Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FUNCHAL

Exposição do Clube de Entusiastas de Navios celebra a Cunard

O Clube de Entusiastas de Navios (CEN) assinalou a escala inaugural do ‘Queen Anne’ na Madeira, com uma exposição dedicada à Cunard.

O evento, que decorreu na Gare Marítima da Madeira, contou com a presença da vogal do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), Isabel Figueiroa, e com a comandante do ‘Queen Anne’, Inger Klein Thorhauge.

A exposição, que juntou a direção do CEN, muitos associados e responsáveis pela Blatas, Lda (Blandy Shipping), agente de navegação da Cunard na Madeira desde 1905, reuniu um espólio de fotografias, postais e modelos à escala de navios da companhia. Todos com passagens pelo Funchal.
Inger Klein Thorhauge, que é a primeira mulher a comandar um navio da icónica companhia britânica, mostrou-se entusiasmada e surpreendida pelo detalhe dos modelos dos navios, e pela riqueza da colecção.

25 DE ABRIL

como a voz do mar

“Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta

como puro início
Como tempo novo
Sem mancha nem vício

Como a voz do mar
Interior de um povo
[…]”

Sophia de Mello Breyner Andresen, “Revolução”

Esta quinta-feira, 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Visita guiada à obra de restauro dos painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos

Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, o Porto de Lisboa e o World Monuments Fund promovem uma visita guiada aberta ao público, à obra de conservação e restauro dos painéis de Almada Negreiros e das molduras em pedra, da Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos. A visita presencial decorre entre as 17h00 e as 19h00. Para esta actividade é necessária inscrição.

CANDIDATURAS ATÉ 5 DE MARÇO

Concurso Sardinhas 2024

Já arrancou o Concurso Sardinhas 2024, promovido pela EGEAC. Ao longo do próximo mês e meio são duas as palavras de ordem: risca e arrisca!

Para esta 14.ª edição convidamos todas as pessoas, portuguesas ou estrangeiras, residentes ou não em Portugal e de todas as idades, a participarem na competição que anualmente desafia os limites da criatividade na invenção de novas sardinhas.

Até 5 de março, as candidaturas podem ser apresentadas de forma individual ou coletiva, com um limite máximo de três propostas de sardinha por cada candidato.

A 27 DE JANEIRO, NO MMI

Mar Farpado - Oficina para Famílias

A obra de Miguel Palma é o ponto de partida para esta oficina pensada para as famílias. Materiais, texturas, cores e formas são explorados através de actividades, pensadas para pais e filhos, que os vão levar a conhecer a exposição “Mar Farpado”.

OBRAS DE RESTAURO E CONSERVAÇÃO DOS PAINÉIS DE ALMADA NEGREIROS NO PORTO DE LISBOA

Trabalhos na Gare Marítima da Rocha do Conde d Obidos vão começar

A Administração do Porto de Lisboa assinou um protocolo de colaboração com o Grupo WMF Portugal para a realização de obras de conservação e restauro dos painéis de Almada Negreiros, localizados na Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos.

A intervenção é financiada pelo "World Monuments Fund" no valor de 427 mil euros, através de donativos de mecenas nacionais e internacionais. As obras vão começar em breve e ficam a cargo da equipa da NC Restauro - Nova Conservação.

Porto de Lisboa celebrou 136 anos com oferta de obra de Vhils à cidade

O Porto de Lisboa assinalou terça-feira os seus 136 anos, com a apresentação de duas obras que homenageiam os refugiados da Segunda Guerra Mundial que, a partir de meados de 1940, encontraram na capital portuguesa o único porto europeu aberto a recebê-los.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, da Embaixadora Francesa em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont e do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, entre outras personalidades.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

23 de Fevereiro de 1987 - Morte de Zeca Afonso

A 23 de Fevereiro de 1987 faleceu José Afonso, cantor e compositor que incluiu, com belas canções, o mar no seu reportório. Assinalamos a efeméride com a difusão desta newsletter temática.

O maior castelo de areia do mundo mede 21 metros e está na Dinamarca

Com 21 metros de altura, o maior castelo de areia do mundo encontra-se agora em Blokhus, na Dinamarca. A estrutura, reforçada com cola e argila, tem 4860 toneladas de areia.
O castelo está disponível e aberto a visitantes e permanecerá no lugar até ao inverno.om 21 metros de altura, o maior castelo de areia do mundo encontra-se agora em Blokhus, na Dinamarca.

Dez anos depois, as sardinhas mais originais das Festas de Lisboa voltaram a ser pescadas

Pandemia, vacinas, migrantes, cultura ou ambiente: as dez vencedoras pescadas no Concurso Sardinhas 2021 trouxeram vários temas do fundo do mar. Num cardume de mais de 2600 sardinhas enviadas a concurso, oriundas de 42 países, foram seleccionadas sete sardinhas portuguesas, uma brasileira, uma bielorrussa e uma francesa.

No décimo aniversário do concurso, as vencedoras foram premiadas, cada uma delas, com um prémio no valor de mil euros, e foram escolhidas por um painel de jurados composto por Filipe Melo, Luís Royal, Joana Astolfi, Carolina Deslandes e Jorge Silva. E o objectivo do concurso, de atingir as 50 mil candidaturas desde a primeira edição, em 2011, não só foi atingido como foi ultrapassado.

NATÁLIA CORREIA

Quando um ramo de doze badaladas

Quando um ramo de doze badaladas
se espalhava nos móveis e tu vinhas
solstício de mel pelas escadas
de um sentimento com nozes e com pinhas,

DAVID MOURÃO-FERREIRA

Voto de Natal

Acenda-se de novo o Presépio no Mundo!
Acenda-se Jesus nos olhos dos meninos!
Como quem na corrida entrega o testemunho,
passo agora o Natal para as mãos dos meus filhos.

MANUEL ANTÓNIO PINA

O Cavalinho de Pau do Menino Jesus

Quando soube que o Menino Jesus tinha nascido, o Pai Natal ficou contentíssimo. Vestiu-se a correr, carregou e trenó com presentes e chamou as renas:
"Dasher, Dancer, Dunder... Venham depressa!"
Quando a Mãe Natal, que fora fazer compras, chegou a casa, o Pai Natal já tinha atrelado as renas e estava pronto para partir.
"Onde vais?", perguntou, surpreendida, a Mãe Natal. "Ainda nem almoçaste..."
"Vou a Belém. Nasceu o Menino Jesus. é Natal!"

RUY CINATTI

Natal

Inverno lactescente, adormecido
Querer, noite encantada
Já não sinto, porém, aquele amor,
Nem a vida sonhada

MANUEL ALEGRE

Natal

Acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.
Era gente a correr pela música acima.
Uma onda uma festa. Palavras a saltar.

Eram carpas ou mãos. Um soluço uma rima.
Guitarras guitarras. Ou talvez mar.
E acontecia. No vento. Na chuva. Acontecia.

TOMAZ KIM

Tempo de Natal

Eis aqui a estalagem:
Escassa a palha na mangedoira
E morno o bafo dos animais.

Brilhante a estrela,
Brilhante o brocado
Dos Reis.

Oh, o fulgor, até, dos farrapos
Dos pastores!

DAVID MOURÃO-FERREIRA

Natal à Beira-Rio

É o braço do abeto a bater na vidraça?
E o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,
a trazer-me a água da infância ressurrecta.

Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
que ficava, no cais, à noite iluminado…

Natal, de Fernando Pessoa

Natal… Na província neva.
Nos lares aconchegados,
Um sentimento conserva
Os sentimentos passados.

Pinturas murais perpetuam memórias gafanhenses

As mulheres que antigamente trabalhavam nas secas de bacalhau, bem como os tripulantes dos navios da pesca do bacalhau, vulgarmente designados por bacalhoeiros, inclusive os que pescavam a bordo dos pequenos dori, ou ainda personagens relevantes na “Faina Maior”, como o capitão Valdemar Aveiro, estão homenageados em pinturas murais, da autoria do artista plástico António Conceição, no viaduto sobre a Avenida dos Bacalhoeiros e o ramal ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.

Adeus ao Verão com música

O Verão do calendário finou-se, pretexto para publicarmos mais uma newsletter temática, desta feita com direito a música. “Músicas de Verão” integrou secção que adornou o rodapé das newsletters da APP por uma vintena de vezes, entre Julho e Setembro deste ano. Aqui fica o best of de músicas para ouvir na praia, canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes, ainda algumas baladas para quem gosta de entardecederes tranquilos. Dos Beatles a Pedro Osório, de Dulce Pontes e Bob Marley, dos ABBA a Al Jarreau, George Benson, Ben Harper, Kool & Gang, Robbie Williams, John Travolta, Olivia Newton-John, Natércia Barreto, Mungo Jerry, Andrea Bocelli, Marie Laforet, Chris Rea, Robert Wiatt, Joe Satriani, Chico Buarque…

Total: 141
[1] 2 3 4 5 6 7 8