, o Museu apresenta o “Mar de Portugal” uma exposição que pretende desvendar a subtileza dos habitats marinhos e a beleza da diversidade biológica do mar que nos rodeia. Esta exposição marca a abertura do Espaço Oceanos, que será o local de eleição para celebrar os oceanos e promover debates em torno das crescentes ameaças que enfrentam atualmente.