Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Os sons do mundo que atracam no Porto de Lisboa

Sob vários aspectos, Lisboa é uma cidade portuária. Um: dispõe de um porto. Dois: parte da sua existência lúdica desenrola-se em redor de zonas portuárias.

De cada vez que um tema afrobeat ou arabic soul é transmitido por colunas, perigosamente colocadas junto a trabalhadores aliviados pelo fim da jornada, a cidade floresce e vive — e, de repente, as pessoas esquecem-se dos problemas que assolam este porto, que arranja espaço para todos (os outros!), menos para nós, que continuamos a bater o pé, feitos parvos.

ATÉ 29 DE ABRIL

Exposição de pintura «Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam»

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, no âmbito das comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, inaugurou, a 14 de Abril, a Exposição de Pintura “Porto de Setúbal, 100 Anos de História, Imagens que Ficam”, do pintor belga, residente em Setúbal, Eddy Van Calsteren. A exposição estará patente no Forte de Albarquel, em Setúbal, até 29 de Abril. A entrada é gratuita.

Concurso Sardinhas 2023

Está aberto o Concurso Sardinhas 2023 e o mote está lançado: Abril, Sardinhas mil!

Organizado pela EGEAC, o concurso convida o país e o mundo a darem largas à imaginação na criação de ‘modelos’ originais de Sardinha.

Cansada de más notícias, Pippa fez um filme sobre a amizade entre polvos e humanos

Realizadora de Sabedoria do Polvo, que ganhou um Óscar, diz que o mundo precisava de uma história feliz sobre ambiente. Os humanos, diz, não podem afastar-se da natureza se a querem preservar.

Pippa Ehrlich não estava contente com o rumo do seu trabalho. Por mais informação sobre a natureza e a conservação do ambiente que “deitasse cá para fora”, nada parecia mudar. Os problemas do nosso planeta não se estavam a resolver, apenas a multiplicar-se. Até que conheceu Craig Foster e soube da amizade que desenvolveu com um polvo fêmea, que documentou em vídeo durante um ano. A jornalista percebeu que tinha a oportunidade de contar uma história sobre amizade, animais e conservação da natureza, tudo ao mesmo tempo.
 

Flamingos, orcas e baleias: esta exposição mostra a vida aquática do Rio Tejo

Quer saber mais sobre o Rio Tejo? A exposição “Tejo, conhecer para proteger” tem o propósito de mostrar ao público o verdadeiro Rio Tejo e sensibilizar para a necessidade da sua protecção. A iniciativa esteve presente na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, até dia 19 de Março, passando depois para o passeio marítimo da Doca de Santo Amaro, no dia 20.

As fotografias mostram como o Tejo tem sido o abrigo de um número impressionante de aves aquáticas nas suas migrações e o palco de visita de várias espécies de cetáceos. Tudo devido às intervenções que têm melhorado a qualidade da água.

Arte de Vhils com peças de centrais da EDP mostra-se em Lisboa antes de ser afundada em Albufeira

Algumas das peças de arte criadas por Alexandre Farto aka Vhils, que vão ser submersas no mar ao largo de Albufeira, para a criação da primeira exposição subaquática em Portugal, podem agora ser visitadas até ao dia 15 de Abril, na sede da EDP, em Lisboa.

Os visitantes poderão ver em primeira mão a intervenção feita pelo artista em peças de antigas centrais termoelétricas da EDP, que terão agora uma nova vida no fundo do oceano, frente à praia de Santa Eulália. A pré-exposição está disponível na sede da empresa, em Lisboa, e é de acesso livre e gratuito.

EXPOSIÇÃO

Os Espíritos da Água de Aveiro

Ralph Kerle é um dos principais fotógrafos de arte abstrata contemporânea da Austrália e o seu trabalho já foi apresentado em inúmeras galerias de arte em todo o mundo.
As suas fotografias têm como base as imagens abstratas reais da natureza, com foco nas superficies aquáticas.

ASSISTA AO VÍDEO

Porto de Lisboa acolheu seminário sobre Almada Negreiros e gares marítimas de Alcântara e Rocha

A Gare Marítima de Alcântara recebeu esta terça-feira, 22 de Novembro, o evento “Os murais de Almada Negreiros e as gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde D’Óbidos: olhar(es) crítico(s) sobre a sua história e convite à reflexão sobre o seu valor contemporâneo”.

O evento decorreu no âmbito da candidatura do Porto de Lisboa ao World Monuments Watch 2022 na qual uma das vertentes é a promoção cultural e o plano educativo das gares marítimas, numa parceria entre o Plano Nacional das Artes, o World Monument Fund, a Administração do Porto de Lisboa e o Centro de Formação Calvet de Guimarães.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 27 DE NOVEMBRO

Mar Film Festival - 5.ª Edição

A festa que liga o mar ao cinema está de volta ao Município de Ílhavo com o “Mar Film Festival”, que se instala durante os fins de semana de novembro, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

Ao longo do mês de novembro (19 e 20, 26 e 27), exibem-se curtas, médias e longas-metragens, ficção animação e documentários, que se estrearam nos últimos três anos.

Projecto «O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)» está na lista dos «Keck Awards 2022»

Projecto “O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)” está na lista dos “Keck Awards 2022”, uma iniciativa do IIC - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works.
O projecto ALMADA pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal.

ATÉ 12 DE SETEMBRO

DGRM abre consulta pública para utilização do espaço marítimo por exposição subaquática no Algarve

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) abriu um procedimento de consulta pública, a pedido da Câmara Municipal de Albufeira, para a atribuição de um Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM), referente à criação de um local expositivo submerso ao largo da Praia de Santa Eulália, em Albufeira. O pedido de TUPEM estará em consulta pública, no sítio da DGRM, entre 23 de agosto e 12 de setembro.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 6 DE NOVEMBRO

Exposição «O Grande Norte»

A exposição "O Grande Norte" conta a última grande aventura marítima portuguesa, que desbravou caminho até à grande ilha do Ártico e espoletou avanços técnicos e tecnológicos na indústria bacalhoeira, trocas interculturais entre os portuguesas e os autóctones e trouxe pela primeira vez para Portugal as longínquas paisagens de gelo.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, ATÉ 31 DE DEZEMBRO

Quem me navega é o mar

Exposição de Cássio de Lucena, que junta o mar à riqueza da arquitetura portuguesa, nomeadamente o azulejo, enquanto promove a sustentabilidade e a consciência ecológica através da reutilização de resíduos urbanos.

Ilhavenses desafiados a tricotar «Entrelinhas» de memórias da «faina maior»

O objectivo é a construção de um dóri em crochet, que será apresentado como instalação artística no Museu Marítimo de Ílhavo a 6 de agosto, pelo aniversário do museu. Um projecto de comunidade que homenageia as mulheres que ficavam em terra durante as ausências dos maridos pescadores.

Gares marítimas do Porto de Lisboa seleccionadas pelo World Monuments Fund

APL garante painéis de Almada Negreiros na lista dos 25 monumentos icónicos mundiais

As Gares Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde d’Óbidos foram seleccionadas pelo programa Watch 2022, do World Monuments Fund (WMF), como um dos 25 lugares com importância cultural extraordinária, que enfrentam desafios globais e requerem uma preservação urgente e vital para as comunidades locais. A selecção do projecto português, apresentado pelo Porto de Lisboa, atesta o alcance mundial do seu valor histórico e artístico.

Faro recebe o Scianema: festival de cinema dedicado aos Oceanos e sua protecção

O cinema ao serviço dos oceanos. A Scianema, ONG portuguesa de conservação marinha, acredita que sensibilizar é meio caminho para a protecção. E não baixar os braços também. O festival decorre até 5 de março, em Faro.

2022

O concurso das sardinhas está de volta, para celebrar as Festas de Lisboa e o Parque Mayer

Já estão abertas as candidaturas para a 12.ª edição do concurso que premeia as melhores sardinhas das Festas de Lisboa. Podem participar portugueses e estrangeiros, individualmente ou em co-autoria, de todas as idades, até ao dia 4 de Abril — há 1500 euros para os vencedores.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

23 de Fevereiro de 1987 - Morte de Zeca Afonso

A 23 de Fevereiro de 1987 faleceu José Afonso, cantor e compositor que incluiu, com belas canções, o mar no seu reportório. Assinalamos a efeméride com a difusão desta newsletter temática.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO - ATÉ 31 DE DEZEMBRO

Exposição «Cândido Teles: uma vida em Viagem»

A exposição biográfica marca o centenário do nascimento do artista ilhavense Cândido Teles. Percorrendo momentos da sua vida e obra, permite-nos desvendar como as viagens, impostas pela vida profissional, o influenciaram na definição do seu estilo próprio, num percurso de auto-conhecimento que o traz de regresso às suas origens, em Ílhavo.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO - ATÉ 31 DE DEZEMBRO

Exposição «Mar de Portugal», de Nuno Vasco Rodrigues

Através de 12 imagens da autoria do fotógrafo e biólogo marinho Nuno Vasco Rodrigues, o Museu apresenta o “Mar de Portugal” uma exposição que pretende desvendar a subtileza dos habitats marinhos e a beleza da diversidade biológica do mar que nos rodeia. Esta exposição marca a abertura do Espaço Oceanos, que será o local de eleição para celebrar os oceanos e promover debates em torno das crescentes ameaças que enfrentam atualmente.

Total: 374
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19