Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Há mar e mar, há usar e recuperar
A ABAE, através do Programa Bandeira Azul, integra a campanha coletiva “Há mar e mar, há usar e recuperar” (@mar_usar_recuperar). Este movimento é composto por 40 associações, que trabalham pela implementação de um sistema de tara recuperável em Portugal, para que o maior número embalagens de bebidas seja devidamente encaminhado. O Objetivo da campanha é a existência de um sistema de tara recuperável que contemple todas as embalagens de bebidas: de plástico, de metal, de alumínio ou de vidro.
![]() |
Kerstin Forsberg
As mantas gigantes valem muito mais vivas do que mortas
Das praias do Norte do Peru, onde salva mantas gigantes, para as montanhas suíças de Davos, onde tenta conquistar os líderes mundiais para a defesa do ambiente, assim vão os dias de Kerstin Forsberg, fundadora da ONG Planeta Océano
![]() |
Grupo Sousa aposta na sustentabilidade ambiental do «Lobo Marinho»
O navio 'Lobo Marinho' da Porto Santo Line, armador do grupo Sousa, concluiu, recentemente, mais um ciclo de manutenção anual para certificação das condições técnicas e de segurança para operar na linha diária de transporte marítimo de passageiros e carga, entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
![]() |
Com o trabalho «Plástico: O Novo Continente»
Jornalista portuguesa vence Prémio Rei de Espanha Ambiental
O trabalho da jornalista portuguesa Catarina Canelas sobre o impacto do plástico na vida das pessoas venceu o Prémio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, vinculado aos galardões do rei de Espanha.
![]() |
Projecto financiado pela ESA quer limpar portos dos Açores
Os portos dos Açores vão ser os primeiros a testar as soluções de monitorização ambiental, desenvolvidas no projecto PORT XXI- Space Enabled Sustainable Port Service. O projecto pretende desenvolver e implementar soluções de monitorização e gestão ambiental, com o objectivo de melhorar a gestão de actividades complexas e alcançar zero poluição nos portos dos Açores.
![]() |
«Bluetech» permitiu reduzir 13 mil toneladas de CO2 em Leixões, Douro e Viana
O programa ‘Bluetech Accelerator’ contribuiu para a redução de 13 mil toneladas de emissões de carbono nos negócios dos portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo, revela o Ministério do Mar.
![]() |
EISAP quer introduzir bandeira verde no transporte marítimo
Esta bandeira verde serviria para assegurar um Registo Internacional de Navios (MAR) com navios com bom desempenho ambiental e social, e a penalização de embarcações que não cumprissem com essas normas.
![]() |
Em contrarrelógio para salvar os cavalos-marinhos da ria Formosa
Já foram quase dois milhões e dominaram as pradarias. Hoje são pouco mais de 150 mil e estão em risco, mas Miguel Correia, da Universidade do Algarve, ainda acredita que a ria Formosa pode voltar a ser um santuário para o cavalo-marinho.
![]() |
Projecto «O Mar Começa Aqui» com novos parceiros
Numa parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, o Grupo Águas de Portugal, em particular as Águas do Algarve, Águas do Centro Litoral, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e Águas do Vale do Tejo, apoiam o Projecto “O Mar Começa Aqui”, incentivando os municípios a participar no projecto e atribuindo prémios regionais.
![]() |
Peter Thomson:
«Ou mudamos ou em 2040 haverá 50 kg de plástico por cada metro de linha de costa em todo o mundo»
Entrevista a Peter Thomson, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para os Oceanos. Fará a intervenção final na conferência Oceano Que Pertence a Todos, organizada pelo Clube de Lisboa e que junta nos dias 22 e 23 três dezenas de participantes de 17 países.
![]() |
Portos de Aveiro e da Figueira da Foz substituem frota automóvel por veículos eléctricos
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz substituem a frota automóvel operacional por veículos 100% eléctricos, adquirindo nove viaturas. Estas medidas "visam a sustentabilidade ambiental destes portos, tendo como objetivo atingir a neutralidade carbónica, e estando, assim, cada vez mais comprometidos em alcançar em 2050 as metas preconizadas no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) da União Europeia". Os principais terminais comerciais destes portos e os seus edifícios-sede estão também preparados com os respectivos postos de carregamento duplos e simples para veículos eléctricos.
![]() |
A 22 E 23 DE FEVEREIRO
Para evitar haver mais plástico do que peixe no mar, oceanos são debatidos em Lisboa
A Conferência Oceano Que Pertence a Todos vai juntar nos dias 22 e 23 três dezenas de participantes de 17 nacionalidades. António Guterres lançou agora sério alerta sobre o destino trágico dos mares, e o seu enviado especial para o Oceano, Peter Thomson, será um dos que tentarão debater soluções.
![]() |
APDL adere à rede Global Compact da ONU e reforça bandeira da sustentabilidade
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de aderir à rede Global Compact Network Portugal, uma iniciativa de sustentabilidade das Nações Unidas, que visa a aplicação dos princípios sustentáveis e dos objetivos da Agenda 2030.
A Global Compact Network pretende ainda que exista a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes, a nível mundial, pelo que promovem plataformas de debate entre toda a rede, bem como a adesão a programas de sustentabilidade internacionais.
![]() |
Gáslink crucial na redução de 270.000 toneladas de CO2 com a utilização de gás natural
O Grupo Sousa, por via da Gáslink atingiu um importante marco operacional na Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos: a logística de fornecimento de gás natural à Central Eléctrica da Vitória, no Funchal, ultrapassou as 10 mil operações de contentores descarregados. Este feito está intimamente ligado a um esforço de descarbonização na Madeira que os números agora apresentados consagram: a aposta nas potencialidades deste recurso, para a produção de electricidade, reduziu, desde 2014, as emissões poluentes de dióxido de carbono (CO2) em mais de 270.000 toneladas.
![]() |
Porto de Viana do Castelo acolhe fábrica de energia das ondas e ruma até à descarbonização
O Porto de Viana do Castelo vai acolher um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) dedicado ao estudo e fabrico de componentes de conversores de energia das ondas. Este centro integra o projeto HiWave-5, que acaba de garantir um financiamento de 7,3 milhões de euros por parte da União Europeia.
![]() |
Concurso Internacional Boas Práticas Bandeira Azul 2021
A Coordenação Internacional do Programa Bandeira Azul lançou uma nova edição do concurso de Boas Práticas, este ano subordinado ao tema Biodiversidade.
O objetivo deste concurso é reconhecer e partilhar o trabalho desenvolvido pelos promotores Bandeira Azul no que diz respeito à proteção e à promoção da biodiversidade e dos ecossistemas.
![]() |
Equipa de combate à poluição da APRAM
A Equipa de Combate à Poluição no Mar da APRAM conta com diversas intervenções bem-sucedidas em casos reais, para além dos exercícios de simulação que algumas vezes acontecem.
Criada nos anos 90 e no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros, n. 25/93 que aprovou o Plano Mar Limpo, a equipa é constituída por todos os operacionais, mestres, motoristas maritimos, marinheiros, entre outros elementos, onde se incluem os coordenadores/chefias de serviços que de alguma forma estão relacionadas com o tema e funções dos vários elementos da equipa.
![]() |
VW exporta carros com um toque de batatas fritas. E passa por Portugal
O Grupo Volkswagen está apostado em tornar sustentáveis todas as áreas da sua operação, mesmo a expedição de veículos. Daí que os navios a que recorre tenham vantagens do ponto de vista ambiental.
Apostado em reduzir o impacto ambiental de toda a sua actividade, depois de investir fortemente nos veículos eléctricos e na alimentação das suas fábricas com uma maior percentagem de energia renovável, o grupo alemão concentrou-se agora nas 7700 deslocações de navios que anualmente transportam os seus modelos, visitando, entre outros locais, o Porto de Setúbal, de onde saem os T-Roc fabricados na Autoeuropa.
![]() |
PROJECTO DE MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
Declaração de Impacte Ambiental Favorável para «projecto de importância estratégica»
O final de 2020 trouxe notícia auspiciosa para a APFF, S.A.: A Agência Portuguesa do Ambiente emitiu o Título Único Ambiental referente ao Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto da Figueira da Foz.
A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.) reafirma a importância estratégica deste projecto para o crescimento e desenvolvimento futuro do Porto da Figueira da Foz, o mesmo valendo para a Comunidade Portuária e todo o tecido industrial da Região Centro.
“Este projecto é absolutamente necessário para o salto qualitativo do Porto da Figueira da Foz, permitindo capacitá-lo para a entrada de navios até 140m de comprimento e 8 metros de calado” – refere a administração portuária.
![]() |
EMANUEL GONÇALVES:
«O planeta não pode esperar mais»
Humildade. É isto que se sente quando se mergulha no meio de 12 gigantes cachalotes, o maior predador que alguma vez existiu no planeta. Este mergulho a norte da ilha de São Miguel, a seis milhas da costa, é a mais doce memória do biólogo Emanuel Gonçalves no meio que mais preza e onde se sente “num maravilhoso mundo à parte”: o oceano. Medo não sentiu nenhum, apesar de estes animais conseguirem destroçar um ser humano só com o impacto do seu sonar no nosso corpo. “É, em certo sentido, como estar com uma entidade alienígena: sei que têm capacidades cognitivas enormes, mas não conseguimos ainda conversar.”